Comissão administrativa?

Como nota introdutória, apetece-me dizer que me apetece não cair no óbvio.
Estou farto de censurar, dizer mal, chamar a atenção para o estado calamitoso de coisas no meu clube de sempre.
Sinceramente, acho que até nem saímos muito mal da débacle de ontem. Pessoalmente, esperava uma pintura ainda mais assustadora. Neste momento, não temos o mínimo vestígio de um colectivo. O pouco que temos feito esta época, resume-se a:
Liedson, mais liedson, com uma base de sustentação montenegrina, e uns laivos russos.
Tudo o resto é mediocridade.
E na origem disto tudo?
Muita coisa. Tanta, que cansaria enumerar aqui. Mas uma coisa acho que não devo abster-me de voltar a referir. Comanda a nossa equipa de futebol um indivíduo perigoso. Um homem com tendencias autoritárias, que não tem o minimo espirito de condutor de homens, e que se arma em octavio machado, mas num tom muito saloio. Muito bairro social. Muito escola lampiã à Toni, de querer que os jogadores falem todos pela mesma voz, para não mostrarem que há vozes discordantes em relação à condução da equipa.
E como nota de pesadelo para todos nós, o homem não tem o minimo de decencia na cara que o faça demitir, ou pelo menos pôr o lugar à disposição, recordando a honesta atitude de José Peseiro depois daquela série de resultados negativos que conduziram á sua saída.
Mas uma coisa também é certa. Só a saida deste indivíduo (perdoem-me por não o nomear, mas já nem consigo escrever o nome dele, quanto mais pensar nele), não será a solução para a lama em que se arrasta o nosso futebol. Os actuais gestores da nossa SAD que também sigam o mesmo exemplo, e ponham o lugar à disposição. O Sporting tem de ter eleições no prazo máximo de um mês. E se não aparecer nenhuma lista credível, que se pense então no que eu aqui proponho. O clube tem notáveis suficientes para, num momento como este, se reunirem em torno da mesma causa, e formarem uma comissão administrativa que pelo menos possa assegurar a gestão corrente do clube até ao aparecimento de um verdadeiro sportinguista para a presidencia, que traga um técnico credível, que seja secundado por velhas glórias do clube.
Com certeza que esta será mais uma solução que cairá em saco roto, mas ao menos apelo que reflictam na mesma. Mais mal do que o clube está, não pode ficar.

Mas como tirá-los de la?

Boa pergunta.
Teria que passar forçosamente por um apelo ao sportinguismo, se é que ele existe, de cada um desses senhores, e que eles reconheçam se não são uma solução, só estão a contribuir para que o problema se agudize mais.
Um cenário de golpe de estado não acredito que suceda.

Um abaixo assinado pelos socios nao da? Quantos seriam precisos para os por de la para fora?

Sinceramente, sou desconhecedor dos regulamentos do clube nessa vertente.
Mas caso exista essa possibilidade, não acredito que ela venha a suceder. Os sportinguistas, e isto não é estar a desvalorizar os meus próprios companheiros de clube, não são propriamente conhecidos pela união nos momentos de desastre do clube. Teremos sempre que esperar e torcer pelo bom senso da pandilha que nos dirige.

Com todo o respeito que me merece, parece-me de todo excessiva a hipotese que lança.

Existe uma direcção eleita para um período especifico, e até esse período se esgotar os orgãos eleitos têm toda a legitimidade para tomar as decisões que acharem correctas, incluindo a continuidade do actual técnico ou a escolha de outro para a próxima época, mesmo se o mandato se esgota antes.

E não vejo razões para esse cenário se alterar de forma tão radical quanto a que propõe, menos ainda quando motivada por resultados desportivos, que nunca deverão estar na base da implementação de algo como uma Comissão Administrativa.

Elogio o seu bom senso, e a sua ponderação de argumentos.
No entanto, deixe-me que lhe dê uma resposta pouco ponderada, e muito impulsiva.

BAHHHHHHHHHHHHHHHHH
Bah para esses argumentos de conformismo, bah para a ideia do mais uma semaninha com o que temos democraticamente eleito, e bah principalmente para a ideia de continuar a deixar os nosso destinos futebolisiticos, que são no fundo os destinos de todo o clube, nas mãos de não sportinguistas, que já provaram não querer o melhor para o clube.
Se não estamos mal o suficiente para romper com o que tão mal nos tem dirigido, então quanto estaremos? A época, realisticamente, está perdida. Supertaça, gharantida, taça da liga, depende de como chegarmos ao fim de março, e depende do que o senhor espanhol inventar na altura para os escroques do outro lado da segunda circular.
Porque diga-me sinceramente. Acha que vai ganhar ao dragão? Eu espero que sim, ficaria feliz se isso acontecesse. Mas nem há comparação com o estado de uma equipa, e de outra.

Eu quando não depende de mim a consecução de um objectivo, nunca assumo a sua efectivação, pelo que sinceramente não sei se vamos ganhar ao Dragão. Mas analisando a situação, sabendo qual é a capacidade do Porto e o momento de forma que atravessa, e conhecendo as condicionantes do Sporting, arriscaria a dizer que muito dificilmente se sairá de lá com pontos.

O que posso assumir é que não tenho confiança na equipa, sei que numa noite inspirada podem ganhar, mas também sei que as noites inspiradas são escassas, e como aconteceu uma há poucos dias, aceito que não volte a acontecer tão rapidamente.

No entanto continuo a afirmar que não atingir resultados desportivos positivos não deve, nem pode implicar uma opção Comissão Administrativa. É só isso.

Quanto ao conformismo de que me acusa, acho uma critica injusta. Só isso. Entendo perfeitamente o seu desespero, mas isso não deve implicar que se deixe de analisar as coisas de forma rigorosa e responsável.

Eles que vão até ao fim, para os ver afogados no lodo (para não dizer “the M word”).

Depois, é reerguer o Clube com gente competente e, acima de tudo, Sportinguista!

Desespero?
Acho uma palavra exagerada. Preocupação sim. Muita preocupação. E como as coisas estão, só acho que a preocupação que sinto tem tendencia a aumentar.
Acho que se poderá, de alguma forma, estabelecer um paralelismo entre o timing do anuncio de saída do individuo que ainda nos comanda, e o que aco0njteceu na selecção com o scolari. Os resukltados estão a ser semelhantes ao que já foram na equipa de todos nós.
E como tal, que este cenário de pesadelo acabe o mais depressa possível. Como não temos nomes para disputar o acto eleitoral, a solução terá mesmo de passar por uma aloternativa provisória. Aí, quem tiver responsabilidades que avance.

Nem mais!

Volto a repetir-me: quando é que esta gente entende que não tem (fundamentalmente) a ver com resultados?

mas quais notaveis?.. se alguém quisesse tomar conta do clube já tinha aparecido… nós nao precisamos de uma comissao… precisamos de alguem que tenha um projecto para o clube… do que é que vale ter lá um bando de “notáveis” sem a minima ideia do que fazer?

onde é que estao?..

para mim era o luis duque

O que é que esta gente não entende? Que o sporting, e todos os outros clubes, precisam, como de oxigenio para a boca, de resultados positivos no futebol. E se uma direcção não o consegue, os sócios devem exigir a sua imediata substituição?

O Sporting não tem notáveis?
Luís Duque, Sousa Cintra, Sérgio Abrantes Mendfes, João Rocha, José Roquete, Carlos Barbosa…
Quem é esta gentre toda? Simples sócios?
Se são tudo menos simples, entãop que o mostrem em termos de empenho para com o clube, e da apresentação de soluções para que o mesmo não se afogue ainda mais do que está. E no meio de várias cabeças pensantes, a+parecerão com certeza projectos para o clube.

É uma das hipóteses. Entre várias.

ó sexto, a falta de resultados positivos no futebol é uma consequência da mentalidade dos dirigentes do nosso clube e da forma como o gerem no seu dia-a-dia. A mais visível, a que constitui (no léxico do que o chirola chama de “pandilha corporate”) o “core” do Sporting. Mas não deixa de ser uma entre muitas…

Eu quero resultados do “meu” Sporting Clube de Portugal. Fundamental para mim é não deixar morrer o clube…

Por isso, resultados bons (como contra o Carnide) ou vergonhosos (como este contra o Bayern) nunca servirão para mudar o meu objectivo prioritário…

Até porque já existe… chama-se “Conselho Leonino”.

Não sei. Mas é impossível não existirem.

E o que é que eu acabei de dizer? Por ser consequência da mentalidade dos dirigentes do nosso clube, e da forma como gerem as coisas, é que esses mesmos dirigentes devem ser, o quanto antes, demitidos.
E solução? Quem tem responsabilidades, passado no clube. Se ng avançar individualmente, que surja um colectivo de salvadores.