Meus amigos, para quem, como eu, tem internet da Clix esta oferta é para esquecer.
Relembro que cada box da clix consumirá 4 Megas da ligação!
Relembro que com a tecnologia Adsl 2+, eu, que me encontro a cerca de 2 kilómetros da central, tenho disponível apenas 7 megas dos 16 que alguns dispõem por viverem a alguns metros apenas da central telefónica.
Ou seja, no meu caso, com uma box, ia ter acesso a uma televisão e apenas ficaria com uma internet de 3 megas.
Por isso digo, para quem tem internet clix, esqueça, a não ser que esteja disposto a perder grande parte da largura de banda e a pagar várias boxes para poder ter em casa várias tvs ligadas ao serviço simultanemante.
O que dizes tem razão até um certo ponto…
O problema é que estás a falar de ADSL normal e não de ADSL2+, e a tecnologia SmarTV é baseada em ADSL2+, o que significa que as distâncias para teres adsl mais rápida aumentam, e o limite máximo passa de 16 a ±25.
Os 2Km que falas estão correctos para ADSL puro, que dá até 16Mb a distâncias muitos curtas.
@Alexandre Festas
A Tecnologia Digital não é inferior á analógica. A diferença é que o operador pode escolher a qualidade com que quer transmitir, e é aí que se perde a qualidade.
No caso da Tvcabo, que usa serviço digital, os canais são maioritariamente transmitidos em 3Mb e em Mpeg2, o que é muito pouco. Por isso é que o futuro passa pela tecnologia ADSL … em Mpeg2 de alta qualidade, passando depois para H264, e posteriormente para HDTV
Por isso eles podem fornecer 3x4Mb para as Tvs e ainda os 16Mb de internet teóricos.
Caro Avantix, estou a falar, por experiência própria, de Adsl2+, e não de Adsl. Aliás tendo o Adsl2 um limite de velocidade de 12 Mb, não poderia estar a referir-me a esta tecnologia, e muito menos a Adsl normal.
Aliás, quando criticarmos o Adsl2+ cá estarei eu para me juntar ao rol. O aumento de distâncias a que te referes é, infelizmente, irrisório. As vantagens vejo-as no papel sob a forma de bonitos gráficos e não na realidade, em que o Adsl2+ só melhora a velocidade de quem realmente está perto da central, atingindo para os outros valores indênticos ao Adsl e Adsl2.
Estou a 2.5 Kilómetros da Central, já fazendo os devidos descontos para a orientação nem sempre em linha recta das cablagens. Tenho Adsl2+, e um sinal de 7 Megas que fui reduzindo sistematicamente até este valor por ser estável. De facto tinha de ser assim. Mesmo aumentando as distâncias, o Adsl2+ o que faz é permitir um efectivo aumento de velocidade a quem vive perto das centrais, para os 16 megas que a CLix oferece. Para quem se afasta da central a velocidade continua sempre a diminuir, tal como na tecnologia adsl normal, tendo como única vantagem o facto de ir diminuindo a partir de um patamar incial mais alto (16 megas, que podem ser 24 se a Clix assim o quiser). Quanto ao futuro estar no ADSL, duvido imenso, principalmente se falarmos neste Adsl. Primeiro, se tivermos um qualquer serviço em que tenhamos de partilhar a largura de banda de internet com a TV, eu não vou aderir ao mesmo sem que haja uma redução de preço no meu serviço de internet que seja directamente proporcional à largura de banda que vou deixar de usufruir. Num exemplo diria que pagar para ter 16 megas, serem retirados 4 megas dessa largura que vou pagar depois na factura da televisão, e continuar na mesma a pagar como se usufruisse dos 16 megas, parece-me, no mínimo, discutível. Segundo, porque posso confirmar por conhecimento de causa, que é necessário estar a uma distância de cerca de 600/700 metros no máximo da central telefónica PT, e com cablagens de boa qualidade em nossa casa para conseguirmos obter os 16 megas estáveis, dos quais depois serão retirados 4 megas de largura de banda por cada box utilizada (Máximo de 3 Tv’s, o que para mim é manifestamente insuficiente). Terceiro, porque não vou aderir a um serviço em que tenha de pagar aluguer de uma box para cada tv que tenho em casa!
Que possam surgir novas opções é que espero. Senão relembro que estamos em Portugal. As centrais PT não abundam. A sua manutenção é o que sabemos. Muitos de nós encontram-se ligados a centrais remotas e nem Adsl clix podem ter. Outros (a grande maioria) estão ligados a centrais com tal distância que praticamente inviabilizam qualquer hipótese de partilha de largura de banda entre TV e Internet através da tecnologia ADSL2+, e por isso, ou tudo isto evolui, e muito, ou então esta opção que pretende fomentar uma partilha de largura de banda entre Internet e Telefone não passará a ser mais do que eu penso que é neste momento. Fogo de vista.
Deixo também este gráfico para refectirem dos defeitos que eu vejo no Adsl, e adsl2+, e nas razões porque considero que esta tecnologia é demasiado dependente das distâncias. Este gráfico mostra que quem está a mais de 1000 metros da Central bem pode rezar a todos os santos, porque conseguir mais de 10 megas de largura de banda será muítissimo difícil:

Há mais gráficos é claro, mas todos apontam num sentido. O Adsl2+ tem uma velocidade possível de partida de 24 Mb/s, mas acaba por cair exponencialmente aproximando-se muito rapidamente dos valores de largura de banda possíveis do Adsl e Adsl2 à medida que a distância à central aumenta. Quem se lixa é quem vive a mais de 1000 metros da Central.
Um conselho para quem queira aderir aos serviços Adsl.
Comprem casa colada à central telefónica PT!