Mas não me viste a comparar os CV’s…simples, em Portugal quais são os técnicos no activo que tenham vencido Campeonatos e Taças?
Jesualdo; Jaime Pacheco; Inácio
(os outros já não estao em Portugal, não treinam ou nem são vivos: Co Adriaanse; Mourinho; Trapatoni; Boloni; Fernando Santos, António Oliveira, Robson; Toni)
Já quanto às taças não dou tanto valor…chegar lá é muitas vezes questão de sorte, são 4 ou 5 jogos e apenas 2 ou 3 são mesmo a sério. Exemplos de vencedores nos últimos anos: Rachão (Setúbal), para além dos suspeitos do costume (Jesualdo, Bento, Boloni etc).
Agora uma coisa diferente é veres as equipas orientadas pelos treinadores e veres que praticam bom futebol. Futebol apoiado, sem chutão ou sem autocarro, em que vês alguma coisa que te faz pensar que tens ali um bom treinador. Claro que podem chegar a um grande e não fazer nada. Mas é mais fácil acreditar num treinador em ascendente (Jesus, Manuel Machado, Paulo Sérgio - ps - chegou à final o ano passado com o Paços - José Mota , do que um treinador batido em derrotas - Vitor Manuel, Luis Campos, Couceiro…), não podemos passar um cheque em branco só porque vai ser o novo treinador, quando sabemos que foi escolhido possivelmente por ter uma personalidade fraca ou pelo menos maleável.
Mas o Carvalhal também sempre foi apontado como um dos bons técnicos da Primeira Liga, pelo menos é sempre um nome que surge em cima da mesa com muita frequência quando se fala em grandes… de qualquer forma, também não sou de passar cheques em branco, mas acho que se devia dar pelo menos algum benefício da dúvida, vamos lá ver o que o homem vale e se realmente tiver sido uma aposta falhada então no final da época que se procure uma opção que dê mais garantias.
Concordo contigo, mas acho que é fundamental saber exactamente que objectivos lhe estão pedidos para que se possa, com o mínimo de subjectividade, avaliar o seu trabalho.
Até ao momento, a menos que tenha estado distraído (é bem possível), não sei quais os objectivos “oficiais”, e portanto farei uma avaliação mas de acordo com o nível de qualidade que defendo, que pode ser bem diferente daquele exigido pela direcção do clube.
É que se não for assim há sempre desculpas e subterfúgios para evitar a análise rigorosa, e sabemos bem a que caminho isso conduz (não esquecendo que um eventual mau trabalho de Carvalhal é também responsabilidade de quem decidiu)!!
Rui, falas bastante dessa “coisa” a que chamas objectivos oficiais e nâo percebo bem porquê, menos ainda como medida de avaliar a performance de Carvalhal.
Carvalhal acho que só pode surpreender pela positiva, as expectativas sâo baixas.
Os objectivos mininos sâo: por a equipa a jogar um futebol mais vistoso, ir a uma das finais das taças internas(e de preferencia ganhar!), subir para os lugares cimeiros da liga(1o, 2o ou 3o) e ser eliminado por uma equipa que nos seja claramente superior(em termos de futebol ou reputaçâo) nas competiçôes europeias.
Tudo o que seja abaixo disto é retrocesso e um passo para o lado em relaçâo a Bento.
Não percebes bem porquê mas de seguida enuncias uma série de objectivos que te permitirão avaliar o trabalho de Carvalhal. :mrgreen:
Eu também tenho uma série de objectivos estabelecidos para fazer no final da época a minha avaliação, e até já os enunciei aqui no fórum (não andam muito longe dos que comentaste).
Agora falta é que seja a Direcção a clarificar quais os “seus” objectivos, porque uma coisa são as metas pessoais de cada um de nós, outra bem diferente aquelas que estão estabelecidas por quem verdadeiramente decidirá da validade do trabalho do técnico, sendo que as minhas são insignificantes e indiferentes para essa avaliação, agora as da Direcção são fundamentais para que não andemos todos aqui em Maio a discutir baseados em frágeis premissas.
A época passada o objectivo primordial também era a conquista do título, foi essa a meta fundamental a que se propuseram Direcção e técnico, e depois no final não se actuou de acordo com os resultados, nem tão pouco foram assumidas responsabilidades pelo falhanço desse objectivo.
Era bom que no Sporting as coisas começassem a passar-se de forma diferente e que os profissionais assumissem de uma vez por todas as suas responsabilidades sem recorrer à subjectividade.
A direcçâo pouco mais pode anunciar que(nâo agora, mas no principio da época, por isso o nâo compreender a relaçâo com Carvalhal): o Sporting é candidato a ser campeâo, a ganhar as taças internas e a chegar o mais longe possivel nas competiçôes europeias. É muito vago? É! Mas que mais se poderia anunciar? Ainda mais “Oficialmente”, como pedes. O quê que queres que o Sporting faça, uma conferencia de imprensa?
Num clube como o Sporting objectivos e anuncia-los é um catch 22: se o fazes pôes-te a jeito, se nâo o fazes também.
Tao pouco conheço outro clube de topo que anuncia objectivos mais concretamente que aquilo que escrevi acima.
Concordo que se estabeleçam objectivos no início da época para depois não ter que ouvir as conversas dos orçamentos, prefiro que digam logo aos sócios que não se vai lutar por título nenhum do que virem com as desculpas. Mas, neste caso, percebo que o presidente não tenha muito mais a dizer que é para se fazer o melhor possível… Todos nós sabemos que esta época está perdida ( em termos de campeonato ) a não ser que aconteça alguma coisa de anormal. Se ele viesse dizer que o objectivo era o 3º lugar, neste momento caía-lhe tudo em cima. Mais picardias dispensam-se.
Na minha opinião , se CC atingir o 3º lugar, se ganharmos uma das Taças e tivermos boa prestação na Europa Cup, direi que fez um bom trabalho e que merecerá a oportunidade de ser Campeão na próxima época.
tb te digo que prefiro ganhar por 1x0 do que por 2x1ou 3x2 :whistle:
Mas se o carvalhal conseguir juntar mais golos à boa defesa que habitualmente tínhamos como Bento MELHOR :mrgreen:
uma equipa equipa que ganhe 3x2 em casa se tem o azar de na segunda mão perder por 1x0 fica em desvantagem. numa competição a eliminar acaba a sua prestação, e numa competição por pontos corridos em caso de pontual fica atrás da outra equipa.
Até ao final desta época que para todos os efeitos está perdida, só existe um objectivo: colocar a equipa a jogar futebol, ponto.
Parece-me que é só isso que a grande maioria dos adeptos pretende a esta altura.
Mesmo que surja uma vitória numa Taça (a ‘sorte’ nos sorteios tem muito que se lhe diga no caso das Taças) não quererá dizer nada se o futebol apresentado não melhorar substancialmente.
Acho que o objectivo já passa pelo 3º lugar este ano, com a concorrência de Benfica, Braga e Porto ficar em 3º depois deste péssimo inicio já seria uma vitória.
Mas um passo de cada vez, agora é meter a equipa a jogar futebol.
Para mim, ficar em 3º, 4º, ou 5º é me indiferente. O objectivo estará falhado de qualquer forma, por isso bastar-me-á apenas que cumpram com a tradição de presença nas competições europeias e que honrem a camisola.
Fundamental é aproveitarmos estes dois terços de época para construir uma equipa competitiva. Reforçar a defesa já em Janeiro com um central tipo Enakarhire que acrescente qualidade e altura à defesa e um lateral esquerdo de MUITA qualidade e grande pendor ofensivo, cimentar um novo sistema táctico e uma nova mentalidade mais combativa. Depois no próximo defeso, avançar para a contratação, não de um companheiro do Liédson, mas de UM Liédson, de um bom extremo esquerdo ou interior esquerdo, consoante a opção táctica, e de um grande lateral direito.
Eu acho que no fim da época era vender o Liedson e comprar avançados.
Agradecer por tudo, e deixa-lo ir matar em outras paragens economicamente rentaveis para ele.
Vai sendo altura de nos desabituarmos da mama.
Deixar ir o Liedson? Hmmm…primeiro encontrar um avançado com as mesmas características que ele (leia-se MATADOR), não?
Bem mas já se sabe… lá para Maio haverão as notícias do costume, que ele sai, não sai, interessa, não interessa…yada yada yada.
Para não fugir muito ao tópico, allez Carvalhal allez…