Carlos Martins precisa de ajuda urgente

Carlos Martins precisa de ajuda para superar a doença do seu filho, de 3 anos. O pequeno Gustavo necessita urgentemente de um dador de medula óssea compatível e, neste sentido, o Sporting Clube de Portugal apela a todos os sportinguistas que se inscrevam num dos seguintes sítios online: no norte do país, em [url]http://www.chnorte.min-saude.pt/;[/url] no centro, em [url]http://www.histocentro.pt/;[/url] e no sul em [url]http://www.chsul.pt/.[/url] Em Lisboa, um dos locais a que se podem dirigir é o Centro de Histocompatibilidade, junto ao Hospital Pulido Valente.

O médio internacional português precisa da mobilização e da solidariedade de todos, numa acção que ultrapassa as fronteiras do futebol. Recorde-se que poderão ser dadores de medula todos os cidadãos saudáveis, com idade compreendida entre os 18 e os 45 anos e com mais de 50 quilos de peso.

Trata-se de um processo sem encargos e extremamente simples, necessitando apenas realizar-se uma recolha de sangue para avaliar a compatibilidade.

www.sporting.pt

Já estou inscrito no CEDACE há um monte de anos e, feliz ou infelizmente a única coisa que me têm mandado são postais de Natal! Até hoje nunca fui chamado a doar medula!

Uma dúvida, ao doarmos a medula, esta fica num “banco de medulas” que servirá para qualquer pessoa que tenha esta, ou outra doença, certo?
Não é apenas para o filho do Carlos Martins, ou qualquer outro caso específico?

De qualquer das formas, que o filho dele arranje uma medula compatível, não me interessa se é filho do Carlos Martins, do Figo, do Ronaldo ou de outro qualquer, até mesmo do Simão, isto como o comunicado do nosso clube diz, vai para além do futebol, rápidas melhoras para o menino.

Nós não doamos medula imediatamente, apenas nos é retirado sangue e passamos a fazer parte de um banco de dados para testes de compatibilidade em caso de necessidade. Se por acaso alguém com necessidade for compatível connosco, aí sim, seremos chamados a doar a medula. E nesse caso será para o filho de X, Y ou Z.

:great:

Não me digam que em 6 milhões não há ninguém que lhe arranje uma medula…?!? :think:

Tentativa de humor bastante infeliz. Nao me parece que este assunto deva ser alvo de brincadeiras.

My bad. :great:

Saiu-me um bocado mal, deve ter sido por acordar muito cedo.

Estão á vontade para apagar o post,pois o “carinho” que tenho pelo Martins não deve ser arrastado ao desafortunado do filho.

Pena que só estes casos mediáticos tenham tanta publicidade…de certeza que o Sr.Martins tem bem mais posses para curar o filho do que 90% das pessoas que se encontram nesta situação…mas desses pouco ou ninguém fala…infelizmente.

Daí a minha “revolta”…

Há coisas que o dinheiro não compra. Medula compatível é uma delas!

Essa é outra questão, mas ao menos que esta onda de solidariedade nacional sirva para encontrar dadores para outras vitimas, crianças ou adultos, consigam sobreviver.

Já vi um caso parecido, leucemia numa menina de 4 anos bem perto, e ver o desespero do pais e principalmente sendo pai à 18 meses compreendo a dor que deve ser.

Mas se calhar compra uma “ultrapassagem” a muitos que já estão á espera há mais tempo…até parece que não se sabe como funciona este país.

Money (e neste caso futebol) talks.

Da minha parte e para acabar com a participação neste tópico só desejo que o filho encontre uma medula compatível e fique bem de saude, assim como todas as outras pessoas no mundo que estão nesta situação. :wink:

Por acaso também conheci bem o caso de uma menina de Oeiras com 4 ou 5 anitos e que felizmente conseguiu com a onda de solidariedade arranjar 2 pessoas compatíveis.
Na primeira correu mal mas na segunda tentativa as coisas correram bem e agora está bem.
Muita vigiada sempre mas com uma vida bastante normal.
Independentemente de não gostar do Carlos Martins, nisto de saúde e de crianças muito especialmente, as cores clubisticas e os desaforos que ele nos fez, são mesmo para esquecer. (nesta fase…)
Que o pequenito consiga em muito curto espaço de tempo um dador e que tudo lhe corra pelo melhor.

Já estou inscrito desde Abril de 2009 e nunca fui chamado também, dei também sangue em janeiro de 2010, e talvez vá dar outra vez no incio de 2012 não custa assim tanto e sempre ajuda

Não, não compra… É uma asneira de todo o tamanho o que estás a dizer e é insultuoso. E uma “campanha” espontânea destas sensibiliza muitas pessoas para a doação de medula, o que vai acabar por ajudar muita gente e , eventualmente, o filho do carlos martins.

Night, para doação de medula não há listas de espera para serem ultrapassadas! Ou há doadores compativeis ou não há, e quando há é uma sorte, pelo que são imediatamente accionadas as vias para que haja recolha de medula e transplante. Quem está na base de dados do CEDACE está-o também numa base de dados internacional, tal a dificuldade em arranjar dadores compativeis. A medula não é como a doação de sangue onde há 4 ou 5 tipos.

Relativamente ao mediatismo, eu vejo a coisa por outro prisma: é mais uma forte mensagem para o problema e para que mais gente se inscreva nos registos como doador. É bem possivel que com a onda de solidariedade para com este caso (e outros anteriores) se arranjem dadores compativeis, se calhar não para o alvo da solidariedade, mas para outros anónimos que estão em espera!

É muito estranho…ou talvez não…é as pessoas precisarem que apareça um cromo da bola para ficarem com vontade de ajudar quem quer que seja,no que quer que seja…

Dani1906

Se te disser que conheço um caso (não de medula óssea) mas de transplante de um órgão que passou á frente de gente que estava em fila de espera há mais tempo,apenas porque esta pessoa era uma figura publica e tinha bons conhecimentos afinal quem é o ingénuo???
Acordem para a vida pá…parece que vivem noutro mundo que não o nosso.

No meu caso estou-me bem a cagar para estas campanhas não preciso que seja o filho do Carlos Martins para ajudar no que quer que seja…para mim é só mais um ser humano igual aos outros.

Para finalizar,vou só dizer que daqui a 2/3 dias já ninguém se lembra deste(s) caso(s) outra vez…isso é que é triste!!!

Peço desculpa aos foristas pela minha frontalidade e sinceridade e volto a repetir, desejo a melhor sorte a este puto tal como desejo a todas as outras pessoas que sofrem com este e com outros casos.

O problema é que cá poucas figuras publicas (no caso desportivo) se associam a estas campanhas, a exemplo da NBA onde os jogadores tem um papel na sociedade muito activo.

Vivo nos States. Posso fazer algo para ajudar?!?!

Gostaria bastante de puder dar o meu contributo para esta causa que ultrapassa o futebol.

Não deixa de ser irónico que só quando lhes toca pessoalmente é que se arranja este (nem sei bem como lhe chamar) “mediatismo” todo…

[hr]

Acrescento ainda ao post anterior que para falso moralista não contem comigo…

Lá em casa, infelizmente, ninguém qualifica para sermos dadores. Quer seja por causa da idade (abaixo dos 18 anos e acima dos 45 anos) quer seja por causa da saúde de alguns membros (diabetes mellittus), não conseguimos ajudar nem o Gustavo nem ninguém que precise de medula.

Faz-nos sentir extremamente impotentes quer pelo menino quer por todas as situações que existem…

Força aos pais e ao Gustavo e as nossas orações estão com eles.