Eu na Sul B, fila 5, mal se consegue perceber como deve ser o que passa no ecrã a norte, para além da qualidade ser uma trampa.
É que nem sequer dá para passar pub “como deve ser”.
Como o zambrot disse, já vão 13 anos de evolução tecnologica.
Percebo o que o 106 diz… é preciso xeta. sem sombra de dúvida. aqui a questão é perceber de que valores estamos a falar.
Será de 1 ordenado mensal do petrovic? naughty… I know
Ou é algo minimamente enquadrado num orçamento do clube?
Quanto aos lugares. sempre fui defensor que alvalade raramente enche e nunca faria sentido ter um estádio de 60 mil (aqui a questão dos lugares_fosso).
O que eu acho que o pessoal se esquece é do custo oportunidade dos lugares ocupados pelos ecrãs…
É que alvalade nunca esgota mas também os lugares disponíveis também são centrais, vips e afins.
aqueles lugares ali estariam sempre ocupados
Sobre a lotação, concordo com o [member=http://www.forumscp.com/index.php?action=profile;u=1681]Majestade. Ou se esgota mais vezes (o que só aconteceu uma única vez em 13 anos!), ou querer aumentá-la é uma disparate.
Mas já escrevi aqui várias vezes sobre a lotação. Duma disse que abordei directamente o presidente sobre o preço dos bilhetes mais caros e que ele me disse que está desapontado por os lugares low cost nunca esgotarem; matéria para reflexão…
Mas, voltando aos ecrãs, é óbvio que quem escolheu a colocação actual não foram dirigentes, mas sim técnicos. Face aos constrangimentos vários, foi o melhor que conseguiram. Lembro que os ecrãs não estavam sequer previstos no projecto inicial, foram uma imposição de última hora do Euro 2004.
Já não acho tão elogioso terem - posteriormente - enchido o espaço à volta com ainda mais publicidade; esse espaço foi tremendamente aumentado, de repente, entre duas épocas. Aí sim, roubaram lugares que podiam fazer bastante diferença, quer na lotação, quer na bilheteira. E isso foi claramente uma decisão de dirigentes…
Se o rumor tiver fundamento e se conseguir poupar em energia e em manutenção (por serem mais leves), já será uma sorte. Mas, ou bem que se abandonam (se for possível), ou tem que se viver com eles.
Esta é a minha solução de eleição. Obrigado por teres colocado mãos à obra, e por mim até podia estender à faixa amarela acima e uma parte para baixo da estrutura metálica. As costas desse “acrescento” para baixo serviria para colocar ecras mais pequenos que permitiriam dar visibilidade aos pessoal das superiores B
Coloquei imagens do Ajax e da Juventus para verem como fica. Eu subia os ecras ainda mais para roubar o minimo possivel de visibilidade à bancada B
O ecras propostos não são menores do que os actuais, mas mesmo que fossem, a resolução actual é anos-luz superior aos actuais :idea:
Ninguem está a inventar a roda, lá fora já fizeram e com sucesso. Se me disserem que ainda não temos uma condição financeira que permita este investimento, eu não tenho como estar contra. Mas bolas, ninguem está a criticar por criticar, está-se a discutir melhoramentos que se podem fazer na nossa casa com propostas, soluções, sugestões.
À direcção caberá um dia encontrar uma solução, ou simplesmente manter tudo como está :inde:
O “problema” hoje em dia é que os lugares mais baratos, ou seja as superiores, estão esgotados, o que faz subir o preço do resto, logo havendo mais umas centenas de lugares, permite ter outra oferta.
Eu quando era adolescente queria bastante pinar a Jessica Alba num hotel cinco estrelas com vista para o mar com velas e rosas espalhadas pelo chāo. Tudo super romantico para uma noite super louca.
Acabei por ter que pinar a Cristina no meio do pinhal.
Moral da historia? Como nāo tenho dinheiro contentei-me com o que havia, eu pinei e os adeptos do Sporting podem ver a bola sentadinhos sem grandes problemas.
O fócul “não tinha” dinheiro para construir um museu,conseguiu o opoio da bmg.
O fócul “não tinha” dinheiro para um pavilhão,conseguiu o apoio da cgd.
O Sporting não tem direito para estas obras todas,mas se conseguir o naming do estádio e puxar pela cabeça,conseguirá dinheiro para fazer uma graçinha ou outra.
Fala-se muito no investimento necessário, mas neste negócio do futebol, quem não investe, sobretudo nos equipamentos que servem para a sua prática e assistência, arrisca-se a ficar para trás. Diria que uma das alavancas para o campeonato português, se ter tornado num dos 5/6, mais competitivos e apetecíveis da Europa, foi a construção de vários estádios modernos, com relativa antecedência, face ao resto dos países europeus.
A constante manutenção e modernização dos equipamentos desportivos e sua envolvência são muito importantes, para chamar adeptos, clientes e sobretudo patrocínios. O Sporting, pelo menos na minha ideia, sempre quis estar na frente no que respeita à inovação relativa às suas infra-estruturas e vejo no novo pavilhão e no que se está a fazer na envolvente uma muito boa oportunidade, para se iniciar uma mini-cidade Sporting no coração da capital. Agora o estádio, como está, não é compatível com essa possível alavanca para um maior sucesso do clube: Uma área multi funcional, moderna, atractiva, onde se respire Sporting.
Quer no exterior, quer no interior, há que começar, passo a passo, a remendar o que de mal foi feito no estádio, tendo como objectivo um resultado final bem planeado.
E não é com velhices do restelo que vamos lá, como por exemplo essa de mais lugares não, porque raramente enchemos o estádio. Se o Sporting passar a ganhar campeonatos com alguma frequência, que no fundo é o principal objectivo, acredito muito sinceramente que os 50 000 se vão tornar curtos. Aliás mesmo não ganhando há mais de uma dezena de anos, bastou o elevar das expectativas para a actual e época passada para, as lotações andarem a rondar com frequência os 80/90% da capacidade total e isto tendo em conta os preços abusivos que se praticam, para grande parte dos bilhetes disponíveis.
Eu também gostaria de um estádio de Alvalade absolutamente monumental, com 120mil lugares pelo menos e sempre cheio. No entanto, isso não é viável porque o clube não pode suportar um estádio assim quando a média de assitências anda a volta dos 40mil. Sendo este número inêdito. As infraestruturas tem de ser construídas de acordo com as necessidades e, como disse o presidente e bem, que sejam efectivamente soluções para problemas que existem. Não podem criar ainda mais problemas.
O nosso estádio nem vindo a ser melhorado. No verão tivemos um relvado novo e algumas alterações cosmêticas que ajudaram a embelezar o estádio IMO. Acredito que com o tempo outras obras irão acontecer para melhorar a nossa casa.
Acho que exageras a importância desses estádios novos no dia a dia do futebol tuga.
O do Algarve só e utilizado muito pontualmente.
Os de Leiria e Aveiro são o que se sabe.
Coimbra, Bessa e Guimarães tiveram apenas melhoramentos, ampliações, o seu impacto foi mínimo.
Restam os dois de Lisboa e um do Porto.
Não sei como é o caso do Porto, mas os de Lisboa não alteraram muito os hábitos dos adeptos.
Se provas fossem necessárias, veja-se o caso do nosso, que não passa dali em assistências; está longe de superar as do antigo. A única grande vantagem que lhe vejo (por ser frequentador do antigo e do novo,é a cobertura. Mas não é a cobertura que trás mais gente, pois o antigo já costumava ter boas assistências.
A questão de esgotar ou não, tem muito a ver com a tipologia/modalidades de preços que se praticavam no velho estádio e agora praticam no novo. Para além disso, o custo do futebol que subiu exponencialmente. Há ainda a questão das gameboxes, lugares vendidos que muitas vezes não estão ocupados e não são vendidos a outras pessoas, no fundo contam como ocupação. Existem fenómenos nos estádios novos que não existiam no velho e que explicam de certa forma a dificuldade em esgotar.
É preciso relembrar que no antigo muitas vezes nem se abria a bancada norte.
Como o [member=3638]Márinho aqui disse, os lugares ocupados pelos screens provavelmente não seriam muito difíceis de vender pois são de preço médio, basta ver as outras laterais. Os grandes buracos são quase sempre nos lugares caros.
Mas mais do que aumentar a lotação do estádio, a questão dos screens deve ser colocada por motivos tecnológicos, 13 anos obviamente que tornaram o que temos nuns monos, seja em consumos, qualidade de imagem ou manutenção. Não acho que isto seja algo prioritário mas, se arranjarmos algum sponsor que o patrocine, não vejo porque não.
Esta alegoria esta bem conseguida. mas a historia real, pode muito bem ter sido some what embellished acredito mais que provavelmente involve o [member=21994]gonzalini, um pinheiro manso, uma ou duas maos e o numero 35 da Gina…