Pois bem pessoal, descobri à dias que o meu pai tem uma boa quantidade de moedas (antigas e também algumas recentes de edições comemorativas) cá em casa. É claro que pensei logo em fazer uns trocos com aquilo (visto que ele tem uma, que já vi na net á venda por volta dos 20/40 €) já falei com ele, sendo que ele concordou.
Precisava então de uma ajuda se existir por aqui pessoal que perceba disto, ou até quem sabe, algum interessado.
O valor das moedas varias consoante o número de exemplares existentes assim como a sua antiguidade entre outras coisas. Depende do material que tenhas.
O meu avô tinha uma grande colecção. Tenho para aqui umas quantas caixas de bombons cheiinhas de moedas, cada uma pesa uns valentes quilos.
Tinha inclusivamente duas moedas romanas e uma muito degradada que infelizmente não consigo reconhecer mas parece ter alguns elementos em comum com os reis do séc. XVIII. Encontrou-as quando mudaram a localização do cemitério da aldeia onde nasceu.
Um dia terei de catalogar isto tudo, e já agora começar a tratar delas, limpá-las (há muitas oxidadas) e guardá-las melhor. Tenho de aprender a fazer isso tudo, já que o meu pai não se parece interessar muito pela colecção.
Eu estou um pouco como o LISBON1906, pese embora não esteja afastado à tanto tempo quanto isso.
Ainda tive quase todas as moedas do euro (não só de cada país como todos os anos), mas foi difícil de resistir e a maioria das “maiores” já ajudaram a pagar um cafézito ou outro :lol:
Possuo milhares de moedas (desde nacionais a internacionais), onde algumas são centenárias e duas raras. Mas a jóia da coroa é uma moeda única.
Consultei o site e assim de cabeça, tenho algum dinheiro :-X
Quase tudo das ex-colónias e algumas outras.
Eu continuo na minha. Acho que colecções de moedas (mesmo não dando grande importância), devem ser guardadas e conservadas. Tentar passar de geração para geração excepto em caso de apuros, pois no futuro pode dar alegria a quem mais precise.
Também sou coleccionador desde os meus 10 anos… Ultimamente não tenho ligado muito a isso mas estive a dar uma vista de olhos e não fazia a mínima ideia de que uma das moedas a que dava menos valor vale 25 mocadas…
Por outro lado, quando vi que essa moeda valia tanto procurei uma outra que pensava que valia para aí uns 100 euros por comparação e qual não é a minha surpresa quando vejo que não vale assim tanto… É esta:
Não tenho muitas, tenho umas 50 (quase todas comemorativas) porque, como disse, desde os meus 16 anos que deixei de ligar a isso… Vou fazer um levantamento das que tenho, ver o valor delas e vou tentar voltar a coleccionar. Vou também tentar aumentar a minha colecção aproveitando este tempo de crise. Quando for velhinho terei algo valioso para dar aos meus rebentos…
Tenho aqui uma em cobre e outra de outro material já com uns com uns séculos, se a memória não me falha a face é igual ou parecida ao verso dos €€€ portugas. Tendo pachorra tiro umas fotos p´ra o pessoal mais batido ver se valem alguma coisa :great:
Onde é que se podem comprar moedas comemorativas de €2. Preferencialmente directamente ao estado para ser mais barato, e para garantir que vêm novas.
Estive hoje na Imprensa Nacional da Casa da Moeda, mas os preços pareceram-me muito exagerados. Tudo acima de €9, para moedas cujo valor nominal é de apenas €2!
Pois, novinhas são mais caras… E verdade seja dita, não deve ser fácil comprar pelo valor nominal. Não sei indicar grandes sítios mas olha, se não o fazes já, sugiro que vás olhando para todas as moedas que te param na mão. Em casa tenho 14 ou 16 euros em moedas comemorativas de 2€ e todas apanhadas em trocos.