Chelsea - Barcelona - inclinações

- a caminhada da Argentina de Maradona no Italia 90, sempre a torcer para que dessem o estoiro, até que na final lá veio a alegria. Desta arrependo-me mais pois com a inteligência e a idade adulta veio a noção do que representou o pibe no mundo do futebol, apesar da sua personalidade.

Maradona e Mourinho são génios, mas não os posso ver em pintura, que fique claro :wink:

Em primeiro lugar o lance do penalti. Quando um jogador salta com os braços levantados a um cruzamento e a bola bate-lhe na mão, os árbitros só podem ter um juízo: mão na bola, questionar a intenção do jogador não faz sentido, porque assim os árbitros teriam de começar a ler os pensamentos. Parece-me que isto tipo de análises são influências do que disseram os comentaristas do jogo, estes sim claramente tendenciosos.

Mauras, a análise que faço do jogo nada tem a ver com ‘o par de cornos’ que fiquei após o mesmo. A comparação que faço ao jogo do Chelsea em relação ao futebol italiano decorre da forma que os mesmos tem de abordar o jogo. O Chelsea mesmo entrando com mais avançados do que é costume manteve a mesma filosofia que o caracteriza e já caracterizava o Porto. Eles atraem claramente os adversários, dando-lhe posse de bola, tentando invarialvelmente surpreendê-los no contra-ataque, e neste jogo estas caracteristicas mais se salientaram porque o Barcelona é justamente o oposto, é uma equipa que gosta de tera bola.

Para mim estas são as caracteristicas base não só do Chelsea como tb de muitas equipas italianas. Não será por acaso que o sonho do Mourinho, confessado por ele, é treinar uma equipa italiana, onde segundo ele se pratica o futebol mais tático da Europa. Acredito que este futebol agrade a muitos, e que seja muito eficaz, mas para mim, enquanto espéctaculo é decepcionante.

Neste jogo ou nesta eliminatória, o que definiu o resultado, foram claramente os primeiros 20 min da 2ª mão, que resultam mais de demérito do Barcelona do que propriamente da excelência do futebol do Chelsea. Repito, no computo das duas mãos o Barcelona revelou ser superior ao Chelsea, e digo isto sem qq tipo de facciosismo.

Não concordo muito com essa noção de “entregar a posse de bola”… já vi jogos em que o chelsea não os deixa nem sequer tocar na chicha… o que me parece é que ontem com dois avançados e tendo em conta o estilo de jogo de mourinho não havia outra hipótese do que entregar a posse (e a posse não vale nada no fundo) ao barça, que tem um meio campo ofensivo que mete respeito…

O estilo de jogo de Mourinho passa por um pormenor cansativo… onde está a bola estão sempre 2,3 jogadores, disponibilidade física total… isso faz com que o chelsea jogue ao máximo possível no estilo de todos sobem todos descem, compactos, o que em certos momentos de jogo pode dar a noção falsa de estilo defensivo… Obviamente que o estilo normal em que ele joga, de apenas um avançado, é muito compacto no meio, mas parece-me ofensivo onde ele interessa: no meio campo. Ontem o Chelsea não tinha o Lampard tão ofensivo como é costume dai a ideia de jogo partido e de um buraco no meio em que mandava o chelsea parece-me.

Já o futebol italiano esse sim parece-me mais de acordo com a tua descrição… aliás basta-me avaliar as minhas reacções aos jogos: vejo um jogo tipo chelsea - liverpool ou chelsea - arsenal e tenho gosto no que estou a ver, vejo um milan - juventus e ao intervalo estou a dormir no sofá.

Quanto à superioridade… alguém meteu 4 golos ao barça este ano? A superioridade é muito relativa… o Barça dominou no primeiro jogo e lutou taco a taco no segundo, mas no final as equipas de mourinho deixam sempre a mesma sensação irritante do… estava tudo no plano.

Quanto ao lance do penalty concordo com a tua análise embora naquele caso me pareça puxado… não é um lance em que collina tivesse de avaliar “intenções”… o P Ferreira está de costas, o braço já lá está quando a bola lá vai bater, não existe claramente um gesto e uma premeditação legível de tocar a bola com a mão… penso que sendo possivelmente um penalty protegido pela lei seria no entanto um penalty muito triste como decisor de um jogo destes, sobretudo pq não cortou um remate ou uma recepção de um jogador em posição de marcar golo.

Além disso vi mais faltas em que Collina foi tendencioso como não lhe é costume, certamente já nem ele pode com Mourinho :).

Não vi o jogo mas tenho uma cassete de video para passar para dvd para o ver em casa, em emoção fico a perder, mas pelo que tenho ouvido foi um jogo para guardar para a posteridade.

MPCCO não acho que o Chelsea jogo como dizes, compará-lo ao Milan é, no mínimo despropositado. Assumir que Mourinho prepara muito bem os jogos e as suas equipas aproveitam sempre os erros adversários é uma verdade e nisso sim é calculista, mas o futebol do Chelsea tb é pleno nada tem a ver com o Milan defensivo e bom no seu meio campo contra-atacando com 2/3 bons jogadores.

Acho que ontem se jogou a final da LC, foi com tristeza que os dois clubes que melhor futebol praticam tiveram que se defrontar tão prematuramente, mas enfim o futebol é assim.

Comparei o Chelsea com o futebol italiano, não com o Milan apesar de tal como disse antes terem as suas semelhanças.

Quanto ao Mourinho, apesar de não gostar dele nunca deixei de lhe reconhecer méritos, simplesmente e é uma questão pessoal, não gosto do futebol que as suas equipas praticam, bem como das equipas italianas.

Ares,
o turbilhão ofensivo resultam de lances de contra-ataque com origem em falhas de marcação e de passes errados do Barcelona. Quando os problemas foram resolvidos o Chelsea deixou de incomodar, fazendo-o apenas em lances de bola parada. Se utilizas o termo ‘turbilhão’ para o que aconteceu ontem, qual o adjectivo a usar para o que se passou em Barcelona?

Grande jogo de Bola !

Fiquei contente por o Chelsea ter passado, mas acho que eliminação do Barça é uma grande injustiça. O Barcelona foi para mim a melhor equipa.
Não é fácil entrar a perder 3-0, e ainda conseguir voltar a eliminatória a seu favor.
Na minha opinião dois golos do Chelsea nascem de faltas cometidas sobre jogadores do Barça.

No 3º golo, o jogador do Chelsea ganha a bola em falta ao Etoo no meio-campo e faz o passe que isola o Duff.

No 4º Golo o Ricardo Carvalho, faz falta sobre o Victor Valdes na pequena-área.

No 4º Golo o Ricardo Carvalho, faz falta sobre o Victor Valdes na pequena-área.

Dava essa impressão visto de longe. Vê o lance de perto e diz-me onde é que o Carvalho faz falta sobre o Valdez.

Também eu torci ontem pelo Chelsea, tendo ido ao ponto de vibrar com os golos que marcaram quase como se estivesse a assistir um jogo do Sporting ou da Selecção. Então agora que os motivos de felicidade futebolística não têm sido muitos, sempre dá para recordar sensações.

Sou um admirador confesso do trabalho de Mourinho, treinador que teve a capacidade de me colocar a torcer na Europa de forma entusiástica por um clube com o qual não me identifico em nada… o FCP.

Também nada me movia em favor do Chelsea, mas a presença de Mourinho neste clube fez-me adoptar o Chelsea como se fosse o meu segundo clube. Não por um seguidismo em relação à personalidade de Mourinho, mas antes por reconhecer o seu fenomenal trabalho em Inglaterra, sendo mais do que evidente a sua mão na forma de jogar do Chelsea. Aqueles primeiros minutos empolgantes do Chelsea foram equivalentes a outros períodos idênticos do FCP a época passada.

Mourinho tem todas as condições para vir a ter um currículo verdadeiramente único a nível mundial. Se já é nesta altura um fenómeno, o passar do tempo pode vir a elevar ainda mais essa condição. É para mim uma grande satisfação poder assistir a este percurso, sendo ainda maior essa satisfação por se tratar de um português como eu.

Também eu torci ontem pelo Chelsea, tendo ido ao ponto de vibrar com os golos que marcaram quase como se estivesse a assistir um jogo do Sporting ou da Selecção. Então agora que os motivos de felicidade futebolística não têm sido muitos, sempre dá para recordar sensações.

Sou um admirador confesso do trabalho de Mourinho, treinador que teve a capacidade de me colocar a torcer na Europa de forma entusiástica por um clube com o qual não me identifico em nada… o FCP.

Também nada me movia em favor do Chelsea, mas a presença de Mourinho neste clube fez-me adoptar o Chelsea como se fosse o meu segundo clube. Não por um seguidismo em relação à personalidade de Mourinho, mas antes por reconhecer o seu fenomenal trabalho em Inglaterra, sendo mais do que evidente a sua mão na forma de jogar do Chelsea. Aqueles primeiros minutos empolgantes do Chelsea foram equivalentes a outros períodos idênticos do FCP a época passada.

Mourinho tem todas as condições para vir a ter um currículo verdadeiramente único a nível mundial. Se já é nesta altura um fenómeno, o passar do tempo pode vir a elevar ainda mais essa condição. É para mim uma grande satisfação poder assistir a este percurso, sendo ainda maior essa satisfação por se tratar de um português como eu.

Precisamente o que penso, um orgulho ser português e ver que o melhor treinador do mundo é tuga.

Já agora, só faço uma pequena pergunta: O que dirá Beto agora do êxito do Mourinho? Também se riria se lhe dissessem que ele vinha para Alvalade?

Isso já é outra questão…

… eu apesar de tudo o que vejo continuo a achar mto bem que Beto tenha feito frente à entrada de Mourinho, bem como os adeptos que tb mostraram que não o queriam lá.

As coisas não podem acontecer a qualquer custo. O Mourinho tinha vindo de uma semana em que tinha provocado o Sporting e Inácio. Depois veio a situação inaceitável, o tratamento nojento que deram ao Inácio. Tudo isso concorreu para um “não”, pois chega a uma altura em que já é abuso.

Acredito aliás que se Mourinho tem vindo para o Sporting ia passar despercebido como passou no Benfica, onde o deixou no mesmíssimo 6º posto que tinha ao chegar. Para fazer um bom trabalho são precisas condições, e nessa altura acho que não as teria como não as teve no Benfica ou como não as teve logo à chegada ao Porto onde ainda perdeu uns jogos.

Pior do que o nosso caso é o do Benfica, que o teve com contrato assinado e decidiu (obrigado Vilavinho) que Toni é que era.

Acho que o Benfica e o Sporting falharam foi mais tarde… na altura em que ele estava disponível após o ano em Leiria… aí é que era de lhe ter deitado a mão.

Mppco, em Barcelona o quê??? Está a falar da meia-hora em que o Barcelona massacrou efectivamente o Chelsea - mas apenas porque este tinha visto o Drogba ser injustamente expulso

11x11 a conversa foi outra…

E volto a dizer, que seria do potencial ofensivo do Barça sem o Ronaldinho e o Etoo…que seria o Chelsea com o Robben e o Drogba a jogarem de início???

O R. Carvalho faz falta sobre o GR, é o próprio que praticamente admite, aliás, na repetição vê-se bem que faz falta, portanto o 4º golo do Chelsea é irregular, não que isso retire mérito a este Chelsea, mas que é irregular é! :roll:

O R. Carvalho faz falta sobre o GR, é o próprio que praticamente admite, aliás, na repetição vê-se bem que faz falta, portanto o 4º golo do Chelsea é irregular, não que isso retire mérito a este Chelsea, mas que é irregular é! :roll:

Yep, na repetição por tras ve-se bem o Carvalho a agarra-lo.

Barça, obviamente, e não está relacionado com gostar ou não de Mourinho. Gosto muito do Barça.

Mourinho é muito bom, não há nada a dizer. E tem tido os deuses do seu lado…

A.A.

Esquecia-me desse pormenor... Chelsea e Aston Villa, as equipas do leão em inglaterra.

O Middlesbrough também tem um leão rampante.

Mppco, em Barcelona o quê??? Está a falar da meia-hora em que o Barcelona massacrou efectivamente o Chelsea - mas apenas porque este tinha visto o Drogba ser [b]injustamente expulso[/b]

11x11 a conversa foi outra…

E volto a dizer, que seria do potencial ofensivo do Barça sem o Ronaldinho e o Etoo…que seria o Chelsea com o Robben e o Drogba a jogarem de início???

Na minha opinião o Barça dominou o jogo inteiro e esse dominio acentuou-se com a JUSTA expulsão do Drogba (Duas entradas claras para amarelo, uma delas a roçar o vermelho directo).

Quanto à ausências penso que o Barça tb tem por onde se queixar, senão vejamos:

-Rafael Marques: na 2ª mão se ele jogasse provalvelmente os erros defensivos dos 1ºs 20 min não aconteceriam

-Larsson: Há muito que a sua ausência debilita o ataque do Barça.

Além desses tb posso falar no Edmilson, Mota e Gabri, jogadores que, principalmente o primeiro têm feito falta à equipa do Barcelona.

É óbvio que as ausências de Drogba e Robben fazem mossa, mas no computo geral penso que o Barça ficou mais penalizado com as suas ausências.

Finalmente, com ausências ou sem, a minha opinião, é que de facto no computo das duas mãos o Barça jogou melhor e sem querer dar muita atenção à arbitragem, a verdade é que se não existissem mais uma vez erros determinantes a favorecer uma equipa do Mourinho, eventualmente a história teria sido outra.

Essa da arbitragem não concordo, desculpa lá, se leres em muitos jornais estrangeiros podes ver que todos disseram que a expulsão foi forçada ou mais que forçada, incorrecta, e que o penalty do Paulo Ferreira não foi completamente claro, que tb podia não ter marcado…

Voltando ao primeiro jogo, 11 contra 11 o Barcelona foi inofensivo e nunca revelou capacidade para derrotar o Chelsea…

pois…mas Beto é suplente no grande sporting…e Mourinho é só o melhor treinador do mundo…

aliás se ele viesse para o sporting…grande razia faria com certeza… :shock:
mas como isso não acontece…temos os meninos a jogarem quando a montra é apetecível…e depois nada ganham e só saem… :?

grande vitória do chelsea…e parabéns a esse verme-lhusco portuga que não haja duvidas é um grande treinador…

-Rafael Marques: na 2ª mão se ele jogasse provalvelmente os erros defensivos dos 1ºs 20 min não aconteceriam

É óbvio que as ausências de Drogba e Robben fazem mossa, mas no computo geral penso que o Barça ficou mais penalizado com as suas ausências.

Finalmente, com ausências ou sem, a minha opinião, é que de facto no computo das duas mãos o Barça jogou melhor e sem querer dar muita atenção à arbitragem, a verdade é que se não existissem mais uma vez erros determinantes a favorecer uma equipa do Mourinho, eventualmente a história teria sido outra.

Mpcco

É simplesmente incrivel o que consegues escrever para justificar o que não tem justificação, essa do Rafael Marquez então brada aos céus, a tua teoria é que o barça (ekipa vulgar) so perdia por 3 sekos aos 20´devido a falhas de marcação, ora, que temos nós que pedir a ekipas ke keiram realmente ganhar tudo? Concentração absoluta do 1º ao ultimo minuto, se os homens nao jogam nada, têm um treinador patetico, e um conjunto de 11 jogadores dependente de outros 3 e o Chelsea esses sim têm uma equipa que pretendes dizer com o que escreves?
Apenas após a expulsão de Drogba em Camp Nou o barça (ekipa vulgarissima) conseguiu ser superior durante os 180 minutos da eliminatoria, tirando isso foram sempre manietados tacticamento pelo pekeno mouro, ate mesmo quando na 2 parte em Inglaterra tentaram vir para a frente.

Não há sequer comparação entre a falta que um Arjen Robben faz ao Chelsea e o Larsson possa fazer ao barça, e ainda por cima dizeres que no computo geral o Chelsea foi beneficiado é mesmo de rolar a rir, expulsao va-se la saber pq do Drogba, penalty super-hiper tendencioso do Ferreira, contra a suposta falta do RC no Valdez… :roll:

Encara a realidade, Mourinho entrou com 2 PL´s e o Rijkaard foi completamente comido, depois o Collina la lhe deu um penalty e ate parece que tinham hipoteses, mas o facto é so um, o barça vive de Ronaldinho, Deco e Eto´o o Chelsea é uma ekipa e mereceu a eliminatoria a 100%

Uma rennie e isso passa :wink:

Mpcco

É simplesmente incrivel o que consegues escrever para justificar o que não tem justificação, essa do Rafael Marquez então brada aos céus, a tua teoria é que o barça (ekipa vulgar) so perdia por 3 sekos aos 20´devido a falhas de marcação, ora, que temos nós que pedir a ekipas ke keiram realmente ganhar tudo? Concentração absoluta do 1º ao ultimo minuto, se os homens nao jogam nada, têm um treinador patetico, e um conjunto de 11 jogadores dependente de outros 3 e o Chelsea esses sim têm uma equipa que pretendes dizer com o que escreves?
Apenas após a expulsão de Drogba em Camp Nou o barça (ekipa vulgarissima) conseguiu ser superior durante os 180 minutos da eliminatoria, tirando isso foram sempre manietados tacticamento pelo pekeno mouro, ate mesmo quando na 2 parte em Inglaterra tentaram vir para a frente.

Não há sequer comparação entre a falta que um Arjen Robben faz ao Chelsea e o Larsson possa fazer ao barça, e ainda por cima dizeres que no computo geral o Chelsea foi beneficiado é mesmo de rolar a rir, expulsao va-se la saber pq do Drogba, penalty super-hiper tendencioso do Ferreira, contra a suposta falta do RC no Valdez… :roll:

Encara a realidade, Mourinho entrou com 2 PL´s e o Rijkaard foi completamente comido, depois o Collina la lhe deu um penalty e ate parece que tinham hipoteses, mas o facto é so um, o barça vive de Ronaldinho, Deco e Eto´o o Chelsea é uma ekipa e mereceu a eliminatoria a 100%

Uma rennie e isso passa :wink:

Meu caro,
a tua intolerância à opinião contrária é bastante evidente no teu comportamento ultimamente no fórum e mais evidente se torna pelo que dizes em relação a este jogo.

Em primeiro lugar, se calhar não leste todo o tópico, nem sequer tiveste atenção ao que eu disse. Eu não tentei justificar a derrota com a ausência do R.Marquez, simplesmente quis fazer notar ao Ares que em relação a ausências, o Barça também tinha por onde se queixar.

A forma como te referes ao Barça revela bem a tua forma de encarar e analisar o futebol, pelo menos. Para ti, todos são patéticos, medíocres e perante isto pouco há a dizer.

Essa equipa banal que te referes é simplesmente lider destacada de um dos campeonatos mais dificeis da Europa, e se isto não te bastar lê atentamente o que Mourinho, que tanto gostas, disse para explicar a imensa alegria que demonstrou quando acabou o jogo.

Quanto à questão das arbitragens só posso sorrir perante o que escreves. Mas deixo-te algumas perguntas: será que mão do P.Ferreira está onde está sem intenção alguma? Será que o árbitro tem de avaliar esta intenção? Será que o penalti de ontem do Braga tb não deveria existir? Por ultimo, julgas que a colocação do R.Carvalho naquele local é obra do acaso?

Como em muitos outros assuntos, este é outro que tenho uma opinião completamente oposta da tua. Agrada-me a forma de jogar do Barcelona, é o tipo de futebol que proporciona espetáculo e aquele que gostaria de ver mais vezes em campo. No entanto, isto não me impede de achar que o Mourinho é de facto um grande treinador e as suas equipas jogam bom futebol, são bem treinadas e competitivas, fundamentalmente.
Infelizmente a tua visão das coisas é mais a preto e branco, o que é pena.

Para encerrar este tópico em beleza, neste dia tão triste eh eh