Carlos Lopes - 1ª medalha de ouro de Portugal

[center]CARLOS LOPES
[/center]

Nome Completo: Carlos Alberto de Sousa Lopes
Data de nascimento: 18 de Fevereiro de 1947
Naturalidade: Vildemoinhos - Viseu - Portugal
Posição: Atleta

Carlos Lopes começou no atletismo apenas aos 16 anos no Lusitano Futebol Clube e, em 1967, Moniz Pereira levou-o para o Sporting, tornando-o num dos melhores atletas portugueses de todos os tempos.

Ao serviço do Sporting foi 9 vezes campeão nacional de pista, 10 vezes de corta-mato, conquistou 3 títulos individuais e 7 colectivos na Taça dos Campeões Europeus de corta-mato e bateu 26 recordes nacionais em várias distâncias. Ganhou ainda, entre muitas outras corridas, a clássica S. Silvestre de São Paulo, no Brasil, nos anos de 1983 e 1985.

Em 1972 estreou-se nas Olimpíadas de Munique classificando-se em nono lugar nas provas dos 5.000m e 10.000m. Só em 1975 passou a treinar duas vezes por dia, numa altura em que o atletismo português, impulsionado por Moniz Pereira, deu os seus primeiros passos para um semi-profissionalismo.

Em 1976 sagrou-se pela primeira vez campeão do mundo de corta-mato. No mesmo ano, participou nos Jogos Olímpicos de Montreal, Canadá, ganhando a medalha de prata nos 10 mil metros, a primeira medalha olímpica do atletismo português, numa prova em que foi derrotado pelo finlandês Lasse Viren, um atleta que mais tarde seria acusado de fazer transfusões de sangue para melhorar as suas prestações nas grandes provas.

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=pWlwHMUaYdo&feature=related[/youtube]

No ano seguinte foi vice-campeão mundial de corta-mato, resultado que repetiu em 1983.

A 9 de Julho de 1982 bateu o recorde europeu dos 10.000m, com a marca de 27:24:39.

Em 1984 foi campeão do mundo de corta-mato e segundo na maratona de Roterdão, batendo o recorde europeu.

A 2 de Julho de 1984 em Estocolmo, na Suécia, após um enorme despique com Fernando Mamede seu companheiro de Clube e rival nas corridas, obteve a segunda melhor marca do mundo nos 10.000m. numa prova onde Mamede bateu o Recorde do Mundo.

A 12 de Agosto desse ano, Lopes trouxe para Portugal a primeira medalha de ouro olímpica da história do País, ao vencer a maratona em Los Angeles com a marca de 2:09:21 horas - recorde Olímpico que perdurou até aos Jogos de Pequim 2008, onde foi batido por Samuel Kamau Wansiru, com o tempo de 2:06:32 horas. Ainda a 18 de Outubro, foi recebido pelo Presidente dos EUA, Ronald Reagan, na Casa Branca juntamente com o Presidente João Rocha.

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=0DUNCBJwhj0&feature=related[/youtube]

A 24 de Março de 1985 foi, pela terceira vez, campeão do mundo de corta-mato e, a 20 de Abril do mesmo ano, venceu a maratona de Roterdão batendo o então recorde mundial, com 2:07:11 horas, sendo assim o primeiro atleta do mundo a baixar das 2 horas e 8 minutos.

Carlos Lopes terminou a carreira no Imortal de Albufeira, tendo corrido e ganho a última prova em que participou, a mês e meio de completar os 40 anos de idade.

Foi galardoado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante e com o Colar de Mérito Desportivo.

Carlos Lopes é sem dúvida uma das maiores figuras de sempre do atletismo mundial, do desporto português e do Sporting Clube de Portugal, com o qual continua a colaborar especialmente em eventos sociais, onde aparece como um dos grandes símbolos do Clube.

[center][youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=nfbSgeIF140[/youtube]
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=K-kYiK-5MKc[/youtube][/center]

Fonte: Info: Wiki fórum SCP
http://www.wikisporting.com/index.php?title=Carlos_Lopes

1 Curtiu

O meu pai já me contou o alegre momento, e também estranho dada as horas do evento, em que Portugal deu conta da posição que este Sportinguista, nem poderia ser diferente, ocupava na dita corrida.

Orgulho! Um símbolo vivo do verdadeiro Sporting!

:clap: :clap: :clap: :clap:

Já merecia este tópico há imenso tempo, foi e é um grande orgulho para todos nós Sportinguistas, sozinho nas estradas e nas pistas, fez vibrar muito os nossos corações com a sua capacidade, sou dos que o chegou a ver correr, é daqueles que eu como Sportinguista sempre o trouxe na cabeça e no coração, é um autêntico símbolo do nosso clube.

Por todas as alegrias que me deu muitíssimo obrigado Carlos Lopes.

O Sporting Clube de Portugal e os Sportinguistas jamais te esquecerão!

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Vi toda a corrida. Já tinha visto a da Rosa Mota e todos em casa já estávamos resignados com a ideia de que, à boa portuguesa, também perderíamos o 1º lugar a uns kilómetros do fim. Mas não! Record do mundo!

É a primeira memória que tenho do hino nacional (embora devesse tê-la do jogo contra a França no Euro 84, mas não tenho, não sei porquê).

Momento inolvidável para Lopes, para o SPORTING e para o País, aquele de 12/8/84
Outros, tantos, nos proporcionou

0
GRAND[b]ISSIMO Campeão.

LEÃO dos sete costados!

Obrigado!

Enorme!

Obrigado [glow=greenyellow,2,300]CARLOS LOPES[/glow] :clap:

Um grande Homem e um atleta soberbo.

Carlos Lopes, um de nós!

Parabéns Campeão!!!

https://www.wikisporting.com/index.php?title=Carlos Lopes

Carlos Lopes faz hoje 66 anos. Parabéns :clap: :clap: :clap:

Parabéns Grande Campeão :clap: :clap: :clap:

Um dos grandes! Parabéns campeão :clap:

Parabéns :clap: :clap: :beer:

Parabéns conterrâneo! :clap:

Curioso o tópico de um verdadeiro exemplo só ter uma página, enquanto falsos ídolos e orgulhos terem dezenas de páginas.

Parabéns :beer:

Parabéns! Lenda! :clap:

Parabéns campeão!

Carlos Lopes, uma das grandes figuras da história do Sporting Clube de Portugal, cumpre esta segunda-feira 66 anos de idade. O nosso Clube deseja naturalmente os parabéns a esta personagem incontornável do desporto português.
Carlos Lopes chegou ao Sporting em 1967 e representou o nosso Clube até 1985, trabalhando sobre a direcção do “Mestre” Professor Mário Moniz Pereira. A partir de 1975, passou a trabalhar duas vezes por dia com este autêntico formador de campeões e os resultados começaram a aparecer a um ritmo impressionante.

Foram muitos os feitos alcançados por este antigo atleta, mas o mais marcante foi a medalha de ouro na Maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. Nesse dia, tornou-se no primeiro português a subir ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Olímpicos e com uma marca (2h09m21s) que só viria a cair em Pequim 2008.

Ao longo da sua magnífica carreira, Carlos Lopes foi duas vezes campeão nacional nos 5 mil metros, outras duas nos 10 mil metros e uma nos 3 mil metros obstáculos. Foi ainda medalha de ouro nos Campeonatos do Mundo de 1976, 1984 e 1985.

Muitos parabéns , GRANDE CAMPEÃO . Muito obrigado por todas as alegrias que nos destes . Foste , sem dúvida o atleta mais completo que conheci . Campeão em pista , em estrada , em cross e na vida . Ainda hoje , revejo provas tuas e fico em " pele de galinha " , com a alma cheia , com o orgulho a transbordar , com a sensação que nos destes muito mais que o que nós te damos , em termos de reconhecimento e respeito . Recordo-me de algumas entrevistas tuas , que deviam ser de leitura obrigatória para todos os que vestem a camisola do Sporting , recordo-me de , na tropa , me dizerem " aqui dormia o Carlos Lopes , treinava 1h 30mn antes da formatura das 8h da manhã e 1h 30mn depois das 17h " . Os teus sacrifícios valeram a pena , ficarás para sempre na História e o meu coração de Sportinguista e Português , para sempre contigo .
Bem hajas , Grande Leão