Complexo Multidesportivo Sporting - 3º Estudo prévio simplificado

Como há umas semanas já tinha referido, procedi a uma revisão (na prática foi refeito) do 2º estudo prévio.

Aqui está o resultado.

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=Ck4ODtue0gQ&feature=youtu.be[/youtube]

Documento em: https://drive.google.com/file/d/0B1RRGuuKphzVU2xKZUo4NG9oWDQ/edit?usp=sharing

Notas:

Esta peça tem carácter independente e não representa necessariamente a posição oficial do clube Sporting.

Este estudo é assumidamente um estudo prévio simplificado, não devendo ser lido como projecto mas sim como um conjunto tão coerente quanto possível de intenções e como o explorar da exequibilidade das soluções pensadas.

Todo este trabalho foi sendo realizado em tempo livre, com meios próprios e sem outras perspectivas ou ambições que as de contribuir para a discussão e o propor de ideias e alternativas, sempre na ideia das modalidades como grande vector da vitalidade do Sporting

Neste estudo, o objectivo foi, mais uma vez, tentar explorar ao máximo a área disponível nos termos do Plano de Pormenor na vertente desportiva

O edifício proposto tem tem 4816.1m2 de implantação (4817m2 de área máxima permitida), dois pisos acima e dois pisos abaixo do solo como imposto pelo plano com 10807m2 (10850m2 de área útil máxima). Os dois abaixo têm 6791.4m2 (dum máximo permitido de 6800m2). Os dois acima 4015.1m2 (dum máximo de 4050m2).

Serve isto para perceber que a ocupação de espaços foi levada ao limite.

E termos desportivos, temos uma nave principal para cerca de 2600 espectadores , convertível (através do uso de 2 bancadas longitudinais retracteis) em duas naves de jogos ou treinos para 320 pessoas cada. Duas naves de treinos com medidas máximas (20x40m) e 4 ginásios de cerca de 90m2.

Isto além de todos os espaços complementares para atletas (8 balneários para 20 pessoas cada, 4 balneários para técnicos para 6 pessoas cada e 4 balneários para árbitros para 6 pessoas cada) e para espectadores.

Complementarmente ainda se conseguem espaços administrativos para as modalidades.

Estudo prévio simplificado versão I: http://www.forumscp.com/index.php?topic=18962.0
Estudo prévio simplificado versão II: http://www.forumscp.com/index.php?topic=22310.0

psilva, grande trabalho!

Ver esse estudo prévio/“projecto”, dá uma sensação espectacular. Acho que está extremamente bem pensado e se essa fosse a visão do Sporting Clube de Portugal eu iria apoiar a 100%.

Um pavilhão para as modalidades é crucial para as modalidades do nosso Sporting!

Já te disse isto uma vez, mas acho que devias continuar a tentar comunicar com a direcção do Sporting (eu sei que já tentaste algumas vezes sem grande sucesso) de forma a expores as tuas ideias.

SL

Excelente trabalho Pedro
Espero que possa ser aproveitado por quem de direito
Mais que um Pavilhão vejo ali a Casa das Modalidades que tanta falta nos faz a todos os niveis

SL

@psilva :clap:

Excelente trabalho. Um resultado final fantástico. Seria lindo termos por exemplo a Uefa Futsal Cup na nossa casa. Seria excelente recuperar as fantásticas tardes na Nave de Alvalade! Desculpem na Mitica Nave de Alvalade!

O que se pergunta - Para quando?

Muito bom! :clap:

E agora a pergunta de X M€: O que estimas que possa custar?

E já agora, havendo €€€, quanto tempo demoraria a ser construído?

@psilva

Grande, enorme trabalho! Muitos parabéns, e muito obrigado pelo teu esforço.

De facto um trabalho espetacular com um resultado excelente.

:clap: :clap: :clap:

Gabo-te a paciencia e a competencia.
Parabens.
Esta um projecto 5* para os recursos que tinhas

Obrigado a todos!

Há-de lá chegar, mas se servir para que se pense o pavilhão com ênfase acrescentada na vertente desportiva, já cumpriu o seu objectivo.

Obviamente a resposta a essa pergunta não sei…

São 10.807m2 de área útil, dá-lhe um valor por m2 e terás uma estimativa (ainda que pouco precisa).

Algures dentro destes valores acredito que andará (mais para o limite superior)

10.807m2x900€=~9.75M€ (+~1.4M€ áreas verdes)
10.807m2x1200€=~13M€ (+~1.4M€ áreas verdes)

E isto é válido, nesta fase, seja para esta ideia de edifício, seja para qualquer outra, tirando casos extremos de soluções muito baratas (e de qualidade menor) ou muito caras (completamente desfasadas da realidade)

Depende de uma série de factores. O prazo de construção apontado pelas anteriores direcções seria de ~18 meses para a empreitada (falta acrescentar as fases de projecto e orçamentação que quanto mais detalhadas forem, e por via disso demoradas, menores as surpresas).

É um ponto de partida. Parece-me optimista, mas exequível.

Já agora, e porque no post de abertura não consegui colocar todos os elementos (e só agora volto a ter tempo para aqui voltar) aqui ficam.

Plantas:

Vistas exteriores:

Vista interiores:

Cortes perspectivados:

Brilhante! :clap:

Obrigado Pedro!

Espero que a direcção tenha em consideração o que Pedro tem feito sobre este projecto.

:o
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Eu também já não tenho palavras para descrever este Leão. Simplesmente brilhante, e já aqui repetimos milhares de vezes, deveria ser integrado no projecto (nem que seja à força :lol:). Muitos parabéns!!! :beer: :clap: :clap: :clap:

isto é amor ao clube

parabens psilva espero que o clube aproveite o teu projecto

já o mostras-te ao presidente?

:great:

Muito bom. :clap: :clap:

E obrigado pela tua dedicação a esta “causa”. :great:

Só acho que tem bué poucos azulejos, camaras HD e bué poucas cadeiras azuis e roxas.

:rotfl: :rotfl: :rotfl:

e já agora fosso

onde tá o fosso???