Caso dos E-Mails: Política & Benfica

Na sequência da divulgação dos e-mails de Pedro Guerra, ficou clara a ligação entre vários membros da classe política e o Benfica.

Sérgio Azevedo

Deputado do PSD desde 2011. Conhecido pela viagem à China, paga pela Huawei. Fiel escudeiro do Benfica, enviou vários e-mails através do seu Huawei Mobile.

Documentos enviados:

  • Interpelação do próprio, na qualidade de deputado, dirigido ao Ministro da Administração Interna, relativa a agressão de adeptos no Benfica no jogo contra o Vitória de Guimarães (e-mail de 18.05.2015);
  • Relatório do árbitro sobre o jogo do SCP vs Gil Vicente (25.02.2015)
  • Projecto de resolução relativo à transladação de Eusébio para o Panteão (28.01.2015);
  • Documentação camarária sobre o licenciamento dos terrenos do Benfica e pedido de isenção de taxas (e-mail de 25.02.2015, 26.02.2015), incluindo relatório de Helena Rosera, complemetado com e-mail de Fernando Seara (20.03.2015). Sérgio Azevedo fazia parte da Comissão Permanente que estava a apreciar o milionário pedido de isenções camarárias para os terrenos do Benfica.

Manuel Seabra

Deputado do PS, falecido a 01.01.2014. Era dos “nossos”, como refere Pedro Guerra.

  • Enviou relatório sobre o controlo conjunto da SportTv pela NOS e PT, numa perspetiva de Direito da Concorrência. O documento foi enviado sob pedido de confidencialidade. (e-mail de 18.06.2013).

Câmara Municipal do Seixal

  • Há e-mails tanto de Alfredo Monteiro (antigo presidente da Câmara), como de Joaquim Santos (atual presidente da Câmara). Ambos recorreram a Pedro Guerra quando foram apertados pelo Correio da Manhã, relativamente a uma auditoria do Tribunal de Contas às contas da Câmara. A auditoria parece ter sido enviada mais tarde a Pedro Guerra (confidencialmente, claro) e não parece estar diretamente relacionada com o Benfica. Mas o pânico é evidente. (e-mails de 14.10.2016);
  • Acordos de cooperação da Câmara Municipal do Seixal também foram enviados a Pedro Guerra (e-mails de 18.06.2015);

Citando Pedro Guerra: "Se o nosso País, as nossas Autarquias e as nossas empresas fossem geridas à luz dos princípios do TC, seguramente que o nosso atraso seria bem maior!"

Altino Bessa

Deputado do CDS, utiliza o seu e-mail do Parlamento para dar uma ajuda a um amigo e ao negócio deste em câmaras hiperbáricas junto do Benfica;

Telmo Correia

Deputado do CDS, ilustre destinatário da cartilha de Carlos Janela.

António Lourenço

Consultor da AR para os assuntos económicos e também da União Europeia.
Foi o mentor da “Associação de Benfiquistas no Parlamento”.
Além de sonhar com o engradecimento do Benfica (e-mail de 03.05.2016), gosta de usar o seu e-mail do Parlamento para gozar com JJ e com o Sporting;

Lista de Deputados do PS que participaram num jantar com LFV:

Hortense Martins
Joaquim Raposo
Ramos Preto
Pedro Delgado
Carlos Pereira
Maria Antónia Almeida Santos
António Gameiro
Fernando Anastácio
Luis Testa
Luis rego
Isabel Moreira
Paula Silva
Ivan Goncalves
Ricardo Leão
Pedro do Carmo
Isabel Vigia
Celeste Correia
Lara Martinho
Sofia araujo

Lista de Deputados do PSD que participaram no jantar com LFV:

Conceição Caldeira
Duarte Pacheco
Antonio Rodrigues
Luis Leite Ramos
Maurício Marques
Mercês Borges
Sérgio Azevedo
Carlos Silva
Fernando Corvelo
Lélio Lourenço
Ricardo Coelho
Emília Cerqueira
António Topa
Manuel Frexes
Paulo Rios
Antonio Costa e Silva
Duarte Marques
Augusto Ramos
Pedro Pimpão
Pedro Alves
Pedro Croft
Fernando Negrão
Ricardo Batista Leite
Margarida Mano


To be continued…

Não temos um Núcleo Sportinguista na Assembleia da República?

Se temos, então está na altura de se mexerem e de justificarem a sua utilidade. Sob pena de se tornarem cúmplices por inacção…

Até podem ser Sportinguistas mas antes de tudo o resto, são políticos.

Fantástico trabalho de recolha de dados/conteúdo!

Penso que seja Altino Bessa. Apenas para não fazer confusão.
Excelente trabalho.

Desculpa se estou errado.
SL

Corrigido. Obrigado!

Hey malta,

confesso que esta história deixa-me triste.
Como sócio do sporting, isto só prova aquilo pelo qual nos queriam fazer passar por maluquinhos e teóricos da conspiração durante muitos anos. O número de gente envolvida, desde a política aos órgãos de informação passando pelas “autoridades” do desporto. Imaginem, se isto é por causa do futebol como será em situações mais importantes da vida pública?

Acho que o forum tem aqui uma bela oportunidade de prestar serviço público, mais do que fazê-lo pelo sporting, é fazê-lo para maior transparência na sociedade Portuguesa. A justiça não pode ignorar o conteúdo ilegal destes e-mails, só porque foram obtidos de forma ilegal, sabe-se lá por quem. Isto é quase como contar a história do robin dos bosques ao contrário, naquele universo paralelo em que ele acaba por morrer e as pessoas celebrarem a morte do bandido, independentemente de ele andar a redistribuir comida pelos pobres.

Dito isto, queria sugerir o seguinte.
Às gentes do camarote, ao qual não tenho acesso, e que acredito que sejam de maior confiança.
Que tal preparem uma carta que faça um apanhado de todo o material ilegal e nojento nestes e-mails, o nome das pessoas envolvidas, dos intermediários e das pessoas que foram vítimas. Com as respectivas provas anexadas. Preparar uma versão em inglês da mesma carta e outra em espanhol. E depois enviar isto para toda agente, por e-mail ou correio, para deputados da assembleia, jornalistas, jornais e jornalistas estrangeiros (pex NYT nos estados unidos ou o Guardian nos UK) que possam dar visibilidade ao tópico. Enviar para jornalistas e instituições nos países onde o LFV tem negócios e onde a reputação dele pode denegrir os mesmos. Enviar para deputados no parlamento europeu, quadros da Fifa e Uefa. E deixar bem claro na carta que este “dossier” está a ser distribuído em simultâneo por todas estas vias. Temos de fazer barulho ao nível de um wikileaks!

Podiam criar uma equipa de trabalho que respectivamente tivesse voluntários para desenterrar e analisar o material nos e-mails, e outros que com conhecimento mais profundo da lei pudessem identificar o que realmente é ou não, passível de matéria criminal. Alguém bem articulado para escrever o documento.
A mim parece-me claro que uma instituição que ande a acumular informação privada de agentes desportivos e políticos para usar como forma de exercer pressão é ilegal, e parece uma coisa tirada de um filme do KGB ou de uma ditadura Coreana qualquer.

:clap:

:clap:

O Guardian era capaz de dar destaque a isto se for usada uma linguagem parecida a da corrupção da FIFA com mais uns pozinhos de mafia local.

Não nos podemos esquecer que a queda do Blater começa quando a Inglaterra foi preterida em favor do Qatar , e os ingleses nunca mais largaram o osso.

Não tenho muito tempo mas estou disponível para ajudar, nem que seja no fim de semana…

Bom post.
O Telmo Correia foi arguido no caso PortoCale onde tb estes envolvido o BES.
Acho que o tópico tb ficaria bem com Rui Pedro Soares, que foi o sujeito que pôs o Pedro Guerra a ganhar uma avença na PT.

A nata da nata… :sick:

Se alguem quiser avançar com esta ideia eu tentarei ajudar o máximo possível.

Deve ter sido fundado pelo Santana Lopes. E depois deve ter ido a votos para fechar.

Desconheço como anda isso, mas um dos membros é nada mais nada menos que o presidente da AR.

Estava a gozar, sei lá como anda o parlamento nas suas relações com o Sporting. Da parte que nos toca é como se não existisse, como disse hoje o BdC.

Mais submisso que o Costa ao slb não será.

E por falar nele, é referido num email.


Muito bem!

Estes políticos que misturam se com o futebol são das coisas mais sebosas que pode existir.

A nata da nata como disseram e bem.

Em termos legais e informáticos não poderei ajudar, mas contem comigo no processo de divulgação do que for preparado.
Por exemplo, algum destes poderá interessar-se ICIJ Journalists
SL