Caros amigos,
Queria aqui deixar bem claras as intenções que me têm levado a defender o Paulo Bento tão acerrimamente, começando por explicar o meu contexto:
Sou sportinguista. Sportinguista de alma e coração, daqueles que quando teve idade para chorar, chorava que nem um perdido pelas derrotas do Sporting e que agora que já começa a ser difícil exprimir-me dessa forma, engole a angústia e a amargura de cada desaire do nosso clube. E faço-o com o mais profundo dos penares e com a mais lamuriosa das desilusões.
Em todos os jogos, em todas as competições, cada vez que o Sporting compete eu assisto, e em cada um desses momentos, eu espero que ele ganhe, que ele domine, que ele supere o adversário e que por isso, seja respeitado e vangloriado.
Moro na cidade do Porto, apesar de ser de Coimbra, estudo aqui, no covil dos hulks e muitas vezes a única forma que tenho de assistir aos jogos do Sporting é pela televisão (a mesada dá p’ra comer, p’ra net e pouco mais).
Assim, tenho de me deslocar aos cafés da vizinhança, para poder ver a minha equipa, a minha paixão, a minha clubite aguda disputar os torneios a que se propõe vencer.
Durante os últimos 7 anos, e depois de parecer que iríamos iniciar este milénio como o clube que mais títulos se propunha a conquistar, temos sido infelizes e talvez prejudicados e muitas vezes displicentes.
Por isso, e principalmente desde que estou aqui no Porto, há 5 anos, tenho passado pelos momentos mais humilhantes desde que sou adepto do Sporting, mas também pelos momentos mais saborosos, apesar de poucos, que explicam muita coisa…
Como devem imaginar, pelo que conto, fui gozado até à morte pelas goleadas sofridas diante do bayern, fui gozado pelos consecutivos empates e até derrotas (em casa) contra equipas de fundo de tabela, saí quantas e quantas vezes de cafés uns minutos mais cedo, antes do jogo acabar (coisa que detesto fazer e que me custa profundamente) para tentar não ter de ouvir os risos e gargalhadas de adeptos dos nossos rivais…etc… tudo isto dói imenso… marca muito… e quando leio aqui relatos de adeptos que estavam no estádio… imagino que o que sentem deve ser, possívelmente, ainda pior… porque sai do bolso e porque estando lá é como se os próprios jogadores gozassem connosco…
Concordo com a revolta, aceito as críticas, respeito a posição e peço desculpa se alguma vez pus em causa o sportinguismo dessas pessoas.
Agora, eu não me esqueço dos momentos bons, e quando me lembro da Supertaça, dos clássicos ganhos, dos banhos de bola nos derby’s, de ter de sair ao intervalo de um café onde estava a ver o Sporting-Porto, porque um amigo meu portista quase me agredia ao ver-nos a marcar 2 golos em poucos minutos à sua imbatível defesa… (27/01/08 vuk e izma) e ficar do lado de fora a ver o jogo e olhar para as caras dos que lá estavam e ficar deleitado a vê-los incrédulos a olhar para a sua equipa a ser humilhada por nós…
Quando me lembro dos 5-3 que vi com uns adeptos do clube perdedor, e que no golo do empate 3-3 festejaram como se ganhassem o campeonato naquele momento e que abandonaram o edifício mal marcamos de novo…
São alegrias que não eram habituais no Sporting. Por muito que pareça que não temos sido bem sucedidos a verdade é que temos qualidade e ela vê-se bem quando nos empenhamos.
Em jogos grandes ou a eliminar, o Sporting é, com frequência, o vencedor.
Por alguma razão.
Por alguma razão o Paulo Bento ganha os jogos contra o jesualdo, apesar do jesualdo ser campeão.
Eu já defendi muito o Paulo Bento aqui, e se calhar nunca disse isto:
Se o Paulo Bento tivesse saído eu aceitava isso. Se tivesse vindo outro treinador, eu apoiava-o.
E viria aqui ao fórum apresentar as razões pelas quais aceitava a saída do Paulo Bento.
Isto porque acredito que para cada decisão há argumentos a favor e contra.
Para cada atitude que o presidente de qualquer clube tome, vão existir perspectivas favoráveis e desfavoráveis.
E um adepto, geralmente, tende a ver as favoráveis.
É isso que define uma crença apaixonada.
Dessa maneira, aquando das eleições fiquei espantado ao ver os quase 90% de apoiantes da continuidade.
Nesse dia pensei:
“Epa… se for para continuar a ganhar ao porto e a ficar à frente dos lampiões… se for para ver a arbitragem a ser devidamente atacada, como faz o bento… se for para ver jogos como os do 5-3…”
E pensei que, talvez, melhorando a eficácia no ataque, contratando um número 10, mantendo a segurança defensiva, e NUNCA perdendo a concentração como nos desaires bayernescos… talvez pudéssemos ser campeões…
Mas para isso, precisava apoiar mais a equipa, indo ver mais jogos ao estádio… já que não tenho possibilidades para viajar para Lisboa… tentar ver os jogos fora, aqui nas redondezas…
Inscrevi-me no Fórum, para ter um contacto mais próximo com adeptos ferrenhos como eu,
e a minha intenção, não era dizer que o Paulo Bento é o melhor treinador do mundo e os outros são estúpidos por não ver isso.
Não era afirmar a minha superioridade como comentador desportivo, até porque de táctica não percebo quase nada.
Era simplesmente, como adepto fervoroso, tentar que todos possam voltar a querer ver o Sporting pelo prisma do optimismo…
Ele existe, caso não se lembrem, ele está nas vitórias… e obviamente que só com vitórias ele regressará… mas é preciso relembrar os bons momentos…
E o Paulo já nos deu bons momentos…
É teimoso, é casmurro, faz as coisas à maneira dele, é fundamentalista, é duro, é directo, diz tudo o que pensa, é por vezes demasiado sério e precisa urgentemente de vitórias para ganhar confiança e “mania” porque tem demasiado pouca.
Com tudo isto, no fundo, é um sportinguista… é a definição do sportinguista.
Eu sou deste clube porque me fizeram dele, vocês, adeptos do Sporting, fizeram-me sportinguista… eu era miúdo e tinha um tio benfiquista, e uma prima sportinguista… via as discussões entre os dois… via o Balakov a fazer chapeladas ao preud’homme… via o Oceano a pegar na bola na defesa e quase a entrar na baliza adversária com ela… via o Juskowiak a brilhar… e fiz-me sportinguista.
E vim para este fórum, porque acredito nos sportinguistas…
Estou mesmo convencido, de que somos os melhores adeptos…
Dentro de nós e pelo que vivemos com o clube… acho que contemos uma consciência comum que nos une e que nos liga e por isto, quando vi os 90% eu disse:
"Tudo bem, É PAULO?
OK É PAULO!"
"É forever?
Siga a dança
Mas este ano é p’ra ganhar"
Isto foi o que eu disse a mim mesmo e eu não seria sportinguista se os mesmos que votaram JEB não tivessem gritado Sporting quando eu era miúdo.
E se ESTAMOS com o Paulo Bento. Eu ESTOU com o Paulo Bento.
E como sei que ele tem QUALIDADES, estou disposto a acreditar que ele irá melhorar nos DEFEITOS.
É um profissional de futebol com formação, é uma pessoa capaz de evoluir, como evoluiu enquanto jogador. Pode evoluir também como treinador.
Irá fazê-lo? Não sei.
Iremos ser campeões este ano? Espero que sim, mas não sei.
O P.Bento é o treinador ideal para o Sporting? Não posso ter a pretensão de saber.
Existe, actualmente, alguém que gostasse mais de ver a treinar o Sporting? Não.
Então fico com o Paulo.
Então apoio-o incondicionalmente.
Faz-nos Campeões Paulo.
Nós sportinguistas merecíamos isso.
Acho que saberás o que fazer quando deixares de acreditar nisso.
Enquanto acreditares, nós acreditamos.
Eu acredito, pelo menos.
Como foi/é a vossa experiência enquanto sportinguistas na era Paulo Bento?