Meus caros,
Se repararem, aparece «Alvalade XXI - Estádio José Alvalade». Se forem ler bem a documentação da altura (construção do estádio e inauguração) resulta claro o seguinte:
O estádio chama-se «Estádio José Alvalade» como obrigam os estatutos.
O complexo envolvente (clínica, alvaláxia, etc) é o Alvalade XXI
Nem mais!
Para mim sempre foi um tema muito claro.
O Estádio chama-se (como sempre se chamou e espero que continue para sempre) “José Alvalade”.
Todo o complexo - Estádio e área circundante (Pavillhão Multiusos, Alvaláxia, Clínica CUF, Holmes Place, Edifício Sede, etc) apelida-se de Alvalade XXI (independentemente de ser ou não do Sporting).
Estádio José Alvalade, sempre. O nome não pode ser alterado, está nos Estatutos do clube.
P.S.: ao ver a foto da maquete do antigo estádio… confesso que me vieram as saudades. Caguei para o raio das 5 estrelas, gosto muito mais do estádio antigo.
A porta 10-A era a porta “principal” do velho Estádio, era por ali que entravam e saíam os jogadores antes e depois dos jogos e dos treinos e era ali que se congregavam os sócios para os saudar (e criticar). Quando era mais novo cheguei a parar por lá só para ver os nossos craques a sair depois dos treinos. Logo à entrada havia uma estátua de um leão em pedra branca (segundo me parece, será a que está agora na secretaria) e muitas vezes era aí que os reforços eram fotografados. A 10-A ficava na superior sul, entre as portas 10 e 12, que davam acesso àquela bancada, daí o número “10-A”.
Apesar de habitares o Monte Olimpo, deves ser, apesar de novo, pouco omnisciente… :lol:
A porta 10-A era a antiga entrada “principal” do Estádio José Alvalade. Era por onde entravam os jogadores (árbitros, treinadores, etc.) para os jogos e treinos. Era onde se “montava guarda” para aplaudir os sucessos e vaiar nas derrotas, para pressionar os adversários e até os árbitros. Para se pedir autógrafos, etc. Foi perto desta (e por causa da chegada do autocarro do Porto a esta zona) que cedeu o varandim num triste dia para o Sporting e para uma das claques do Sporting e, atrevo-me a dizê-lo, para o futebol português que insiste em levar os jogos em frente, mesmo quando se perderam vidas.
Era onde se começava a sentir todo o “Sportinguismo” que ali existia e onde, passando a mítica porta, se via o leão (hoje na zona dos balneários) e a divisa leonina «Esforço, Dedicação, Devoção e Glória: Eis o Sporting!» recebia quem chegava.
Foi também o nome que 2 ex-jogadores do Sporting deram a um bar em Lisboa.
Muito obrigado pelas belas explicações que me deram, posso explicar o facto de não saber, através de outro facto que é o da minha familia não gostar de futebol muito menos do Sporting, sou o único e isso me deixa por vezes um pouco à toa, mas adoro ser do Sporting, cada vez que estou com a família são trinta lampiões a dar-me na cabeça, mas eu cá não mudo!
Falando na Porta 10-A, penso se não faria falta uma agora, para termos alguma ligação com os jogadores!?
Mas quando falo em porto 10-A não é uma coisa com 10-A lá espetado em cima, é uma zona onde tenhamos contacto com os jogadores, nos bons e nos maus momentos!
A cedência dos “naming Rights” parece-me uma excelente ideia. O Sporting precisa de encontrar formas de aumentar as suas receitas sem passar pela alienação de património ou passes de jogadores.
Esta discussão é muito parecida com a que existiu à alguns anos atrás sobre o “crime” de a nossa camisola passar a ter publicidade!!!
Ao contrário do que existe agora, pela porta 10-A do Estádio José Alvalade (demolido) entravam todos os atletas do SCP de todas as modalidades do clube, dos vários escalões etários, excepto os da Ginástica e da Natação, que tinham acessos próprios.
Naturalmente havia um porteiro que controlava as entradas e validava as eventuais ‘cunhas’.
Por essa porta, os atletas acediam ao Posto Médico, Balneários e secções das respectivas modalidades. Lá dentro todos se conheciam, fosse de que modalidade fosse, pelo facto de pisarem espaços comuns (àrea dos corredores).
Depois de subir uma ligeira escadaria, dez metros à esquerda junto à parede do fundo, estava o portão de ferro que dava acesso ao túnel que levava à pista e ao relvado.
Bem precisado! Foi “entrar” pela porta 10-A dentro.
Já entrei no campo do novo estádio pela zona dos balneários, nas visitas que fiz. Mas entrar no estádio antigo, pela escadaria de acesso ao campo, por trás da baliza sul…foi algo com uma carga muito mais forte… :-\