Acho o Joao Moutinho a escolha possivel , apesar de ser jovem e me parecer introvertido tem um grande carisma e presenca no plantel para assumir as funcoes , bem como um reconhecimento cada vez maior no estrangeiro (nao é por acaso que sempre que chega um reforco ao Sporting , o Joao Moutinho é dos poucos que é sempre referido como sendo do sporting)
Ninguém mais viu isto? :o
(fonte: Borla)
O técnico acabou também por revelar que Tiago será o terceiro «capitão» agora que Ricardo saiu para o Bétis e que [b]João Moutinho passou a assumir a hierarquia[/b], na qual se segue Polga.
CAPITÃO: MOUTINHO!!! :dance:
2ª Polga
3º Tiago
Estava a ver que este momento não chegava :victory:
Força João !!!
Vai ser brutal, espectacular, lindo, abusadissimo, ver aquele miudo cheio de moral a envergar a braçadeira de capitão do Sporting Clube de Portugal, este ano promete ;D ;D ;D :whistle:
Força Moutinho
Claro que com a saída do Ricardo, só pode mesmo ser o Moutinho o capitão.
Parabéns Moutinho. Tens todas as possibilidades de marcares uma geração e de te transformares num ícone do Sporting. Só depende de ti.
João Moutinho ! ;D :dance:
viva o moutinho,agora sem o ricardo é que vamos ser campeoes,
Esta situação só peca por tardia… o Moutinho devia ter sido o eleito logo de inicio.
Lógica e acertada decisão esta de confiar ao João Moutinho a braçadeira de capitão. É aquele que reúne mais consenso, tanto junto dos adeptos como a nível de características para o ser. Não percebo é porque é que vocês malham assim tanto no Tiago. O rapaz não joga, pronto, é um guarda-redes mediano, mas está há muitos anos no clube, é experiente e com certeza terá voz dentro do balneário. Dizerem que o Paulinho merecia mais do que ele é no mínimo estupidez, mas vocês là sabem. :arrow:
A qualidade de suplente (ou suplente do suplente?) não lhe permite ser “O” capitão, e isso acho justo, mas como 3º capitão acho que a escolha é acertada. Tiago será um bom 3º capitão sim senhor!
Acho que pecas na tua análise por justificares a escolha do Moutinho, porque esses parametros foram avaliados posteriormente aquando da primeira eleição dos capitães, na qual o Ricardo ficou em primeiro, Moutinho em segundo e Polga em terceiro.
Por se tratar de um processo hierarquico, como o Ricardo saiu os outros sobem nas suas posições. Moutinho passa a primeiro, Polga a segundo e a nova nomeação Tiago a terceiro. A escolha só podia ser Moutinho por estas razões, que é exactamente a mesma da escolha de Ricardo que era o segundo capitão na era Custódio.
Quanto ao Tiago, identifico isto como um prémio ao jogador mas nada mais do que isso. Ele muito provavelmente não vai jogar nenhum jogo sem ser os da Taça de Portugal e quem sabe Taça da Liga, numa situação de jogo normal imaginemos que o Polga está lesionado. O Moutinho estoirado e depois de encavar a equipa adversária sai para descansar (acredito que este ano isso aconteça face ás alternativas), quem é que vai envergar a braçadeira?
Pois ninguem sabe, por isso o verdadeiro terceiro capitão ainda é uma incognita.
já vi essa situação que descreves acontecer tantas vezes em tantas equipas que nem percebo qual o drama. arrisco quase a dizer até que a primeira vez que o Moutinho envergou a braçadeira foi numa situação assim. já houve casos até que vi equipas sem nenhum dos seus três capitães nos titulares e não veio mal algum ao mundo…
Mas alguém disse que era um drama? Alguem disse que vinha um mal ao mundo?
Só disse, que o verdeiro terceiro capitão ainda é uma incognita. É mentira?
Ps - É por estas que falta a vontade de comentar neste espaço. Leiam aquilo que os outros escrevem.
Tens toda a razão, companheiro. O Moutinho era o próximo na lista e logicamente, se saiu o primeiro, o lugar fica para ele. Mas entendo que esses parâmetros e características já tinham previamente sido apontados aos capitães em vigor. O Custódio não era grande espingarda mas pronto, o Ricardo tinha a infelicidade de ser lampião e toda a gente aqui (ou muita gente) malhava nele por isso. Mas na minha opinião puseram o Moutinho na lista de capitães para preparar o futuro, porque os dirigentes sabem que ele tem todas as características necessárias, e mais algumas, e que era uma questão de tempo até ele “se assumir” como líder. Se calhar foi cedo de mais, se calhar não. Eu confio nele. :arrow:
Está a começar a escrever-se uma página da história. ;D
http://www.record.pt/noticia.asp?id=752288&idCanal=24
[b]Capitão Moutinho[/b] SERÁ O MAIS NOVO DE SEMPRE A LIDERAR EQUIPA NO CAMPEONATOEm 1909, no Sítio das Mouras, um jovem de 17 anos e calções a passarem os joelhos capitaneava o Sporting no arranque do campeonato de Lisboa, frente ao Carcavelinhos. Os leões perderam por 2-1, acabariam a prova em 5.º mas estava a ser escrita história por Francisco Stromp, “fundador e sócio perpétuo” do clube.
No entanto, quase um século depois, prepara-se novo capítulo – João Moutinho será o mais novo de sempre a liderar os vice-campeões no campeonato nacional, ideia que terá nos particulares como o de hoje, frente ao Lille, espécie de antecâmara até à consagração final ante a Académica.
Depois de Fernando Mendes e respectivo sucessor, José Carlos, o algarvio bate recordes e acaba por reflectir a simbologia actual no universo verde e branco – é a bandeira do clube e da cultura de aposta em jovens formados na Academia.
O número 28 será o 28.º capitão na história centenária dos leões e merece aprovação inequívoca por parte de outras figuras carismáticas neste particular.
Não sabia onde por esta notícia e para não abrir um novo tópico aqui vai:
Steve Claridge runs the rule over Portugal's next DecoTuesday July 24, 2007
The GuardianThey say everyone has a double in life and in Joao Moutinho’s case it is Barcelona’s Deco. Small, busy and with an eagerness to get on the ball at every occasion, the Portuguese midfielder is one of the most highly rated young players in Europe and has reportedly interested Arsène Wenger ahead of the new Premiership season.
Moutinho is a difficult player to pigeon- hole. Some will say he is slightly indisciplined :rotfl:, at worst a luxury player looking at it from an English perspective, but when I watched him against Holland in the recent European Under-21 Championship, he certainly did not unbalance the side.
He did his shift defensively, rarely gave the ball away and was at the centre of many of the good things that this star-studded young Portugal side did. In fact, he illustrated exactly why his club side, Sporting Lisbon, signed him up on a six-year contract soon after he played in the side that beat Belenenses in this year’s Portuguese Cup final.
Teams on the continent do not show the structure, shape or balance we find over here, mainly because the game in certain areas is slower, allowing players time to fill in for each other. And Moutinho’s abilities mean he fits in perfectly to this style of play.
Popping up all over the pitch against Holland, he signalled his intent early in the game with a fantastic dummy from the right wing and an inch-perfect cross to the far post, showing great vision in what was a crowded penalty box.
As with everything, Moutinho was positive when in a position to shoot without taking on the impossible and he was unlucky on one occasion with a technically superb first-time volley. He is prepared to receive the ball for the five-yard pass or the 50-yard pass, always making himself available and an option for the man in possession.
His pass appreciation was good, as was the weight he put on the ball, never passing behind his team-mate but always allowing the move to flow freely. During the match he played in various positions, mainly in advanced areas, but what was suprising was how well he brought a discipline to his game when asked to play at the bottom of the diamond in midfield. He demonstrated bravery in the tackle and proved himself to be a real competitor when his team was under pressure.
His versatility explains why, after making his debut for Sporting in January 2005, he played 95 consecutive games before being suspended. He was also part of the Portuguese side that won the 2003 European Under-17 Championship and made his senior debut against Luxembourg in 2005. At 20, he has already won eight caps for the senior side.In addition to Arsenal, I think he would thrive at somewhere like Chelsea: he needs the opportunity to play in a Joe Cole-type role with the freedom to express himself. He is a particular type of player, who treads a fine line between match-winner and passenger in some people’s eyes. But for me he has the balance just right.
Age 20Born Portimao
Position Midfield
Height 5ft 7in
Weight 9st 8lb From Portimonense
Awareness 9/10
Heading 8/10
Attitude 8/10 Tackling 7/10
Passing 9/10
Team responsibility 9/10
Valuation £3m-4m
Com alguns erros à mistura, lá puseram os olhos na nossa jóia >:D. Só uma questão: £3m-4m, é mil ou milhões?! De qualquer das formas é muitíssimo pouco.
São milhões, mas também são curtos… :naughty:
Não… £3M são 3 milhões de Libras.
Dado que £1 anda um pouco abaixo de 1,5€, o valor que ele dá situa-se entre os 4,4M€ e os 5,8M€, mais coisa, menos coisa.
Obviamente, irrealista.
Esse tipo é o Freitas Lobo lá do sitio? :rotfl:
4,5 - 6 M € ? ridículo
Falando agora que a hierarquia já está defenida, acho que o Tiago como 3º capitão é no minimo discutivel, está bem que é o jogador com mais tempo de casa, mas pelo que tenho visto acho que nem no banco ele terá lugar, o Patricio apesar de 12 anos mais novo tem mais confiança da minha parte que ele e deverá ser ele a ficar no banco durante os jogos.