Eu estava a referir-me apenas à Amazon, em concreto, vs bookdep. A bookdep usa os preços da amazon UK como referência.
Claro que se encomendares de outras lojas, que usam a plataforma da Amazon, o chamado ‘Marketplace’, podes encontrar, ou não, preços mais acessíveis.
As taxas de expedição de uma e de outras são diferentes. Para Portugal a Amazon UK cobra, em encomendas de livros, 3,99£ por encomenda + 0,90£ por livro. Nas lojas do “Marketplace”, os custos de expedição são 3,94£ por livro, quer encomendes 1 ou mais livros na mesma loja ‘third-party’.
Quando referes o Ebay global, deves querer dizer o dos estados unidos.
O Ebay é uno, ou seja, qualquer um dos endereços te dá acesso aos mesmos leilões, produtos de compra imediata (buy it now)…
A diferença é que, cada um deles está na língua e na moeda do país em questão.
Eu prefiro aceder ao ebay.ie (Irlanda) por três razões: a moeda - Euro, a língua - Inglês, e por ter a opção de poder filtrar por produtos que se encontrem apenas na UE pois, não se pagam taxas alfandegárias.
Relativamente aos preços, é como referi anteriormente, procuro nos três sítios (amazon UK, bookdep e ebay), e compro onde estiver mais barato. Além disso, no ebay não me limito aos livros.
Se resolveres comprar algo no ebay, tem atenção aos portes pois, alguns vendedores abusam, e à reputação de quem vende.
A questão alfandegária era um dos principais pontos que queria perceber.
Quanto ao resto apesar de ainda não ter feito compras estou familiarizado com o processo e terei em atenção a questão dos portes e da reputação dos vendedores.
Com toda a confiança, se a localização geográfica de determinado item for o de um país da UE, não pagas qualquer tipo de taxa, alfandegária ou IVA. A encomenda não fica retida sequer na alfândega!
Ok. Isso eu sei e é uma das vantagens pelas quais eu uso a Book Depository.
A minha questão relativamente ao eBay seria por causa dos produtos vindos de outros sítios mas existindo essa opção de filtragem a questão não se põe.
JP, até agora e falando só de livros novos, acho que ainda não consegui encontrar nenhum livro na Amazon UK (incluindo-lhe as taxas e portes de envio) que saísse mais barato que na Book Depository. Por isso, na Amazon UK normalmente só compro livros no Marketplace onde às vezes se conseguem encontrar verdadeiras pechinchas, como por exemplo livros usados baratíssimos e que já estavam esgotados em todo o lado.
Quanto às lojas de fora da UE tens razão. As alfândegas portuguesas fazem questão de assaltar o bolso de qualquer contribuinte incauto, e isto quando não se lembram de fazer desaparecer as encomendas. É melhor não arriscar, lojas on-line só da UE.
Costumam vender livros usados no marketplace da Amazon. No site deles fica mais barato comprar porque os custos de envio são apenas 0.59 £ por encomenda. Às vezes encontram-se lá livros já esgotados a preços baixinhos.
Tal como na bookdepository.co.uk como na play.com não se pagam despesas de envio, e para além disso tem muitos livros a preços ainda mais baratos que as outras. :drool: