Este tópico é direccionado especialmente para os adeptos dos livros e da leitura. Ao longo dos últimos anos tenho “vivido um pequeno drama” com os livros que se vão acumulando em casa.
A verdade é que numa casa onde todos gostam de ler, há livros a entrar de forma mais ou menos regular e que ocupam um lugar nas prateleiras disponíveis. Ao fim de alguns anos, o que temos? Prateleiras hiper-cheias, com os livros já “estacionados” em segunda fila ou por cima dos que já lá estão, enfim, onde houver espaço.
O passo seguinte é a acumulação de pó durante anos, sem ninguém lhes tocar, até que acabam por cair no esquecimento porque já foram lidos, porque já nos esquecemos deles ou porque não interessam nem ao menino Jesus. E no entretanto, vão ocupando espaço.
Chegou o dia em que decidi fazer um inventário de todos os livros que havia em casa (no final assustei-me com o número) e fiz uma lista dos livros de que me pretendia desfazer: livros usados mas também livros em bom estado que já não interessava conservar. Mandei essa lista por email para os meus contactos anunciando a venda desses livros por preços de saldo, partindo sempre do princípio que há sempre alguém que pode estar interessado num livro em particular. E acabei por me desfazer de alguns deste modo.
Esta foi a minha metodologia nos últimos quatro/cinco anos mas há algum tempo conheci o Bibliofeira (http://www.bibliofeira.com/), um site onde se pode pôr à venda, de forma gratuita, todos os livros (novos e usados de qualquer género) que já não queremos mais. Coloquei lá os meus livros e tenho conseguido desfazer-me de bastantes unidades.
Algum de vocês passa por “dramas” deste género? Se mais pessoas fizessem algo semelhante (compilar e publicar listagens de livros para venda) mais hipóteses existiriam de dar novamente vida aos livros que temos em nossas casas e que estão apenas a apanhar pó e a ocupar espaço.
Não me consigo desfazer dos livros antigos, mesmo os que não li e se calhar nunca lerei. E felizmente ainda vou tendo espaço para todos eles. Mas já tenho que mandar fazer uma prateleiras mais.
Tenho mas quero guardar. Quero ensinar o meu filho a ler através dele, pois descreve a caminhada para o nosso último título de campeão nacional. :mrgreen:
Novo, eu também tenho o Bloco de Notas do Dracul mas como é evidente, pelas belas recordações que o mesmo me desperta, não me quero desfazer dele!
Além disso, não sei quantos anos vou ter de esperar até que outro treinador do SCP possa escrever um livro do género pelo mesmo motivo, o que o torna quase sem preço para mim.
Lá está e agora tens dois exemplares da mesma obra. Um está-te a ocupar espaço. Faz-me lembrar a história de um colega meu do trabalho que descobriu que tinha em casa 3 exemplares do Dom Quixote! Entretanto, como esse meu colega estava interessado num livro que eu tinha para vender, acabámos por fazer uma troca. E assim obtive um exemplar do Dom Quixote, livro que sempre quis ter.
Deixo aqui um link de um alfarrabista que compra livros usados a particulares. Ainda não recorri a ele mas, muito provavelmente, quando me aperceber um dia que já não consigo escoar a minha mercadoria, vou tentar bater a este tipo de portas:
Partilho da mesma opinião.
Só há um tipo de livro que não tenho problemas em desfazer-me que são os livros que não gostei de ler.
Por acaso tenho de fazer uma listagem desses livros para ver se vendo algum.
:offtopic:
Já estive à procura pelo o fórum e não encontrei nada relacionado com o que pretendo.
Seria interessante haver um local onde pudéssemos debater onde costumamos comprar os livros, descontos ocasionais em algumas livrarias e datas de feiras do livro. Existe por aí alguma coisa sobre isto ?
Um dos meus principais dilemas em relação aos livros é precisamente as compras.
Há muitos que gostaria de ter mas não compro porque custam exorbitâncias ou então porque o preço acumulado de dois ou três livros tornam-se um absurdo.
Ultimamente tenho optado por comprar livros no estrangeiro através de livrarias online e tem-me saído muito mais barato.
Também tenho o problema dos livros usados mas não consigo simplesmente desfazer-me deles, mesmo daqueles que não li e que nunca vou chegar a ler. Todos têm algum significado, mais do que a própria obra em si. Alguns porque estão na familia há anos, outros porque foram oferecidos por alguem especial, outros porque são grandes obras, outros porque de vez em quando se voltam a ler, etc.
PS - Por acaso tambem tenho o Bloco de Notas do Boloni, ofereceram-mo na brincadeira num aniversário meu, passei-lhe a vista por cima uma vez (não tem muito para ler…) e nunca mais lhe toquei. De qualquer maneira tambem não me quero desfazer dele.
A propósito, a http://www.bookdepository.co.uk/, a melhor livraria do mundo, como não bastasse ter livros baratíssimos e onde não se pagam nenhuns portes de envio, está este mês a oferecer vouchers com descontos de 10% aos seus clientes registados. É só aproveitar.
Estranho. Passa-se algo de estranho com a minha conta.
Não me aparecem as encomendas mais recentes no histórico e quando quis fazer o “Order Tracking” não me detectava a encomenda, dizendo que ela não existia. >:(
Entretanto enviei uma mensagem através do formulário de suporte deles mas até agora ainda não me disseram nada. :wall:
Já tiveste algum problema destes com a tua conta ?