canos entupidos - desentop? - ajuda!

no meu prédio, abaixo do meu nível, na cozinha. O prédio é dos anos 30, o meu apartamento foi completamente renovado há uns anos, tudo novo. Em baixo de mim não há problemas, mas a mim sai-me água na cozinha, pelo buraco onde está posta a saída de água da máquina de lavar, sempre que uso o lavatório, e sempre que algum vizinho de cima usa o lavatório!

Estou a ver que não sou capaz de resolver pelos meus meios: primeiro, meti um daqueles arames de canalizador com 3 metros, vai quase todo, A uns 50 cm encontra uma resistência que nãoi ultrapassa, mas não sei se será aí o entupimento ou só algum ângulo mais complicado.

Depois, ontem à noite, meti uma garrafa de desentupidor de supermecado, aquio é soda cáustica a 5%, ou seja não é muito forte. E água muito quente

Sempre tentando com o desentupidor, muito e com muita força, para ver se saía alguma porcaria ou se aquilo se resolvia. Nada.

Hoje deitei-lhe ácido muriático (HCl a 33%). Dei-lhe mais várias vezes com o arame. às tantas, com o desentupidor, começou a sair depósito calcário, muito, pedaços de mais de 1 cm, alguns com 3 ou 4 mm de espessura. Meti também muita água a ferver (mesmo a ferver). Entre o que saiu com o desentupidor manual e o que saiu pelo buraco onde está posta a saída de água da máquina de lavar, já saiu muita porcaria.

O meu medo é que com o arame e o ácido, se tenha solto tanto depósito calcário dos tubos, que foi parar onde estava o entupimento, e agora não anda nem dasanda.

É que agora é isso mesmo, qualquer água que meta no lavatório, é directo para o tal buraco na parede (que está aproximadamente à altura do sifão do lavatório).

Penso que já só me resta chamar a desentop, amanhã de manhã! Alguém tem ideias?! O que é que eles fazem numa situação destas, se metem daquelas máquinas que enfiam ar ou assim, ainda rebentam com os canos todos do prédio, ou como é?

Normalmente também costuma-se usar soda cáustica em minha casa e o caso resolve-se por uns tempos, mas no teu caso parece ser algo mais grave. A melhor hipótese é mesmo chamares alguém profissional no assunto.

Nao sou canalizador, mas também já tive um problema parecido, porém aqui saia tudo na banheira. No meu caso, depois de tentar com o desentupidor e com liquidos (soda cáustica, colas e água a ferver etc) , só lá foi mesmo é com o arame desentupidor. No teu caso é bem possível que haja um sifao com um angulo mais complicado onde “a porcaria” nao passe ou um cano mais longínquo e só lá vá mesmo é com um canalizador… :inde: Boa sorte!

pois, eu comprei o arame desentupidor há uns anos quando entupiu no mesmo sítio, e na altura resultou. Agora, nada… com o arame saiu um bocado de calcário com uns 4 cm de comprido e meio cm de espessura! e mesmo assim não passa água.

Acabei de chamar os gajos do desentop, o custo mínimo é €120, mas se for complicado pode ser bem mais…

pois bem, passei o dia todo na cozinha na porcaria a tentar resolver aquilo, os planos que tinha foram à vida, enquanto espero que cheguem os desentops vou mas é trabalhar na Wiki! Comecei ontem com as histórias de jogo de 2008/09, começo no 1º jogo de treino da época e vou por aí afora, o primeiro foi logo a estreia do Daniel Carriço e a re-estreia do Roca! https://www.wikisporting.com/index.php?title=2008-07-12 SPORTING – Atl Cacém

resolvido, precisaram de 1h30, esteve difícil, e custou €307,50. Dá €200 euros à hora. Acho que vou mudar de profissão!!!

:xock: Por €307,50, até tinhas direito a uma “lap dance” e um Chivas Regal enquanto eles trabalhavam!

:idea: Qual curso, qual euro-milhões, qual quê! Vou mas é montar uma empresa de desentupir canos! :arrow:

:cartao: :cartao:

VOU PASSAR PARA CANALIZADOR!!!

vai la vai estou :o com o preço desse serviço

é a segunda vez que os chamo, a primeira foi há 8 anos, por acaso um deles era um dos que já lá tinha estado; da outra vez chamei-os por não perceber que podia ter sido eu a fazer, um bebé atirou os brinquedos mais as xuxas para a sanita e entupiu tudo, bastava ter desatarachado a sanita, tirá-la do sítio, e dar com um arame. Foi uns €120, que acho que ainda é mais ou menos o que pedem por um trabalho desses (aliás, é 100 mais iva)

Depois disso comprei o tal arame, e tudo o que ali se entupiu fui eu que tratei, nunca mais chamei ninguém.

Mas desta, era mesmo complicado, era no tubo geral do prédio, e devia ser um senhor entupimento, eu por mim tirei talvez um bom meio kilo de calcário, pedaços com 1 cm de espessura.

Eles tiveram que meter o arame deles (mecânico, claro), em três buracos diferentes, o da máguine da lavar louça, o arame entrou 6 metros e acabou por saiu pelo lavatório (por onde andou, não faço ideia!); pelo lavatário, às tantas não deu mais; pelo ralo da cozinha, que estava debaixo do móvel da cozinha e tive que desmontar um bocado para terem acesso, também não chegou ao central. Estava a ver a vida a andar para trás, que íamos ter que partir parede do prédio, e aí não eram eles, mas tinha-se que chamar uma empresa e até isso ser, água cortada. Recomeçaram, e às tantas aquilo deu de si, mas eles não sabem o que fizeram. Apenas que funcionou. O mais provável é que o arame, que na primeira vez tinha ido pela esquerda para o lavaloiças foi pela direita para a prumada geral.

Uma equipa daquelas faz talvez 4 trabalhos daqueles por dia, ou 8 dos outros (que em 10 minutos está feito). Fazem uns €1000 por dia, uns €20000 por mês. Para o patrão, claro.

Despesas de investimento, é o equipamento, eles para além da máquino do arame têm uma coisa com câmara na ponta para ver o que será, equipamento de alta pressão para bloqueios mais icomplicados, e depois uma data de coisas para o sector industrial. Mas se tivessem tido que usar essas coisas, tenho ideia que ia para milhares e não centenas.

Estive a ver na net, há uma série de companhias destas, devem ser um pouco mais baratas, mas não sei não, estes foram profissionais e sabiam o que faziam, não eram cowboys.

agora é dificil de provar mas se era no geral do prédio, quem devia pagar era o condominio!!

eu fi-los passar a factura à administração do condomínio e escrever na factura “prumada do prédio”. Acabei de falar com o administrador e penso que vou rever os €€€ :slight_smile: e se não os rever assim, revejo-os deixando de pagar durante uns bons mesitos até estar reposto.

Desde 40€.
Fim de semana e tal, é capaz de chegar ao que pagaste.
http://www.tatudesentop.com/desentupimentos.html

se o trabalho foi bem feito, não foi caro. as pessoas é que estão tão habituadas ao «desenrrasca», que depois ficam espantados com os preços praticados por profissionais.
e esquecem-se que estas empresas têm muitos custos, que o «amigo do amigo ali da esquina que percebe destas coisas» pura e simplesmente não tem.

aqui há uns anos, em casa da minha mãe, existiu um problema semelhante. andaram durante meses, ela e o condominio a tentar desenrrascar. pois um dia em que lá estive, chovia muito, e a marquise inundou (tal como era costume). estive umas horas (sem exagero) de cu pró ar a apanhar água, com baldes, toalhas, jornais, o diabo a quatro.
obviamente chateei-me, e chamei uns gaijos duma empresa (já não me lembro qual foi). os tipos apareceram com maquinaria que eu nem sabia que existia (o que também não é de estranhar, visto que eu não percebo nada de canalizações). entre a parafernália, tinham um cabo protegido por uma mola, com uma camara de video na ponta :o. pois com essa camara conseguiram ver (literalmente) onde estavam os vários problemas, e resolveram. tiveram inclusive que partir pedra (parede e chão), mas deixaram o problema resolvido. foram, se não estou em erro, 380€. dos 380€ mais bem gastos que me lembro (mesmo que depois tenham sido imputados ao condominio).

isso! Estes também tinham a tal coisa com a câmara, mas não chegou a ser preciso, se não tinha sido mais.

Eu também achei €307,50 bem gastos! Estive a noite de Sábado e Domingo até às 17h com o desentupidor, arame, ácido, água a ferver, e com a minha mulher a apanhar a água que ia saindo, sem resultados. No fim tive mesmo que me dar por vencido e agradecido por me resolverem o problema.

Essa firma “desde €40”, também me parece profissional, só que os €40 é para o caso mais simples em que em 5 minutos está resolvido… tenho ideia que a desentop é das mais caras, por ter nome no mercado, e também se não forem capazes de resolver não cobram nada, nem deslocação, zero, e dão garantia de 60 dias. Precisamente por terem nome, dá-me confiança que realmente lá vão se houver problemas agora!

Aqui no meu local de trabalho, de vez em quando temos problemas com as canalizações e chamamos sempre a Desentop.
Por norma pago entre 450€ a 500€.
Eu realmente acho um balurdio, mas por norma ficamos bem servidos.

Uma vez tive um problema sério de entupimento no andar onde morava.

Nada funcionava, por ordem dramática: arames, soda cáustica, ácido muriático. E eu queria ir ao WC!

Alguém me safou com algo que não se pode vender: 6€ por 1litro de ácido sulfúrico. Não sei que concentração era, mas uma gota a pingar de um cotonete removeu por mero contacto o cinábrio mais negro de um velho tubo de cobre… (e o vidrado duma louça também :shifty:).

:arrow: :arrow: :arrow: :arrow:

bem, ácido sulfúrico tenho ideia que seria capaz de arranjar; mas acído muriático é ácido clorídrico, que também é forte, mas é a 33%. Esse sulfúrico devia ser mais forte, mas o problema às vezes, como no meu caso, ach que foi o ácido não chegar ao bloqueio grande, porque devia ser bem em baixo, e antes disso tinha canos com água e sifões, ou seja, o ácido parava antes de lá chegar!

Soda cáustica dá cabo dos canos mesmo dos de plástico!!! Não usem.

Contudo não acredito que só um litro de ácido sulfúrico funcionasse no caso que tiveste. Além de que facilmente pode manchar os vidrados das cerâmicas e acho que deve manchar o inox dos lava-loiças (pelo menos o fluorídrico mancha), imagina que havia um refluxo no processo, com o aumento da temperatura, pressão… naturalmente iria espirrar para cima de alguém. :-X