No Interior, houve quebras de 30% em algumas freguesias…
Perder população penso que seja um caso único na Europa
Não que isso seja necessariamente mau
Eu sou do interior.
Na minha aldeia onde já não vivo 50% do pessoal da minha geração emigrou simplesmente.
EDIT: A minha aldeia até é uma das grandinhas.
Agora acho que ando por volta das 700 pessoas.
Há 25 anos eram mais de 1000.
Os indices de emigração deveriam estar aqui reflectidos ajudariam a ter um quadro mais completo da situação.
Mas também quando não se removem mortos dos cadernos eleitorais, a preocupação dos politicos não será grande.
Meu concelho passou de 24 mil habitantes, pra 21 mil… Minha freguesia reduziu cerca de 23%, agora são cerca de 548 habitantes dividido por duas antigas freguesias. Mais área do que gente no interior…
As duas freguesias vizinhas, uma já só tem 120 habitantes, a outra 146, ambas nas próximas eleições, já não tem mesa de voto, vai ser reunião na sede e braço no ar…
O meu concelho perdeu 10% dos habitantes, também sou do interior.
É impossível, não há empregos, não há incentivos, claro que ninguém fica aqui.
Também não percebo muito bem porque é que perdemos tempo com estas coisas. Não vai mudar nada e não.
Completamente!!!
Não percebo o fascínio pelo litoral.
Depois da costa há o Atlântico e as americas só a 5000km de distância.
Nos temos a Europa toda aqui ao lado.
Diria a lógica que quanto mais perto da Europa melhor.
A lógica neste caso não faz sentido.
As poucas coisas que vão abrindo por aqui é lares de idosos.
Vejo cada vez mais incentivos mesmo camarários para abrirem ainda mais lares com a desculpa da tranquilidade do ar puro e do diabo a sete.
Nada tenho contra os velhotes que merecem ser tratados com o máximo de respeito nos seus ultimos anos de vida.
Mas por aqui velhos já há muitos, é preciso é jovens.
O fascínio do litoral são as estruturas, emprego e a mobilidade. Coisas que os governantes nunca se preocuparam em desenvolver no interior.
No interior ou tens um pequeno boteco, trabalhas para uma pequena empresa ou trabalhas para o estado. Não existem os grandes pólos empresariais, a habitação em grande quantidade para arrendar e é complicado uma pessoa deslocar-se diariamente da aldeia para a vila ou cidade para trabalhar, porque as estradas; principalmente as de zona de serra; são de má qualidade.
Quem nasce no interior ou vai para o litoral, ou se tiver juízo como eu emigra para fora. Gosto muito do meu país, mas sustentar canalha política corrupta já deixei de dar para esse peditório.
Nada a fazer quanto a isso.
Eu já me resignei.
Da minha parte eu vou ser o primeiro a incentivar as minhas filhas a emigrarem se elas assim o pretenderem.
Eu já estou cota para emigrar mas se me apanhasse com menos 25 anos era a minha primeira opção.
Se legalizarem os milhares (chegarão à centena de milhar?) de Brasileiros, Nepaleses, Indianos, Romenos e Bulgaros que por aí andam a serem explorados talvez “melhore” a cena.
Fascínio é estruturas, vias rápidas, etc… Por isso ninguém quer vir pra aqui… vejam caso dos médicos, nem a pagar, dar casa, querem vir…
Minha freguesia na década de 40 chegou a ter mais de 3 mil habitantes, distribuídos por várias anexas… ainda sou do tempo que tinha haver desdobramentos na mesa, eram 3 mesas, uma na junta, outra na escola, e outra no salão da casa do povo… hj? Uma mesa pra 300 e tal aqui e outra na outra freguesia agregada (cerca de 150)… e a perspetiva é de piorar. Maioria idosos na casa dos 80/90… mais novos é meia dúzia… maioria trabalha tudo fora…
Romenos a trabalhar?! Em toda a Europa, apenas conheço jogadores de futebol, ladrões, carteiristas e pedintes da Roménia. Se dizes que trabalham em Portugal, quem sou eu para duvidar.
Conheço romenos a trabalhar em Portugal que são boa gente. Com filhos com dupla nacionalidade, putos impecáveis.
Just for the record.
Carteiristas e ladrões não conheço. Escolhe melhor as tuas companhias e não sejas obtuso.
Fim de off-topic.
És da Guarda?
Claro que não conheces carteiristas e ladrões que se juntavam nos eléctricos ou nas paragens de autocarros junto a trabalhadores dos escritórios e turistas na baixa de Lisboa.
Porque não estavas habituado a vergar a mola como este obtuso aqui, porque tu sim és a mente aberta e iluminada. Curioso, que o Nicolas Sarkozy decidiu deportá-los da França e esse já não era obtuso.
Há aqui foristas da Guarda??. Eu tambem sou
Há vários no interior de Portugal do Leste da Europa, Romenos sobretudo dedicados a atividade agrícola etc. Não são só Indianos e Nepaleses que estão metidos nisso, neste caso os que conheço estão legais mas até diria que há bastante malta de leste ilegal cá.
É fundamental que estejam legais, para não serem explorados nas condições que já vimos recentemente nas notícias em que estavam a ser tratados como escravos.
Pessoas que não estão legalizadas são presa fácil para certa escória da sociedade, seja em trabalhos forçados, exploração sexual e sem forma de se defenderem ou pedirem auxilio às autoridades.
Infelizmente também temos histórias destas com compatriotas nossos.
Sustentas outros.