Ciclismo - Parte 2

Dificilmente, o contra-relógio do Eulálio é fraco e teria que haver uma grande evolução para chegar ao nível do João Almeida.

2 Curtiram

Só queria um português a ganhar um grande tour. E o Almeida já só tem mais 4-6 anos…

Mas isso é “treinavel”

Acho que podia ser treinado para algumas voltas de uma semana e clássicas como La Flèche Wallonne…

Fantástico o Giro do Afonso Eulálio, mais que merecida a camisola branca e o top 10.

Já em 2024 fez uma excelente Volta a Portugal, andou de amarelo quase até ao fim, arriscou em atacar sem medos na subida do Marão (salvo erro) na etapa da Sra. da Graça, pagou a fatura, perdeu tempo, mas percebeu-se que havia ali talento.

1 Curtiu

Só me lembro de dois ciclistas com uma morfologia similar ao Afonso e que se safam/safavam nos CRIs: Alberto Contador e Jonas Vingegaard.

1 Curtiu

Muito sinceramente, acho difícil.

O João está na “alta roda” há mais tempo e tem outras características.

Mas o João também deu um salto qualitativo ao integrar a UAE e evoluiu bastante.

Veremos que papel pode assumir o Afonso na Bahrain ou se recebe convites para outro tipo de desafios.

2 Curtiram

step by step. João Almeida têm 10 anos pelo menos pela frente.

Eulálio está a começar e a evolução nem sempre é linear. Contudo, Parece-me que num espaço de 1-2 anos pode ser um forte candidato ao top 10 de um grande volta, excluindo a francesa que para uma Bahrain serve perfeitamente para ser chefe de fila.

1 Curtiu

Entre as orelhas, tem tudo o que faz falta.

Falta ver da cabeça para baixo.

https://www.instagram.com/reel/DZAwlwSu5CE/

Vamo, Afonso Eulalio! :star_struck::portugal:

The charismatic Portuguese man has won not just the young rider’s jersey at this Giro, but a legion of new fans too :raising_hands:

https://www.instagram.com/reel/DZAAB-Utf_D/
Our favourite rider of this Giro :orange_heart::portugal:

Pelo vídeo dá para ver que escolheram um final bem apropriado para um final de etapa. Estrada com uma mudança de piso, onde uma bicicleta lançada em sprint vai forçosamente saltar do chão. É só experts…

As cidades estão cada vez mais complicadas para o ciclismo lombas, rotundas, sinalização, etc, mas penso que haverá alterações nas regras para chegadas aos sprints em cidades terem que cumprir certo tipo de requisitos.