Como acham que será o mundo daqui a 100/200 anos?

Será certamente com temperaturas médias superiores e será bem mais difícil trabalhar nos meses de Verão.

2 Curtiram

O Messi vai ganhar a sua 134a Bola de Ouro, sendo a 73a atribuída a título póstumo.

2 Curtiram

Ar condicionado bayby

Tens em casa?

Olha que a conta de luz aumenta bastante…

Existe a possibilidade real de um impacto do Bennu… :grimacing:

Esse será sem dúvida um dos grandes problemas a resolver.
O ar concionado e o preço a pagar pela energia.
Com as temperaturas a continuarem a subir.
Só como exemplo, a semana passada em São Paulo, houve uma “invasão” de centenas de pessoas num shopping, porque o bairro perto do shopping onde moravam ficou sem energia. Com o calor de morte e sem energia para os ventiladores, o povo foi para o shopping por causa do ar condicionado.

Teremos centrais de fusão nucleares, ou seja, energia limpa porque será como que recriar o processo que ocorre dentro do Sol. Isso já está a ser estudado e pesquisado hoje em dia. Só há semanas que se conseguiu pela primeira vez produzir um pouco mais de energia do que foi gasto para a sua produção. Vai devagar, mas chegaremos lá.

Os computadores quanticos já estarão bem establecidos e claro a IA dará um salto enorme só a conta disso. Hoje em dia já estamos a pesquisar a computação quantica que não deve demorar mesmo.

2 Curtiram

Até que ponto aquela situação que muita se fala hoje em dia, de a IA um dia conseguir controlar os humanos irá acontecer?

Vendo o salto enorme que demos nestes ultimos tempos em termos de IA, basta vermos o ChatGPT.

Hoje em dia já temos mecanismos IA que funcionam quase como um cerebro humano, com possibilida de aprendizagem.

Até que ponto um dia iremos ter robots implementados com sistemas assim (mas MUITO mais sofisticados), basicamente teremos robots com sistemas de aprendizagem extremamente sofisticados.

Eu também sou daqueles que pagaria bem para ver como seria este mundo daqui a uns valentes anos.

O pior é que estamos numa situação em que tanto podemos dar um salto enorme em termos tecnológico, como podemos voltar à estacada 0 em termos de humanidade.

Esta onda de fenômenos meteorológicos com a agravante do aquecimento global, cof cof…

100-200 anos é demasiado tempo, as coisas evoluem muito rápido, e quem no princípio do séc XX tentou imaginar como seria 100 anos depois falhou redondamente.

Mas se fosse uns 50 anos, este génio talvez soubesse se fosse vivo, o grande Artur C. Clarke! Nesta previsão de 1964 do que seria o princípio do século XXI ele acerta praticamente em cheio!

6 Curtiram

Neste momento, com a tecnologia existente, já consegues ser autosuficiente. Pelo menos em países com bastante exposição solar.

Será que ainda existiremos nessa altura?

Sim.

Será que o futebol continuará a ser o futebol de hoje em dia?

(100) Sim. (200-300) Poderá haver outro tipo de desporto mais popular.

O ser humano sofrerá alterações físicas? Teremos o bloqueio do envelhecimento?

Haverá implantes e transplantes biológicos.
Haverá retardar de envelhecimento, mas só para a €lit€.

Teremos carros voadores? As pessoas conseguirão fazer milhares de km’s num curtíssimo espaço de tempo? Podendo até deslocar-se entre países ou continentes em pouco tempo?

“Carro Voador” já existe, chama-se helicóptero.

Carro voador para a pessoa comum não. Seria um pesadelo para certificar um condutor, a não ser que seja quase tudo automatizado. Seria também um pesadelo em termos de infraestruturas, qualquer merda é uma estrada. Nem há necessidade de a pessoa comum ter um carro voador.

Será que conseguirão bloquear o desenvolvimento das células de envelhecimento de órgãos do nosso corpo humano, chegando à “imortalidade” (assumindo que a pessoa não morrerá por causas externas).

Quando isso acontecer, deixaremos de ser seres humanos e será só para a €lit€.

Teremos robôs a trabalhar para nós?

Já existe.

Até que ponto aquela situação que muita se fala hoje em dia, de a IA um dia conseguir controlar os humanos irá acontecer?

A AI não tem capacidade para ser autónoma.
Qualquer coisa que vier depois talvez tenha, mas ainda é muito cedo para isso.

Eu acho que umas das grandes questões a longo prazo será:

Será que o ser humano realmente vai querer uma sociedade tão automatizada como aquela que em 2024 podemos sonhar vir um dia acontecer?

Será que vamos querer uma sociedade cada vez menos humana?

Imaginemos daqui a uma porrada de anos, teremos cada vez menos pessoas a trabalhar em determinadas areas, teremos robots nos restaurantes (já temos), teremos robots a limpar/lavar/arrumar, isto tudo em grande quantidade.

Teremos apresentadores, jornalistas, médicos operadores (entre outros) onde a possibilidade de erro será substancialmente reduzida.

Mas ao mesmo, o que será da raça humana? Tendo mecanismos automatizados para nos fazerem tudo, o que será de nós, na nossa verdadeira essencia?

Claro que até lá ainda existirão muitas etapas.

Daqui a uns anitos, as gerações irão ter que lidar com um problema sério, que irá ser a implementação alargada de robots em contexto profissional, vão ter que lidar talvez com um desemprego assustador em determinadas areas (que eventualmente se irá alagar a tudo o resto), além de uma desmotivação assustadora por parte dos humanos.

Estás a cair na falácia que a inteligência artificial é mais do que A) algo que foi programado por humanos, B) algo que foi treinado por humanos, C) algo que é mais do que estatística e otimização, D) algo que não é capaz de criar algo por si só.

Os humanos terão muita espaço para existir para além disso.

Quanto ao número de humanos, a única razão porque somos tantos neste momento, deve-se ao advento dos fertilizantes.

Com fertilizantes ou não, o planeta não ter um ciclo renovável de 1 (não sei o termo em português) e as alterações climáticas vão acabar com este boom demográfico que tivemos.

Daqui a 100 anos seremos muito menos dos que somos hoje.

1 Curtiu

Estou convencido que dentro de 2 ou 3 décadas e dependendo do lobby automóvel vamos ter é cada vez menos carros. Aliás, não sei até que ponto continuaremos a ter carros como investimento pessoal. A determinada altura, com o desenvolvimento dos veículos autónomos (não sei até que ponto a indústria automóvel estará interessada nisso), deixará de fazer grande sentido que uma família tenha dois carros. Torna-se perfeitamente plausível que o carro vá deixar a mulher ao trabalho e, de seguida, vá buscar o homem a casa, sendo que, de seguida, as pessoas chamam o carro a seu bel-prazer consoante necessitem dele. O carro deixa-nos no sítio, vai estacionar sozinho. Diria até que isto poderia ser interessante para (1) reduzir o trânsito, (2) reduzir o despesismo, (3) aumentar as áreas verdes ou de construção (não seriam necessárias tantas estradas e (4) melhorar os níveis de produtividade dos indivíduos.

2 Curtiram

pois e eu acho que o problema é que não temos grandes direitos para „querer“. quantas coisas no mundo são feitas sem que as pessoas queiram? no fim quem decide são uns quantos, dependente do interesse ($)…. e no futuro não será diferente. pouco a pouco vamos sendo moldados de acordo. e as gerações novas/próximas ainda serão mais fácil de moldar/manipular.

Se nem daqui a 60 anos eu sei se cá estarei ( se la chegar, andarei nos 90 e tal anos, não acredito…) quanto mais daqui a 100…

Desde que o SCP continue a existir, por mim, o mundo ficará sempre bem…

2 Curtiram

Referes ao habitante certo?
Porque a industria e transportes ainda nao estao preparados para substituir os vigentes

“There are but two possibilities. Either we are alone in the universe or we are not. Both are equally terrifying.”

2 Curtiram

Daqui a 100 anos. Humm prevejo nascer em outra reencarnação. Caso nasça tuga, tudo menos que lampião ou tripeiro. SCP para toda a eternidade… Últimas previsões em Portugal, estudo do projeto do TGV e do aeroporto que vai ser decidido pelos tomates de alguém que ainda não nasceu…

1 Curtiu

Então vamos ser amortais no futuro é isso ?nas próximas décadas não envelhecermos mais ? Ou nos que estamos vivos vamos a tempo de usufruir dessa grande evolução científica e estaremos vivos quando o envelhecimento for revertido? E espero bem estar vivo nessa altura cm disseste que estaríamos