Carlos Carvalhal

Já não me lembrava do SPorting dar chapa 4!!
Já se notaram algumas diferenças na mobilidade dos jogadores. O Moutinho parecia que trocou de baterias e ele e o Miguel Veloso entenderam-se bem no meio campo.

Agora vamos aprofundar a crise dos orcs no próximo fim de semana para ver se vai ser um ai jesus e para levantarmos voo.

Saudações Leoninas

Sou só eu, ou mais alguém acha que o Veloso só tinha a ganhar se jogasse na esquerda, mas lá á frente.
Tem técnica, visão, bom remate.
Não é um gajo rapido, mas também nao jogaria como extremo.
Gostei mais de o ver a atacar que a defender.
Seria DE com o veloso a jogar á frente.
O Vuk ja podia saltar pra direita.
O Adrien subir ao 11
Enquanto o Izmailov não fica a 100%.

Pereirinha Carriço Polga Caneira

…Adrien…Moutinho

Vuk…Matias…Veloso

…Liedson

Contra os orcs.
Não mexe mais.

Jesualdo é um tiro ao lado, sempre o detestei, achava-o mau antes e continuo a achar. Só que no Porto qualquer treinador consegue resultados, como está mais do que visto.
Jesus “só” conseguiu uma Taça Intertoto, além de ter colocado as equipas por onde passou a jogar a sério. Como é que um treinador de uma equipa secundárias consegue titulos, és capaz de me explicar? ::slight_smile:

Primeiro o Jesus não tinha ganho nada, agora como ganhou contra o Sivassport…já não vale…
PS: O Carvalhar também já ganhou uma Taça da Liga. Mas foi contra o treinador que nós sabemos ;D

O que quero dizer é que se vamos comprar CVs de qualquer um dos 3 ele é idêntico.
Portanto, por aí não vale a pena afirmar-se que o Carvalhal é uma má contratação porque nunca ganhou nada e sem lhe darmos alguma margem de manobra nunca saberemos se realmente será uma boa aposta.

Concordo a 100%, Veloso a lateral esquerdo só mesmo temporariamente pois faltam-lhe características essenciais, especialmente velocidade.
Mas sempre disse que gostava de o ver mais na frente, ou na esquerda ou no meio no caso de nos faltar o Matias.
Do Pereirinha tenho a mesma opinião, não é lateral para jogar de início, preferia colocar lá o Abel que de certeza subiria de rendimento com o Moutinho a trinco.
Esta formação poderia também ter a vantagem de se transformar rapidamente num:

Pereirinha(Abel) Carriço Polga Caneira

Adrien

Moutinho…Matias…Veloso

Vuk…Liedson

PS - Só é pena não termos um trinco a sério para jogar no lugar do ainda muito verdinho Adrien e aí tinhamos já uma equipa muito equilibrada…

é pá acordem pra vida…nos jogamos com uma equipa que muitos de nós nem conhecia…goleamo??? 4 a uma equipa da terceira…alegria do camandro… >:(

é assim mesmo :arrow: :arrow: :arrow: vuk na direita !!!

Talvez até te irá parecer insensato ou absolutamente descabido…mas naquela ala…adaptaria ( já teria experimentado à muito tempo…) jovens alas, ou pelo menos jovens que eu considere que pudessem dar um contributo importante nessa posição ( face á lesão do Izma) mesmo que esta não seja a sua natural. Não sei se o Rabiu ( canhoto) está disponível, e obviamente que não tinha emprestado o Diogo Rosado ( canhoto).
Até porque, apesar de eu saber que muitos ao ler esta sugestão, ficarão chocados e dirão : " queimar um miudo num jogo tão importante?". Ao longo desta época, e sabendo as nossas lacunas, já houve mais do que tempo para conceder oportunidades a alguns miudos. Pior não fariam de certeza.
Mas enfim, neste momento o Rabiu e o Diogo Rosado, são “soluções virtuais”…por isso, estando o izmailov indisponivel… temos duas soluções de risco:

Hipótese A

manter o sistema que quase sempre adoptámos (o prevísivel e que eu tanto detesto losango) com uma alteração que muda radicalmente a qualidade do nosso jogo, ou seja, Veloso a lateral esquerdo e Adrien no seu lugar. Ou seja, face aos desiquilibrios que conhecemos, perder o Veloso no meio-campo, é um mal necessário.

Hipotese B
manter o 4-2-3-1 , Adrien no meio com o Moutinho e colocar o Veloso a médio esquerdo, com o Caneira a lateral.
É obvio que o Veloso não foi talhado para jogar naquela posição ( apesar de tê-lo feito no Olivais) devido à sua falta de velocidade, mas creio que com a sua qualidade de passe, de cruzamento ( consegue cruzar com perigo a 2/3 do campo, sem ter a necessidade de ir até à linha), de leitura de jogo e de técnica…talvez consiga disfarçar algumas lacunas.
E por muito que a gente odeie o Benfica, temos de ser racionais e perceber que o Maxi e o Di Maria formam uma ala direita com dinâmica e talvez a inclusão do Veloso, um jogador inteligente, me pareça razoável. Pelo menos neste jogo.

Se calhar a equipa dos Pescadores estará ao nível de um Ventspils (ou nao muito distante) e ainda recentemente empatamos em casa com estes.
Por isso acho que marcar 4 golos, e fazer uma exibição +/- bem conseguida, é (para já) motivo de alegria. E mais que não seja deverá ser motivo de esperança.

Meter o Miguel Veloso a defesa-esquerdo contra a lampionagem logo no início do jogo é metermos-nos a jeito, ele não tem velocidade para levar com o “novo Messi” ou com o “herói dos jogos olímpicos” ou seja lá o que lhe chamarem.

O melhor ainda era meter o Pereirinha na esquerda (Pedro Silva nem no banco), manter a confiança no Abel no meio daquela pandilha toda e mal por mal ainda se vai safando. Caneira não tem ritmo para jogar de início num jogo destes.

Meio-campo ficaria com Veloso, Adrien, Moutinho, Matías e não havendo outra solução Vukcevic. Liédson é para os depenar, com tanta pena ainda vai dar para fazer um casaco para cada sportinguista, que isto o frio já aperta…

Que exagero tão grande. Nada a ver.

Concordo com a presença sempre de 1/2 tecnicistas no plantel.
Mesmo que nao sejam titulares.
O Rosado faria bem esse papel. (até o Caiado…)
O Rabiu não sei, dado que é muito frágil ainda.

Em Janeiro sei que ia buscar 1 ou 2 ao massamá.

Sp é superior ao ATLÉTICO DE CACÉM!! :rotfl: :rotfl:

vamos a eles carvalhal! Carvalhal Forever! :lol:

Então, vou colocar as coisas deste modo:

Com o «zbórdig», o mais certo era nem sequer conseguires ganhar este jogo. Talvez só depois no prolongamento.

Não se pode fazer futurologia mas que se calhar a ganharmos por 1-2 começavamos a defender o resultado e depois com a expulsão do Tonel as coisas iriam ser sofridas. Aquele momento entre o 1-2 e o 1-4 foi a grande diferença neste jogo para a “era PB”, foi-se até à goleada. No entanto estou só a especular.

Ora bem, do que me pareceu, Carvalhal quer mudar. O que conseguiu até agora? Por a equipa a arriscar mais, o que é bom mas poderia ter tido consequências desastrosas defensivas, devido ao mau posicionamento defensivo (posicionamento esse com laivos e tiques de Bentismo incorporado).

A insegurança defensiva continua a mesma, mas tivémos muito mais oportunidades e criámos muito mais jogo. E o sentimento de pseudo-euforia deve-se ao facto de termos jogado qualquer coisa em muitos meses, de parecer que a equipa jogava em bloco, de rarearem os pontapés para a frente. Mantiveram-se as idiotices laterais (Grimi custou 4.5M ao Milan, e custou-nos, pelo que se sabe, sensivelmente o mesmo), manteve-se a insegurança ao centro (Polga escorregou duas vezes, uma deu golo, a outra ia dando), manteve-se o centrar de 3/4 do campo ainda na 1ª parte. Na segunda, começou-se a ver gente à linha, começou-se a ver interligação entre os sectores e, depois do 2-1, a mesma ânsia de marcar quando ainda estava 0-1.

Todas estas “banalidades” boas deveriam ser o mote do Sporting. E isso não se muda de um dia para o outro. Foram 4 anos da mesma MERDA, do jogar para o lado, para trás e em chutão para a frente, foram 4 anos de “não fintes que ainda te cai um tomate”, foram 4 anos de “o que é que eu faço aqui com a bola, tão perto da baliza que estou?” Parece que a mentalidade mudou, e espera-se confirmação na jornada a seguir a esta.

Com os que temos agora, parece-me que o 11 mais adequado será

Patrício; Pereirinha, Carriço, Caneira (não querem o Polga a escorregar ad eternum, pois não?) e Veloso; Moutinho e Adrien; Vukcevic(direita), Postiga(numa espécie de 2º av. a segurar a bola e a libertar colegas… nisso ele ontem foi bom) e Matias (a partir da esq); Liedson

Não temos Izma, caçamos com gato. Ficamos completamente sem banco (vejam as possibilidades e assustem-se: Tiago, Polga, André Marques - pelo menos é da casa e dá menos “casas” - Angulo, Luis Almeida (o Kikas) ou o Wiliam Carvalho(porque não há mais médios), Caicedo e Saleiro.), mas não devemos ter armas secretas porque não as temos, ponto final.

Para finalizar, o que acho que é “Entulho GigaMax” (daquele que não tem mesmo utilidade nenhuma) para mim: Abel, Pedro Silva, Angulo, Caicedo e “estes” Polga e Tonel. Postiga tem a utilidade que vi ontem (seria tentar valorizá-lo de alguma maneira e despachá-lo no final da época para algum árabe mal conhecedor, o mesmo se aplica ao Polga e ao Tonel, mas já!), Djaló mostrou lampejos do que pode fazer, e neste esquema encaixa bem à esquerda como suplente do Izma, e Saleiro precisa de tempo, tal como André Marques. Eu sou muito apologista de, se não há dinheiro, que se use o que há num jogador que faça realmente a diferença e se “tapem” as lacunas com malta da formação. Mal por mal, são da casa, ganham menos e estão identificados com o Sporting. E para uma equipa como o Sporting, reparem o que seria em poupança de ordenados despachar estes 5 marmanjos. A ser verdade os valores que saem como rumor (Polga, 75mil /mês, Abel 30mil/mês, Pedro Silva 40mil/mês, Grimi ~60 mil/mês, Caicedo ~80mil /mês, Tonel 30mil/mês), já se poupavam uns cobres (cerca de 1.8M/1.9M do orçamento).

Disclaimer: Não tomem os valores como certos, é só uma suposição do que ganham com base em jornais. Mais, ao contrário do que se pensa, Caicedo recebe do Sporting. O que não teve custos foi o empréstimo, mas os ordenados (ou parte deles, parece que ele ainda ganha mais do que isto!!!) são suportados pelo Sporting.

pontos positivos:

• mentalidade mais ofensiva.
  • equipa no geral mais agressiva sobre a bola.
  • Veloso na esquerda (mas ninguém lhe diz que ali pode estar a titularidade no próximo mundial??).
  • Moutinho, bem-vindo chaval! que saudades de te ver encher o campo assim!

pontos negativos:

• Pereira (puxem-no para trás, sff. falta-lhe coragem para ser um médio-ala/extremo).
  • Grimi (puxem-no para longe, sff. falta-lhe tudo para ser jogador do Sporting).
  • lentidão da equipa a reagir aos contra-ataques adversários.
  • Moutinho a marcar livres… :wall:

ainda é muito cedo para grande foguetório (ainda por cima se o derby correr mal… temos aí os abutres todos de novo), mas a esperança de ver novamente o Sporting a jogar à bola é grande!

Ventspills tambem é exagero…

Mas digam o que disserem, eles são da 3ª mas que mostraram mais que certas equipas até da 1ª mostraram! (Se bem que na primeira parte qualquer coisinha que fizessem saias-lhe bem)

Quanto ao Carvalhal :mais:

Pareceu-me bastante positivo e viu-se um Sporting bastante diferente do de bento! A equipa a correr bastante ( :o) jogadas com principio meio e fim, jogadores libertos a jogar com “alegria” (Vuk, Moutinho), até o simples facto de CC puxar plos jogadores durante o jogo! Penso que temos tudo para continuar a evoluir e fazer o resto de bom campeonato :slight_smile:

Esta pequena amostra sobre o que podemos fazer vai fazer com que haja (pelo menos) mais um em Alvalade contra os porcos 8)

Colocando de outra forma (tal como dois foristas já o fizeram).

Se tivéssemos jogado contra o Costa como jogamos contra o Ventspils, éramos bem capaz de só ter ganho nos penalties, em então por 1 golo de diferença.

Mais uma vez afirmo: Não será motivo de (muita) alegria, mas deverá ser de esperança.