Carlos Freitas

os outros dois grandes também têm problemas financeiros com banca e etc, mas também têm proveitos muito maiores que os nossos.

por exemplo no exercício de 2006/2007 os proveitos do 3ª trimestre (contas apresentadas à CMVM) do Porto são de 32 milhões de euros contra os 24 milhões de euros do Sporting, já um diferença grande. no entanto o porto tem um resultado operacional muito pior que o do sporting. O Porto ainda vive das vacas loucas que foram 3 anos de sucessos desportivos internacionais, mas tb já estão a racionalizar.

É uma questão de analisar quem eram os empresários dos jogadores, o seu percurso profissional dos jogadores que passaram nos ultimos anos.
Creio que acertou também em André Cruz, Cesar Prates, vindos na época de Luis Duque, mas penso que Cácá também estava na jogada.

Já aqui foi discutido a ligação a Luciano Onofrio, Gilmar Veloz e às ligações aos clubes Standard Liege, Marselha.
Agora parece que mudou o sentido para o Leste.

Estamos entregues à bicharada, tem não estou a ver alguem com perfil para aquele lugar.
Pedro Barbosa? Não creio, é do circulo.

Na minha opinião, e mesmo sabendo que o Paulo Bento é bom treinador, a coisa só se resolve com eleições antecipadas e o regresso de sportinguistas como José Couceiro, Paulo Andrade, Manuel Fernandes, Oceano e Carlos Xavier.

Falta um nome forte para presidente e aí vai haver problemas porque não me recordo de um nome unânime, credível, que consiga aglutinar a massa adepta

É impressão minha ou com o dinheiro que se gastou com Paredes, Farnerud, Alecsandro, Bueno, entre outros… Com a venda do Nani (25 MILHÕES), com a existência nas camadas jovens de jogadores capazes de fazerem um brilharete, não se apostou apenas em UM, DOIS jogadores de qualidade (mas qualidade para o sporting, não falo de qualidade para uma Naval) para serem titulares indiscutiveis em Alvalade???

A verdade é que todos estes negócios fizeram o senhor Carlos Freitas ficar mais rico, enquanto que se de um negócio se tratasse pouco ficava a ganhar.

Se o Paulo Bento não quiser começar a ver lenços brancos também tem que começar a ser mais inteligente e a motivar os jogadores porque assim não vamos lá (se é que ainda temos hipótes).

dos 25 milhões que o sporting recebeu, 17 não foram utilizados para reduzir o passivo?

O dinheiro que o Sporting recebeu pelo património e pela venda do Nani foi utilizado na redução do passivo, tirando os 7-8 milhões gastos em contratações.

Não se trata de adiar o problema, trata-se de resolver parcialmente o problema, de modo a tornar-se mais fácil a resolução da outra parte do problema. Com certeza que ter de pagar 200 milhões de passivo será mais fácil que ter de pagar 277. E se conseguirem reduzir para os 150 milhões, mais fácil será.

O Carlos Freitas cometeu vários erros em contratações, porém o Sporting não errou mais que FC Porto e Benfica, nos últimos anos. Pegam num “prospector de mercado/gestor de activos” e colocam-no num clube candidato a títulos mas sem dinheiro para contratações… claro que esse indivíduo irá ter sérias dificuldades em fazer um trabalho que seja considerado positivo pelos adeptos (que só querem ganhar os campeonatos e não entendem as dificuldades de um clube sem dinheiro).

Relativamente à comparação com FC Porto e Benfica, o primeiro tem um passivo consideravelmente inferior e, como tal, paga muito menos em juros. Além disso, têm proveitos anuais superiores aos do Sporting. O problema financeiro actual do FC Porto é a sua conta corrente, sendo que até há bem pouco tempo tinham um prejuízo mensal de 2 milhões de euros.

Quanto ao Benfica, têm um passivo superior ao do Sporting, mas têm também proveitos bem superiores. O Benfica foi considerado o 20º clube do Mundo com mais receitas (isto é oficial, é um ranking feito por uma empresa internacional que nada tem a ver com o futebol português), ultrapassando a centena de milhões de euros de proveitos, há 2 anos (comparem com os 50 milhões de receitas do Sporting).

Resumindo:

1- Primeiro despedimos o CF;
2- De seguida, o Paulo Bento. Também já deu o que tinha a dar. No nosso clube, só admitimos treinadores de primeira linha, conforme se pode constatar pela nossa história;
3- Convocamos eleições antecipadas.

Parece-me simples. Infelizmente, o nosso clube não tem demonstrado a vitalidade suficiente para gerar uma alternativa melhor, Nem sequer idêntica, como se viu nas últimas eleições. Penso, aliás, que é essa falta de vitalidade, essa falta de massa crítica - não falo de bota-abaixo, que é algo bem diferente - o maior problema do Sporting. Precisamos de uma Visão de clube, que nos inspire e nos volte a mobilizar. A verdade é que o Sporting é um clube mais pequeno do que era na década passada, em termos de expressão popular. Pelo menos, é o que transparece. E arrisca-se a ser cada vez mais, se não mudar de estratégia.

Não sou a favor de populismos, de promessas de novos tempos que desbaratem o esforço de saneamento financeiro já efectuado. Mas já é tempo de recentrarmos a nossa actuação, enquanto clube, na obtenção de êxitos desportivos. É isso que faz um clube.

No meu entender, é isso que devemos exigir aos dirigentes, nomeadamente ao presidente Soares Franco. Já o resto, os bodes expiatórios, a dança de treinadores, a instabilidade directiva, diz-me a experiência - que é comum a todos nós, sportinguistas - não traz grandes resultados. Principalmente, quando as principais causas que levam a elas são três maus resultados consecutivos.

Não o problema é que ja temos 9 pontos de atraso para o FCP e a liga dos campeões já era … pouco a teu ver!

O Freitas fez bons negócios…com maus jogadores.Para mim o PB e o C.Freitas perdem o crédito todo se na próxima época nao apostarem na prata da casa(nomeadamente no Adrien Silva,Celestino,Paim e Daniel Carrico) e nao pegarem em 15 milhoes para trazer dois ou tres jogadores com muita qualidade.Jogadores que facam a diferenca e que dem alegrias aos adeptos.

isso tudo é muito bonito se se aguentarem até ao fim da época.

podem sempre começar a pensar em trazer esses juniores em Janeiro para a equipa principal

Ja li aqui varias vezes que o SCP nao tem errado mais vezes que os outros “grandes” nas contrataçoes.
Isso até pode ser verdade, mas tb é verdade que muito pouco tem acertado. A maioria dos jogadores que têm sido contratados pouco ou nada trouxeram de positivo a equipa. Pelo contrario têm trazido mais dores de cabeça ao clube e adeptos do que outra coisa (performances desportivas fracas, dificuldades em vender ou mesmo empresta-los depois…).

Sabem porque?

Porque é quase impossivel contratar jogadores de nivel CL por 2 ou 3M€… Até por 9M€ é dificil…
Os realmente bons jogadores custam muito mais do que isso. Apenas os tubaroes do futebol europeu teem capacidade financeira para compra-los.
Depois se baixar-mos o nivel qualitativo do jogador para mais ou menos, esses sao comprados por clubes de meio da tabela de clubes ingleses ou espanhois.
Portanto os clubes portugueses apenas podem comprar o resto.
E por isso, que aperecem Farneruds ou Paredes no SCP…

Sinceramente, acho que o SCP deveria parar de comprar jogadores ou enta apenas comprar jovens de potencial enorme tipo Rabiu, para acabar de formar nos juniores e depois lançar na equipa principal. De resto, parar de gastar dinheiro em compras de jogadores seniores.

O dinheiro poupado seria investido na manutençao dos nossos melhores jogadores. Foi o que fizemos com o Liedson, é por isso que ele ainda ca esta. E o que devemos fazer sistematicamente. Por exemplo, este ano o SCP gastou 9M€ em contrataçoes.
Esses 9M€ davam sem duvida para guardar mais alguns anos os nossos melhores elementos… O Veloso por exemplo…

Cada vez estou mais convencido que esse é o caminho a seguir.
Enquanto o Sporting vender ano apos ano os seus diamantes e for comprar paletes de Farneruds, nao vamos ver nem mais um titulo… e continuaremos a ver os nossos no MU, ou pior no FCP ou SLB (que humilhaçoes estes dirigentes nos fizeram sofrer)…

Por favor, não apequenem o Sporting. Não é verdade que o clube tenha perdido muitos adeptos. As pessoas não deixaram de ser do Sporting, mas afastaram-se do clube. O problema estará em que o clube não está a atrair tanta juventude como outrora, mas creio que os nossos rivais também estarão com algum problema nesse aspecto, porque a população portuguesa está cada vez mais envelhecida. Como há cada vez menos jovens, não se faz a renovação de gerações, inclusivé na massa adepta dos clubes de futebol. E muito possivelmente o Sporting será o mais afectado dos três grandes, por causa da falta de vitórias, que não é compensada por uma política de comunicação combativa, como no tempo do Sousa Cintra, por exemplo.

Mas esta situação TEM remédio. Pá, eu recordo-me muito bem da enorme tristeza que se sentia no clube nos últimos anos do mandato do João Rocha, e no tempo do Amado de Freitas. As pessoas esquecem que a crise não começou com o Jorge Gonçalves. Não foi por nada que o Rocha se pôs a andar e empurrou para lá o Amado de Freitas, o maior “cromo” que já passou pelo Sporting! Porque é que ninguém fala nisso?? Tanto o “Bigodes” como o Sousa Cintra, com todos os seus defeitos, revitalizaram um clube que toda a gente dizia ser um clube de “velhos”. E no entanto, nunca se pensou que o Sporting tivesse tanta juventude, como se viu quando festejámos os títulos de 2000 e 2002. Mas o que é certo é que tem, e ainda pode ter mais.

O Sporting tem TUDO para ser muito maior. Tem a melhor massa associativa do país (temos mais sócios que o Porto apesar dos “canecos” todos que eles têm ganho, e sem campanhas promocionais), temos a melhor escola de formação de futebol do país (por falar em política de comunicação, como é que se permite que cada jogador que se destaca no clube esteja logo a ser desestabilizado pelos media, perguntando-lhe insistentemente onde é que ele quer jogar, como se o Sporting não fosse um GRANDE clube??? >:D >:D >:D), somos o maior clube desportivo do país em termos de praticantes de modalidades (mais de cinco mil praticantes), etc, etc.

O que está a falhar é que quem está à frente do clube NÃO sofre pelo Sporting. E como não sofre, não se preocupa, não se empenha e não resolve. O futebol não tem mística nem competência. Não desejo mal ao Paulo Bento, mas continuo a dizer que se me dissessem há cinco anos que o Sporting ía chegar a um ponto em que um treinador de juniores ía ser promovido à equipa principal ao fim de um ano, eu não acreditava! Só isto diz tudo.

A malta do Sporting anda muito desmoralizada, mas não “encolheu”. Faz-nos falta um Sousa Cintra (mais bem falante se possível…) com gente sportinguista, e que PERCEBA de futebol, a aconselhá-lo, e este clube ficará irreconhecível para melhor. Porque o futebol é a chave da recuperação do clube. Sem isso não há receitas que se vejam, e anda-se perpétuamente a apertar o cinto quando qualquer dia já nem há cintura…

O Sporting não pode continuar a ser dirigido só por gente que não é representativa do universo sportinguista e muito menos nacional. Eu não sou esquerdista, nem tenho nenhum preconceito de classe. Mas o futebol é um desporto de massas e não de elite. E o Sporting, apesar de ter muita gente da chamada “elite” entre a sua massa adepta, não é nem de perto nem de longe, um clube com uma massa adepta “elitista”. Tem (e tem tido quase sempre…) é corpos dirigentes elitistas, o que cria um desfasamento com as bases sportinguistas e ainda mais com a população portuguesa em geral, o que dificulta o crescimento do clube em termos de adeptos. Não é por acaso que terá sido no tempo do Cintra que o Sporting mais terá crescido em popularidade, apesar de pouco ter ganho no futebol. Isto TEM de ser muito bem pensado no nosso clube.

Blablablabla…o Sporting precisa de dinheiro. Dinheiro para pagar a quem deve, dinheiro para contratar com qualidade e dinheiro para pagar todos os meses essa mesma qualidade.

Olhem para o Porto e calculem quanto custou aquele plantel e depois perceberão talvez que o maior problema das contratações “falahadas” não é necessariamente de quem as faz mas sim dos meios, ou falta deles, que dispõe para as fazer.

Podem mudar de gestores e treinadores e até mesmo de jogadores, tudo o que consiguirão será substituir o “mediocre” pelo “mau”, ficando mais pobres e prolangando mais alguns aninhos o periodo de “vacas magras”.

Mas o povinho gosta é de Roquetes e de projectos imobiliários…e gosta de bater com o punho na mesa e dizer que é o maior. É por isto que o Sporting está na merda em que está e é por isto também que assim continuará por muitos aninhos.

Vá povinho metam o FSF e o PB na rua e votem pelo primeiro que prometa a contratação do Ronaldinho e do Káká e porque não o regresso do Figo…

Sim sim…

Despede-se o CF, o FSF, o PB, o Paulinho, etc. E o problema resolve-se sozinho.

Que tal apresentarem SOLUÇÕES em vez destes tópicos? É que criticar por criticar no passado resultou: tirou-se de lá o Peseiro, o DC o Paulo de Andrade e o Meireles. Mas na altura que alternativas se prepararam? PB, FSF e CF.

Portanto… tenham uma atitude mais construtiva. É que mandar abaixo só por mandar abaixo não demonstra muita inteligência. Assim que o CF se for embora, faz-se o que? Vai-se rezar para ver se “é desta que aparece alguém bom”, ou mete-se o Paulo de Andrade e o Meireles outra vez? Tenham dó…

pode-se sempre mandar vir o scolari

Soluçoes?

1. Parar de comprar seniores ou no maximo 1 por época
  2. Investir os milhoes poupados na manutençao dos nossos melhores jogadores (aumento de salario e rspectivo aumento de clausula)
  3. Continuar a lançar os melhores talentos portugueses na equipa senior
  4. Desenvolver o gabinete de scouting
  5. Desenvolver a rede de escolas sporting
  6. Conceber um plano par o amento das receitas oriundas dos socios e adeptos
  7. Conceber um plano par o amento das receitas televisivas
  8. Conceber um plano par o amento das receitas de publicidade e sponsoring
  9. Rever a politica de comunicaçao do clube
  10. Aumentar a força do clube nas organisaçoes que regem o futebol portugues

Ele há coisas… então o homem está anos a fio a presentear-nos com merda, e no ano em que consegue fazer um trabalho decente é que querem correr com ele?

O Romagnoli é mau?
O Vukcevic é mau?
O Izmailov é mau?
O Stojkovic é mau?
O Pedro Silva é mau?
O Derlei é mau?

O homem tem culpa que o treinador tenha uma travadinha e se lembre de meter o Tiago no jogo mais importante da época?
O homem tem culpa que o treinador tenha uma travadinha e se lembre de adaptar o melhor médio da equipa a central no jogo mais importante da época, deixando um internacional A brasileiro de fora? (olha, mais um que o gajo trouxe este ano…)
Tem culpa que o treinador demonstre toda a sua inteligencia insistindo, no jogo seguinte, numa estratégia que claramente não resultou?
Tem culpa que em dois anos o treinador ainda não tenha conseguido incutir um fio de jogo?

Que o Freitas é uma “bad seed” já não é novidade, a novidade mesmo é ter-se safo nesta pré-época.
A saída do Bento não resolve todos os problemas. Mas não foi no Bento que a carneirada foi votar, não temos necessariamente que apanhar com as suas burradas até ao final do mandato…

E aos apologistas das soluções… de que serve dar alternativas se os cancros lá continuam? É suposto co-existirem? Ou há ingenuidade suficiente para achar que alguém “gives a shit” quanto às soluções que possam ser apresentadas, quer seja num forum na internet, quer seja numa assembleia geral? E o Abel é que é o anjinho…

Não vi nem o Pedro Silva nem o Derlei mostrarem nada este ano!

Quanto aos outros ainda não deu pra ver assim nada de por aí alem. Sabes quanto custa o IZ definitivo? Achas que foi um bom negócio? Sabes quanto pagam por mes e quanto custou o emprestimo? Que te parece o negocio no geral?

O que eu sei é que com 9 pontos de atraso estamos mais que lixados!

Agora sempre quero ver onde vamos parar …

Mas tu e outros ainda pensam que o homem é o maior! Continuem!

That’s why your favorite club has no money to capture good players.
OK if you don’t give a fuck of solutions, so go on with Farneruds!

E o Freitas tem culpa que eles se tenham lesionado 6 meses?

O que me interessa é quanto ele vale em campo. E quanto a mim tem qualidade.

Sabes tu e sabemos todos, acho que isso nem está em causa…

Não leste a parte de “o homem está anos a fio a presentear-nos com merda”. Nem me leste a dizer que fez um trabalho bom este ano, leste que fez um trabalho decente…