Entre 15 de Março e 21 de Agosto, Hulk jogou por três clubes e foi inscrito em quatro (Kawasaki Fontale, Tokyo Verdy, Club Atlético Rentistas e FC Porto). Se a lei se aplicar como se aplicou, por exemplo, no caso Meyong na época transacta, e mais recentemente com o atleta do Braga, Edimar, o Porto poderá perder pontos.
Segundo a FIFA a regra diz o seguinte:
Artº5 . 3 “Players may be registered with a maximum of three clubs during one season. During this period, the player is only eligible to play official matches for two clubs. As an exception to this rule, a player moving between two clubs belonging to associations with overlapping seasons (i.e. start of the season in summer/autumn as opposed to winter/spring) may be eligible to play in offi cial matches for a third club during the relevant season, provided he has fully complied with his contractual obligations towards his previous clubs. Equally, the provisions relating to the registration periods (article 6) as well as to the minimum length of a contract (article 18 paragraph 2) must be respected.”
Resta esperar para saber a decisão das entidades responsáveis, e estou curioso para saber qual o interesse da Comunicação Social no assunto…
Tipo , ainda hoje se falou neste assunto num outro tópico mas pronto naquela , tal como eu já disse no outro tópico volto a dizer aqui … ele não chegou a jogar pelo Rentistas …
O Hulk jogava no Tokyo Verdy , o Rentistas comprou o seu passe , e vendeu de imediato 50% do passe aos Corruptos … não há caso … porque ele jogou apenas em 2 clubes … Tokyo Verdy e Corruptos , no Rentistas volto a afirmar ele não jogou um unico segundo que seja …
E tal como disse também no outro tópico , volto a dizer … o Rentistas é um clube com ligações fortes a Juan Figger conhecido empresário de jogadores(entre eles o Hulk) e que ao que parece é um dos maiores investidores do Rentistas , e serve este tal clube como uma especie de “entreposto” de jogadores , ou seja o clube compra certos jogadores por um preço e vende de imediato pelo dobro a clubes Europeus sem que os ditos jogadores cheguem a jogar pelo Rentistas …
Basicamente , e como alguem disse tambem no outro tópico : " o Rentistas é uma mina de dinheiro para alguns chulos" … creio ter sido o sr_chambino o autor da frase .
O próprio negócio envolvendo a vinda de Tiuí para o Sporting foi dentro dos mesmos moldes mas com valores muitissimo mais baixos , e envolveu : Flamengo , Rentistas e Sporting , sendo que o Modus Operandi foi o mesmo , jogava no Flamengo , o Rentistas comprou o passe do jogador e vendeu-o ao Sporting sem que o jogador tenha jogado pelo Rentistas .
Não há “caso” !!!
Quanto ao que dizes no fim , e passo a citar " (…) e estou curioso para saber qual o interesse da Comunicação Social no assunto " … tipo na altura que ele assinou pelos Corruptos , a imprensa explorou esse assunto , inclusive o MaisFutebol , que apresentou um (ou foram mais já não sei bem) artigo(s) a explicar essa situação toda .
Penso que não há caso algum…
Pelo que sei ( posso estar errado ), ele não jogou pelo Rentistas.
Esse clube serve de “offshore” para os jogadores de alguns empresários, exemplo do Tiui.
Certo certo, é que jogou pelo Tokyo e pelo Porto…
Exactamente, ele jogou por três clubes e foi inscrito em quatro. E no caso do Edimar, ele também só jogou por dois clubes no Brasil, se não estou em erro, e houve (há) caso.
"Artº5 . 3 “Players may be registered with a maximum of three clubs during one season.”
Se só pode ser inscrito por três clubes e foi inscrito por quatro então há caso (ou haveria…), mesmo não jogando em todos … mas as épocas dos diferentes países não coincidem… os calendários da América do Sul (Rentistas) não são iguais aos da maioria da Europa e provavelmente as épocas também não coincidem com os calendários do Japão. Atenção que não sei se é este o caso, mas se para a FIFA a época à qual corresponde a sua inscrição pelo Rentistas não for a mesma da inscrição pelo Porto então não há caso nenhum.
O caso do Meyong não tem relação com este, ele tinha sido inscrito por três clubes, que era o número máximo permitido, mas jogou pelos três quando só o podia ter feito por dois.
ele jogou no Kawasaki mas foi na época 2005 ou 2006 se não estou em erro…
No ano que aparece no fcp, apenas foi inscrito no tokyo, rentistas em fcp…
sendo que jogar, só jogou no tokyo e fcp…
é preciso dizer que o calendário é diferente… no ano 2008 só jogou por essas 2 equipas, sendo inscrito em 3
Essa equipa Kawasaki Fontale creio que era uma equipa na qual ele jogou na 2ª divisão do Japão e noutra época , embora não não tenha a certeza absoluta .
Se de facto tiver sido assim : Kawasaki Fontale , Tokyo Verdy , e Corruptos (Rentistas excluido porque ele não jogou) tudo na mesma época DESPORTIVA , então de facto haverá razão para caso e punição , mas na altura que ele veio ninguem falou nesses Kawasaki Fontale …
Mas continuo a achar que não há caso , porque tenho ideia que ele jogou nessa equipa noutra época .
Se de facto for assim , há razão no que dizes … mas é preciso ver uma coisa … alguem sabe quando começa o campeonato Japonês ? será que esse jogo , embora de 15 de Março de 2008 , não corresponde a um jogo no fim da época 2007/2008 ou cena assim ? é que já estamos na 2008/2009 … sinceramente não sei quando acaba nem quando começa o campeonato por aquelas bandas , se alguem souber que diga porque ajudará a esclarecer este “caso” …
Sei já tinha reparado nisso , tou agora mesmo a explorar bem esse site … listas dos jogadores nas duas equipas acima citadas e tal …
O nome do Hulk não consta nas listas (já foi retirado com certeza) mas o documento que o Iverson apresenta de facto mostra que ele a 15 de Março de 2008 jogou pelos Kawasaki Fontale , sendo que o documento reporta à 2ª jornada do campeonato , resta saber se jogou pelo Tokyo Verdy , antes ou depois … se foi antes , penso que não terá sido na 1ª jornada (depende do mercado lá , não é impossivel , mas é pouco provavél que tenha sido na 1ª jornada) provavelmente corresponde à época 2007/2008 a sua passagem pelo Tokyo Verdy , se foi depois dessa 2ª jornada há de facto caso (repito depende do mercado , não sei se na altura já estava fechado ou ainda aberto) . caso tenha sido depois , há caso e terá de ser investigado .
Mas analisando bem … parece-me que a passagem pelos Tokyo Verdy foi em 2007/2008 .
Pois mas lá está, ainda que coincidam entre elas não coincidem com o nosso calendário, portanto se ele foi inscrito numa época por duas equipas do Japão e pelo Rentistas, mas não jogou por este último então está dentro da lei.
Depois foi inscrito noutra época desportiva pelo Porto.
Mas para se ter a certeza tem que se saber a que épocas correspondem os calendários das equipas, sabendo que não pode ser inscrito por quatro na mesma época e que sendo inscrito por três só pode jogar por duas delas.
Nem mais … há que saber se as épocas DESPORTIVAS coincidem .
Tenho tado à procura de vários artigos sobre o jogador , e o que tenho visto é sempre referencia a ele ter jogador no Tokyo Verdy em 2007/2008 e nos Kawasaki Fontale em 2008/2009 … se assim for não há caso … mas é a tal coisa , requer confirmações porque tudo o que tenho encontrado que “fale” sobre essas duas épocas é em blogs algo duvidosos …
Mas tambem já encontrei disto : Em 2008 - 13 jogos - 7 golos - Kawasaky Frontale+ Tokyo Verdy , o que me leva a crer exactamente que os tais blogs são algo duvidosos … é que se esta ultima parte a bold for correcta , poderá efectivamente haver caso .
Esqueçam lá isso, um caso destes nunca irá ser decidido contra o FCP.
Mais, se por acaso levantamos muito o assunto, ainda fazem com que o FCP repita os jogos que fez com o Hulk, por exemplo a Supertaça :twisted:
[b]Inscrição de Hulk teve aval da FIFA[/b]
[u]LEVANTAM-SE DÚVIDAS QUANTO A UM PROCESSO IRREGULAR [/u]
A dúvida foi levantada por um fórum na Internet afecto ao Benfica e ganhou grande projecção durante o dia de ontem: afinal, a inscrição de Hulk como jogador do FCPorto respeita o “Estatuto e Transferência de Jogadores” da FIFA? A informação que recolhemos é clara: antes de assinarem com o avançado brasileiro, os dragões solicitaram um parecer ao organismo que tutela o futebol internacional, recebendo sinal positivo que fez com que a operação avançasse.
[b]Os regulamentos da FIFA dizem que “os jogadores podem ser inscritos por um máximo de três clubes durante uma temporada. Nesse período, o jogador só está elegível para disputar jogos oficiais por dois clubes. Como excepção a esta regra, um jogador que se transfira entre clubes pertencentes a associações com temporadas cruzadas (ou seja, temporada que se inicia no Verão/Outono e temporada que se inicia no Inverno/Primavera) é elegível para disputar jogos oficiais por um terceiro clube”.
É o caso, já que Hulk jogou pelos japoneses do Kawasaki Frontale (Março) e do Tokyo Verdy (entre Abril e Julho) antes de se transferir para um campeonato que se rege por outro calendário. Quanto aos uruguaios do Rentistas, o passe do avançado brasileiro apenas era detido por este clube, pelo qual nunca chegou a ser inscrito.[/b]
In: Record
Tendo em conta os regulamentos e as datas em que ele jogou pelos dois clubes Japoneses , não há margem para mais duvidas , penso eu de que…
:rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:
De facto às tantas nem era necessário citar o artigo por inteiro … bastava essa 1ª frase .