Catió Baldé

Quem é Catió Baldé?
Qual é o papel que Catió Baldé tem na formação de jogadores?
Qual é o papel que Catió Baldé desempenha como empresário?
Quais são os jogadores que Catió Baldé representa?
Quais foram os jogadores pertencentes a Catió Baldé que fizeram carreira no futebol?
Qual é a relação que Catió Baldé tem com os dirigentes do Sporting?
Quais têm sido os resultados para o Sporting, em apostar nos jogadores de Catió Baldé, em detrimento dos jogadores nacionais?

-É um empresário de futebol Guineense.
-Traz charters de guineenses de Bissau para os clubes portugueses para que eles os alimentem, vistam, eduquem e formem…
-Recebe umas comissõezitas e tenta sugar os putos até ao tutano como se viu com Zezinho…
-Todos os Guineenses que jogam em Portugal provavelmente…
-Poucos ou nenhuns.
-Boa, principalmente com o Carlitos.
-Até agora nenhuns. Vamos ver o que dão Bruma, Zezinho e Iés… Entretanto alguns já concluiram a formação… Sem êxito…

Acho que é isto…

Pelo conhecimento que tenho por um clube que milita nos escalões inferiores daqui de onde eu moro que tem uma parceria com o Sporting, numa ida à nossa Academia foi comentado com pessoas da nossa estrutura a quantidade de jogadores que provinha da Guiné.

Em que foi referido que o tal empresário tinha uma carteira enorme de jogadores guineenses, que muitos até escolhiam a idade que queriam vir para europa e até um nome novo. Nessa época chegou-se a ter aqui no plantel júnior da equipa de onde eu moro, 7 guineenses, alguns de qualidade duvidosa e outros com mais talento. De certeza que o empresário deve ter ganho alguma comissão por os colocar aqui, contudo pequena suponho. Alguns desses jogadores, daqueles que lhes conheço o rastro, uns continuam a jogar no escalão júnior, para surpresa minha, outro está no atlético madrid b e outros a jogar na zona de lisboa.

Em conversas que tinham com alguns desses jogadores, quando lhes perguntavam onde iam jogar no próximo ano, respondiam-me sempre que o empresário é que sabia. Eles tinham o Catió Baldé bastante em conta, como uma pessoa que zelava pelos interesses deles.

Apenas encontrei isto…

"[b]CATIO BALDÉ O TRAFICANTE[/b] Li hoje com muita atenção a entrevista de Catio Baldé na “A Bola”.Duas páginas como se o homem fosse um grande craque no mundo dos negócios de menores no futebol, quase todos eles concentrando situações muito obscuras.Mas no calor da palavras, Catio Badlé, um guineense que conheço razoavelmente bem. Confessa que é o homem mais sério do mundo e que trabalhou no FC Porto com Joaquim Pinheiro, mas as pessoas começaram a ter ciúmes desta amizade e até diziam que Baldé dividia o dinheiro dos jogadores que enviava para os dragões com o senhor Pinheiro que é irmão de Reinaldo Teles.Quem pensar uma coisa dessas de Catio Balde, não sabe o que está a dizer. Este guineense que se diz empresário de jogadores da bola, nunca o foi nem está habilitado para isso.Como pode um jornal como “A Bola” dar duas páginas nobres de entrevista a Catio Balde, sem conhecer o homem. Quando digo que e “A Bola” não o conhece sei o que estou a dizer, porque não acredito que este jornal de referência desse este espaço a um homem que há muito pouco tempo saiu da prisão onde esteve a penar por tráfico de droga.Antero Henriques nem o quer ver e tem mais que razões para isso, porque ele, ao contrário de “A Bola”, sabe quem é Catio Baldé que surgiu no FC Porto pela mão de Joaquim Pinheiro e Reinaldo Teles. Não façam confusões. O Antero não come grupos. "

Deve ser um gajo muito útil para abrirmos aquelas Academias em África que já ouvimos falar há uns bons anos!

E também tem trazido uns jogadores jeitosos. Veja-se o exemplo de jogadores saídos da formação que chegaram aos seniores vindos pela mão de Catió:…, …, … . (são mesmo muitos)

Alguém deve estar contente e continuar a encher o papo!

Nem vale a pena comentar este tipo de notícias.

Tenho apenas a dizer (só tenho ouvido falar dele de à um par de anos para cá) que está ao nível do Godinho e comp.

Nao faço a mínima ideia quem seja o personagem mas que o SCP tem tido guienenses com bastante talento é 1facto.
Amido balde, José Lopes e principalmente Bruma tem potencial para jogar no SCP.

Falam das relações com Freitas mas penso que nao é ele que decide as contratações dos miúdos.

Ao que sei, tudo o que é guineense, chega cá por intermédio do Baldé. Seja para o Sporting, Benfica, Porto, Oeiras, Belenenses, etc…

Quanto às relações directas com a direcção desconheço, mas sendo principalmente de formação, deverá ter ligações com o Scouting.

Agora, não cometo nenhuma inconfidência quando digo que um ex-diretor de futebol de um clube de Lisboa me disse "Em Bissau? Chegam ao pé de ti e perguntam-te: “Que posição precisas e que idade queres que ponha nos documentos?” ".

O que marquei a bold é uma completa falácia. Lembra-te de apenas 1 jogador guineense conhecido em toda a história do futebol?? Zero, népia! Dizer que José Lopes e Amido Baldé tem potencial para jogar no SCP é ter o nível de exigência muito muito em baixo…

É que isto de ser relativamente bom nas camadas jovens não é a mesma coisa que dar grande jogador nos seniores, quanto mais não seja pelo que o Hugo Malcato disse: que idade queres que ponha nos documentos?

O SCP tem de aprender com os erros do passado. Estrangeiros? Só se forem de qualidade mesmo muito superior ao que já temos. De resto, não adianta. Por exemplo, ouvi que na Academia há grupos de jogadores que apenas falam crioulo. Isto não é identidade do SCP e os frutos que têm trazido são nenhuns. Temos de mudar a nossa filosofia rapidamente: desde os seniores aos mais novos!

Chegam aos seniores com idade para terminar a carreira…

Neste momento em vez de existir a Academia Sporting, existe a Academia Sporting e a Academia Catió. A única relação e linguagem existente é o futebol dentro de campo. Fora de campo não há misturas e o ambiente é péssimo.

Ficamos a aguardar um jogador sénior de nível oriundo da Guiné, com o selo Catió Baldé. Mesmo que se pague os direitos de formação à Academia Demba Sanó…

Fica mais uma notícia:

Bruma pode levar a queixa na FIFA

Leonel Silva, empresário de Bruma, extremo-esquerdo de 15 anos do Sporting, pondera fazer uma queixa à FIFA contra o clube de Alvalade, por o atleta estar a ser ameaçado psicologicamente em Alcochete e até vigiado na escola, apurou o CM.

Fonte ligada ao jogador disse ao nosso jornal que Bruma tem o telemóvel confiscado e que desde terça-feira está impedido de contactar com o exterior e até com a família, além de ser controlado dia e noite por um segurança da Academia leonina.

Na sexta-feira, a mãe adoptiva do atleta – Nené Oliveira - e os três irmãos foram ao centro de estágio leonino para visitar o jovem e acabaram por ser impedidos de o fazer por um segurança.

Gavião, o irmão mais novo de Bruma, jogador nascido na Guiné-Bissau mas naturalizado português, foi mesmo agredido por um indivíduo que estava com o agente Catió Baldé. O CM tentou contactar este agente, mas sem sucesso.

O próprio Bruma pediu a um colaborador do empresário Leonel Silva para não lhe ligar, pois estava com medo devido às ameaças. O jogador tem previsto assinar contrato de profissional com o Sporting amanhã, mas para que o contrato seja válido são necessárias as assinaturas do agente e da mãe, o que não irá acontecer.

QUEIXA-CRIME CONTRA AGENTE CATIÓ BALDÉ

Leonel Silva vai mover uma queixa-crime contra Catió Baldé, devido às ameaças e insultos feitas pelo agente e seus colaboradores à família de Bruma, na sexta-feira à tarde em Alcochete.

A família estava acompanhada por um advogado e foi insultada. O CM apurou que as imagens estão gravadas no circuito interno de vídeo da Academia.

O Sporting faz tudo para preservar o atleta e para o deixar longe do assédio de grandes clubes – o Manchester City já fez uma oferta superior a dez milhões de euros pelo extremo, que também interessa ao Chelsea.
[url]http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/sporting/bruma-pode-levar-a-queixa-na-fifa[/url]

É só máfia…

Eu até gosto dos nossos guineenses Edgar, Zezinho, Agostinho e Bruma, mas empresários da bola é tudo a mesma coisa. Quanto mais longe melhor.

mas o que é que o facto de nao haver jogadores guineenses conhecidos no futebol tem haver com o potencial de miudos de 14/15 para virem a ser bons jogadores daqui a uns anos? Por Weah ter sido 1 jogador brutal vamos contratar jogadores á Liberia?!

Os 3 jogadores que referi foram contratados para integrar os escaloes + jovens e sempre mostraram ser dos melhores nas suas geraçoes por isso nao vejo onde as contrataçoes falharam, se fores ao topico do Servio que o SCP contratou verás a minha opiniao sobre contratarmos juniores estrangeiros mas sinceramente nao me parece justo falar-se destes 3 como falhanços até pq tanto Bruma como José Lopes já podiam ter rendido uns € ao SCP.

A história de haver miudos com identidades trocadas é antiga e até acredito que possa ser verdade mas pelo que sei o SCP faz testes as idades dos miudos e se a idade nao coincidir nao fica com os miudos mas nao sei até que ponto é que pode haver miudos + velhos a jogar em escaloes + jovens mas + uma vez já viram os 3 guineenses jogar ao vivo? É que nenhum deles (nem o Baldé que fisicamente é muito desenvolvido) parece ser + velho que a idade que eles dizem ter.

Se existe mau ambiente na Academia e miudos a falar crioulo a culpa nao é de nenhum empresario mas sim dos responsaveis da nossa formaçao nesse aspecto concordo ctg no ultimo ponto mas acho que a mentalidade vencedora tem de se incutir tanto nos estrangeiros como nos Portugueses.

Será relevante saber quantos contentores de jogadores Catió Badié traz por época… Porque motivo os traz, quais é que apresentam qualidade e qual é o motivo que não singram.

Continuo sem compreender a contratação de jogadores como Luis Paez, Rabiu, Pupo, Quintulen, Ameli, etc… São melhores que os jovens nacionais?

Correcto mas foste tu que abriste o tópico… Eu nao faço a mínima ideia quem é o catio balde apenas falei nos 3guinenses que me lembrei de ver jogar nos juniores e que me parecem ter sido boas contratações, os outros que jogam nas camadas jovens ainda nao os vi jogar para dar uma opinião +fundamentada sobre o seu potencial.

Era interessante saber a opinião do pessoal que acompanha + de perto s caras jovens para saber qual o Potencial de jogadores como Agostinho cá, edgar ie, antoninho etc

Em relação aos outros que referes nao me parece que sido este empresário responsável mas já escrevi o que penso no tópico do miúdo sérvio que o SCP contratou.

Se em contornos gerais, este topico ate pode ser pertinente, nao me parece todo apropriado no que toca a nossa formacao. A aposta no mercado africano e importante, para clubes como o Sporting. Existe muito miudo com um potencial tremendo naquele continente. E como ja disseram, os guineenses que temos na formacao cotam-se entre os melhores jogadores dos seus escaloes.

Mais uma vez a minha questão é esta: o facto de serem bons jogadores nas camadas jovens quer dizer exactamente o quê? É que se fores um tipo que se desenvolveu morfologicamente mais depressa que os teus colegas é normal que aos 13,14 anos faças a diferença dentro de campo. Mas eu não me interessa minimamente ser campeão nacional de iniciados. Olha o Cristiano Ronaldo que nunca foi campeão em nada e vê o jogador que é. A formação é para formar jogadores que possam alimentar o plantel senior, isso sim é importante.

Eu não reconheço qualidade no Zezinho, Amido Baldé ou Agostinho Cá para algum dia chegarem aos plantel senior do Sporting. Mas continuo a dizer que o filão Guiné não me parece ser o mais apropriado para um clube com aspirações como o Sporting. nem me parece que isso possa ser considerado uma aposta em África.

Mas estarei cá para reconhecer que me enganei se isso, no futuro, se vier a confirmar.

painatalao,

Penso que te falta apenas acrescentar uma variável à tua equação: competição.

Digo isto não para efeitos de ganhar a todo o custo mas sim em termos de competitividade interna. Mesmo sendo questões de curto prazo, atletas deste género não tendo perspectivas de singrar no futuro não deixam de proporcionar outro ritmo e outra capacidade dentro das equipas.

Sei que também tiram oportunidades a outros atletas… mas também acaba a aumentar a exigência.

Percebo as várias questões, excepto as derivadas de serem do país que é, Guiné-Bissau.
O que os paises africanos necessitam é de organização, que internamente pouco existe.

A Costa do Marfim à 10 ou 15 anos pouco falada era, nunca tinha ido a um mundial e só tinha ganho uma CAN em 1992, com o Ouattara no ataque (que depois passou pelo Sporting).
O que motivou o click da Costa do Marfim? foi criada uma academia de jogadores no ASEC Mimosas, posteriormente muitos desses jogadores foram enviados para um clube belga, o Beveren… e hoje, são uma das melhores selecções do continente…
Isto serve para mostrar que o nome, não diz nada, em Africa quem aposta na formação vira rei com relativa facilidade… não estou a dizer que a Guiné será uma potencia algum dia… mas se bem formados, pode gerar jogadores de boa qualidade…

Exemplo de jogadores que passaram pela academia do ASEC : Barry, Gervinho, Kolo Touré, Siaka Tiene, Didier Zokora, Bakary Kone, Aruna Dindane, Igor Lolo…

PS: Mas volto a frisar, isto é apenas um aparte, sobre uma das coisas paralelas que foi referenciada no tópico.

Não seria de excluir, também, falhas do clube no aproveitamento do potencial de alguns dos jogadores.

Não de todos, depende sempre de caso para caso.

Mas lembro-me de ver por exemplo o Pupo (inclusivamente, ate num jogo aqui em Torres Vedras!) e o Rabiu.

E pareciam-me ter potencial, e não tanto por razões físicas (como é o caso de outros).