Sobre este assunto, já o ano passado tinha comentado.
A volta a Portugal vem descendo a pique na minha consideraçao nos ultimos anos.
Os motivos são varios:
1- Volta ao Norte de Portugal! - Mais uma vez, etapas só no Norte, o sul do pais é excluido sistematicamente ano apos ano-
2- Percurso Repetitivo! - Este é um dos pontos que mais me irrita, é sempre a mesma coisa…Sr da graça/Torre/Sr Assunçao/Cri, Torre/Sr graça/Sr Assunçao/CrI, Sr Assunçao/Sr Graça/Torre/CrI, Sr Graça/Torre/…e por ai fora.
E posso já aqui adiantar que para o ano vamos ter chegadas à…Sr Graça, Torre, Sr Assunçao.
É sempre a mesma coisa, ano apos ano.
E no que toca a ciclismo, prefiro claramente “inovação e originalidade” a tradiçao.
Veja-se o Tour, é claro que há lá subidas miticas: Alpe D´huez, Galibier, Mount Ventoux, etc… mas repetem-nas todos os anos?
E o mesmo se poderá dizer do Giro ou da Vuelta, e mesmo de voltas menos conhecidas.
Sinceramente, Sr da Graça e Torre até são subidas interessantes, mas como é sempre a mesma coisa todos os anos … acaba por perder muito interesse para mim.
Depois, nas restantes etapas também se nota um padrao repetitivo no que toca a partida/chegada, normalmente repetem sempre muito, havendo poucas novidades. Ex: Salvo erro, a etapa final é quase copia da do ano passado.
3- Ciclistas que participam - Apesar de tudo, poria tudo o que ja disse de lado se viessem ciclistas de qualidade a Volta a Portugal.
Se fosse um pelotão de qualidade nao muito inferior ao que provavelmente veremos na Volta a Polonia, ou que foi a volta a Austria…é claro que valia a pena seguir com atençao.
Agora, com equipas que vêm cá para fazer numero, com ciclistas que são 4ªs ou 5ªs escolhas, e com um pelotão onde não se visualiza uma mao cheia de nomes de bons ciclistas… é claro que perde muito interesse a volta a Portugal.
Com limitações financeiras ou não, o facto é que a volta tornou-se numa corrida quase regional e de pouco interesse.
Sinceramente, estou seriamente a pensar em não ligar nenhuma a volta deste ano.