Como avalias o mercado de verão 2026/2027 do SCP?

Crio este tópico para cada forista ter a possibilidade de avaliar o mercado de verão de 2026/2027 da equipa A de futebol do SCP.

Cada um deve, numa escala de 0 a 20 valores, avaliar o mercado, incluindo também uma justificação.

Essa justificação fica à consideração de cada um.
Pode visar aspetos desportivos, financeiros ou outros.
Deve também ter em consideração a relatividade comparativa com os rivais.

Este tópico está a ser criado ainda antes do fecho do mercado.
Recomendo que guardem opiniões finais apenas para o pós- final do mercado.

Mas nada impede que comecem já a dar opiniões provisórias que podem depois rever a partir do seu final.

Neste momento, dou um 10 ao mercado de verão. Se o Pote sair, dou um 7.

É incompreensível ter tanto ganho nas vendas e não investir num extremo-esquerdo titular.

Se o Pote não sair e se o Inácio for para o Milan, contratando-se a seguir um centralão, dou um 12.

A grande incógnita é o ataque. Ou vamos ter a melhor frente de ataque do Tugão com dois bons avançados e um jovem promissor, ou vamos ter um amuado, um lesionado e o Nel a esforçar-se por jogar quando o Borges o permitir.São muitas incógnitas neste momento para dar mais do que nota 10.

1 Curtiu

Começou excelente mas o balão tem vindo a esvaziar e vamos la ver se não rebenta completamente…

4 Curtiram

0 valores, as lacunas das últimas épocas(GK, DC com mais poderio físico, LD, trinco e extremos diferenciados), nenhuma delas foi corrigida neste mercado, a somar a isso, com 130 M, ficamos piores em todas as posições na relação entradas/saídas.

Ba tem mais potencial que o Dio, mas uma coisa era jogar à direita, outra é jogar à esquerda, Zalazar seria superior ao Trincão jogando na direita, mas joga no meio, Altimira como trinco está a anos luz dum Hjulmand, Doumbia está muito aquém do exigível como box to box, Flávio, Irankunda e Derry não dão garantias de números em comparação com Pote.

Na esquerda ainda tínhamos um Mangas, agora temos um puto de 17, que pouco se destacou numa liga belga, que é pouco competitiva.

Estamos cada vez - competitivos e longe dos títulos, o plantel ano após ano, está a desvalorizar financeira e desportivamente, chegará o ponto, em que nos vamos ver aflitos para fazer negócios de 40 M, além de o plantel ter cada vez menos portugueses, falta experiência, referências e identidade a esta equipa.

Estamos cada vez mais longe do top2, a realidade é esta, o plano está errado, há que mudar o guião rapidamente, para ainda termos futuro até 2030.

Podia esperar pelo final do mercado, mas quando presidente, treinador e diretor dizem que estão satisfeitos com o plantel e que está fechado, voltamos ao comodismo, falta de ambição, exigência e planeamento, ninguém assume as responsabilidades.

Se o Pote ficar, será ótimo, mas sinceramente colocaria isto entre 6 e 7. Isto porque, caso o Pote saia, estão a pensar entregar a posição de extremo-esquerdo ao Irankunda e ao Derry, e isso claramente significaria uma falta de profundidade nessa posição. Apesar de ambos terem um enorme potencial de evolução, ainda não são nomes consolidados para essa posição. Por muito que a forma do Pote possa baixar, ele é uma estrela e, por isso, consegue sempre oferecer essa garantia.

Mesmo não tendo feito grandes vendas, conseguimos substituir bem alguns jogadores, exceto talvez na posição de extremo-esquerdo. Especialmente o Zalazar e o Doumbia, quando estiverem mais adaptados, poderão tornar-se ainda melhores para a equipa. No geral, o Altimira já jogou muito bem nos primeiros três jogos, e o Ibrahima Ba também me parece um jogador muito promissor e com um enorme potencial.

Na ala direita, como o Geny Catamo começou bem a temporada, a saída do Trincão acaba por se tornar um pouco menos pesada. Mesmo que tenha havido alguma perda de qualidade no plantel, especialmente se o Pote não sair, a equipa pode ganhar estabilidade e acabar por construir uma estrutura ainda mais forte e qualitativa do que a anterior.

1 Curtiu

Se o mercado já tivesse terminado, e assumindo as saídas do Pote e do Bragança, daria 11 valores.
Ou seja, é um mercado positivo mas não é ainda o que eu queria.

Pontos positivos:

1. Mercado fabuloso do ponto de vista financeiro não só pelas entradas (várias contratações de jogadores que considero muito valorizáveis) como pelas saídas (grandes receitas com várias vendas). O SCP tem, neste momento, a melhor situação financeira dos 3 grandes e isso é hstórico e extraordinário se pensarmos na situação do clube há 6 ou 7 anos!
    O futuro financeiro está assegurado e isso é o suporte para a nossa solidez desportiva a prazo.
    Isto é MUITO IMPORTANTE!
  2. Aproveitámos talvez a última oportunidade de fazer bons encaixes com alguns jogadores.
  3. Fechámos o ciclo com alguns jogadores que já não tinham motivação para continuar a ganhar pelo SCP, conforme confessado, por mais do que uma vez, pelo RB, e confirmado, de forma dolorosa, com a vergonha da final da taça.
  4. Razoável mercado, na vertente desportiva, em termos de entradas (vejo 4 ou 5 boas adições).

Pontos negativos:

1. Algumas vendas foram abaixo do valor que alguns jogadores valiam. Se posso tentar entender que isso tenha acontecido com o Hju e com o Trincão, não posso nunca compreender e aceitar a venda do Diomonde por 40ME. Acho que isso foi um escandalo!
  2. Concordo com a estratégia de, este ano, fecharmos um ciclo e aproveitarmos para dar um golpe financeiro, mas acredito que tem que haver flexibilidade para identificar fragilidades inaceitáveis e ajustar o plano. Ora, se é verdade que a estratégia até tinha lógica e pareceu ser bem executada, depois tornou-se óbvio que o plantel tem uma fragilidade defensiva tremenda que resulta do perfil dos médios e dos centrais. Quase todos estamos a ver isto, excepto a nossa estrutura que insiste em ir contra uma parede.
    Ataques ganham jogos e defesas ganham campeonatos mas, pelos vistos, a nossa direção não sabe ou não quer saber disto. E é aqui que vamos perder o título!

Em resumo, acho que é um mercado excelente em termos financeiros.
Mas é um mercado fraco em termos desportivos para o curto-prazo.

Estamos a construir boas bases para um bom futuro, mas estamos a por em demasiado risco o presente e o curto-prazo.
E é por isto que dou penas 11 valores.

1 Curtiu

É difícil avaliar, neste momento.

Para mim, tínhamos dois jogadores de qualidade indiscutível no plantel: diomande e hjulmand.. neste momento temos 0. A verdade é que quando o hjulmand e o diomande chegaram também não o eram.

Acho que há potencial mas o contexto conta muito (ou tudo)

1 Curtiu

Acredito até que o maior ou menor sucesso que vamos ter esta época passa precisamente pela capacidade que o Ba e o Altimira vão ter para substituir o Dio e o Hju.

Há um buraco defensivo na zona central do terreno que vai desde os centrais à posição 6.
Temos 3 centrais sem perfil para jogar numa linha a 4. E já dou de barato que o Ba seja aquilo que todos queremos que ele seja (algo ainda não garantido).
Isto já é grave, por si só!
Mas depois temos a 6 um bom jogador, mas que é muito melhor com bola do que sem boola.
Vamos ver se o Altimira consegue dar o equilibrio defensivo que o dinamarquês nos assegurava.
Eu acho que não vai dar ou, no mínimo, vai demorar a dar.

Esta combinação Altimira versus centrais subnutridos sem liderança é o erro fatal que, provavelmente, vamos pagar muito caro!

Ou seja, o mercado pode ser muito interessante e permitir que dentro de 1 ou 2 anos, com um ou outro ajuste e assentes na nossa robustez financeira, possamos ressurgir muito fortes mas, para o presente, estamos a por-nos a jeito de uma época miserável com a imagem do clube a cair outra vez no charco.

E isto é mau e totalmente desnecessário!
O Varandas acusou os jogadores de não competir para a taça no final da época passada.
Eu acuso a direção de impedir o SCP de competir pelo título esta época!

PS:
É absolutamente crucial não falhar o 3ºlugar esta época que deve dar champions e nos vai permitir continuar a investir
E atenção que isso não é garantido.
Se a equipa começar a falhar e entrar em parafuso (algo em que somos useiros e vezeros), um Braga focado pode voltar a atirar-nos para o 4ºlugar.
Dou 20/25% de probabilidades disto acontecer…

Uma completa nulidade!!! Pioramos em muito o que tínhamos e continuamos com o mesmo problema dos últimos anos (Extremo Esquerdo)!!! Este ano vai ser uma miséria, não tenho expectativas nenhumas nesta temporada, ZERO!!! Espero estar enganado e engolir em seco no final da época, ficaria muito satisfeito por isso, mas infelizmente não vai acontecer!!! Dos três primeiros do último campeonato, só um piorou o seu plantel e esse foi o Nosso Clube, só não vê quem não quer e se o ano passado foi o que foi, imaginem como será este ano!!

3 Curtiram

10/20. Gostei de muitas das contratações, mas ficaram algumas por fazer e deixaram o plantel com lacunas como já um clássico. As vendas foram péssimas. tanto quanto a quem saiu como os valores. Acho que se fez um bom trabalho a colocar os excedentários, o que noutros mercados tinha sido um problema.

Os outros clubes mantiveram os melhores e fizeram algumas contratações cirúrgicas, dando prioridade á vertente desportiva. Já nós a nossa “revolução” foi vender praticamente todos os melhores jogadores e manter os medianos. Obviamente que ficamos com um plantel mais fraco, isto apesar de termos gasto uma barbaridade.

Mas acho que o mercado ainda não está fechado, o ano passado no último dia tentámos fazer uma data de contratações á última da hora, e acho que isso pode voltar a acontecer.

Avalio assim:

1 Curtiu

5/10.

Ficou metade do trabalho por fazer. E não deve ser por falta de dinheiro…

As pessoas que dirigem o futebol do clube não merecem os adeptos que o mesmo tem.

O ano passado fiz a analogia com a história d’Os Três Porquinhos e este ano foi exatamente igual: continuamos a ser o porquinho que faz uma casa de palha bem rápido e se deita à sombra da bananeira, enquanto os outros dois constroem casas de madeira e de pedra.

Dou 9 em 20.

Ficamos sem 4 peças fundamentais (Morita, Hjulmand, Trincão, Diomande) e até ver entraram 4 (Zalazar, Ba, Altimira, Doumbia) indiscutíveis.

Estamos mais fracos na globalidade, oferecemos o Travassos e, apesar de termos resolvido alguns casos, mantivemos jogadores que não têm nivel para cá estar. Para além disso mantêm-se outros jogadores no plantel que “não fodem nem saiem de cima” a dias do fecho.

Não foi bom, nem foi mau.

Saídas de pesos pesados influentes, entrada de muita gente jovem, com potencial, mas alguns são uma incógnita.

O mais experiente (e mais caro), o Zalazar, tarda em assumir-se na equipa.

Até agora, só o Sergi está a render, até agora.

Se foi bom ou mau? O futuro o dirá.

É difícil dar uma nota positiva num mercado onde as lacunas continuam sem ser suprimidas e quando a equipa continua a ter uma dose incrível de wishful thinking.

É mais um daqueles cenários onde a coisa pode correr bem ou a coisa pode correr mal.

Não nos vejo com uma clara superioridade em relação aos rivais. Aliás, neste momento, creio que o Porto parte à nossa frente como favorito para o campeonato. Desde logo porque (1) foi campeão e (2) teve poucas mexidas.

Olhando para aquilo que era o 11 na temporada passada, diria que o Sporting CP está mais fraco do que aquilo que estava.

O Sporting CP continua a conservar o Rui Silva como principal opção para a baliza. Junta-lhe agora um “vamos ver no que dá” Kaique.

Na defesa, trocámos o Diomande pelo vamos ver no que dá Ba. O Diomande, aos dias de hoje, era claramente superior ao Ba.

No meio campo perdemos um referência que parece ter sido bem substituída pelo Altimira. Era o que se desejava. A saída do Morita é tragável e esperada na substituição pelo Doumbia, embora estejamos no wishful thinking de que o jogador se vai adaptar e será tudo aquilo que estamos à espera.

Na frente, pedia-se um extremo esquerdo que se queria que fosse um claro acrescento de qualidade e… Não veio ninguém. É substituído por um jogador que se espera que venha a ser tudo aquilo que promete e mais além. Saiu o Trincão que era uma referência e espetámos 30M€ no Zalazar que, ao fim de meia dúzia de jogos, já se questiona qual é a posição certa para o jogador. É evidente que, para já, também não saímos a ganhar.

Conseguiu dar-se mais profundidade ao plantel? De certa maneira… Sim. Mas continua a ser um mercado agridoce, com uma postura que pouco dignifica o Sporting CP no que diz respeito a saídas e a valorização dos jogadores. Continuamos a vender barato, continuamos a comprar caro, continuamos a demorar a fechar alguns negócios. Temos muita dificuldade em colocar certos jogadores e a fazer bons encaixes com excedentários. Diga-se de passagem que também temos dificuldade em fazer bons encaixes com jogadores que não são excedentários. A venda do Trincão e a do Diomande são particularmente assustadoras, tanto mais quando vemos continuamente a anunciarem que “o leão já fez mais de 200M€ neste mercado” como se esta merda fosse algum título incrível.

Por outro lado, há mais um jogador da formação - que, curiosamente, até joga numa posição que considero deficitária - que sai ao desbarato (Travassos) para se manter por cá um excedentário que ainda não se percebe aquilo que custou.

Os dossiers Pote, Bragança e Callai são outros que tenho dificuldade em perceber.

Tendo em conta o que já vi neste início de temporada, estou com as expectativas MUITO baixas para o que aí vem. O que pode ser bom, uma vez que, pelo menos, não ficarei desiludido e o que vier, vem por acréscimo.

Mas o plantel não me dá particularmente confiança e confesso que o treinador também não.

2 Curtiram

Mercado fraco. De todas as contratações só acertaram no Altimira , Doumbia e Zalazar.

3 Curtiram

Parece que estou a assistir ao final daquelas épocas 99/2000 e 2001/2002 que culminaram com mais 19 anos de seca e o clube a vender jogadores para pagar salários.
Começou com a péssima gestão do Jardel e de quem lhe deu cabo da cabeça.
Os últimos 2, quase caminhos iguais. O Gyokeres e agora o Suarez.

2 Curtiram

BIZARRO!

Compras mais meia dúzia de pufs e lá vai essa saúde financeira.

Com jogadores emprestados e a emprestarem jogadores que custaram uma pipa de massa e a pagarem ainda uma parte dos salários? Ou com aquisições de 10 M por jogadores da mesma idade de alguns do plantel e que por não serem aposta, não querem renovar (Mide)?

São estas as casas bem construídas?