Ciclismo - Parte 2

Mais uma masterclass da UAE

Não tivessem um predestinado como o Pogacar, era uma equipa banal em controlo de etapas ou provas de 3 semanas.
Mas também como uma equipa com dinheiro e que consegue contratar quase todos que quiser, enche uma equipa de ciclistas com resultados no passado e com egos. Depois é saber como gerir isto e esta equipa não parece que saiba gerir isso. Por exemplo, a Jumbo é muito mais focada na ajuda um elemento, focada no colectivo que a UAE.
Mas também estamos na volta à Catalunha, veremos nas provas de 3 semanas, principalmente no Giro com o João Almeida.

Claro, com Pogacar a diferença é grande, mas com os outros…
O João provou no Tirreno, provou hoje que está melhor que Yates, Soler nem é a farinha do mesmo saco e a equipa não percebe o impacto que isto tem de na ultima preparação antes do giro, deixarem o suposto lider para o Giro sozinho, quando os outros rivais lutam pela vitória.
Se já é dificil para o João com uma boa equipa lutar contra rogla e remco, então assim

Hoje critico mais o Yates que o Soler.
O Soler estava a 20 segundos do Rog mesmo todos nós sabendo que ele não ia chegar.
Já o Yates não se entende, ou ia para a etapa como fez o Chavez ou ajudava o João. Andar ali no pelotão estando a 10M não lembra ao diabo.

SL

Eu critico a equipa, porque isto penso eu de que, tem de ser a equipa a decidir…
É uma confusão esta equipa.

Eu até percebo que isto aconteça numa prova destas, onde o Joao não é líder incontestado e único da equipa. O Yates e o Soler têm o seu estatuto e se calhar o Yates achava que tinha condições para discutir a etapa.

Não acredito que isto aconteça no Giro com qualquer outro corredor da UAE, o Yates não vai e o Soler creio que também não (sendo que acredito que o Soler se sacrificasse se fosse a mesmíssima prova noutro país que não Espanha… é o que é).

A verdade é que ganhar etapas é demasiado importante para a equipa para abdicar de ter um Yates/Soler na frente só por causa de um possível pódio ou top 5…porque, convenhamos, o Joao dificilmente fica à frente de Roglic e Remco nesta prova e mesmo de Landa, Hindley ou Ciccone sem CR não é certo.

Se formos ver, eles baixaram Fisher-Black, Majka…percebo que não apostem tudo no mesmo “cavalo” quando têm um Soler que se pode agigantar a correr em Espanha e um Yates que pode ganhar etapas. O que me deixa intrigado é: onde andava o Bennett?

Sendo que ganhar etapas é importante para a equipa e por ai posso perceber a questão do Yates, mas este não ataca com o Chavez arranca porque? João perto do grupo e Soler não descai um bocadinho porque? Não se aposta tudo no mesmo cavalo, mas há sempre um cavalo que nunca é aposta, tirando no ultimo Giro e com uma equipa meh, que metia sempre 1 ou 2 a desgatarem-se para ganhar etapas… A UAE tem sido uma INEOS com vários lideres e não ganha nada de GC sem ser com o E.T., não se aprende nada com as Jumbos e Quicksteps da vida

Boavista suspenso por 30 dias por doping

“Há sempre um cavalo que nunca é aposta”. Os outros são? O Yates, se furasse, algum ficava para trás entre o Joao e o Soler? Duvido. Se fosse o Soler a furar também não acredito que o Joao ou o Yates baixassem. A aposta é nos 3, no Yates para etapas e no Joao e Soler para etapas e geral. Nenhum dos 3 se vai sacrificar pelo Joao. O Joao não é o Pogacar e as pessoas precisam de perceber isso. E o Yates também não é um Majka ou um George Bennett, é um tipo que vem de 3 anos consecutivos a fazer top 10 de uma grande Volta e que tem vitórias, em etapas e em provas mais curtas, que o Joao ainda não tem.

Eles não vão sacrificar a hipótese de Soler (que é espanhol e isso não é de somenos) fazer top 10 ou do Yates discutir etapas por um 3o lugar na Volta à Catalunha para o Joao. Se o Joao tivesse condições de ganhar a prova a história era outra, não tendo é natural que não ponham o Soler (que terá poucas provas como esta ao longo da época para mostrar qualidade) e o Yates a sacrificarem a prova para ajudar o João.

Adoro o João, mas como portugueses estamos um pouco enviesados. Toda a equipa UAE se sacrificara por ele nesta prova exceto aqueles 2. E é, em minha opinião, algo natural que assim seja. No Giro essa situação não se vai colocar, aí será líder incontestado da equipa.

Quanto à questão do Yates não ter seguido o Chavez, se calhar achou que poderia sair mais tarde e ganhar a etapa mas não teve forças para isso. Que um ataque naquela altura não resultaria (por acaso não resultou). São leituras de corrida feitas no momento, decisões rápidas e nem sempre se acerta.

Quanto ao Joao e à Volta à Catalunha: sexta-feira será um dia importante para atacar o Ciccone, Landa e Hindley.

1 Curtiu

Concordo excepto no Giro …
Se acontecer o mesmo Yates não fica para trás não tenhas medo .

Creio que o Yates não vai ao Giro. Nem Yates nem Soler.

Não está planeado irem!

Não está fechado ainda…
Por isso é que eu falei .

Por muito que eu goste e aprecie as qualidades do João. É um ciclista de elite e isso é inegável. Mas não consigo perceber as suas constantes más colocações dentro do pelotão quando começam as subidas. É sistemático. Acaba sempre por mínimizar as perdas e ir recuperando ao longo da jornada, mas sinceramente está sempre péssimamente colocado.

O João para poder lutar pelo pódio no Giro tem que regressar ao nível que já teve no contra relógio, conseguir seguir nas mudanças de ritmo e estar sempre colocado na frente da corrida.

Eu concordo com tudo o que dizes, mas há aqui um pormaior, desde quando ter 3 lideres tem resultado para a UAE? quase nunca.
E sendo verdade que podia ser um enviesamento da minha/nossa parte por ser português e gostar muito do João, a verdade é que toda a comunidade ciclista internacional achou uma estupidez aquilo que aconteceu naquela etapa…
E acho, sinceramente, que se fosse o João a 10min já estava de gregário.
Se o resto da equipa se sacrifa por ele? sim, mas quando tiras 2 de uma equipa de 7, já não são muitos.
Quanto ao tema do Soler, se para a UAE ter o João escudado depois de ser 2o no Tirreno e esta ser a ultima prova antes do giro é menos prioritário que o Soler fazer top 10 aqui, well…

Eu disse aqui na altura que o João escolheu a equipa errada. Foi um tiro de canhão nas ambições pessoais .
Como tinha previsto nem tem sido mais protegido nem tão pouco tem tido a evolução que todos pensávamos que ele ia ter.
Foi uma opção monetária e eu não critico. Mas em termos de carreira… bem foi o que foi

3 Curtiram

Quanto ao protegido concordo, mas o João tem evoluido, principalmente em alta montanha…
Acho que este Giro será o tira-teimas para o futuro do João

Existe 4 ciclista claramente acima de tudo o resto.
Renco, Roglic, Poga, Vingegaard que são extraterrestes.

João está no grupo seguinte.

É fácil por a “culpas” na UAE, mas vejam a que distância o João estava da frente da corrida quando o Remco atacou.
Um líder também tem que mostrar que é o melhor, se for para andar sempre a ser rebocado, não pode ser líder, não estou a dizer que é o caso do João, mas ele tem que ser mais afirmativo nas corridas e assumir o que se espera de um líder, essa é a diferença entre ser bom ou muito bom.

1 Curtiu