Censos 2021 - Portugal perde 2% de população

Eu não sou da cidade da Guarda, mas pertenço ao Distrito da Guarda.

Eu também pertenço ao distrito da Guarda

1 Curtiu

Na interpretação dos resultados, a ministra da Coesão Territorial (quem? pois, mais um ministério…) já veio dizer que é preciso investir numa política de imigração muito “activa e acolheradora”.

Portanto, alguém me consegue explicar porque raio em vez de se optar por este caminho, não nos decidimos por uma política que incentiva de uma vez por todas o aumento da nacionalidade nacional?

Claro que é um opção onde não vamos ter resultados a curto-prazo, isto é a pensar no próximo ciclo eleitoral, no entanto estaríamos a “trabalhar” para equilibrar a pirâmide demográfica nacional, tornar o sistema da segurança social mais sustentável e sobretudo, preservar a entidade portuguesa no nosso próprio país a médio/longo-prazo.

Por outro lado, ao optar pelo caminho mais fácil, e também mais falacioso, é importante não esquecer que o imigrante que chega a Portugal é tipicamente um imigrante sem grandes qualificações profissionais (o imigrante super qualificado é a excepção, não a regra).

Para além do mais, por norma este imigrante trabalha a recibos verdes logo pouco ou nada contribui para o sistema da segurança social (obras, uber eats, trabalhos sazonais), e do pouco que ganha, a prioridade seguramente não é injectar na economia nacional mas sim, enviar para os familiares na terra natal.

Também não me parece que seja a melhor medida com vista a aumentar a média do salário líquido nacional já que os imigrantes estão dispostos a trabalhar por valores que roçam o ridículo. Assim sendo, como vai o português competir contra esta oferta agressiva?

Espero estar enganado, mas creio que o imigrante também envelhece ao mesmo ritmo que o português, portanto o que vai acontecer daqui a 20 anos?
Quer-me parecer que também vai ser mais um a pesar no sistema de segurança social, sendo que pouco ou nada contribui para o mesmo.

Já agora, também deve ser capaz de usufruir de mais apoios do estado em comparação com o típico cidadão português, quer seja ao nível de serviços de saúde mas também de educação (como por norma são famílias numerosas e que pertencem aos escalões mais baixos de rendimentos, garantem maior proteção por parte do sistema atual quer seja nos acessos à educação infantil gratuita - creches, material escolar - para os numerosos filhos ou saúde para todos).

No meio disto tudo, o português continua a ser o mais maltratado disto tudo…só serve para pagar, nunca para receber.

Eu vivo na zona da serra. Fica longe…

Eu sou de Manteigas

1 Curtiu

Colega forista, há 8 meses que não escreves no fórum. Quando o fazes, é para misturar opinião com erros factuais relativamente a emigrantes. Não arranjas um tópico sobre o Sporting para escrever?

A população imigrante contribui positivamente para o saldo do estado/segurança social. Tens esta fonte para verificar: Imigrantes rendem 884 milhões de euros à Segurança Social
É facto que “dão lucro”.

Isto não invalida que se estimule a natalidade. Aqui concordo contigo, mas é outro assunto. E é opinião.

Emigrantes envelhecem como os portugueses, sim, mas só chegarão à idade da reforma daqui a 40/50 anos. E quando lá chegarem, se trabalharem a vida toda merecem tanto a reforma (paga pelos que estiverem a trabalhar nessa altura) como qualquer outro. Quando lá chegarem muitos terão tido filhos que cresceram aqui e que serão contribuintes ativos.

Mandam dinheiro para fora, certo. Mas tu também mandas quando compras os ténis de marca, a TV grandalhona, vais de férias ou pagas o netflix. Tipicamente, os emigrantes não fazem estas despesas. Da mesma maneira que os teus tios, primos, conterrâneos ou amigos da tropa do teu avô fizeram em França, na Alemanha, etc.

1 Curtiu

Sim

1 Curtiu

Se se preocupassem mais com quem se vê obrigado a emigrar para fora do que quem quer imigrar para cá é que tinham juízo.
Mas isso é pedir demais para estes ursos.

1 Curtiu

Neste momento sustento um estado social de um país que discrimina e me informa sempre de como, quando e o porquê de como é gasto o dinheiro que pago em impostos.

Estou perfeitamente tranquilo e sei que a qualquer momento não vão alterar as políticas fiscais porque sim, ou que vão aleatoriamente criar uma nova taxa ou imposto para sustentar um novo organismo ou fundação de boys do partido A, B ou C.

Existe transparência e clareza nos organismos estatais, sei que posso falar com o presidente da câmara ou com o primeiro-ministro, sem ter que pedir uma audiência ou autorização especial, sim pode levar semanas a conseguir uma marcação, mas consigo falar com eles. Posso solicitar as contas de qualquer organismo público e saber como é financiado.

Coisas que em Portugal ainda são demasiado lamacentas.

Sou de Seia

Sim

Eu também

Dao lucro? Isso e um statement muito forte com base apenas em dados da seguranca social e muito redutor tambem.

Como ja disseram a larga maioria da imigracao em PT e nao qualificada, o que para o desenvolvimento do Pais e essencialmente prejuizo a longo prazo.

É combinarmos um café aí por Seia, eu passo lá muitas vezes

1 Curtiu

Ok… :+1:

Bom dia, mais um da mais alta.

Temos que combinar ver um jogo, logo que seja possível.

2 Curtiram

Qual é o problema de existirem imigrantes em Portugal?

Quantos emigrantes portugueses há por esse mundo fora?

E são todos gente boa? Não roubam? Não matam?

Eu não tenho desses complexos nacionalistas.

Para mim, seja bem vindo quem vier por bem.

3 Curtiram