Especulação qualquer um pode fazer…não há registos de “doping mecânico” no World Tour apesar de todos os controlos realizados. No doping “clássico” os atletas de ciclismo e atletismo são obrigados e ter um passaporte biológico, são controlados durante o ano fora de competição e regularmente muitos vão sendo suspensos quando são verificadas anomalias…aparentemente o sistema funciona. Se podemos confiar? Tanto quanto confiamos noutros desportos como o futebol onde há atletas que passam épocas inteiras sem qualquer controlo anti-doping.
Isso é verdade!
Há uns anos largos, os pasquins desportivos davam sempre notícia de que jogadores tinham sido escalados para ir ao controlo anti-doping após os jogos, até chegavam a informar que o jogador fulano tinha tido dificuldades em urinar e tinha bebido uma cerveja ou um 7 Up para ajudar.
Agora, não se sabe nada.
O futebol é mesmo um mundo à parte, um Far West em termos de leis desportivas.
Gosto seguir o Tour, especialmente na RTP2 com os comentários do João Pedro Mendonça e do Marco Chagas.
Até agora não tive tempo. Vou começar hoje. Hoje é para os sprinters.
Achas que alguém vai a casa do Pogacar no inverno tirar uma amostra de sangue ou de urina? Ou se vão fazer um raid a casa dele ou aos carros para encontrar formas de manipulação de sangue como fizeram cá no “Prova Limpa”?
Dizendo isto… acho que a generalidade dos atletas se dopa, dopam-se com microdosagens e medicamentos que estão num limbo legal. Anda tudo assim, no WT as equipas são mais ricas e fazem manutenções melhores que por cá, por isso é dificil ter um passaporte biológico com irregularidades, ainda assim elas acontecem.
Eu sou bom a encontrar outliers, quando eles aparecem. Mohoric de há uns anos, o Colbreli, o Lazkano… todos eles andavam acima do normal.
O Pogacar evoluiu de ano para ano, teve 3 anos em que era batido no calor e nas montanhas longas pelo Vingegaard e depois passou a ser o melhor de sempre, clássicas inclusive.
Vi-o inclusive a ganhar a Fleche Wallone com a maior facilidade de todos os tempos a 10w/kg a olhar para trás. Acho muito difícil alguém fazer aquele esforço sem ter que usar todos os músculos do corpo. Quando ao controlo de doping mecanico, é uma joke.
O Pogacar anda há 10 anos a meter resultados de forma consistente, desde os juniores quando ainda competia em equipas eslovenas.
O Pogacar só é batido pelo Vingegaard quando não está no seu melhor fisicamente, isto é, sem lesões no pulso e assim.
Tem uma carreira mais natural o Pogacar do que o Vingegaard.
Mas lá está é ciclismo e todos os anos por esta altura há estas noticias.
E os franceses só vão acalmar com estas notícias quando o Paul Seixas vencer o Tour, aí todos já vão saber que ele ganhou de forma limpa.
Olha que não… em 2021 ganha o tour mas é descarregado no Mont Ventoux.
Em 2022 não havia problemas físicos, e perdeu para o vingegaard sem espinhas. Amassado no Galibier e no Hautacam.
Em 2023, teve a lesão no pulso, mas acaba por perder outra vez numa subida longa e com calor.
Since then… é o maior de todos os tempos em todas as categorias, Só não ganhou Roubaix, porque o Van Aert voltou a usar cranks 172,5mm
Estava a ver qual era o Tour de 2022 e aí perde por culpa própria e excesso de confiança no dia que vai sozinho perseguir o Roglic e o Vingegaard.
Em 2021 não estou a encontrar onde é descarregado no Mont Ventoux, já não me lembro como foi a etapa mas pelo que estou a ver no live da altura não me parece que tenha ficado para trás o Pogacar.
Eu não acho nada, somente comentei especulação sem provas, referindo os procedimentos anti-doping que existem e são aplicados…se os “vampiros” vão ou não a casa do pogacar nem eu nem tu sabemos…de resto a progressão que ele teve na carreira fala por si, assumir que está dopado só porque e com tanta certeza é o que é, acreditamos no que queremos.
No limite do ridículo, se todos se dopam como acreditas, a competição até acaba por ser justa.
Amigo… no desporto de alta competição, onde mete dinheiro, é a ver quem é mais batoteiro. Tenho amigos no meio do ciclismo, alguns até trabalham em equipas do world tour, e sei do que falo.
Neste momento o Pogacar nem é tema (too big to fail), porque os escandalos têm sido todos tratados internamente, por isso é que alguns ciclistas começam a andar muito pouco de um dia para o outro.
Nem a ASO nem a UCI querem grandes escandalos, nunca houve tanto dinheiro como hoje no ciclismo.
Tinha mais de 5 minutos já de avanço para o Vingegaard nessa altura, sem necessidade de ir ao vermelho com essa vantagem.
sim no granon no ano seguinte e no col de la loze também não foi ao vermelho porque não quis. Ou em 2020 quando foi descarregado pelo Miguel Angel Lopes e pelo Roglic também não quis ir ao vermelho.
Descarregado é acabar a mais de 2 minutos, não é perder 30 segundos e o Tour continuar em aberto. E num Tour que até acabou por ganhar.
Agora já é o desporto em geral e batota, ai estamos de acordo, usa-se o que se pode para ganhar, no desporto e na vida, hoje e sempre.
abraço
então ontem o Vingegaard não foi descarregado… eram 30s no topo do tourmalet…
E no fim? Não foram mais de 2 minutos?
O Pogacar não limpou esses tours que perdeu para o Vingegaard porque ele queria ganhar tudo e ir a todos. Andou a desgastar-se em clássicas e em outras provas enquanto o Ving estava de cadeirinha só a pensar no Tour.
Na minha vida nunca vi ninguém como o Pogacar. É, para mim, o melhor ciclista da história e coloco-o no top10 de melhores desportistas de sempre. E é um atleta de ataque e não chupa-rodas ou daqueles que precisa de uma equipa. Porque se é verdade que muitas vezes a teve, também é verdade que limpou muita coisa quase sem ajudas.
Este sprint do Tim Merlier é qualquer coisa.
Acaba a ter sorte que o van der Poel acaba a bloquear o companheiro de equipa e todos que estavam ali mais na frente.
Amanhã, vamos ter umas pequenas subidas antes do descanso.
Etapa 9
Até agora, corrida a ser controlada pela UAE.