Caso Hulk?

Penso ser no record ou na abola referem-se a este jogador, como tendo representado 5 clubes em apenas 4 meses…mas que a fifa abriu excepção…Só que penso que nestes casos, não pode haver excepções… :inde:

Acho que já houve há 2 épocas com o Mascherano;Corinthians-West Ham-Liverpool,a UEFA ou FIFA autorizaram.

yap, mas o belenenses também tentou contratar um jogador assim e não lhes foi dada autorização e também houve uma equipa mediana de um campeonato qualquer que tentou a mesma coisa mas sem sorte o que prova que há dois pesos e duas medidas para situações deste tipo. :inde:

Não creio. Deve haver critérios bem definidos. Um deles deve ser a diferença de calendários, por exemplo.

Sim, mas Mascherano só foi tranferido em Janeiro…

Penso que para além do Mascherano já com o Romário tinham abrido uma excepção. Se a FIFA autorizou então está tudo dentro da lei. Caso encerrado

Também achei estranho que o fcp se pusesse numa situação destas, eles nisto não costumam brincar, uma coisa é o Belenenses outra é o fcp, por lá não se costuma brincar aos futebóis.

Isso não seria bem assim, esse tipo de decisões não é tomada por cá, isso são regras da FIFA e se não tivesse havido autorização eles é que iam decidir sobre o assunto, mas como deram autrorização… :inde:

Do que julgo saber, o que conta são as épocas desportivas.

Como tal, dada a diferença entre as épocas europeias e asiáticas (tal como as sul-americanas para o caso acima referido) pelo que é possível um jogador ter esse tipo de percurso de clubes.

Tal como é possível, creio, na mesma época de transferências um jogador ser transferido mais que uma vez.

Por outro lado o que foi sancionado no caso Meyong foi a utilização por 3 clubes na mesma época desportiva e não a sua inscrição. O que no caso do hulk julgo não ter acontecido!

Pois tens razão
Mas esse jogador que o belenenses tentou contratar era brasileiro e a situação dele era igual à do mascherano…

Por acaso, houve uma excepção, e o FCP meteu os pés pelas mãos, embora lá se tenha safado, a questão da ida à LC deste anos esteve tremida, esqueceram-se das consequências de não recorrerem…
Mas já aqui mencionaram que eles teriam recorrido a aconselhamento antes de inscreverem o Hulk, por isso tenho a certeza absoluta que não passa tudo de mau perder galináceo.

Um jornalista que começa um artigo com: " A dúvida foi levantada por um fórum na Internet afecto ao Benfica " devia ser sumariamente despedido…

Dava logo para perceber que dali não ia sair nada que se aproveitasse.

Caso Hulk só mesmo naquelas cabecinhas pensadoras…

Acho que não restam duvidas que ele jogou por 3 clubes. Vejamos:

A 15 de Março joga pelo Kawasaki Fontale: http://www.j-league.or.jp/SS/eng/j1f/200801000102104_W0201_E.html

A 5 de Abril joga pelo Tokyo Verdy: http://www.j-league.or.jp/SS/eng/j1f/200801000105202_W0201_E.html

A 24 Agosto estreia-se na Liga Sagres pelo FCP: Liga Portugal

Agora se a FIFA permitiu a sua inscrição não há caso nenhum.

Isso é uma falácia. Por essa ordem de ideias também o Gil Vicente não devia ter sido punido por usar o Mateus, pois a Liga autorizou a sua inscrição (ainda que obrigada por um tribunal civil) ou o Belenenses não devia ter sido punido por usar o Meyong, pois a Liga também autorizou a sua inscrição.

Eu não sei como funciona o processo de inscrição mas se a Liga ou a FIFA, para autorizarem a inscrição de um jogador precisam de dados fornecidos pelo clube, e o clube fornece dados incorrectos ou incompletos, não se pode imputar à Liga ou à FIFA a responsabilidade por tomar uma decisão baseada nesses dados, pelo que a decisão não é legítima e o responsável terá que ser o clube.

EDIT: de qualquer das maneiras, parece que ele não se inscreveu no Rentistas, já que este era apenas um dos clubes que detinha o passe, portanto não deve mesmo haver caso.

Vamos a ver,

Logo aqui já devias ter percebido que são coisas totalmente diferentes. Por isso é que houve a bronca que houve.

Estás a misturar alhos com bugalhos. As Ligas podem autorizar tudo e mais alguma coisa, mas em circunstância alguma isso pode prevalecer sobre as FIFA e UEFA. É óbvio.

[Q.E.D.]
Já aqui se falou sobre isso.

E que eu saiba, os clubes que infringem os regulamentos são punidos, como foi o caso recente do Belenenses.

O que interessa aqui é que se a FIFA e UEFA autorizam, aceitam, sancionam, registam, como lhes quiserem chamar, uma inscrição, ou até, como parece ter sido o caso, respondem a um pedido de informação, isso é lei, pois estão no topo da pirâmide, não há entidade desportiva acima delas.
Se o FCP enviou a uma dessas entidades um pedido de informação, e se este foi respondido favoravelmente, é porque a inscrição do jogador era legítima. Não é credível que interpretassem no momento os regulamentos duma forma diferente da habitual (ainda para mais a favor dum clube meio queimado, bué suspeito, alvo até de bocas do Platini).
Se responderam dizendo que o jogador podia ser inscrito é porque pode.
E não creio que o clube possa ter incluído dados incorrectos no pedido de informação. Isso seria detectado rapidamente.
“Posso inscrever o jogador x na liga tuga?”
“Deixa cá ver… O jogador x… Ora aqui está, jogou na liga y pelo clube z, de tantos a tantos, depois no clube a, de tantos a tantos, o calendário era o b, agora quer ir para a liga c, cujo calendário é o d…”
Etc.
De certeza que foi estritamente by the book.
Mas não dá mesmo para perceber porque estamos a discutir balelas, uma vez que quem levantou a lebre foi a lampionagem, o que por si só é suficiente para ignorar o assunto.

Eu não sei se a FIFA/UEFA confirmaram elas próprias a situação do jogador, ou se se limitaram a dar um parecer ao pedido de informação do clube.

Eu não sei se a informação que o FCP enviou à FIFA/UEFA, foi a mesma que agora nos é revelada, tal como não sei o conteúdo do parecer da FIFA.

Eu não sei se o processo de inscrição é independente do parecer da FIFA.

Como tal, não estou em condições de tecer afirmações peremptórias sobre quem tem ou não razão e portanto só me posso limitar a fazer a suposição de que, se a FIFA deu um parecer baseando-se em dados incorrectos, esse mesmo parecer deixa de ter valor e há irregularidade na inscrição do jogador, e foi essa mesma suposição que fiz. De resto, também não tenho a certeza de que realmente o FCP tenha informado a FIFA da situação e tenha recebido parecer positivo da FIFA. Apenas sei que isso é o que é dito pelo Pasquim. E não percebo como é que alguém que acha que se a questão foi levantada pela lampionagem, só pode ser descabida, seja depois capaz de vir fazer eco do mesmo pasquim que achou a questão legítima, ao ponto de escrever uma peça sobre ela.