Caneira é lider?

Oceano, líder!?

não era?

dos que vi: Manuel Fernandes, sempre!
do que ouço ao meu pai: Fernando Mendes, nos anos sessenta.
o Sporting é eterno com estas pessoas a servirem-no…

Nos tempos mais recentes:

-Sá Pinto.
-Schmeichel

Schmeichel? Um líder não abandona a equipa no relvado para se refugiar no sossego do balneário após uma derrota, como o fez no Jamor na final da Taça contra o Porto (1999/2000 creio eu)…enquanto os companheiros ficaram no relvado para cumprir as cerimónias próprias da final de uma competição (entrega das medalhas etc.), assistindo à festa dos tripas, ele e o Saber pisgaram-se sorrateiramente para o balneário e por lá ficaram…

os homens não se medem aos palmos :slight_smile:

Eddie… reaviva-me a memória. Mas foi nesse jogo que o Schmeichel saiu todo equipado, de chuteiras e tudo e zarpou no seu automóvel? É que houve um jogo que ele fez isso… só não sei qual.

Sergio tem la calma, ninguem duvida do teu sportinguismo...acho eu...

Sim não há papel, eu tambem pago a minha gamebox, aqui ha dois anos eu nunca tinha ido ao estadio…e pisei uma unica vez o antigo quando ja tinha uma bancada demolida…nao és menos sportiguista por nao ires ver os jogos

Tu pagas a tua mas se calhar enquanto a ti daote 50 a mim daome 10. Se nao tambem pagava.

Errado, eu nem semanada tenho :wink:

Inácio, M. Fernandes, Balakov, Barbosa.

Sergio tem la calma, ninguem duvida do teu sportinguismo...acho eu...

Sim não há papel, eu tambem pago a minha gamebox, aqui ha dois anos eu nunca tinha ido ao estadio…e pisei uma unica vez o antigo quando ja tinha uma bancada demolida…nao és menos sportiguista por nao ires ver os jogos

Tu pagas a tua mas se calhar enquanto a ti daote 50 a mim daome 10. Se nao tambem pagava.

Errado, eu nem semanada tenho :wink:

Andas a roubar? :whistle:

Eddie,

O Iorda tinha a alcunha de “mochilas” no balneario devido a ser genero marreco (ja antes de partir a espinha), gostavam dele, respeitavam-no, mas nunca liderou nada, acredita…

antes de partir a espinha?tás a falar do Iordanov ou do Cherbakov?

Nao te lembras do Iordanov em ferias na Bulgaria ter um acidente de automovel, partir duas vertebras da espinha e ser dado como acabado para o futebol?

Nao te lembras do SCP o ir buscar num Hercules da força aerea (se nao estou em erro) e transporta-lo num colchao insuflavel que na altura era ainda novidade para este tipo de acidentados e traze-lo para Portugal, onde apos mtos meses de tratamento Iorda9 voltou a jogar?

Sim, Iorda partiu a espinha e voltou a jogar, ninguem se lembra disto? :shock:

Nao te lembras do Iordanov em ferias na Bulgaria ter um acidente de automovel, partir duas vertebras da espinha e ser dado como acabado para o futebol?

Nao te lembras do SCP o ir buscar num Hercules da força aerea (se nao estou em erro) e transporta-lo num colchao insuflavel que na altura era ainda novidade para este tipo de acidentados e traze-lo para Portugal, onde apos mtos meses de tratamento Iorda9 voltou a jogar?

Sim, Iorda partiu a espinha e voltou a jogar, ninguem se lembra disto? :shock:

hmm…de facto tenho uma vaga ideia de ele ter tido um acidente, mas desconheço esses pormenores do colchão insuflável :lol: de qualquer maneira isso foi já perto do fim da carreira, não foi? lembro-me de o darem como acabado para o futebol (ah que saudades do Simões de Almeida :evil: )mas foi quando lhe diagnosticaram esclerose múltipla e mesmo depois disso acho que ainda jogou 2 anos.

Lembro-me perfeitamente disso. Foi no verão de 95. Tinha acabado a época anterior como titular e era aposta do Queiroz para frente de ataque no ano seguinte. Teve esse acidente na Bulgária e o Sporting teve que contratar à pressa o Paulo Alves, que até já tinha sido apresentado na lixeira com a camisola do beifica.

Iorda recuperou dessa gravíssima lesão e voltou a jogar. Assim como, já depois disso, em 97, foi-lhe diagnosticada esclerose múltipla, andou uns meses largos sem jogar, e ainda conseguiu recuperar a tempo de marcar uma dúzia de golos, incluindo um no ano em que quebrámos o jejum.

Em termos de força de vontade era um campeão ímpar, mas quanto a liderança estou como tu: não me parece que fosse um elemento galvanizador, sempre tive mais a sensação que ele era visto como uma espécie de “Paulinho do plantel”, admirado pela sua capacidade de vencer o destino.

Lembro-me perfeitamente disso. Foi no verão de 95.

Bom se isso se passou em 1995 tinha eu os meus 14 anos, ainda eu pensava que “Stromp” era o som que sai duma corneta, era impossível lembrar-me desse episódio…

O Iordanov sempre foi um dos meus ídolos, como eu disse atrás, devido à sua entrega e profissionalismo, talvez tenha sido isso a influenciar a minha opinião. Se dizem que ele não tinha capacidades para liderar ou que não era um elemento galvanizador, eu confio no vosso julgamento. Mas o que é facto é que ele vestiu muitas vezes a braçadeira de capitão e inclusive foi convidado para treinar nos escalões jovens, e suponho que concordem comigo em como um capitão e um treinador tem que ser no mínimo um líder razoável.

Lembro-me do acidente. Não há duvida que o Iorda ficará para sempre na memória como um dos maiores lutadorres da história do Sporting.

Teve esse acidente na Bulgária e o Sporting teve que [b]contratar à pressa o Paulo Alves[/b], que até já tinha sido apresentado na lixeira com a camisola do beifica.

Não foi à pressa. O Sporting já estava interessado antes de ser apresentado pelos lamps.

Não foi à pressa. O Sporting já estava interessado antes de ser apresentado pelos lamps.
Tinha a ideia de que esse foi um negócio de emergência, feito para colmatar a ausência do Iorda. Verdade seja dita que não colmatou coisa nenhuma, era um cepo que só visto...

Pobre Paulo Alves, que incompreendido. Eu era o seu fã nº1. :frowning:

Mas “blasfemei” quando ele marcou aquele golo em Leiria. :roll:

Sobretudo o Manuel Fernandes… é quem eu vejo na história recente do SCP como o líder-exemplo.

E não tenho dúvidas que Sá Pinto deu muito jeito a Paulo Bento no arranque da sua era na época passada. Parece que foi há muito tempo, mas notava-se claramente que o espírito da equipa se alterava com a presença de Sá Pinto em campo.

A.A.

Grandes lideres;

Vitor Damas, melhor guarda redes portugues de todos os tempos (subjectivo claro)

Manuel Fernandes, pq num ano em que se juntaram Oliveira, Jordão e ele, e sendo que os 2 primeiros nem se falavam, foi ele que conseguiu que passassem a bola um ao outro e acabou por passar despercebido num dos melhores campeonatos que ja ganhamos.

Pedro Barbosa, pela rectidão e pelo profissionalismo (ainda que muita gente nao concorde)

Inácio, pq é lagarto a serio ainda que tenha acabado a carreira no porco.

Ademar, daqueles que passava despercebido mas todos ouviam.

Oceano, pela raça, tal como Sá Pinto (vem aí o esquadrao de fuzilamento)

Tens que compreender uma coisa, aquilo que Caneira fez ao SCP junto com Paulo Costa e Alhandra, nao se apaga so pq esta epoca recusou o glorias para vir para Alvalade, a memoria nao pode ser curta, Caneira traíu o Sporting… Se nao sabes do que falo, basta perguntares…

Pobre Paulo Alves, que incompreendido. Eu era o seu fã nº1. :(

Mas “blasfemei” quando ele marcou aquele golo em Leiria. :roll:

O momento mais bonito do Paulo Alves de que me lembro e ter estado presente foi no Jogo Campomaiorense SPORTING em que estávamos a perder por 3 - 0 :shock: e demos a volta ao resultado e espante-se 3 golos do Paulo ALves

Alguém se lembra desse jogo ??

Foi o jogo em que se destacou o grande Telmo do Campomaiorense. Entrou como suplente, abriu amplas auto-estradas para o Sporting virar o resultado (penso que ganhámos 5-3), e acabou substituído em lágrimas… :lol:

Carriço é figura premente de uma geração campeã nacional em iniciados, juvenis e juniores, com o central – a exemplo do que acontece nas selecções – a capitanear todas as equipas por onde passa.

Isto é um líder.

Se recuássemos 7 ou 8 anos seria perfeitamente possível ler isto acerca do Caneira

Foi o jogo em que se destacou o grande Telmo do Campomaiorense. Entrou como suplente, abriu amplas auto-estradas para o Sporting virar o resultado (penso que ganhámos 5-3), e acabou substituído em lágrimas... :lol:

E em que o 1 dos golos do Paulo Alves nem entrou na baliza. :lol:
O ultimo foi autoria do Edmilson.