Como é ser Sportinguista na era Paulo Bento

Quem da nossa geraçâo(ou mais velhos) nâo se lembra deles e dos traumas que causaram à alma Sportinguista? O triste é a facilidade como se pode mencionar 4-5 nomes desse nivel que fazem parte da nossa historia :sick:

Mas também há o reverso da medalha com Allison, Toshack, Robson, Jozic e esticando um pouco até Peseiro. E falo destes porque vivi as suas “eras”.

Não o vejo como o pior treinador de sempre, mas viver na sua era é efectivamente, desejar o melhor estando preparado para o pior.

Bem sei que o tempo é outro, que as condicionantes são outras, que os estilos são outros, os adversários e a sua preparação são outros, mas sinto saudades dos vendavais de futebol que assisti, mesmo reconhecendo a sua inconstância e nulos resultados em títulos.

Porque considero que foi isso que nos tornou a melhor massa associativa durante os anos de deserto!

O Lazlo fez um bom resumo do que foram as épocas com Bento em que se chegou pontualmente a avistar alguma coisa parecida com futebol mas que se tornou numa coisa esquisita sem paixão nem chama e que, ainda que com alguns resultados e outros roubados, me deixa muito a desejar.

Não lhe peço a cabeça, nem o insulto no estádio (não faço isso a ninguem que represente o Sporting). Mas cada vez tenho menos alegria em ir ao estádio, menos fervor sportinguista, menos alegria e menos vontade e pachorra de lhe aturar as casmurrices.

Que venha outro quando tiver que vir e que esse não faça cumprir o ditado “Atrás de mim vira quem de mim bom fará”

100% em sintonia :great:

Antes de mais, não concordando com algumas coisas, dou os parabéns ao autor pelo bom texto! :great:

Como é ser Sportinguista na era Paulo Bento… Da minha parte é difícil responder concretamente.

Resumindo,

é estar preparado para ver uma equipa de futebol que não se importa de jogar de forma extremamente feia desde que ganhe o jogo;

é estar preparado para ver uma equipa onde nenhum jogador se pode colocar acima do colectivo;

é estar preparado para ver um treinador que defende o Sporting de todos os ataques exteriores;

é estar preparado para ver um treinador que não tem problemas em atacar publicamente todos os problemas internos do balneário;

é estar preparado para ver uma equipa forte e com reais condições de vencer as provas nacionais a eliminar;

é estar preparado para ver uma equipa sem reais condições para vencer uma prova de regularidade;

é estar preparado para ver uma equipa onde são raros os jogadores que se valorizam desportiva e financeiramente;

é estar desencantado com o rumo actual do Clube, não só por culpa do treinador.

Ponto prévio. Ser Sportinguista é muito difícil. É e sempre foi.

Eu ainda me lembro dos 18 anos de jejum, onde todos os anos chegávamos ao Natal e pimba!, já estavamos fora da corrida para o título. Quem defende que antes dos senhores-engravatados é que era bom está errado!
Ganhámos uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma.

Nos últimos anos, com Paulo Bento, também não ganhámos o título, mas as taças, a presença na Champions e a luta até final do campeonato não são de “deitar fora”.

Isto chega? NÃO! Queremos mais!

Colocar a ónus apenas no Paulo Bento, pelo facto de não ganhar o campeonato não é o caminho correcto. Temos de analisar todas as vicissitudes com que se deparou ao longo destes anos.

Tenho que corrigir para 17 anos de jejum. Nem para nós somos bons…

Quanto às tais vicissitudes, foram criadas por quem há mais de uma década gere o clube. Foi essa gente que cultivou 360 milhões de passivo e uma situação de probreza miserabilista extrema.

Ok. 17. As contas que normalmente se faz é 2000-1982, mas corresponde efectivamente a 17 campeonatos.

Voltando às vicissitudes, podemos atribuí-las a muita gente. Ao Paulo Bento não.

Aguardo ainda, que o JEB consiga dar a volta ao clube, com o apoio de todos nós.

És muito selectivo com a tua memoria ::slight_smile: E ainda te atreves a corrigir os outros :lol:

Entâo e o resto, qual a explicaçâo pra falta de titulos desde os anos 60?

Essa discussão já tem barbas, mas está certo, estivemos 17 títulos à míngua.
Quando aos anos 60… nasci em 1972.

Ser Sportinguista na era Paulo Bento é ser um Sportinguista em percurso descendente.

É impossível negar os pontos positivos do percurso deste treinador tais como:

• As 4 taças conquistadas;
  • A presença assídua na Champions;
  • Vitórias saborosas no túnel de vento e na lixeira;
  • O 5-3 aos retardados;
  • A luta dada a grandes europeus como Inter, United, Roma, Bayern (da primeira vez na fase de grupos)
  • A 2ª volta fantástica do tal campeonato que perdemos por 1 ponto.

No entanto, o seu ‘reinado’ deveria ter acabado juntamente com o de FSF, não só para bem do SCP, mas também para o bem do próprio PB e JEB.
O desgaste acumulado pelo treinador devido aos factos amplamente conhecidos, tornará a situação insustentável num futuro próximo, o que complicará a vida a toda a estrutura do Sporting. Com a equipa actual, os resultados dificilmente serão os ambicionados e a partir daí será efeito ‘bola de neve’.

JEB poderia ter contratado outro treinador mas percebe-se porque não o fez. PB afinal era um grande trunfo eleitoral… Mas para mim nunca passou de um interino, capaz de aguentar o leme em águas turvas e tumultuosas. Um treinador capaz de satisfazer os requisitos mínimos.
Não é capaz de pegar nesta equipa e levá-la a outro patamar… Simplesmente não é e tanto as suas ideias tácticas como técnicas estão esgotadas.

PB forever é um erro grave e, repito, irá condicionar o mandato do Presidente. Foi uma má jogada…

The roller coaster is going down…

Para já quero referir que li aqui posts bastante bons. Um ou outro não dizem nada, mas a maioria é de alta qualidade, e deixa-me até pouco para dizer.
Por isso comentaria apenas isto:

E como foi na época passada, disseste o mesmo?
Ou as eleições constituíram um «reset», e voltou tudo à estaca zero?
Como outros, dei-lhe o benefício da dúvida. Apoiei-o intimamente, esperando que fizesse alguma coisa de jeito.
Mas o tempo passou, e ele esgotou o crédito.
(Além de ter pisado o risco, não admito a ninguém o que ele fez.)
Não é segredo que acho que o tipo não passa da cepa torta. Tenho a certeza que nem com o melhor plantel nacional ganhará a liga, quanto mais com o plantel que tem.
A única maneira de conseguir manter o sonho, com ele, é esperar que os outros se estampem, o que já aconteceu (raramente, mas aconteceu, o FCP perdeu um avanço grande e acabou apenas com um ponto de vantagem, os orcs tinham o apuramento praticamente garantido, e deixaram-no fugir inexplicavelmente), o que mesmo assim não é fácil.
Já tenho muitos anos de não faltar a nenhum jogo em casa, já vi pior (sim, é possível, difícil, mas possível), é mais uma época.
E pode ser que ele se vá embora. A esperança é a última a morrer.

Totalmente de acordo! Atribuo a este “special one forever” as principais culpas de ter lentamente matado a minha grande paixão pelo Sporting!

Para quando o fim deste pesadelo?

O Sporting merece muito mais!

Essa forma de apresentar os dados é incorrecta.

o Sporting venceu 8 vezes, deve ter empatado mais de 3 ou 4, logo dá menos derrotas que vitórias!

ao juntares os empates e derrotas no mesmo saco, estás a induzir em erro, o que está mal.

Sim, mas de 11 empates e derrotas somados a “o Sporting ganha invariavelmente” como tinha sido referido, vai uma grande distância.

Paulo Bento entrou na altura em que eu comecei a acompanhar o Sporting mais a sério. Pelo que só conheço esta forma de ser Sportinguista: Com Paulo Bento como treinador :eh:

Não, está correcta a maneira como o Paracelsus apresentou.
O que foi dito foi:

Em jogos grandes, o Sporting [b]ganha [/b][b]invariavelmente[/b]

É mentira! Ganha menos de 50% dos jogos!

Eu só me pergunto o que aconteceu aos que não votaram JEB:

• Não gritavam pelo Sporting quando eras miúdo?
  • Gritavam por outro clube qualquer?
  • És mais Sportinguista por te teres tornado Sportinguista devido aos que votaram em JEB?

não sou muito mais velho que tu, mas consigo ter pena de ti.
desde que o paulo bento entrou na equipa que só me consigo recordar do 5-3 como muito positivo.
o resto é o que está á vista…

Não é fácil.

Felizmente, o Sporting não é só bentos e anti-futebol. Seria muito mais fácil sobreviver a esta era negra com um pavilhão ao pé do Estádio, no território que é nosso por tradição. Enquanto esse dia não chega… vou afogando as mágoas em cerveja numa roulote logo ali.

Ser Sportinguista, é sempre Maravilhoso…
Mas ter Paulo Bento no Sporting… é doloroso.