Como é ser Sportinguista na era Paulo Bento

Caros amigos,
Queria aqui deixar bem claras as intenções que me têm levado a defender o Paulo Bento tão acerrimamente, começando por explicar o meu contexto:
Sou sportinguista. Sportinguista de alma e coração, daqueles que quando teve idade para chorar, chorava que nem um perdido pelas derrotas do Sporting e que agora que já começa a ser difícil exprimir-me dessa forma, engole a angústia e a amargura de cada desaire do nosso clube. E faço-o com o mais profundo dos penares e com a mais lamuriosa das desilusões.

Em todos os jogos, em todas as competições, cada vez que o Sporting compete eu assisto, e em cada um desses momentos, eu espero que ele ganhe, que ele domine, que ele supere o adversário e que por isso, seja respeitado e vangloriado.

Moro na cidade do Porto, apesar de ser de Coimbra, estudo aqui, no covil dos hulks e muitas vezes a única forma que tenho de assistir aos jogos do Sporting é pela televisão (a mesada dá p’ra comer, p’ra net e pouco mais).
Assim, tenho de me deslocar aos cafés da vizinhança, para poder ver a minha equipa, a minha paixão, a minha clubite aguda disputar os torneios a que se propõe vencer.

Durante os últimos 7 anos, e depois de parecer que iríamos iniciar este milénio como o clube que mais títulos se propunha a conquistar, temos sido infelizes e talvez prejudicados e muitas vezes displicentes.
Por isso, e principalmente desde que estou aqui no Porto, há 5 anos, tenho passado pelos momentos mais humilhantes desde que sou adepto do Sporting, mas também pelos momentos mais saborosos, apesar de poucos, que explicam muita coisa…

Como devem imaginar, pelo que conto, fui gozado até à morte pelas goleadas sofridas diante do bayern, fui gozado pelos consecutivos empates e até derrotas (em casa) contra equipas de fundo de tabela, saí quantas e quantas vezes de cafés uns minutos mais cedo, antes do jogo acabar (coisa que detesto fazer e que me custa profundamente) para tentar não ter de ouvir os risos e gargalhadas de adeptos dos nossos rivais…etc… tudo isto dói imenso… marca muito… e quando leio aqui relatos de adeptos que estavam no estádio… imagino que o que sentem deve ser, possívelmente, ainda pior… porque sai do bolso e porque estando lá é como se os próprios jogadores gozassem connosco…

Concordo com a revolta, aceito as críticas, respeito a posição e peço desculpa se alguma vez pus em causa o sportinguismo dessas pessoas.

Agora, eu não me esqueço dos momentos bons, e quando me lembro da Supertaça, dos clássicos ganhos, dos banhos de bola nos derby’s, de ter de sair ao intervalo de um café onde estava a ver o Sporting-Porto, porque um amigo meu portista quase me agredia ao ver-nos a marcar 2 golos em poucos minutos à sua imbatível defesa… (27/01/08 vuk e izma) e ficar do lado de fora a ver o jogo e olhar para as caras dos que lá estavam e ficar deleitado a vê-los incrédulos a olhar para a sua equipa a ser humilhada por nós…
Quando me lembro dos 5-3 que vi com uns adeptos do clube perdedor, e que no golo do empate 3-3 festejaram como se ganhassem o campeonato naquele momento e que abandonaram o edifício mal marcamos de novo… :slight_smile:
São alegrias que não eram habituais no Sporting. Por muito que pareça que não temos sido bem sucedidos a verdade é que temos qualidade e ela vê-se bem quando nos empenhamos.
Em jogos grandes ou a eliminar, o Sporting é, com frequência, o vencedor.
Por alguma razão.
Por alguma razão o Paulo Bento ganha os jogos contra o jesualdo, apesar do jesualdo ser campeão.

Eu já defendi muito o Paulo Bento aqui, e se calhar nunca disse isto:
Se o Paulo Bento tivesse saído eu aceitava isso. Se tivesse vindo outro treinador, eu apoiava-o.
E viria aqui ao fórum apresentar as razões pelas quais aceitava a saída do Paulo Bento.
Isto porque acredito que para cada decisão há argumentos a favor e contra.
Para cada atitude que o presidente de qualquer clube tome, vão existir perspectivas favoráveis e desfavoráveis.
E um adepto, geralmente, tende a ver as favoráveis.
É isso que define uma crença apaixonada.

Dessa maneira, aquando das eleições fiquei espantado ao ver os quase 90% de apoiantes da continuidade.
Nesse dia pensei:
“Epa… se for para continuar a ganhar ao porto e a ficar à frente dos lampiões… se for para ver a arbitragem a ser devidamente atacada, como faz o bento… se for para ver jogos como os do 5-3…”

E pensei que, talvez, melhorando a eficácia no ataque, contratando um número 10, mantendo a segurança defensiva, e NUNCA perdendo a concentração como nos desaires bayernescos… talvez pudéssemos ser campeões…
Mas para isso, precisava apoiar mais a equipa, indo ver mais jogos ao estádio… já que não tenho possibilidades para viajar para Lisboa… tentar ver os jogos fora, aqui nas redondezas…

Inscrevi-me no Fórum, para ter um contacto mais próximo com adeptos ferrenhos como eu,
e a minha intenção, não era dizer que o Paulo Bento é o melhor treinador do mundo e os outros são estúpidos por não ver isso.
Não era afirmar a minha superioridade como comentador desportivo, até porque de táctica não percebo quase nada.

Era simplesmente, como adepto fervoroso, tentar que todos possam voltar a querer ver o Sporting pelo prisma do optimismo…
Ele existe, caso não se lembrem, ele está nas vitórias… e obviamente que só com vitórias ele regressará… mas é preciso relembrar os bons momentos…

E o Paulo já nos deu bons momentos…
É teimoso, é casmurro, faz as coisas à maneira dele, é fundamentalista, é duro, é directo, diz tudo o que pensa, é por vezes demasiado sério e precisa urgentemente de vitórias para ganhar confiança e “mania” porque tem demasiado pouca.
Com tudo isto, no fundo, é um sportinguista… é a definição do sportinguista.

Eu sou deste clube porque me fizeram dele, vocês, adeptos do Sporting, fizeram-me sportinguista… eu era miúdo e tinha um tio benfiquista, e uma prima sportinguista… via as discussões entre os dois… via o Balakov a fazer chapeladas ao preud’homme… via o Oceano a pegar na bola na defesa e quase a entrar na baliza adversária com ela… via o Juskowiak a brilhar… e fiz-me sportinguista.

E vim para este fórum, porque acredito nos sportinguistas…
Estou mesmo convencido, de que somos os melhores adeptos…
Dentro de nós e pelo que vivemos com o clube… acho que contemos uma consciência comum que nos une e que nos liga e por isto, quando vi os 90% eu disse:

"Tudo bem, É PAULO?

OK É PAULO!"

"É forever?

Siga a dança

Mas este ano é p’ra ganhar"

Isto foi o que eu disse a mim mesmo e eu não seria sportinguista se os mesmos que votaram JEB não tivessem gritado Sporting quando eu era miúdo.

E se ESTAMOS com o Paulo Bento. Eu ESTOU com o Paulo Bento.
E como sei que ele tem QUALIDADES, estou disposto a acreditar que ele irá melhorar nos DEFEITOS.

É um profissional de futebol com formação, é uma pessoa capaz de evoluir, como evoluiu enquanto jogador. Pode evoluir também como treinador.

Irá fazê-lo? Não sei.
Iremos ser campeões este ano? Espero que sim, mas não sei.
O P.Bento é o treinador ideal para o Sporting? Não posso ter a pretensão de saber.
Existe, actualmente, alguém que gostasse mais de ver a treinar o Sporting? Não.

Então fico com o Paulo.
Então apoio-o incondicionalmente.
Faz-nos Campeões Paulo.
Nós sportinguistas merecíamos isso.
Acho que saberás o que fazer quando deixares de acreditar nisso.
Enquanto acreditares, nós acreditamos.
Eu acredito, pelo menos.

Como foi/é a vossa experiência enquanto sportinguistas na era Paulo Bento?

Olha outro. :mrgreen:

Deixou-me logo de pé atrás quando disse que “se queria ver espectáculo ia ao cinema”. Após quatro anos sem conseguir o campeonato, e em que só vi espectáculo digno desse nome em 4 ou 5 jogos (já para não falar de todos aqueles em que literalmente adormeci) quero é vê-lo no olho da rua o mais depressa possível.

:arrow:

é pensar que o Sporting nunca parte como claro favorito para um jogo, é pensar que nunca chegaremos a golear, é pensar se mais vale ir a alvalade ou ficar em casa, é pensar porque é que o paulo bento é tão burro, etc.
a verdade, é que nos últimos dois anos conto pelos dedos de uma mão os jogos em que exultei de alegria por ser do Sporting. e ás vezes dou por mim até a pensar porque não consigo ver coisas boas nesta equipa de paulo bento. cada vez mais os adjectivos elogiosos são substituidos por outros não tão simpáticos.
para mim, ser sportinguista na era bento é ser do mais péssimista que pode existir.
e por isso digo já, acho que nem vamos passar o twente. :arrow:

O teu texto está muito bom! Não contes comigo só para dizer mal do que escreves! :clap:

É a tua visão, tenho de a respeitar. Como deves calcular, não concordo com a essência do teu texto. Essa essência chama-se Paulo Bento, pessoa que admiro pela forma como tem defendido os interesses do nosso clube. Tem-no feito muito para além da sua competência. Aqui, que é no fundo aquilo para o qual é pago, deixa muito a desejar. Completamente.
Poderia estar aqui 15 minutos a debitar palavras. Não vale a pena chover no molhado. Resumidamente, desgosto do espectáculo que (não) proporciona, da concepção do seu plantel (e aqui tenho que o responsabilizar totalmente, dado que já deu a cara), da falta de leitura de jogo e da rigidez de um modelo de jogo que não muda consoante o adversário.

Paulo Bento já (me) deu provas do quão limitado é como treinador. Custa-me a perceber a empatia que goza junto da maioria. Mais ainda me custa mais a entender porque “o mundo acabou no paulo Bento, não havendo vida para além deste”.

Em suma, sinto-me hoje um pouco menos Sportinguista por ter Paulo Bento no comando da equipa. O desencanto que trouxe com o seu jogo sem chama ajudaram e muito.

É saber que espera-me mais uma temporada em que adormeço a certa altura do jogo (uma média impressionante nos ultimos 4 anos), é saber que a táctica é sempre a mesma, é saber que a táctica queima um jogador ou outro. Ah, e é saber que é PB forever nem que coma outros 12 numa eliminatória da Champions.

Factualmente incorrecto. Nos confrontos com Benfica e Porto durante a era Paulo Bento, o Sporting:

Venceu - 8 vezes
Empatou ou Perdeu - 11 vezes

Acho que é o mesmo que noutras alturas, com a diferença que se vê pouco futebol e problemas que foram identificados há anos não são corrigidos.

Much ado about nothing… ::slight_smile:

Cada vez mais me convenço que a fé :pray: :pray: :pray: no ‘4ever’ é do domínio do irracional.

Ontem, vi o João Braga (conhecido trauteador da cantigas aparentadas com o fado) dizer com ar sério :

• Ainda há-de nascer o individuo que seja melhor treinador do que PB !!! :o :wall:

So, take it ! Não serei figurante neste filme …

Está corrigido, não era marketing de resultados que queria fazer.
Frequentemente, era o advérbio de modo mais apropriado.

A partir do momento em que o próprio presidente diz que Paulo Bento é o melhor treinador de sempre da história do Sporting, creio que já se pode dizer tudo.

falta de referências no clube…

o paulo bento acaba por ser um dos grandes simbolos do Sporting actual… defende o clube como ninguem, apresenta principios e valores que tenta transmitir ao clube (humildade, carácter, colocar o grupo à frente do individual, valorizar o trabalho e a dedicaçao etc)…

no fundo, salvo as devidas diferenças, o paulo bento acaba por representar neste momento aquilo que o pinto da costa representa para o porto, ou o que o rui costa representa para o benfica…

e nesse sentido, sempre fui a favor da continuidade do paulo bento no Sporting… acho que representa bons principios e valores para o clube que na minha opiniao tinha um defice de identidade… não invalida que não o critique… mas acho que a critica maior deve ser feita à estrutura directiva pela falta de visao e argúcia que tem demonstrado: se querem fazer do paulo bento o fergusson do Sporting então arranjem-lhe um carlos queirós… o Sporting precisa de alguém que ponha aquela equipa a jogar mesmo que o líder continue a ser o paulo bento…

Precisamente.

A partir do momento em que um presidente troca jogos da equipa por torneios de golfe e um capitão grita aos microfones que quer sair, já qualquer coisa serve de referência, já qualquer coisa se idolatra. Até um treinador inexperiente e teimoso: basta que mande uns bitaites bem mandados aos árbitros e cai logo no goto dos adeptos.

Ou seja, acaba por se nivelar por baixo aquilo que devia ser um ídolo do clube, o que é uma tristeza.

No Sporting existe uma total inversão de funções. O treinador fala bem, mas não sabe como colocar a equipa a jogar. O director desportivo é que deveria escolher o treinador e deveria ser o CEO da estrutura desportiva do clube mas na prática só está no clube porque o treinador o escolheu e como tal não passa de um peso morto. A direcção pouco ou nada se impõe perante a opinião pública, tem uma presença fraca (embora nesse capítulo JEB melhore bastante relativamente ao seu antecessor) e deixa que o treinador se entregue às feras quando o clube é prejudicado.

Não aceito que se defenda a manutenção do Bento enquanto treinador do clube só porque ele não tem problemas em abrir a boca de cada vez que o clube é prejudicado. A sua função é treinar. Se há alguém que não defende o clube e que o deveria fazer, isso aí já é outra história…

Ser Sportinguista na era de Paulo Bento é concerteza mais agradavel que o ser com Waseige, Carlos Manuel, Octavio Machado, Cantatore, Materazzi e outros cromos que tais :whistle:

E que a seguir a ele- porque a era dele nâo dura muito mais tempo- venha alguem que o consiga envergonhar, que comparado com ele, faça Bento parecer um amador.

É estar sempre á espera do pior, resumidamente.

Na época 05/06 jogou de forma pragmática e conservadora, conseguindo pôr em causa o passeio do porto e sendo eliminado nas meias da taça pelo árbitro.
O plantel era curto e desajustado, considero que jogou como tinha de jogar e assim pensei que a aposta em PB podia dar frutos.

Na época 06/07 quase foi campeão por via de um fim de época fantástico e com muito bom futebol ( aos 20 minutos já os jogos estavam resolvidos ). A “cegueira” de joão ferreira foi um óbice ao titulo. Ganhou a taça.
Fiquei com água na boca a pensar na próxima época e no que julgava ser o seguimento lógico desta época numa perspectiva de evolução das qualidades de PB como treinador.

Na época 07/08 nem deu luta no campeonato, tendo com atenuante a perda da defesa responsável pelo fim de época anterior ( Caneira e Tello eram os elementos mais importantes dela ), no entanto isto não justifica a distância para o 1º e o péssimo futebol apresentado. Só mesmo o 5-3 se livrou. Ganhou a taça.
Dei-lhe o desconto, más épocas podem acontecer e, de qualquer modo, ainda se ganhou a taça.

Na época 08/09 teve uma luta apenas “platónica” pelo campeonato. Em momento algum se pensou realisticamente que o SCP ainda chegaria ao 1º lugar, mesmo estando perto do porto. Tinha o plantel que queria e qualidade de jogo pouca se via. A taça ficava para outras núpcias em mais um caso de arbitragem. Na Europa nem vale a pena falar.
Quase perdi a paciência com PB, pensei que seria capaz de corrigir-se, ou seja ver onde é que ele falha.

No decurso destes anos de PB, observo em mim um fanatismo decrescente. Eu, durante as 2 épocas iniciais ( e todas as outras anteriores desde que me lembro de existir ) não perdia um jogo do SCP e a minha vida tinha o calendário da equipa em conta.
“Jantarada” no domingo ás 21 ? Deixa lá ver a que hora joga o SCP. Ás 20 ? Não, não dá. Isto é um exemplo do que eu fazia invariavelmente e com a oposição dos meus que não compreendiam esta dedicação a algo.
Agora, vejo-me a nem saber quando o SCP joga, a não me preocupar em ver os jogos, a estar em casa e mudar o canal porque senão adormeço, a estar num local sem poder ver ou saber o resultado do SCP e nem me preocupar com isso ( e como eu stressava nestas ocasiões !).

Quando ouço o PB a falar da próxima época (esta) todo o meu entusiasmo vai abaixo. Ele, pura e simplesmente dá a entender que está no bom caminho. Pois para mim, não está.
Não critico as suas intervenções extra-futebol ( arbitragens e afins), mas as suas opções de plantel, táctica e estratégia de jogo sim. PB não evolui e tudo indica que só me espera mais do mesmo. Futebol resultadista ( se funcionasse não dizia nada), dinâmica de jogo inexistente e o pior de tudo, mentalidade de “fraquinhos”.
Por outras palavras, PB só levará o SCP a campeão se os outros fizerem pior. Se formos campeões será porque fomos os menos maus e não os melhores.

Portanto, obrigado PB por me colocares numa situação de quase indiferença em relação ao meu SCP ( lá por isso não deixo de ser sócio e ter gamebox, as pessoas passam o clube fica ). Mais pelo que me mostras que vais fazer do que pelo que já fizeste.

Admito que poucos poderiam fazer melhor que PB nas 3 primeira épocas, mas na ultima, não tenho duvida que outros fariam bem melhor e nesta… vamos ver.
Ainda espero ser campeão com PB, e apoiarei sempre para que isso aconteça, mas não sei se este sentimento não passa de “esperança parva”.

A minha fé mantém-se sempre como acredito que a de todos nós. Há pessoas mais optimistas e menos (mais realistas talvez). Se me perguntarem se com este treinador nós teremos sucesso eu digo que não, por isso disse antes aqui que mesmo que fosse campeão deveria sair porque não está preparado para o Sporting, ainda que seja quase impossível despedir um treinador campeão.

Muito já ele fez para aquilo que sabe. Um dos factores de avaliação de um treinador é a sua experiência e o barco é grande demais para PB não só por ser jovem mas porque não está preparado a vários níveis, o que até é natural…

Devo reconhecer que nos 2 primeros anos após a sua escolha (que eu achei péssima) ainda me enganou. Até me pareceu que poderia estar algo ali, muito porque os resultados eram mais ou menos a disciplina era bem aplicada e a equipa jogava bem.

Como disse, não acredito que sejamos campeões mas por outro lado eu acredito que o Sporting vai vencer todos os jogos ;D , porque é a minha única religião e a fé nunca se perde.

O estatuto de PB é incompreensível para quem nem consegue colocar uma equipa a jogar futebol que é para isso que é pago e não recebe pouco o moço, deve ser o treinador denominado de mais “barato” mais caro de sempre. Para ser sincero acho que não termina esta época.

É óbvio que PB tem grande parte das culpas do estádio estar cada vez mais deserto porque um jogo do Sporting é um tédio completo. Esta separação que existe certamente beneficia alguém, não sei se é a curto prazo PB e esta equipa mas mesmo que o ajude não sei se ajuda o Sporting.

Espero que estejamos a assistir à última oportunidade.

Foram a dedo, hein? :mrgreen:

Como é ser Sportinguista na era Paulo Bento?

Devastadoramente desanimador.

Já nem ligo aos jogos, se der para ver, vejo, se não der, paciência. Se perdemos, já quase não custa.
O bento (e todos os «senhores», «notáveis» e outros carunchos que sugam a vida do nosso clube) é para mim a anestesia que me impede de vibrar com as vitorias/chorar com as derrotas do nosso Sporting.

Acho que este post nao faz muito sentido, porque é se sportinguista sempre, porque as pessoas passam e o clube fica, ou seja qualquer pessoa que esteja à frente do Sporting pelo menos a mim nunca vai fazer com que deixe de apoiar e de ser do sporting… E também por muito tempo que nao ganhemos nada o sportinguismo está lá sempre.