Always,
Pelo que já te posso dizer acho que vais ficar satisfeito.
Tive a oportunidade de visitar a ClixTV há umas semanas e ver ao vivo o sistema a funcionar. Deixo-te algumas notas do que me pareceu:
Qualidade de transmissão - Idêntica à TVCABO digital. Não vi diferenças, aliás no momento em que vi tinha as duas emissões ao mesmo tempo.
Menus & Funcionalidades - Os menus do clix pareceram-me mais completos e interessantes. Obviamente quem não gosta de rosa é capaz de embirrar (embora não seja tudo rosa) mas alguns detalhes pareceram-me muito interessantes, sobretudo ao nível das funcionalidades, das quais destaco duas:
-
indicação do status do programa - a programação não só indica o horário do programa (como a tv cabo) como indica num gráfico qual a percentagem do programa que já decorreu.
-
Alertas - esta a mais útil, pelo menos para mim. Imagina que às 10 da noite dá um documentário que tu queres ver, mas tu és um esquecido ou então às 9 metes o baby tv pela décima vez para o puto ver e não estás a controlar o ínício. Podes programar um alerta para te avisar, estejas tu no canal que estiveres, do início do programa escolhido.
Preço - Ao contrário do que eu pensava e aqui discutimos infelizmente a questão do preço e da definição do tal pacote que todos quereriamos não assenta em mais “olhos que barriga” por parte do Clix. Acontece que a SIC por exemplo (um curioso exemplo, é só seguir o asterísco *) não permite a inclusão da SIC Notícias ou SIC Comédia nos pacotes mais baratos, contratualmente. A SIC não é caso único. Ou seja, o Cix sabe que rebentava com o mercado se criasse um pacote ali entre os 15 e os 18 euros com o cliente a escolher alguns canais e com os 5,6 básicos uqe toda a gente quer, mas os contratos com alguns canais não o permitem.
- A SIC e a TV CABO foram recentemente multadas por acordos que vão contra a livre concorrência.
VOD - O Video on demand foi o que mais me impressionou. O sistema da ClixTV ao contrário do da TVcabo é verdadeiramente VOD. Ou seja, escolhe-se o filme, paga-se e vê-se o filme. Inclusive permite que se veja, se pare e continue a ver-se mais tarde, etc, durante um dado periodo (não me lembro, deve ser uns 2 dias) o filme é nosso e vemos como queremos. Na TV Cabo não é assim, o cliente paga mas se quer ver o filme vê à hora que a TVCabo o passa.
O problema neste momento é que os distribuidores não estão a permitir ao CLIX rechear o catálogo com as novidades, com receio (estúpido, pq vai mesmo acontecer) que esta nova modalidade rebente com o negócio dos videoclubes e/ou venda de DVDs.
Futuro - Pelo que me foi dito eles têm várias ideias muito interessantes que vão ao encontro das potencialidades que o Avantix identificou na tecnologia. Não as vou referir pois são questões estratégicas e sabendo eu que aqui não vem malta da PT ( :twisted: ) mesmo assim não convém correr o risco de verter ideias. Apenas posso dizer que são ideias que vão ao encontro do uqe qualquer pessoa como telespectador sonha mas que, como no caso do VOD, mexem com interesses e quintas muito bem estabelecidas, e isso é sempre lento.
Apenas me parece que a SONAE não está a apostar nisto como devia. A CLIXTV tem ainda apenas cerca de 1000 clientes, e certamente os obstáculos e demora na obtençao de CLIX ADSL são um entrave ao progresso. Tenho a certeza que se a SONAE investisse mais determinação e esforço no apoio à CLIXTV ganhava o grupo mas ganhavamos sobretudo nós, que ansiamos por uma alternativa de qualidade, que nos permita não só mostrar o middle finger aos xupistas da TVCABO (o historial de falcatruices que já me fizeram é incrível) como também ter um serviço superior.