Ontem foi duro demais… ainda não recuperei.
Isto foi o equivalente de uma final CSKA em termos de final de mercado.
Com tanta coisa bem feita, conseguimos falhar Yeremay e depois Kevin e ainda Jota (inscrição mas still) mesmo ao cair do pano.
Foi morrer na praia, especialmente na posição de EE que era a mais que impacto teria no nosso 11.
Sei que isto ainda está pouco respirável, mas deixo aqui um apanhado ainda a quente.
Como já disse, para mim, o mercado analisa-se não só por quem se compra e se vende, mas também por quem se consegue segurar… fazendo uma média ficaria algo tipo isto, assim muito por alto (de 0 a 10):
Permanências: 9 em 10: para mim a melhor coisa feita neste mercado que foi a garantia de segurar tudo o que era segurável, à exceção do GOAT número 2 (só atrás de Peyroteo). Não saiu absolutamente ninguém mais que fosse realmente indispensável, e ainda nos livrámos de uma autêntica maçã podre, algo dito nas TVs pelos insiders e confirmado pela foto com o bandido do Centikaya.
Seguramos praticamente tudo o resto, segurámos tudo o que nos interessava segurar, e isso tem muito mérito de quem gere.
Saídas: 7 em 10. Sou da opinião de que ninguém foi mal vendido. Fizemos os negócios possíveis com os 2 PLs e todos os restantes negócios de saída foram razoáveis.
Atenção que esta vertente ainda não está concluída, pois ainda há mercados abertos e, na minha opinião, ficando o Morita, ainda teremos de colocar Juste e talvez Matheus Reis… em condições normais Geny deveria sair, mas tal como com o Morita, sem reforços não faz sentido.
Acho que vendemos bem, ainda assim.
Entradas: 5 em 10. Não acho que os que vieram foram maus, pois, à data de hoje, só discordo da contratação de Alisson e Virgínia.
Os restantes, e não falando em valores, acho que foram excelentes escolhas que aumentam brutalmente a qualidade do plantel.
Contudo, e a razão pela qual só dou 50% do total… nós não acabámos o mercado.
A posição cuja contratação faria TODA a diferença na dinâmica ofensiva da equipa foi um total fracasso.
O EE titular era o que iria levar o futebol Sportinguista para outro nível… ia dar para o Pote ir para o meio, o Trincão para a direita e ainda ter aquilo tudo a rodar de forma dinâmica durante o jogo, sendo que os 2 avançados também jogam noutras posições…
Perde-se uma oportunidade absolutamente única de fazer upgrade ao nosso plantel, e estou mesmo muito triste com isto.
Faltaria ainda um 8 titular, mas até dou de barato quererem o último ano com Morita… agora falhar o EE e, ainda por cima, o Jota Silva, a alternativa mais barata que tanta profundidade ia dar ao plantel, um dos únicos pedidos do treinador que, coitado, só pediu mesmo Mangas e Jota e o resto deixou ao critério da Direção… e mesmo assim falhamos.
Epá, terrível final. Terrível.
Fosse Yeremay, Kevin ou Konstantelias e, para mim, esta avaliação subia para 8 valores em 10.
Estou pior que lixado.
Perdemos uma oportunidade de ouro não porque não fosse o plano ter o EE e o Jota, mas por, atrevo-me a dizer, pura incompetência negocial.
É inaceitável, é muito mau e mancha por completo este mercado que podia ter sido tão brilhante…
Média final deste mercado: 9+7+5 / 3 = 7 valores.
Acaba por ser uma nota bem mais positiva que o gosto amargo que todos temos na boca neste momento, mas acho que é o justo neste sistema onde as 3 vertentes do mercado têm o mesmo peso.
Continuo a dizer que teria sido um dos melhores mercados de sempre se tivessem conseguido executar o plano que estava delineado…
Vale o que vale. Estou muito desgostado com isto.
Ter o EE para o qual tínhamos 40M€ para investir era crucial para aumentar a qualidade na equipa até nos jogos com gigantes na UCL.
É muito injusto isto, não me conformo.