Carlos Martins precisa de ajuda urgente

Espero que o miúdo se safe mas o que me deixa mais feliz nesta história toda é que provavelmente outras vidas se vão salvar devido ao elevado numero de dadores que irão aparecer!

:great:

Coragem Becas!

Força Gustavo!

Sobre este caso tenho umas palavras a diser ,

Quando não precisasam andam ai todos gabarosos , com altos carros , altas casas , ou seja estão-se a “lixar” para o povo . Quando a doença lhes bate a porta , vêm choramingar , para o povo os ajudar .

Mas apesar disso ,

Boa sorte a todos :mais:

Ai. ^-^

Também vivi por perto a mesma situação de uma menina de 3 anos, filha de um colega, mas infelizmente não teve a mesma sorte. Foram 2 anos de muito sofrimento.

Sou dador desde esse caso que falas (penso que é o mesmo caso, de há +/- 2 anos) e não custa nada fazê-lo.

Espero que corra tudo bem. Força à família Martins!

Lê-se com cada asneirada.

Força pessoal. :arrow:

P.s As mulheres só podem dar sangue de 4 em 4 meses. :great:

Acho que tenho dever de dar sangue quando for mais velho, visto que o meu grupo sanguíneo é O- (dador universal)
Para a medula como é que se vê se é compatível ou não?

Fazem-te uma tipagem de HLA a partir de uma amostra de sangue.

Enquanto dador de sangue eles se quiserem podem fazer-te a tipagem a qualquer altura, mas penso que em Portugal as coisas estão compartimentadas em unidades diferentes, por isso não sei se não terás mesmo de ir a um centro de histocompatibilidade.

Por acaso Portugal é o 2º maior dador de medula da Europa a seguir à Alemanha!!
De facto é um acto ainda mais simples do que doar sangue… eu apesar de ser dador de medula há para aí 10 anos (um dia deu-me na veneta, ainda era puto, e liguei para lá e inscrevi-me, um mês ou dois depois chamaram-me para fazer amostragem de sangue) não sou dador de sangue!! Por pura preguiça, confesso! :cartao:

No entanto, estar inscrito na base de dados de doadores de medula é bem mais simples.

Bem, é o 2º atrás da Alemanha… Reino Unido… Itália… ;D. Mas sim, Portugal tem bastantes inscritos como dadores, o que reduz ainda mais o potencial destas campanhas, já que não há muito mais para espremer por cá.

Isto é no fundo uma questão de sorte, porque o match tem de ser quase perfeito e há sequências HLA mais frequentes e outras muito raras. Mas hoje em dia já se aceitam match’s cada vez mais imperfeitos devido aos protocolos de tratamento complementar bem avançados e por isso só uma minoria é que acaba por não encontrar algo que funcione no prazo de tempo que tem disponível.

Só uma coisa…
Sim, é um assunto sério ao qual tenho IMENSO! respeito.
Mas dá uma certa dose de fastio, sabendo que por ser uma estrela, todas as pessoas querem dar a medula…agora pergunto…se fosse um filho de um comum transeunte, que manda por email a pedir ajuda. O que se faz? Eliminar o email e fingir que não passa nada.

Mas calma, é o Carlos Martins…tenho que dar ajuda urgente…

O número de dadores de medula em Lisboa aumentou 10 vezes desde que se sabe do problema do filho do Carlos Martins… Certamente que haverá muitas pessoas a beneficiar com esta situação, há que ver o lado positivo das coisas.

E sim, em Portugal para se ser dador de medula tem de se ir ao Centro de Histocompatibilidade. Não sei como funciona noutros países, mas por cá é assim.

Mas vocês pensavam que o Carlos Martins ao saber não tentar que o maior numero de pessoas possivel o ajudassem, por ser “hipócrita” ou “estrela” ou outras barbaridades que aqui disseram? Se fosse o vosso filho e vocês fossem uma pessoa conhecida não fariam o mesmo, é?

Preocupa-me que este tipo de casos só tenham a devida atenção por estarmos a falar de uma figura mediática do futebol!

Esta moral bizarra dos tempos que correm em que fazemos o que está certo porque é popular em vez de ser porque é a atitude certa parece ser cada vez mais incontornável do nosso tempo, que mensagem estamos nós a transmitir às gerações futuras?

Definitivamente somos uma espécie de anti-herói que quer ser popular.

Aqui à uns tempos (5 a 4 anos atrás) houve uma campanha para dadores de medula óssea, pouca publicitada e com fraco apoio, quatro semanas a seguir em todos os telejornais se mencionava o caso de uma menina de 5 anos que precisava de um dador compatível, nesse momento fui quase a seguir juntamente com muitas outras pessoas para sermos dadores.

Ou seja, a causa em si não nos dizia nada, mas a partir do momento em que podíamos ser “heróis” e salvar a criança, pegámos na capa e fomos a “voar”!

São sem dúvida tempos estranhos e a loucura está em fazer parte deles.

Cumps

Podiamos sugerir que se fizesse algo de género também em Alvalade.

Iniciativa para ajudar Gustavo juntou mais de uma centena

Por Pascoal Sousa

Mais de uma centena de pessoas acudiram à iniciativa do plantel do SC Braga para encontrar um dador compatível para Gustavo, filho de Carlos Martins, que precisa de um transplante de medula.

Muitos se deslocaram ao dispositivo montado junto às bilheteiras do Estádio AXA para doar sangue, incluindo todos os jogadores e funcionários do clube. Hugo Viana falou da importância da iniciativa:

«Espero que esta iniciativa se estenda a todo o território português. Estamos perante um apelo importante de um amigo que quer ajudar o filho mas, na verdade, não é favor nenhum que lhe fazemos porque, ao alargar a base de dados de dadores, estamos também a ajudar outras crianças na mesma situação.»

O médio mostrou-se muito agrado com a adesão dos bracarenses, sublinhando que o futebol tem a capacidade de unir as pessoas.

em abola.pt

Existem milhares de pessoas a precisar do mesmo tipo de tratamento e ninguém liga, mas como é um famoso ah e tal fica bem aparecer na televisão, população estúpida…

Boa sorte ao rapaz que no meio disto tudo é quem não tem culpa nenhuma :wink:

Boa sorte ao Carlos Martins

Tudo tem a ver com o mediatismo. Quando é uma causa pública tem sempre maior impacto. Só não te esqueças que este tipo de campanha não só pode ajudar o filho dele como outros mais…

Essas milhares de pessoas que também precisam de tratamento mobilizam muita gente também, mas a uma escala menor. Nestes casos, costuma haver uma mobilização da freguesia, do clube recreativo, da igreja, do que for… Como disseram, tem a ver com o mediatismo. Mas um caso assim, no futuro, vai ajudar muita gente que poderá beneficiar destes novos dadores inscritos por causa do filho do Carlos Martins…

ainda não existe alguém compativel com o miúdo?

Estes agora copiaram…

Recolha de sangue quinta-feira na Luz

Por Redacção

O Benfica agendou para quinta-feira, dia 24, no Pavilhão N.º 2 do Estádio da Luz, uma acção de recolha de sangue que visa ajudar o filho de Carlos Martins.

A iniciativa vai decorrer entre as 12 e as 18 horas.

Várias Casas do Benfica associaram-se à onda de solidariedade para com o pequeno Gustavo, estando calendarizadas as seguintes recolhas de sangue:

Odemira - dia 26 de Novembro, a partir das 9 horas, na delegação da Cruz Vermelha, em Colos;

Coimbra – dia 26 de Novembro, a partir das 9 horas, no Centro de Histocompatibilidade da região Centro na Praceta Professor Mota Pinto, ed. São Jerónimo, Piso 4;

Peniche – dia 1 de Dezembro, a partir das 9 horas, na sede da Casa do Benfica;

Aveiro – dia 10 de Dezembro, das 9 horas às 13 horas, no Mercado Municipal de Santiago.

Gostava que fizessemos o mesmo.

Seja por causa do Gustavo, ou não, esta mobilização vai permitir a um grande aumento da base de dados (possíveis dadores).