Gostava de criar este tópico para podermos discutir que soluções é que o nosso clube necessita para evitar que deixe de ser considerado um “grande” e passe a ser simplesmente um clube com história. No geral, como evitar a tal “belenização” do nosso clube, com tudo o que de mau isso acarreta.
Não nos vamos iludir, o Sporting, a continuar o estado actual das coisas, caminha para o abismo. E as razões são de vária ordem:
1 - A não existência de uma estrutura dirigente eficiente e sobretudo exigente, que exija resultados e procure soluções. É verdade, temos agora um presidente mais “presente” no dia à dia do clube, mas faz falta ao clube pessoas que sintam o clube, que entendam que ele precisa é de uma cultura de vitória e não de segundos lugares, que precisa de praticar bom futebol para encher estádios, para ter mais sócios e adeptos, que precisa de vencer troféus, campeonatos, para levar a marca Sporting mais longe pelo mundo fora.
Só o facto dos dirigentes actuais manterem o técnico Paulo Bento à frente da equipa, mesmo depois dos milhões de erros praticados por esta equipa técnica, explica que eles não percebem a cultura sportinguista.
2 - A aposta em técnicos que, na minha perspectiva, não têm competência para estar num clube grande:
-
Eurico Gomes - Alguém que tem a missão de ir buscar um jogador ao aeroporto e confunde esse jogador com um do Benfica NÃO pode ser competente;
-
Pedro Barbosa - Um director desportivo, que gere a pasta do futebol, tem de ter um relacionamento mais eficaz e de maior qualidade com o mercado de jogadores, algo que Barbosa não tem. Para além do mais, tem de perceber que a sua função é evitar que a imagem do treinador e as relações com os jogadores se desgastem, ou seja, tem de dar a cara, o peito às balas, e isso também Barbosa não faz.
-
Paulo Bento - É um treinador marcado por uma imagem de disciplinador (mas apenas para alguns), de discurso fácil e repetitivo e de uma teimosia e rigidez táctica inexcedível. Para mim, desde que acompanho o clube (há 22 anos) é o treinador responsável pelo pior futebol que eu já vi.
É o treinador do quase, mais do que o José Peseiro. Quase campeão, quase qualificado, quase aproveita o deslize do Porto ou do Benfica, etc. Só numa coisa não foi o quase. É que foi mesmo responsável pela pior goleada sofrida por uma equipa na Champions, enxovalhando o nome do clube por essa Europa fora. Deve ser tembém o treinador responsável por mais goleadas sofridas pelo Sporting (no campeonato e na Europa).
Um treinador que quando se apanha a ganhar por um zero dá primazia ao “controlo do jogo” em vez do “matar do jogo” é um técnico medroso, e esse medo e intranquilidade são transmitidos aos jogadores.
E outra coisa, para além de enfadonho, aquilo que o Sporting pratica não pode ser chamado de futebol… futebol é mais do que bola no central e pimba para a frente. Não existem jogadas construídas com princípio, meio e fim, começando na defesa, e depois no meio campo e ataque. Não há um conceito de jogo, não se notam jogadas ensaiadas… Com isto, a juntar à falta de capacidade física, pelo amor de Deus, eu até me custa a acreditar que os jogadores treinam juntos todos os dias… -
João Aroso - Para mim, não tem capacidades para ser preparador físico de um grande. Basta observar os níveis físicos dos jogadores do Sporting, que muitas vezes parecem seguir de bicicleta enquanto que os outros vão de mota.
E o que dizer da forma física de jogadores como Rochemback, Polga e Pedro Silva, só para citar alguns nomes ? -
Ricardo Peres - Também não será com ele que o Rui Patrício vai aprender mais alguma coisa na baliza.
-
Dr. Gomes Pereira - Só tenho a dizer: Que saudades do Dr. Fernando Ferreira…
3 - A inexistência de um departamento de recursos humanos (vamos chamar-lhe assim) capaz de gerir a entrada e saída de jogadores. Departamento esse que deveria de ter como homens fortes Pedro Barbosa e Paulo Bento e que, a meu ver, só tem acumulado erros. Vejamos:
-
Contratação do “problema” Stoijkovic, um jogador que já no Vitesse e no Nantes tinha tido problemas disciplinares. Como é que os nossos dirigentes não tiveram isso em conta ?
-
Contratação do “inadaptado” Purovic - Um jogador com as suas características precisa de se enquadrar num tipo de futebol feito de extremos rápidos e muitos cruzamentos. Hum, mas a nossa equipa joga em losãngulo, com médios interiores e sem extremos, baseado num futebol apoiado e lento. Enfim…
-
Contratação de Celsinho - Mais um jogador com historial de boémio e mau profissional, tanto que o seu clube em Moscovo até nos fez o favor de o ceder, a custo zero, durente cinco anos !!!
-
Regressos de Caneira e Rochemback, jogadores com a carreira feita, acomodados, que não acrescentam mais valia à equipa.
-
A contratação de Romagnoli a título definitivo para depois (pouco mais de dois anos depois) o fazer sair a custo zero.
-
A contratação de Tiuí por 600 mil euros para depois só se apostar nele em situações de recurso, o homem até nos deu uma taça, nem foi ele que pediu para vir, e depois deixá-lo sair a custo zero.
-
O empréstimo de Caicedo - Custa-me a crer que não haveria mais nenhum avançado de qualidade para pedir emprestado ou comprar por esse mundo fora. E aqui estou a pensar num jogador em particular, que foi do Boca Juniores para o “colosso” Génova por 4,5 milhões de euros - Rodrigo Palácio.
Por um lado, temos tanto dinheiro que até podemos fazer sair a custo zero jogadores pelos quais pagémos bom dinheiro, por outro, não há dinheiro para mandar cantar um cego… -
A aposta “cega” em tudo o que mexa na academia, mesmo que se comprove que não têm qualidade para corresponder numa equipa que luta pelo título - André Marques, Rui Patrício, Pereirinha e Saleiro não são jogadores para uma equipa como o Sporting, e veremos isso se pusermos de lado o coração verde e branco.
-
A perda de Varela para o Porto (não seria uma boa alternativa para o ataque ?) e de Hugo Viana para o Braga (querem melhor pé esquerdo para os cantos, livres e desmarcações ?
-
A falta de olho para contratações boas e baratas: Podem dizer o que disserem mas Cissoko, contratado ao Setúbal por 500 mil euros e depois vendido uns meses depois por 12 ou 13 milhões ao Lyon, há de ser sempre um exemplo de como é possível encontrar jogadores bons e baratos. Há que procurá-los. Aliás, é para isso que os técnicos e directores do Sporting são pagos de forma tão principesca.
4 - O discurso em vigor no clube - Algo que começa no presidente e acaba nos jogadores. O discurso do conformismo e, mais grave, o atirar areia para os olhos dos sócios.
“Vamos levantar a cabeça”, “aprendemos com os erros”, “temos confiança no futuro”, “demos tudo dentro do campo e não conseguimos”, etc, etc, etc… Ah, se ao menos eles realmente sentissem o que estão a dizer !!!
Bom, desculpem… Eu podia continuar a dar exemplos e mais exemplos de como o nosso Sporting anda mal governado e caminha para a banalização.
Agora, o que é que é possível fazer para evitar que isso aconteça ? O que é que nós, sócios e adeptos, gostávamos que mudasse ao nível do clube ?