É com muito gosto que vejo que este tópico voltou a despertar interesse.
Mas não é a melhor altura para nos centrarmos neste tema, por poder ser mal aproveitado pelos nossos inimigos internos e externos.
Tenho comigo já alguns extractos de documentos que consultei em arquivos antigos e de entre eles, posso abrir mão aqui de alguns parágrafos que não encontrarão nos jornais nem na internet e que passo a transcrever:
[i][b]"Os campeonatos das ligas substituíram no Campeonato de Portugal de 1935 os torneios de classificação que até então se realizavam e, em rigor, tratou-se mesmo dum torneio de classificação, pois por ele se apuravam os concorrentes a esse campeonato na sua competição de honra, limitados aos 8 da 1ª Liga, aos quatro vencedores dos quatro grupos da 2ª Liga mais aos dois vencedores apurados de entre os seus quatro vencidos e ainda ao vencedor do torneio Madeira/Açores, ou sejam o todo 15 concorrentes.
É de notar, porém, que ainda mesmo quando já feito o apuramento, como no caso da 2ª Liga, o respectivo torneio ou campeonato prosseguia para apuramento do seu vencedor, o mesmo se observando em relação à 1ª Liga, apesar de de antemão se saber que todos os seus concorrentes, disputariam o Campeonato de Portugal.
Não é demais emitir a opinião de que a percurssora de tal sistema foi a AFL que na época de 1925/26 organizou o seu campeonato de promoção em bases semelhantes, embora menos ampla e com mais reduzido número de localidades concorrentes.
O primeiro campeonato das Ligas, jogado em 1935, não teve outro prémio além de medalhas para os jogadores vencedores, mas a partir desse ano o clube, o clube vencedor recebia para posse definitiva uma taça, isto até ao ano de 1938, no qual cessaram estes campeonatos, que sob o novo regimento passaram a denominar-se campeonatos nacionais."[/b][/i]
Este pequeno extracto na posse da AFL, explica que as Ligas de 1934–35, 1935–36, 1936–37, 1937–38 não só não tiveram qualquer validade como título nacional, como a sua função foi apenas substituírem o “Torneio de Classificação” para o Campeonato de Portugal, testando a viabilidade financeira deste tipo de prova.
Eis a gravidade da situação.
Os historiadores que nos atribuem 18 títulos de campeão nacional não foram só desonestos, foram baixos a este ponto.
E nesse link da Wikipedia, porra que já estou a ficar confuso…
S.L. Benfica, with 32 titles (plus 3 experimental leagues), have been crowned champions more times than any other club having dominated during the 1960s and 1970s. They are followed by F.C. Porto (29, plus one experimental league) who dominated in the 1990s and 2000s, who in turn are followed by Sporting Clube de Portugal with 22 titles and dominating national competitions in the 1950s.
Afinal quais são as respectivas “experimental leagues” de cada um dos 3 grandes? o Sporting não tem?
Destaco este post, dá para entender a mutação que temos vindo a passar nas últimas décadas, com descaque para as últimas 2.
Em relação à temática do tópico propriamenre dito, é uma discussão dificil porque nem os Sportinguistas que conheço sabem disto! A ignorância é uma arma e quando permitimos que gente mal intencionada e ignorante controle a “verdade” sobre as datas de fundação de certos clubes ou o número de títulos somos nós que saímos a perder sempre. Não nos sabemos impor e devíamos.
Acho engraçado como há dias certos jornalistas foram investigar para confirmar que na década de 70 houve um ano em que não participamos nas competições europeias mas ninguém fala nos campeonatos e outros títulos que fingem não ganhamos ou nos extra que outros contabilizam.
Se forem ver o que não faltam são exemplos de grandes clubes na Europa, que mudaram de nome e mesmo assim continuam a celebrar a data de fundação original:
Manchester United - “Foi fundado em 1878 como Newton Heath L&YR Football Club, sendo o time dos operários do depósito da Lancashire and Yorkshire Railway no distrito de Newton Heath. O nome Manchester United Football Club veio apenas em 1902” Ano de fundação 1878
Manchester City - “Foi fundado em novembro de 1880, quando o clube era conhecido como St. Mark’s (West Gorton), tornou-se, em seguida, Ardwick Association Football Club em 1887 antes de alterar seu nome para Manchester City Football Club em 1894.” Ano de fundação 1880
Como foi referido, a aldrabice na data de fundação do benfica nada tem a ver apenas com uma mudança de nome.
Há um clube que já existia desde 1904 e outro da mesma altura que se fundiram originando um novo clube chamado sport lisboa e benfica… em 1908. Só que alguns benfiquistas agora acham que o que conta é a data de fundação do tal clube previamente existente (convenientemente… o mais antigo) que se fundiu com o outro clube… Complexos.
Só estou a dizer que não vale a pena andarem com discusoes com a data de fundação do slbenfica. O que não falta são clubes que se fundiram e mudam de nome por essa Europa fora.
Por exemplo:
Club Atlético de Madrid - “Foi fundado como Athletic Club de Madrid em 26 de Abril de 1903 por estudantes bascos torcedores do Athletic Bilbao. O clube ressurgiu de nome inusitadas - fundiu-se com o Aviación Nacional, equipe de Zaragoza ligada à aeronáutica espanhola, e tornou-se o Athletic Aviación de Madrid. Conseguiu convite da edição 1939/40 da Liga Espanhola. Após o fim do vínculo com as forças aéreas, em 1947, o nome do clube sofreu nova alteração: Club Atlético de Madrid, que vem se mantendo até os dias atuais.”
Real Madrid Club de Fútbol - Fundado no dia 6 de março de 1902 como Madrid Foot-Ball Club
O clube em causa foi efectivamente fundado em 1908, resultando da fusão do Sport Lisboa, um clube fundado em 1904 por um grupo conhecido como o grupo dos Catatau com o Sport Benfica um clube formado em 1906. Isto é o único ponto importante, e a partir dele podemos retirar conclusões sobre como houve associados do Sport Lisboa (inclusive o primeiro presidente do clube, e que o SL Benfica adoptou como seu) que nunca foram associados do clube SL Benfica e que inclusivamente foram associados do seu maior rival depois da sua fundação, falo obviamente de nós.
Pouco me importa que existam casos destes noutros países, quando o que sei é que é uma mentira e para mais é uma mentira que desonra sportinguistas. Passo a explicar.
Chamamos ao processo de 1908 fusão mas na práctica tratou-se de uma absorção do que restava do Sport Lisboa por parte do Sport Benfica, não fossem os números de associado do Sport Benfica a tomar precedência sobre os do Sport Lisboa. E porque falei eu no que restava do Sport Lisboa? Porque em 1907 a verdadeira fusão já se tinha dado, mas entre o Sport Lisboa e o Sporting Clube de Portugal, quando parte dos jogadores (e sócios, inclusive fundadores) do Sport Lisboa, optaram por se juntar ao grupo Sporting que era o que oferecia as melhores condições para a práctica de futebol na região. A tal ponto que o Sport Lisboa praticamente cessou de existir após esse êxodo.
No fundo o Sporting é tão sucessor do Sport Lisboa como é do Campo Grande FC ou do SC Belas, e em termos sentimentais devemos até mais ao primeiro, o clube cuja data de fundação a agremiação de carroceiros roubou e comemora, do que ao segundo. E digo mais, tenho para mim que em honra aos ilustres associados do Sport Lisboa a quem tanto o Sporting Clube de Portugal deve, deviamos nós comemorar a sua fundação com uma cerimónia anual*. E para que se perceba a sua dimensão passo a nomear alguns desses ilustres associados do Sport Lisboa e mais tarde sportinguistas que tanto deram ao nosso clube:
Os Catatau, tanto os dois jogadores como os seus primos, inclusive o primeiro presidente do Sport Lisboa, o José, e que haviam sido um dos três grupos difusores do futebol na região a par dos Pinto Basto que fundaram o CIF e do grupo de Belas (influenciado pelos Pinto Basto) que fundou o Sporting.
O nosso ex-presidente Queirós dos Santos, possivelmente um dos mais importantes da nossa história
Arq. António Couto, vice da MAG
Francisco dos Santos (curiosamente um dos primeiros capitães da Lazio de Roma)
Emílio de Carvalho
Para mim vale a pena quando me farto de ler certa imprensa vermelha e tanto lampião burro a falar nos complexos dos sportinguistas… quando afinal são esses lampiões que sistematicamente tentam arranjar forma de se mostrar superiores em tudo, os maiores da aldeia, os mais antigos etc, nem que para isso tenham que aldrabar (a data de fundação deles não deixa de ser uma aldrabice) ou até mesmo mentir. Complexos.
Eu não conhecia este tópico, só me apraz dizer ao autor que parabéns é pouco para classificar o artigo, penso que deveriamos todos juntos fazer-nos ouvir e por exemplo este assunto ser divulgado na Sporting TV ou então que tal fazer chegar este artigo ao Paulo de Andrade que tão bem nos representa nos canais por onde passa?