canos entupidos - desentop? - ajuda!

Se acham o Zé Operário caro mostram logo cartões vermelhos e mais setas. Meus amigos, a qualidade paga-se, seja num hospital, num tribunal, na construção civil ou em qualquer sector. O pessoal pensa que lá por ter canudo, um diploma na mão pode levantar a crista e olhar de cima para os outros, nada mais errado. A profissão de trolha é (se o serviço for bem feito) bem pago (muitos electricistas, canalizadores e afins ganham 10/15 euros à hora) e falta a maquinaria, como foi no caso do nosso caro forista. Antes de mostrar cartões vermelhos tenham um pouco de tino e respeito porque a “escola da vida” não é fácil, para eles ganharem esse dinheiro tiveram que dar muita “serventia”.

Stunner, eu não me queixei :slight_smile: mas olha que dê lá por onde quer, é caro! Imagina que cada um recebe €15, o que acho bem; a empresa ganhou €270… mesmo com as amortizações do custo do equipamento, treino do pessoal, impostos, e mais tudo, é um lucro brutal que eles se permitem porque sabem que as pessoas estão com as calças na mão (por vezes, literalmente, quando se dá o acontecimento!!!)

É exploração (do cliente E dos operários!), mas mesmo assim, eu por mim fiquei satisfeito, que tinha ali um problema potencialmente grave!

O Zé Operário ganha mal e duvido que ele próprio tenha 300€ para dar por um desentupimento. Por 90 minutos de trabalho, até penso que estou na Noruega.

Um roubo é eu ir à Peugeot dar 45 euros à hora por arranjar o carro. É eles me darem um orçamento de 600 euros quando eu por trás falo com um amigo meu que trabalha lá dentro e fez-me a mesma coisa por 200 (eixo traseiro do carro). Pá… é como o país está, quando não existe concorrência (somos obrigados a ir à marca muitas vezes - ainda mais quando actualmente muita coisa é electrónica, principalmente os carros a diesel, ou por falta de canalizadores, electricistas, soldadores de tig, etc) não tens outra opção do que bufar. Toda a gente quer um trabalho de escritório, andar limpo e apresentável, não fazer esforço físico etc, mas por grande parte das pessoas quererem que o seu filho seja doutor existem muitas áreas que estão com falta de pessoal. É preciso sujar-se, fazer esforço, etc mas no final são recompensados. Há uns tempos andei a vergar o aço numa fábrica de resina e pagavam a 300% os domingos e 200% os sábados e quem era a recibo verde ganhava muito bem (falta de serralheiros mecânicos). O Zé quer lá saber se a empresa lucra milhões, quer é que seja bem pago pelo serviço. No caso do @nunoni ele próprio admitiu que foi bem servido e o dinheiro bem empregue, uma situação completamente diferente da do Peugeot por exemplo, que praticam os preços exorbitantes e os empregados recebem miseravelmente. Acredita que são as grandes empresas, as multinacionais que pagam mal, os pequenos patrões, se for um trabalho ingrato e exigente, paga bem. Já pagou melhor é verdade mas ainda paga acima das grandes companhias.

:great:

Isto pode parecer que não tem nada a ver, mas se maior parte das pessoas que frequentam este fórum governasse o motivo que as une, o clube teria um destino de vida completamente diferente. Até um pequeno tema de.conversa banal revela que há aqui pessoas inteligentes, capazes e com grande formação humana.

Sim Viridis tens razão! O problema é que canos não despertam paixão, o Sporting sim, e aí já se sabe, só se encontram consensos na hora da vitória. Quando as coisas correm mal é como em casa onde não há pão. :inde:

No clube é impossível remar para o mesmo lado, visto que é na prática uma luta de classes que se odeiam. Ódio no sentido de não conseguirem estar ao lado uma da outra, algo que não é suposto acontecer dentro de uma casa de família — e quando acontece, há separação e a família acaba. Quando não é possível acabar por ter implicações maiores, a família mantém-se mas de forma disfuncional (as facções estão sempre à espera das outras se espalharem).

Stunner concordo contigo, até porque toda a vida o meu velho trabalhou de trolha e eu também sei o que é dar serventia, dei muita nas minhas férias de verão! :inde: :sleep:

No entanto, estes preços são estipulados pela empresa, e sem calha os gajos que por lá trabalham recebem o ordenado minimo. Uma coisa é o trolha, o canalizador, o mecânico que trabalha por conta própria, outra são os desgraçados que trabalham nestas empresas. A minha mãe é mulher a dias, também já ouvi muita gente a queixar-se de quanto ganha uma mulher a dias, uma vez até li alguém a queixar-se da empregada que aparecia ao trabalho de audi A3 (que lata) e eu perguntava-me: se é caro porque não fazem como eu e lavam os pratos, fazem a cama todos os dias e limpam a casa eles próprios?! Ou então chamam uma dessas empresas de limpeza onde as mulheres que lá trabalham recebem muito menos que uma mulher a dias por conta própria como a minha mãe… mas depois claro, queixam-se do preço à mesma! LOL

Enfim, é como digo: nestas empresas recentes que empregam esta mão de obra, muitas vezes pouco qualificada, muita desta gente recebe muito pouco, e no entanto tantas vezes o serviço é bem pago. Isto para dizer que também me choca o preço pedido por este serviço, por exemplo. Provavelmente um canalizador experiente, mesmo bem pago, ficaria mais barato, digo eu!9

Os preços praticados na área da canalização são absurdos. Hoje entreguei 300€ a uns meninos desse ramo.
Do mal o menos, foi um problema do condomínio e a despesa saiu da conta do prédio. É como vocês dizem, um gajo ao ver a resolução fácil do problema fica escandalizado ao entregar o dinheiro. E se eu não estivesse a acompanhar a “obra” o preço tinha disparado ainda mais.
Nesta área eles pedem aquilo que querem porque quem tem um problema de canalização não pode esperar.