Colecção de moedas

Pois bem pessoal, descobri à dias que o meu pai tem uma boa quantidade de moedas (antigas e também algumas recentes de edições comemorativas) cá em casa. É claro que pensei logo em fazer uns trocos com aquilo :stuck_out_tongue: (visto que ele tem uma, que já vi na net á venda por volta dos 20/40 €) já falei com ele, sendo que ele concordou.

Precisava então de uma ajuda se existir por aqui pessoal que perceba disto, ou até quem sabe, algum interessado.

Abraço e SL :beer:

Guarda as moedas e trata bem delas.

Eu também tenho uma colecção bem grande de moedas, e a não ser em caso de máxima urgência, não venderei. Darei à próxima geração.

Quanto mais tempo passa, mais as moedas valem.

É uma boa opinião, mas eu não ligo muito a colecções. O meu pai também já ligou mais, mas agora nem tanto.

De qualquer das formas, vou ter a tua opinião em conta.

SL :beer:

Eu faço colecção.

O valor das moedas varias consoante o número de exemplares existentes assim como a sua antiguidade entre outras coisas. Depende do material que tenhas.

também faço/fazia colecção :mrgreen:
traduzindo : tenho uns quantos dossiers cheios mas não tenho comprado nada nos últimos 10 anos.

O meu avô tinha uma grande colecção. Tenho para aqui umas quantas caixas de bombons cheiinhas de moedas, cada uma pesa uns valentes quilos.

Tinha inclusivamente duas moedas romanas e uma muito degradada que infelizmente não consigo reconhecer mas parece ter alguns elementos em comum com os reis do séc. XVIII. Encontrou-as quando mudaram a localização do cemitério da aldeia onde nasceu.

Um dia terei de catalogar isto tudo, e já agora começar a tratar delas, limpá-las (há muitas oxidadas) e guardá-las melhor. Tenho de aprender a fazer isso tudo, já que o meu pai não se parece interessar muito pela colecção.

Eu estou um pouco como o LISBON1906, pese embora não esteja afastado à tanto tempo quanto isso.

Ainda tive quase todas as moedas do euro (não só de cada país como todos os anos), mas foi difícil de resistir e a maioria das “maiores” já ajudaram a pagar um cafézito ou outro :lol:

Possuo milhares de moedas (desde nacionais a internacionais), onde algumas são centenárias e duas raras. Mas a jóia da coroa é uma moeda única.

Está à vontade para partilhar connosco fotografias e a história dessas moedas. Não é que saibamos onde vives. :mrgreen:

Não estava a espera que este tópico tivesse interessados, estou surpreendido. :beer:

Entretanto estive hoje a olhar com mais atenção para as moedas e descobri que tenho 7 desta http://www.portugalmoedas.com.pt/artigo.aspx?id=1051 … e nunca pensei que o preço dela nessa loja fosse esse :xock:

também tenho umas quantas mas não sei se são de 1966

mas só valem 70 euros as de eixo desalinhado, que são raras… o resto é trocos!

Eixo desalinhado ? entretanto já vi no site de outra loja estas de 1966 por 10 €

Consultei o site e assim de cabeça, tenho algum dinheiro :-X

Quase tudo das ex-colónias e algumas outras.

Eu continuo na minha. Acho que colecções de moedas (mesmo não dando grande importância), devem ser guardadas e conservadas. Tentar passar de geração para geração excepto em caso de apuros, pois no futuro pode dar alegria a quem mais precise.

Eu a minha é intocável.

Também sou coleccionador desde os meus 10 anos… Ultimamente não tenho ligado muito a isso mas estive a dar uma vista de olhos e não fazia a mínima ideia de que uma das moedas a que dava menos valor vale 25 mocadas…

http://www.portugalmoedas.com.pt/artigo.aspx?id=642

Por outro lado, quando vi que essa moeda valia tanto procurei uma outra que pensava que valia para aí uns 100 euros por comparação e qual não é a minha surpresa quando vejo que não vale assim tanto… É esta:

http://www.portugalmoedas.com.pt/artigo.aspx?id=777

No entanto reparem que em 15 anos vale o dobro!!!

Não tenho muitas, tenho umas 50 (quase todas comemorativas) porque, como disse, desde os meus 16 anos que deixei de ligar a isso… Vou fazer um levantamento das que tenho, ver o valor delas e vou tentar voltar a coleccionar. Vou também tentar aumentar a minha colecção aproveitando este tempo de crise. Quando for velhinho terei algo valioso para dar aos meus rebentos…

Meu pai também faz, mas com a crise está a começar a deixar de fazer.

Tenho aqui uma em cobre e outra de outro material já com uns com uns séculos, se a memória não me falha a face é igual ou parecida ao verso dos €€€ portugas. Tendo pachorra tiro umas fotos p´ra o pessoal mais batido ver se valem alguma coisa :great:

Faz isso sim :great:

Onde é que se podem comprar moedas comemorativas de €2. Preferencialmente directamente ao estado para ser mais barato, e para garantir que vêm novas.

Estive hoje na Imprensa Nacional da Casa da Moeda, mas os preços pareceram-me muito exagerados. Tudo acima de €9, para moedas cujo valor nominal é de apenas €2! :hand:

Pois, novinhas são mais caras… E verdade seja dita, não deve ser fácil comprar pelo valor nominal. Não sei indicar grandes sítios mas olha, se não o fazes já, sugiro que vás olhando para todas as moedas que te param na mão. Em casa tenho 14 ou 16 euros em moedas comemorativas de 2€ e todas apanhadas em trocos.

Sempre! E obrigo os meus familiares e amigos mais próximos a fazerem o mesmo e avisarem-me se virem uma moeda fora do comum. :mrgreen: