[Computadores] Mac

Não sou fanático da Apple, e menos ainda do Steve Jobs.

Mas há que reconhecê-lo com frontalidade: os sacanas têm o melhor sistema operativo deste mundo. O hardware e as aplicações da Apple também não são nada mazitas…

Os computadores nunca me interessaram verdadeiramente. Escrevia neles, trocava umas mensagens, passava pela net, jogava uns jogos, e pouco mais. Isto até passar a viver com a minha namorada e com o seu iMac G3. Pouco depois, estava a comprar um G5. A treta dos Mac’s é que acrescentam prazer a qualquer actividade informática banal, correndo-se o risco de transformarem qualquer tipo em geek.

Pois então, um tópico para utilizadores de Mac que inauguro com uma lista de 10 aplicações de que não prescindo, quase diariamente:

1- Microsoft Office 2008
2- Apple Mail
3- iTunes
4- Safari
5- EndNote
6- NetNewsWire
7- Transmission
8- Onyx
9- Growl
10- QuickSilver

Ponham aqui as vossas listas ou o que entenderem sobre o assunto.

Já agora gostava de saber preços , se alguem por ai souber … e condições de pagamento. Interessa-me porque a Apple tem um exclusivo com o LOGIC , um dos melhores programas de produção musical. :slight_smile:

Podes começar por aqui, pela loja da Apple em Portugal: http://store.apple.com/Apple/WebObjects/portugalstore?type=consptDIR&qprm=3430551

vai a www.touaquitouai.pt

eu comprei o meu nessa loja. o meu pai conhecia um dos técnicos. eles são muito bons, e ajudam em tudo.
o meu primeiro book foi em segunda mão e esse tal técnico fez-me todos os updates que ele precisou.
são bastante honestos, dizem-te se a tua máquina dá para mais ou não. se acharem que podem fazer umas modificações em vez de gastares num novo computador, aconselham-te a isso mesmo.
acho que fazem facilidades de pagamento, mas não sei se são apenas para os macs em segunda mão.

eu toda a vida trabalhei em macs e em pcs ao mesmo tempo. óbvio que prefiro a apple.
adoro o design, adoro a rapidez, o layout, a qualidade de imagem, tudo.

safari usei durante muito tempo, mas instalei antes o firefox que tem uma skin própria para macs.

itunes fundamental para o meu ipod nano. em música tanto me faz que programa uso desde que toque :stuck_out_tongue:
mas já estou muito habituada ao itunes.

tenho um problema que não sei se algum de vocês me pode ajudar:
eu posso usar o windows media player no mac? é que eu tenho videos nesse formato e que nao consigo abrir com o quick time. quando ainda usava o pc do meu irmao, se tivesse um audio convertia do wmp para o itunes e com uma pen passava para o mac. mas o mac não faz o mesmo processo de conversão…

ou sou só eu que sou muito burra??? :whistle:

Karol, instá-la o VLC player para Mac que consegues visualizar tudo, e o melhor é que é grátis ;D

O VLC ou o Media Player 9 para Mac podem ajudar-te Karol…

Já agora, posso ‘publicitar’ o iMac, que adquiri recentemente e com o qual estou 200% satisfeito… nem 1 problema até agora… tudo corre ‘smooth’ e lindamente (até estou fä do Safari, eu que até gosto e muito do Firefox).

Karol,

é indispensável que instales também, além do VLC:

Flip4Mac: Windows Media Player and Encoder | Telestream Flip4Mac

(a Microsoft “descontinuou” - como agora se diz - o Windows Media Player para Mac, porque o Flip4Mac faz o trabalho muitíssimo melhor; passarás a ver no QuickTime todos os vídeos no formato do WMP)

Perian: http://perian.org/

(com este plug-in gratuito conseguirás correr praticamente todos os formatos no QuickTime)

Julgo que não terás mais problemas.

epa…isso já é muita coisa para instalar…afinal instalo o que? xD

eu ainda me estou a adaptar a esta máquina, há uma data de programas que ainda não sei utilizar.

tenho outra dúvida, que talvez me possam esclarecer:

o técnico passou tudo o que estava no meu antigo book para este novo. ora como o outro usava o word de 2004 ele deve ter instalado o test drive de 2004. já tentei passar os meus documentos para o novo word, só que ele volta sempre a abrir com o test drive e não com o novo word instalado…

eu sei que pareço atada mas tenho aprendido tudo sozinha e eu nunca fui muito boa com estas coisas…

muito obrigada a todos pela ajuda.

c a r o l .
xxx

Er…instala tudo. Demora uns cinco ou dez minutos. :slight_smile:

O Flip4Mac e o Perian só precisas de os descarregar e instalar. Depois, funcionará tudo automaticamente, sem teres nenhum trabalho adicional.

Só precisarás do VLC para correr algum vídeo que não consigas ver no QuickTime (o que será raríssimo). Ou para ouvires ficheiros audio no formato “.ogg”.

eu acho que o quicktime abre apenas quando passo videos da minha maquina (uma olympus)…mas penso que poderei abri-los com os outros programas que me recomendaste,não?

é que sendo assim não instalo o VLC…

obrigada!

Karol, se queres um ‘canivete suico’, instala o VLC… aliás, o VLC é daqueles programas que deves ter SEMPRE instalado seja em que computador for, porque serve sempre pra desenrascar.

Já os outros acabam todos por ir acrescentando pequenas coisas ao Quicktime, mas pessoalmente näo vejo grande utilidade neles… o que näo é lido pelo Quicktime ou pela aplicacäo de DVD do Leopard, abro no VLC, é simples. :wink:

ok, ok.

eu instalo tudo!

:mrgreen:

dicas sobre o assunto word?

obrigada a todos!

sempre gostei de macs deste pequenino, mas como rapaz que sou nao poderia ter um computador que nao desse para jogar os jogos da moda :stuck_out_tongue:

sendo assim nunca tive um mac, embora ja tenha tido bastante contacto com os books da apple.

o meu padrasto é que é completamente fanatico pela apple, tem uma colecção de macs dsd a altura que começaram a surgir, compra n apples pelo ebay, acho que neste momento deve ter mais de 50macs…

muitos deles sao as primeiras versoes destes computadores!

Bem, o Paracelsus tem razão: instalar o VLC é indispensável.

Se juntares os outros dois plugins, a experiência de visualização dos vídeos é, na minha opinião, mais confortável.

Eheh

Agora, com os Mac Intel a correr o Windows, já podes jogar. Por acaso, acho que sempre foram excelentes máquinas de jogos. Faltava era oferta de jogos.

Enfim, para apontar o culpado do costume, o problema terá sido a compra da Bungie pela Microsoft quando desenvolvia o Halo (que, em princípio, estava para correr exclusivamente em Mac). :wink:

O ideal, se queres que te diga, seria combinar um Mac com uma consola, mas é um investimento brutal.

Ena, ainda sairá daí um museu!

eu não faço colecção, mas o meu pai fazia.

temos aquele muita pequenino com a ranhura da disquete, o verde e branco (quais laranja, quais azul, quais rosinha, verde, e a drive tinha o nome de ‘saudações leoninas’) o primeiro book branco e antes de morrer adequiriu ainda um dos brancos antigos.

estou muito satisfeita com o meu novo book. óbvio que se fosse rica ou se estudasse outra coisa que pedisse outro tipo de máquina compraria o pro ou aqueles belissimos imac. mas assim chega-me.

sou fã da apple e o meu padrinho tem tudo o que é computador e device da apple…pena é ele viver em Paris… :inde:

Sim, também tenho um assim, mas em…azul! (Calma que a password tem a ver com o SPorting ;))

Nunca pensei em coleccionar, até porque não conhecia exemplos como os vossos. Será pelo menos mais ecológico do que abandoná-los numa lixeira, até porque a Apple não tem a melhor fama entre ambientalistas…

Hehehe… quem é que consegue bater o meu ZX81 (pré-Spectrum e pré-SinclairQL)? :twisted:

Quanto ao Mac, Alexandre, os novos já vêm com o Leopard que traz o ‘BootCamp’ que permite instalar o Windows e correr os 2 sistemas no mesmo disco.

Bolas, isso não dá mesmo para bater! Comecei, como muitos, com um 48k (onde, se calhar, não caberia este tópico…).

percebi tanto do que escreveste como percebo romeno :o