Tópico para discussão do processo e-toupeira.
Posts do Mister do Café:
sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018
O caso da toupeira
No passado dia 3 foi divulgado pelo Mercado de Benfica uma informação de serviço de Pedro Fonseca, coordenador de investigação criminal para a Sra. Directora da UNCC, sobre uma denúncia anónima de eventuais actos de corrupção praticados por “funcionários”.
Um breve resumo
Nesta comunicação datada de dia 29 de Setembro de 2017, é referido que dois dias antes foi recebida uma denúncia de alguém que se declinou a identificar por medo de represálias. Esta denuncia apontava para existência de um “canal privilegiado avençado no campus de justiça por parte de responsáveis do Sport Lisboa e Benfica” através do qual do qual “responsáveis daquele clube terão acedido a peças processuais do inquérito dos emails” que terão sido “transmitidas já a uma ou mais sociedades de advogados com as quais o clube em apreço manterá uma relação contratual atinente à prestação de serviços jurídicos”.
Na missiva, o coordenador de investigação criminal considera estar perante uma denúncia anónima de alguém que “claramente teve acesso ao acervo de documentos em causa e que dominava a terminologia técnico-jurídica necessária à compreensão dos mesmos”
“Sabem tudo sobre o processo”
O denunciante foi ainda mais longe afirmando de forma cabal que no Benfica “Sabem tudo sobre o processo”
Agora vamos colocar as nossas cabecinhas pensadoras a funcionar. Estão por certo recordados do juiz que rejeitou o pedido de buscas feitas pelos investigadores, precisamente no último dia em que esteve de serviço nesse tribunal. De facto, foi uma decisão muito estranha e curiosa. Mas agora que sabemos que até os juízes estão à venda, não nos podemos surpreender.
Ora, semanas antes do juiz ter rejeitado as buscas, o Benfica - representado por Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves - realizou uma reunião conjunta com mais de 10 advogados com ligações aos escritórios Vieira de Almeida e Associados, Abreu Advogados e Correia, Seara, Caldas, Simões e Associados no estádio da Luz. Nessa reunião, segundo o que foi noticiado na altura, Paulo Gonçalves divulgou informação confidencial dos inquéritos da Polícia Judiciária e do Ministério Público. através da apresentação de um power point onde foi definido um plano de acção.
Fica agora confirmada a notícia avançada pela revista Sábado na altura. Destaque para a forma como Luís Bernardo fugiu às questões feitas pela Sábado e também para o facto da Vieira de Almeida e Associados estar no lote de empresas consultadas. Recordo que segundo a revista Sábado de ontem, esta firma está a ser investigada como sendo uma sociedade que pode estar a ser utilizada como fachada para pagamentos a árbitros e outros agentes desportivos.
Portanto, há alguém “avençado” no interior do campus de justiça que está a passar toda a informação relevante sobre o caso dos emails ao Benfica, algo que compromete as investigações de forma muito grave. É mais uma acusação gravíssima relacionada com o Benfica, depois de alegadamente terem comprado árbitros, delegados, observadores, dirigentes da Liga, dirigentes da FPF, juízes, pago a jogadores para perderem jogos e um sem fim de estrepolias.
Ainda há alguém que se surpreenda com aquilo que esta gente é capaz de fazer?
Os documentos revelados
Feito um resumo, deixo também os documentos revelados pelo Mercado de Benfica. Atentem especialmente nas duas primeiras páginas.
quarta-feira, 7 de março de 2018
As toupeiras encarnadas - José Augusto Silva
Segundo o que foi sendo passado pela comunicação social nas últimas horas, o “processo e-toupeira” conta com três outros artistas que também merecem ser conhecidos do grande público.
Para além de Paulo Gonçalves, também foi preso o senhor José Silva, técnico informático do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ). No âmbito deste processo foram ainda constituídos arguidos o senhor Óscar Cruz e o senhor Júlio Loureiro. Vamos por partes. Neste post falarei apenas de José Augusto Silva. Durante o dia de hoje publicarei mais dois posts sobre os outros dois sujeitos.
O senhor José Augusto Silva
Watch José Silva - o técnico informático | Streamable
José Augusto Nogueira da Silva terá sido o responsável pela recolha de informações nos processos judiciais através do portal eletrónico. O técnico informático do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça tinha acesso aos documentos protegidos pelo segredo de justiça por ser elemento do Núcleo de Arquitectura de Sistemas de Informação para a área dos tribunais.
José Silva terá entrado no sistema informático dos tribunais e retirado as primeiras informações do processo referente ao “caso dos emails” do Benfica – relativo a suspeitas de corrupção desportiva.
Um assunto de família
Segundo a revista Sábado: “Um sobrinho do técnico do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) José Silva, detido esta terça-feira pela Polícia Judiciária, foi contratado pelo Benfica para trabalhar no Museu Cosme Damião. De acordo com informações recolhidas pela SÁBADO, a investigação considera que a contratação de Fernando Rocha foi uma das contrapartidas dadas por Paulo Gonçalves, assessor jurídico da SAD, ao técnico do IGFEJ para a recolha de informações nos processos judiciais a que este tinha acesso como elemento do Núcleo de Arquitectura de Sistemas de Informação para a área dos tribunais.”
É engraçado verificarmos que o Benfica veio a terreiro desmentir esta notícia da Revista Sábado. Não sei quem estará a dizer a verdade, se a revista, se o Benfica. Mas uma coisa sei: Esta foi a unica coisa que o Benfica desmentiu, e assim sendo é porque aceitam tudo o resto como verdadeiro.
O book é tramado…
Na página de Facebook do senhor José Augusto Silva é possível encontrarmos algumas preciosidades.
A foto de capa na sua página pessoal no Facebook diz muito sobre o sujeito. Mas há mais coisas giras.
A 9 de Dezembro de 2017 parece ter estado no Estádio da Luz para acompanhar o jogo entre o Benfica e o Estoril Praia. Mas esta não foi a única presença do senhor no Estádio da Luz. Há mais e melhor.
Na foto vemos José Augusto Silva com outro José Augusto, uma antiga glória do Benfica. Ora, esta foto foi colocada no seu facebook pessoal no dia seguinte à recepção do Benfica ao Belenenses no Estádio da Luz. Como é do conhecimento geral, José Augusto é presença regular no camarote presidencial, não fosse ele um histórico do Benfica.
O painel atrás dos senhores está na tribuna presidencial do Estádio da Luz e é onde Carlos Dias da Silva costuma fazer as entrevistas para a BTV, no intervalo dos jogos. É também relevante dizer que o Benfica é acusado de dar diverso material do clube e bilhetes para jogos em casa e fora às suas “toupeiras”.Vemos então o “nosso amigo” com uma camisola oficial do clube encarnado na tribuna presidencial do Benfica. Coincidência!?
Honras de tribuna Presidencial
Posto isto, é fácil concluir que o “nosso amigo” José Augusto Silva - técnico de informática que retira informações sobre processos para as passar para o Benfica - foi convidado de honra de Luís Filipe Vieira para a sua tribuna presidencial. Alguém consegue perceber como é que um técnico de informática do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, que vive e trabalha em Fafe tem ligação com o Benfica e prestígio suficiente para ser convidado para a tribuna presidencial do clube?
Mas o melhor de tudo isto é o facto de a foto ter sido colocada no Facebook a 20 de Agosto de 2017, ainda antes das primeiras buscas no Estádio da Luz. Sinal claro que a ligação vem muito de trás. Estas informações ficam ao cuidados dos senhores inspectores da Polícia Judiciária e do ministério público, que terão por certo muito mais capacidade do que eu para verificarem o início da ligação entre José Augusto Silva e os dirigentes encarnados. Para eles e para os leitores, recordo que este é apenas o primeiro capítulo das toupeiras encarnadas. Ainda durante o dia de hoje, haverá mais novidades.
EDIT 17:20 - Durante o dia de hoje a SIC notícias mostrou a zona que me referia no post. Vou colocar de seguida as duas fotos para perceberem que a foto de José Augusto Silva foi tirada na tribuna presidencial do Estádio da Luz.
quarta-feira, 7 de março de 2018
As toupeiras encarnadas - Óscar Cruz
Ora vamos lá continuar a apresentar as toupeiras encarnadas no processo e-toupeira. Ao início da manhã de hoje apresentei o senhor José Augusto Silva, num post que deve ser lido (aqui). Nesta segunda parte quero-me dedicar ao senhor Óscar Cruz.
Óscar Cruz
No âmbito deste processo o empresário de futebol Óscar Cruz também foi constituído arguido. A SIC fez uma pequena apresentação do sujeito junto da sua residência em Perafita.
Watch Óscar Cruz - o intermediário | Streamable
Segundo o ministério público, Óscar Cruz terá servido como elo de ligação entre Paulo Gonçalves e os dois funcionários de Justiça (José Augusto Silva de quem falei no post anterior e Júlio Loureiro de quem falarei num post a publicar). O “nosso amigo” Oscarzinho - como é conhecido entre amigos - é amigo de longa data de Paulo Gonçalves e também de Alexandre Pinto da Costa. Uma troika com muitas histórias interessantes para serem contadas, mas que ficam para outras núpcias.
Para hoje importa dizer que Óscar Cruz esteve na formação da Energy Soccer juntamente com o filho de Pinto da Costa e com Pedro Pinho. Nos últimos anos a relação entre ambos azedou e Óscar Cruz decidiu montar a sua própria “agência de jogadores”: a True Soccer.
Aspecto do site da agência de jogadores: www.truesoccer.pt
Nunca ouvi falar desta agência de jogadores, razão pela qual tentei verificar quantos atletas teria em carteira. A melhor resposta que encontrei foi dada pela revista Sábado, que diz que Óscar Cruz tem 7 jogadores, não especificando os nomes dos mesmo. Lembrei-me então de verificar se na listagem divulgada pela FPF - sobre jogadores negociados por agentes - se o nome da empresa ou do agente está relacionado com algum negócio nos últimos dois anos (período em que os relatórios foram divulgados). Assim à partida qual acham que vai ser o clube com o qual este sujeito fez negócio?
Como podem verificar, o único negócio com intermediação da True Soccer registado nos documentos publicados pela FPF nos últimos dois anos foi precisamente com o Benfica, relacionado com a assinatura de contrato profissional de Heriberto Tavares. Recordo que neste documento da FPF o intervalo compreendido para esta assinatura de contrato vai de Abril de 2016 a Março de 2017.
Curiosamente, Heriberto renovou contrato com o Benfica há coisa de 15 dias. Vamos aguardar para saber se no próximo relatório da FPF aparece nova comissão para a True Soccer. Fica mais uma dica para os senhores inspectores da Polícia judiciaria.
O padrinho
A relação de proximidade entre Paulo Gonçalves e Óscar Cruz é muito evidente como demonstram alguns emails divulgados pelo site Mercado de Benfica. Vou apenas colocar uns exemplos sem grande relevância pessoal, para que percebam isso mesmo:
No dia 24 de Março de 2009, Paulo Gonçalves convida o amigo Óscar Cruz para visitar a sua nova casa em Lisboa e para rever o seu “afilhado”. Recordo que por essa altura Paulo Gonçalves ainda se estava a ambientar ao Benfica.
No dia seguinte, Óscar Cruz diz mesmo que o “Gonçalo tinha que ser assim, tinha de sair ao padrinho”. Fui então tentar confirmar se Paulo Gonçalves tem um filho chamado Gonçalo a através do jornal Record consegui confirmar isso mesmo.
Link da notícia (aqui)
Trago apenas e só esta questão familiar porque é de extrema relevância para o processo. Se Paulo Gonçalves confia em Óscar Cruz para ser o padrinho do seu filho, terá absoluta confiança nele para “servir de elo de ligação entre Paulo Gonçalves e os dois funcionários de Justiça”.
O “mentor” de Paulo Gonçalves
Nas dezenas de emails trocados entre Paulo Gonçalves e Óscar Cruz há um particularmente relevante, onde Óscar Cruz dá a receita a Paulo Gonçalves. Atentem bem nesta pequena maravilha.
Dez anos depois, não temos dúvidas que a dica chegou mesmo ao chefe de Paulo Gonçalves e não deixa de ser sintomático que Óscar Cruz tenha dado uma mãozinha ao amigo “Pisca”. Fica a faltar saber se existiu alguma contrapartida dada ao Óscarzinho, uma vez que não consta que este senhor tenha especial apetite por camisolas e bilhetes para o estádio da Luz. Investigue-se.
quinta-feira, 8 de março de 2018
O advogado de José “toupeira” Silva
José “toupeira” Silva ficou ontem em prisão preventiva no âmbito do processo e-toupeira. Já apresentei devidamente o senhor num post (aqui). Recordo só que este senhor ainda antes de a PJ ter feito as primeiras buscas sobre o caso dos emails, já tinha direito a ser convidado de honra de Luís Filipe Vieira para a tribuna presidencial. Revejam o post. Está lá isso e muito mais.
Perante um artista tão engraçado, o advogado só podia ter uma classe suplementar. Senhoras e senhores apresento-vos o sôr Doutor Paulo Gomes, da bela localidade de Felgueiras.
Gomes e Prata - Sociedade de advogados
Site da sociedade Gomes e Prata
José Silva é defendido pela firma Gomes e Prata - Sociedade de advogados. Como podem ver através do site oficial da firma, a sociedade conta apenas com dois advogados: Paulo Gomes e Rosa Prata, que curiosamente é esposa de Paulo Gomes. Estamos então perante uma sociedade familiar.
Entrada triunfal…
Watch Paulo Gomes - Advogado de José Silva | Streamable
É muito curioso verificarmos o que aconteceu nesta entrevista rápida ainda antes de entrar no tribunal. Paulo Gomes foi confrontado com díversas questões sobre o processo. Os jornalistas fizeram o seu trabalho tentando perceber a posição do cliente de Paulo Gomes. O causídico não deu uma única resposta afirmativa tendo-se refugiado em frases como estas: “falei muito ligeiramente, nada que me permita confrontar com os factos com os quais está indiciado”, “não sei não falei com ele a esse nível, o meu contacto com ele foi muito breve. Apenas no sentido de ele solicitar a minha presença aqui”, “não faço ideia, não faço ideia”, “na conversa que tive com ele essa questão não se colocou, portanto, não falei com ele sobre isso” ou “não falei com ele sobre isso”.
A única coisa que o advogado confirmou foi quando foi questionado com ligações ao Benfica por parte do seu constituinte. Paulo Gomes decidiu então armar-se ao pingarelho afirmando que “ligações ao Benfica é como adepto, aliás, como eu, nada de relevante”.
Já lá vamos ver se as ligações do sôr doutor e do seu constituinte ao Benfica são ou não relevantes. Para já vamos ver a saída do tribunal.
Saída penosa
Watch Paulo Gomes ao final do dia | Streamable
Ora, podemos concluir que foram recolhidos elementos de prova através de escutas telefónicas, vigilâncias e pericias informáticas. Elementos esses que demonstram indícios que José Silva acedeu de forma ilícita a determinados processos que não tinha qualquer legitimidade para o fazer. As contrapartidas recebidas para fazer esse serviço foram bilhetes - presumo que sejam para jogos de futebol - e de camisolas oficiais do Benfica. Segundo Paulo Gomes estas “ofertas” foram mesmo recebidas pelo seu cliente. Para fechar, José Silva ficou preso por se considerar este um processo essencialmente relacionado com corrupção.
Duas coisas ficam claras para todos. José Silva acedeu de forma ilegal a processos de interesse do Benfica - algo que é fácil de provar através de uma pericia informática - e recebeu contrapartidas do Benfica, os tais bilhetes e camisolas. Será assim tão difícil provar uma relação causa efeito entre estes dois factos? Claro que não.
O nosso amigo Paulo Gomes gosta de se mostrar e não perdeu a oportunidade para o fazer. Por esta altura já deve ser o homem do momento em Felgueiras. Já que tem um forte apetite pelos holofotes, vou falar mais um pouco sobre ele.
O benfiquista Gomes
Dei uma vista de olhos no facebook pessoal do sôr doutor e tentei confirmar o nível de benfiquismo do sujeito.
Foto com o Barbas - Check!
Atacar o Sporting - Check!
Atacar o Porto - Check!
E esta último print demonstra bem a classe do senhor, que chama à colação a bárbara agressão que Pedro Proença foi alvo no centro comercial Colombo, por um adepto do Benfica.
É só charme
Na imagem anterior está uma série de comentários absolutamente brilhantes por parte deste senhor.
Por falar em bilhetes…
Quando o Paulo Gonçalves precisar de uns bilhetes para as toupeiras, mais vale falar primeiro com o Dr.Paulo Gomes do que com a senhora que trata da bilheteira do Benfica. É giro verificar que o sôr doutor desvaloriza o valor de bilhetes de futebol dados ao seu cliente, mas na sua vida pessoal dê tanto destaque aos bilhetes que consegue arranjar para os jogos do Benfica.
Olhó mail
Decidi então dar uma vista de olhos nos emails divulgados pelo blog “Mercado de Benfica” e encontrei um troca de emails entre o sôr doutor Paulo Gomes e Luís Filipe Vieira.
Neste email enviado ao “estimado presidente”, Paulo Gomes expressa a sua preocupação com a venda de bilhetes por parte de benfiquistas a adeptos do Porto. Diz o sôr doutor que é preciso acabar com a palhaçada e que não pode admitir entradas habilidosas de adeptos de outros rivais.
Nem duas horas depois, Luís Filipe Vieira já garantia que estava tudo controlado.
Recordo apenas que o arquivo de Luís Filipe Vieira que foi disponibilizado pelo site Mercado de Benfica é muito curto e só compreende cerca de 2 meses. Mesmo assim, nesse período encontrei esta troca de emails.
De facto, nada disto deve ser relevante. Apenas e só mais uma coincidência a juntar a outras enormes coincidências como a questão do seu constituinte ter sido convidado para a tribuna presidencial ainda antes das primeiras buscas no estádio da Luz.
sexta-feira, 16 de março de 2018
As toupeiras encarnadas - Júlio Loureiro
Para completar a trilogia de toupeiras envolvidas no processo e-toupeira, apresento-vos o senhor Júlio Loureiro. Se ainda não viram os posts relativos aos outros dois envolvidos cliquem (aqui) e (aqui).
Aviso para os senhores do gabinete de crise e restantes propagandistas: os emails publicados neste post foram disponibilizados pelo site Mercado de Benfica ao longo dos últimos meses.
Uma breve introdução
Watch Júlio Loureiro | Streamable
O senhor Júlio Loureiro é funcionário Judicial no tribunal de Fafe. No mundo do futebol foi um árbitro banal, mas como observador de árbitros chegou a fazer parte da primeira categoria até 2015/2016. No dia 6 deste mês pediu a demissão do cargo de observador do Campeonato Nacional de seniores. Uma demissão que surgiu no seguimento do processo e-toupeira. Como viram no vídeo, existe aqui uma série de casos que é preciso verificar melhor. Vamos por partes.
O caso Marco Ferreira
Na época 2014/2015 Marco Ferreira apitou 3 jogos do Benfica. Uma vitória frente ao Boavista e duas derrotas frente ao Braga e Rio Ave. Curiosamente, o nosso amigo Júlio Loureiro foi o observador do Braga - Benfica e decidiu “dar cabo da nota” a Marco Ferreira atribuindo uma das piores notas de sempre a uma juiz internacional em Portugal. Marco Ferreira que no final dessa época viria a ser despromovido. Obviamente, é tudo uma enorme coincidência.
Anos mais tarde, Marco Ferreira abriu o livro e contou o seguinte:
https://streamable.com/99e53
A percepção que o árbitro Marco Ferreira tinha era que o Benfica tinha real poder para o fazer descer de divisão, dai ter solicitado a reunião com Luís Filipe Vieira. Anos mais tarde, o ex-árbitro esta a assistir de cadeirão a tudo isto. Querem ver?
Link notícia (aqui)
Julgo que aqui não há absolutamente nada a acrescentar sobre estas declarações. Constato apenas que nenhum jornal considerou estas declarações como interessantes para serem noticiadas. O site Bola na Rede foi o único a dar relevo às palavras do ex-árbitro no seu facebook.
Para fechar o capítulo “Marco Ferreira” é importante que as pessoas não se esqueçam que no passado dia 18 de Novembro, o Jornal da Madeira noticiou a reabertura do processo que levou à despromoção de Marco Ferreira. Na altura o ex-árbitro foi ouvido e o DIAP está a investigar o assunto. Mais informações sobre este caso podem ser consultadas (aqui).
O caso Rui Vitória
A 19 de Setembro de 2017, Francisco J.Marques denuncia no Porto Canal um email enviado pelo nosso amigo Júlio Loureiro para Paulo Gonçalves.
Transcrição do email relatado por Francisco J.Marques e publicado nos jornais
Neste caso Rui Vitória ia ser ouvido no âmbito dum processo em que o Vitória de Guimarães era arguido. Estamos perante um assunto que nem sequer diz respeito ao Benfica, mas mesmo assim Júlio Loureiro quis mostrar que era um verdadeiro “menino querido”. Este senhor prestou-se a este serviço com a plena consciência que estava a incorrer num crime, dizendo “agradeço-lhe discrição”. Ora, se num assunto em que o Benfica nem sequer tinha grande interesse, Júlio Loureiro fez isto, imaginem o que não seria capaz de fazer se fosse realmente um caso importante.
Um grupo de luxo
É importante recuperar um dos emails mais relevantes sobre oferta de bilhetes. Senhoras e senhores, fiquem com a listagem para o clássico entre Benfica e Porto da época passada.
Como podem verificar, Paulo Gonçalves enviou um email para Ana Zagalo solicitando uma série de convites. Reparem como o email foi enviado com conhecimento do Presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. Por que será que um simples pedido de bilhetes efectuado por Paulo Gonçalves - como nos querem fazer crer - tinha de ter conhecimento do líder máximo do clube? Será por causa dos destinatários dos bilhetes? Vejamos quem são os senhores.
Aqui podemos ver que o nosso amigo Júlio Loureiro teve direito a três convites, mas não foi o único a ser presenteado. Destaque óbvio nesta listagem para artistas conhecidos como:
- Nuno Cabral, o antigo delegado da Liga que passou informação confidencial ao Benfica e que “só queria ser um menino querido para vocês (Paulo Gonçalves e Luís Filipe Vieira)”
- Ferreira Nunes o senhor responsável pelas classificações dos árbitros até 2015/2016 e que depois de sair do CA foi atirado pelo Benfica para a AF de Coimbra com o célebre parecer jurídico pedido a Ricardo Costa, antigo Presidente do CD da Liga. Um parecer que terá sido pago pelo Benfica.
- Observadores do Conselho de arbitragem de Fafe e de Braga. Talvez aspirantes a “meninos queridos”;
- Delegados da Liga, funcionários dos registos de contratos da Liga e o Senhor João Leal da FPF que é o responsável pelos registos e transferências de jogadores;
A preocupação de Luís Filipe Vieira
O email de Paulo Gonçalves para Ana Zagalo a solicitar os bilhetes para o clássico foi enviado a 27 de Março pelas 11:34. Ana Zagalo não respondeu de imediato e no dia seguinte Luís Filipe Vieira já mostrava a sua preocupação com o assunto.
Para quem não conhece estas gentes - como tentam passar os responsáveis do Benfica - Luís Filipe Vieira parecia bastante interessado em que nada faltasse a este grupo de luxo. Isso ficou claro neste email enviado pelas 7 da manhã do dia seguinte.
Ana Zagalo lá respondeu a Luís Filipe Vieira mostrando alguma dificuldade em resolver estes pedidos. De seguida reencaminhou o email de Luís Filipe Vieira para Miguel Bento, director de Marketing do Benfica mostrando que se tratava de um pedido presidencial.
Fica evidente a vontade do Presidente do Benfica em oferecer estes bilhetes pedidos por Paulo Gonçalves. E como ordem de Vieira é lei, Ana Zagalo fez o seu papel na tentativa de encontrar alguém com bilhetes para os amigos de Paulo Gonçalves.
Habemus bilhetis
Como não queria que os caros leitores ficassem na dúvida sobre se Júlio Loureiro tinha conseguido os seus bilhetinhos, decidi cavar mais um pouco sobre o assunto. O clássico foi jogado a 1 de Abril e depois de o jogo terminar o office center enviou um email para Ana Zagalo com um ficheiro de excel com as entregas de bilhetes efectuadas na Porta-18 (serve para tudo esta porta-18).
Como podem verificar, neste email enviado pelas 22:13 o office center confirma os convites deixados na porta 18. Abrindo o ficheiro de Excel ficamos a saber que:
Este ficheiro de Excel diz-nos algo de muito relevante. Reparem como junto ao nome de Júlio Loureiro aparece o nome de Adão Mendes entre parentises. Coincidências da vida. Será Adão Mendes o “agente” do craque dos tribunais? Fica a dica para os senhores inspectores da PJ investigarem.
Jogo de Taça
O jogo seguinte ao clássico foi a recepção ao Estoril para a 2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. Mais uma vez, Júlio Loureiro esteve entre os convidados de honra de Paulo Gonçalves.
Como podem verificar, Paulo Gonçalves utilizou o mesmo método que já tinha utilizado para os bilhetes do clássico. Enviou email para Ana Zagalo com conhecimento do Presidente Luís Filipe Vieira. Desta feita a lista de sortudos não era tão grande, até porque se tratava de um jogo da Taça. O “menino querido” Nuno Cabral está em todas e teve direito a 2 bilhetes e a poder colocar o carro no parque do estádio. Já o nosso amigo Júlio Loureiro teve direito a 4 bilhetes.
Tal como aconteceu para o clássico, parti em busca da confirmação da entrega dos bilhetes e aqui a coisa começa a ficar mais gira.
Mais uma vez, o office center enviou um email para Ana Zagalo com os convites deixados na Porta 18. Abrindo esse ficheiro de excel não me foi possível encontrar o nome de Júlio Loureiro, mas “Loureiros” há muitos…
Ora, como podem verificar os bilhetes deixados por Paulo Gonçalves/Nuno Cabral foram entregues a Sofia Loureiro. Curiosamente, tem o mesmo apelido do nosso amigo Júlio. Olhando para isto ficamos com a clara sensação de estarmos perante alguém da família de Júlio Loureiro. Provavelmente a esposa ou uma filha. Recordo que para este jogo foram ofertados 4 bilhetes. Mais uma informação ao cuidado da PJ.
“Mais e mais amor, que amor tão louco…”
Em termos de emails enviados por Paulo Gonçalves solicitando bilhetes para Júlio Loureiro apenas estão disponibilizados os dois que já vimos em cima (Porto e Estoril). É preciso percebermos que os arquivos disponibilizados pelo Mercado de Benfica ainda estão muito incompletos. De qualquer forma parti em busca de mais borlas nos emails enviados pelo Office Center para Ana Zagalo. Existem 5 emails com essa informação que compreendem o período abaixo indicado
A amarelo jogos do Benfica em casa
Os 5 jogos identificados são: Dortmund, Chaves, Belenenses, Porto e Estoril. Já vimos que Júlio Loureiro teve direito a borlas para os dois últimos jogos da lista. Vejamos o que aconteceu para os outros 3 jogos.
Como podem verificar, confirma-se que em TODOS os emails enviados pelo office center onde são discriminadas entregas de envelopes na Porta-18 está o nome do Júlio Loureiro ao barulho. Curiosamente, nestes primeiros 3 jogos os envelopes foram entregues a uma tal de Paula Cristina Silva. Não faça a mínima ideia de quem seja a senhora, mas os senhores da PJ não devem ter grandes dificuldades em descobrirem isso.
“Interesse exclusivo do SLB”
Os emails publicados pelo Mercado de Benfica vão sendo colocados aos poucos, razão pela qual pode ainda haver muito mais para analisar. O que é certo é que na caixa de email de Ana Zagalo, compreendida entre Fevereiro e Abril de 2017, encontrei ofertas de bilhetes para o nosso amigo Júlio Loureiro de TODOS os jogos do Benfica em casa: Dortmund, Chaves, Belenenses, Porto e Estoril. Para o jogo com o Porto foram 3 bilhetes, para o jogo com o Estoril foram 4 bilhetes e para os restantes jogos não é possível indicar um número, uma vez que só existe a indicação que foram entregues os envelopes com os ingressos.
Para fechar deixo-vos com um momento hilariante e que demonstra bem as motivações de Paulo Gonçalves nas ofertas dos bilhetes. No dia 13 de Abril de 2017, Paulo Gonçalves envia email para Ana Zagalo com conhecimento de Luís Filipe Vieira pedindo 5 convites para um tal de N.Soares. Vejam bem a resposta de Luís Filipe Vieira.
Não há duvida que Luís Filipe Vieira é um homem bem humorado. Quem não achou muita piada foi Paulo Gonçalves que sentiu a necessidade de se justificar, uma vez que Ana Zagalo também estava na conversa.
Querem declaração mais elucidativa do que esta? Paulo Gonçalves só muito raramente concede bilhetes para os seus amigos e os bilhetes que oferece são no “interesse exclusivo do SLB”. Com tudo o que vamos sabendo da operação e-toupeira esses interesses são bem claros, e como podem verificar Vieira sabia de tudo.
Por muito que queiram separar as águas não há forma de o conseguirem. O Benfica está metido nisto até ao pescoço. Talvez agora já tenham sido desfeitas todas as dúvidas sobre o facto de Paulo Gonçalves continuar a ter toda a confiança por parte do Benfica. É que caindo um caem todos. Agora, investigue-se meus senhores.