Ora bem, do que me pareceu, Carvalhal quer mudar. O que conseguiu até agora? Por a equipa a arriscar mais, o que é bom mas poderia ter tido consequências desastrosas defensivas, devido ao mau posicionamento defensivo (posicionamento esse com laivos e tiques de Bentismo incorporado).
A insegurança defensiva continua a mesma, mas tivémos muito mais oportunidades e criámos muito mais jogo. E o sentimento de pseudo-euforia deve-se ao facto de termos jogado qualquer coisa em muitos meses, de parecer que a equipa jogava em bloco, de rarearem os pontapés para a frente. Mantiveram-se as idiotices laterais (Grimi custou 4.5M ao Milan, e custou-nos, pelo que se sabe, sensivelmente o mesmo), manteve-se a insegurança ao centro (Polga escorregou duas vezes, uma deu golo, a outra ia dando), manteve-se o centrar de 3/4 do campo ainda na 1ª parte. Na segunda, começou-se a ver gente à linha, começou-se a ver interligação entre os sectores e, depois do 2-1, a mesma ânsia de marcar quando ainda estava 0-1.
Todas estas “banalidades” boas deveriam ser o mote do Sporting. E isso não se muda de um dia para o outro. Foram 4 anos da mesma MERDA, do jogar para o lado, para trás e em chutão para a frente, foram 4 anos de “não fintes que ainda te cai um tomate”, foram 4 anos de “o que é que eu faço aqui com a bola, tão perto da baliza que estou?” Parece que a mentalidade mudou, e espera-se confirmação na jornada a seguir a esta.
Com os que temos agora, parece-me que o 11 mais adequado será
Patrício; Pereirinha, Carriço, Caneira (não querem o Polga a escorregar ad eternum, pois não?) e Veloso; Moutinho e Adrien; Vukcevic(direita), Postiga(numa espécie de 2º av. a segurar a bola e a libertar colegas… nisso ele ontem foi bom) e Matias (a partir da esq); Liedson
Não temos Izma, caçamos com gato. Ficamos completamente sem banco (vejam as possibilidades e assustem-se: Tiago, Polga, André Marques - pelo menos é da casa e dá menos “casas” - Angulo, Luis Almeida (o Kikas) ou o Wiliam Carvalho(porque não há mais médios), Caicedo e Saleiro.), mas não devemos ter armas secretas porque não as temos, ponto final.
Para finalizar, o que acho que é “Entulho GigaMax” (daquele que não tem mesmo utilidade nenhuma) para mim: Abel, Pedro Silva, Angulo, Caicedo e “estes” Polga e Tonel. Postiga tem a utilidade que vi ontem (seria tentar valorizá-lo de alguma maneira e despachá-lo no final da época para algum árabe mal conhecedor, o mesmo se aplica ao Polga e ao Tonel, mas já!), Djaló mostrou lampejos do que pode fazer, e neste esquema encaixa bem à esquerda como suplente do Izma, e Saleiro precisa de tempo, tal como André Marques. Eu sou muito apologista de, se não há dinheiro, que se use o que há num jogador que faça realmente a diferença e se “tapem” as lacunas com malta da formação. Mal por mal, são da casa, ganham menos e estão identificados com o Sporting. E para uma equipa como o Sporting, reparem o que seria em poupança de ordenados despachar estes 5 marmanjos. A ser verdade os valores que saem como rumor (Polga, 75mil /mês, Abel 30mil/mês, Pedro Silva 40mil/mês, Grimi ~60 mil/mês, Caicedo ~80mil /mês, Tonel 30mil/mês), já se poupavam uns cobres (cerca de 1.8M/1.9M do orçamento).
Disclaimer: Não tomem os valores como certos, é só uma suposição do que ganham com base em jornais. Mais, ao contrário do que se pensa, Caicedo recebe do Sporting. O que não teve custos foi o empréstimo, mas os ordenados (ou parte deles, parece que ele ainda ganha mais do que isto!!!) são suportados pelo Sporting.