O quero dizer é que nem todos os estádios novos construidos hoje custam 1 bilião…tens estádios para todas as carteiras, dependendo do que queres incorporar…2 estadios de 50K de lotação podem ter custos completamente diferentes…
Se fizesses um Alvalade com 60K tal como é hoje, os valores não seriam muito diferentes dos que mencionei acima, depois depende das inovações e dos “Luxos”…
O do Everton tem a mesma lotação que o nosso e custou mais de 800M…tiveram que comprar o terreno, aterraram uma doca inteira e usaram materiais muito caros para as fachadas, aquela especie de tijolo á antiga…
Eu não acredito que nos dias de hoje, um estádio em portugal tipo o nosso fique a menos de 600, ao preço que o material está comparado ao que estava, mais inflação e etc. Depois fora o apetrechar eletronicamente, porque o pessoal está se a esquecer que o preço foi “chave na mão”
Sem contar com o “desvio” para baixo na venda dos terrenos do antigo estádio a preços bem inferiores ao preço do mercado - que é algo que deveria sempre contar para a equação da mudança para o estádio actual.
“chave na mão” porque estamos a considerar o valor já dele completo. se fizeres um novo só consideras a obra, depois a “eletrónica” é à parte, porque se fizerem um novo, derrapa também, estamos em Portugal
Terrenos esses que eram bem melhores para um estádio do que aqueles onde está o atual. Não era por acaso que o estádio antigo lá estava. Eu não vou em saudosismos. O velho Alvalade poderia ter aura, e tal… Mas já estava cheio de remendos. A única solução era mesmo um novo. Mas o que deveria ter sido feito era mandar abaixo e fazer de novo. Iria custar-nos duas ou três épocas a jogar no Jamor? Sim. Mas teríamos muito mais potencial para fazer uma coisa em condições.
Tendo escolhido o lote onde construimos, não me admira que a construção tenha saido mais cara, porque o terreno é mais desnivelado. E, mais importante, construimos em terrenos, junto à Segunda Circular que, se fossem vendidos aos dias de hoje, se calhar pagariam todo o Novo Estádio.
“Chave na mão” em construção, significa que as derrapagens são responsabilidade da empresa que constrói e não do dono. Isso aconteceu no PJR, no estádio segundo a notícia houve uma derrapagem de 80M para o Sporting.
Deve ser conforme a derrapagem, se for responsabilidade da empresa, sim, agora se surgir uma dificuldade na construção que não tenha a ver com a empresa, é “aqui” que vai cair
Mais um exemplo de valores inacreditavelmente altos de remodelação/contrução de estádios.
De Kuip, estádio do Feyenoord, vai ser remodelado, com o relvado rebaixado, nova cobertura e “apenas” aumenta 8500 lugares, de 47500 para 56000. Custo estimado? 350M€.
O dossier da banheira de Roterdão também foi pessimamente gerido, chegaram a anunciar planos para aumentar a lotação para 80.000 há uns vinte anos e não aconteceu nada, depois era para ser um estádio novo, etc - pós obras para o Euro 2000 o estádio basicamente nunca recebeu qualquer melhoria significativa. É um dossier quase como o do Mestalla.
Vocês dizem isso mas qualquer vídeo no Youtube sobre os jogos no antigo estádio provam o contrário. Não sei porque é que dizem constantemente isso quando era normal um ambiente de funeral e menos de 10 mil pessoas no antigo estádio. Em relação ao ambiente, as pessoas esquecem-se de como era antes de 2013. Eu ainda me lmebro. Brigada e Juve na Sul, DUXXI no Norte, Torcida na Central basicamente e 25 mil adeptos era uma boa casa.
Lembro me de ver esse ambiente pela TV mesmo não ganhavamos títulos nessa época os claques estavam sempre apoiar nos momentos mais difícil embora alguns títulos roubados.
A direção e as claques que tem que reunir o ambiente tem que voltar.