Capitães para 2012/2013

Bem, visto que o Polga e o João Pereira saíram do Sporting e o Carriço pode ir no mesmo caminho, quem deveriam ser os 3 capitães na próxima época? (Senão me engano eram estes os 3 os capitães)

Na minha opinião quem tem mais perfil para ocupar este estatuto é o Schaars. Como vice-capitães devíamos ter o Onyewu e o Rui Patrício apesar de não ser muito a favor de termos guarda-redes capitães.

Rui Patrício, Izmailov e Schaars

Acho que há uma regra que não permite que os GR sejam capitães (i.e. o caso de Hélton no FCPorto). De qualquer forma: Marat Izmailov; Stijn Schaars, Emiliano Insúa.

Matías Fernandez,Izmailov,Schaars

Nem sabemos quem é que vai ficar… É lixado responder.
Izmailov, Carriço, Schaars/Onyewu/Rinaudo.

Depois da vassourada do ano passado não há muitos jogadores com anos e anos de casa. De qualquer maneira, e até ver, Carriço será um deles e Rui Patrício outro. Para mim o terceiro na linha é Marat Izmailov (costuma parecer um tipo mais na sua onda, portanto reticente em relação ao czar), depois Bruno Pereirinha, que também não me parece ter personalidade e Matías Fernandez, idem idem. Poderá haver então uma estreia, Stijn Schaars, vejo-o todos os jogos a receber instruções do treinador e a ser essencialmente um veiculo de acerto táctico.

Portanto, por ordem e dependendo de saídas

1- Daniel
2- Rui
3- Izmailov
4- Schaars

5- Matías / Bruno Pereirinha

Mas enquanto o plantel não fechar, será difícil. Certo certo é que o Sá Pinto saberá analisar esta situação, creio que ele sabe bem o que é preciso para se representar o Sporting em campo.

Nem de propósito, ainda hoje questionei-me sobre isto. Antes de mais deve ser definido o critério. Na minha opinião esse deve ser, antiguidade, titularidade e claro está, carisma - garra e determinação. A grande dificuldade está em encontrar quem preencha todos estes requisitos.

Assumindo que Carriço vai sair, para mim, os nomes elegíveis seriam:

Rui Patrício - PRÓS: antiguidade, titularidade; CONTRAS: carisma e posição em jogo.
Insúa - PRÓS: titularidade, carisma; CONTRAS: antiguidade.
Schaars - PRÓS: titularidade, carisma (neste caso particular acrescento o pragmatismo e frieza holandesa); CONTRAS: antiguidade.
Pereirinha - PRÓS: antiguidade; CONTRAS: titularidade, carisma.
Izmailov - PRÓS: antiguidade, carisma (só em garra e determinação, demonstra alguma timidez); CONTRAS: titularidade (devido a lesões).

Conclusão, os meus 3 eleitos seriam, 1º Schaars, 2º Izmailov, 3º Insúa.

Não existe nenhuma regra que proíba os guarda-redes de terem a braçadeira :great: Há sim o aviso por parte da UEFA aos árbitros para os punirem disciplinarmente se saírem da zona deles para irem protestar decisões, o que os torna mais expostos a levarem mais cartões que um jogador de campo, enquanto capitães de equipa. No caso do Hélton foi o próprio que pediu para deixar de o ser.

Na minha opinião (se bem que com esta dança de cadeiras no Sporting é algo imprevisível):

1 - Schaars
2 - Carriço
3 - Rui
4 - Rinaudo

Sinceramente não consigo imaginar o Izma e o Matías a ostentarem a braçadeira. Fora a sua qualidade futebolística, a personalidade de ambos (aparentemente um pouco introvertidos e sem grande “voz” em campo) não coaduna com o estatuto de líder.

De certeza ?! Desde quando, já agora ? E porquê ? :think:

Schaars, Gooch e Izmailov.

Não existe regra nenhuma que impeça os GR de serem capitães.

Por isso é que eu disse “acho que (…)”. Entretanto já fiquei esclarecido quanto à minha dúvida.

Sendo assim: Marat Izmailov, Stijn Schaars e Rui Patrício!

Se o Daniel e Patrício saírem a opção lógica seria schaars a capitão e Oguchi a vice-capitão, além destes capel e insua tb parecem ter espirito de liderança.

Carriço, Schaars, Rui Patrício, mas o guarda-redes é difícil.

Sem qualquer dúvida, independentemente de entradas e saídas, o capitão pa próxima época tem de ser (do meu ponto de vista claro) Stijn Schaars !

É a meu ver o jogador mais talhado pa função e, vendo os jogos desta época que acabou, notei claramente que Schaars era já o capitão daquela equipa (ainda que sem a braçadeira) … tem maturidade pa dar e vender, tem “peso” no plantel, tem voz de comando, é super regular (leia-se: titularidade sucessiva) etc.

Depois, se o Ru1 continuar (o que duvido…), seria pra mim um dos sub capitães, assim como Carriço (se ficar também), até pa manter uma certa continuidade … não seria bom tirá-lo do lote assim sem mais nem menos.

Caso este dois venham a sair do Sporting, por mim o lote de capitães seria: Schaars, Rinaudo Onyewu.

Num lote pa eventual 4º (esta época a cena creio que até andou pelos 4 ou 5 … Carriço, J.Pereira, Polga, Tiago) … vejo com perfil mais 1 ou 2 que são Insúa, e eventualmente Izmailov.

Como para mim o Carriço tem lugar como central, seria sem duvida ele, pois tem tudo o que um jogador do Sporting deve ter, se ele sair então aí sim pode ser o Schaars

SL

lote de capitães seria: Schaars, Rinaudo Onyewu

Schaars, Rinaudo e Onyewu.

Izmailov? A sério? O rapaz não tem carisma nem presença nenhuma em campo para ser capitão. É tímido, é acanhado, não fala com ninguém, não motiva ninguém, não é um líder. Não se pode dar a braçadeira a alguém só por ser o melhor jogador da equipa, isso não é nada essencial para se ser O líder.

Não é talhado para essa função, ele é bom e muito, naquilo que faz.

1º Daniel Carriço
2º Schaars
3º Emiliano Insua
4º Oguchi Onyewu
5º Rinaudo

deves andar pelo balneário do Sporting para saberes isso tudo não?