Campismo

Criei este tópico para discussão sobre campismo.
Material que usam, Parques que recomendam , etc.

Como faço campismo frequentemente estou a pensar adquirir brevemente esta tenda: TENDA DE CAMPISMO FAMILIAR ARPENAZ 4.1 | 4 PESSOAS QUECHUA

Tinha uma Quechua 2 seconds XL mas desde que nasceu o bebé aquilo já não dá para estadias “maiores”,1 ou 2 dias ainda safa… decidi então optar por esta porque alem de ser espaçosa, consegue-se andar em pé la dentro e tem um bom avançado.

A estreia deve ser feita no Parque de Campismo da Galé (Melides) o qual não conheço bem mas vou recomendado por uns amigos. Alguém com feedback sobre este parque?

Boa iniciativa de tópico, eu ainda sou um ‘‘campista noob’’ :lol: , tenho uma simples tenda para dois da Berg e uma cadeira de campismo também da Berg.
Tens um sitio muito porreiro aqui no Algarve para acampar, a praia do Trafal, costumo ir lá com a malta e é uma zona espectacular como podes ver na foto.

Acampas na parte de cima e tens praia logo ali :beer:

Tem bom aspecto. :great:

Mas para mim campismo selvagem neste momento está fora de questão.
A mulher e o puto não alinham nisso. :mrgreen: :mrgreen:

Eu tenho feito campismo nos ultimos anos em Agosto, fiz-me socio do CCL e pago 12 euros de quotas por ano, mais a taxa da federação que acho que sao uns 18 euros, nao me lembro bem, ainda nao paguei este ano.

Costumo ir acampar para o parque de campismo de Ferragudo (Lagoa), os parques do CCL sao os que tem os melhores preços.
Eu, a esposa e a filha, cerca de 70 euros por 10 dias no total. Sim leram bem, tenda grande, eletricidade (eles alugam o quadro eletrico que é obrigatorio), mas no ano passado mandei fazer eu o meu proprio segundo as regras deles, carro dentro do parque, melhor preço nao poderia haver.
Eu nao pago pois o preço esta incluido na tenda, a esposa como sao mais que 3 noites, fica com 50% de desconto e a filha com menos de 12 anos nao paga.
Preços em (sócios) http://www.clubecampismolisboa.pt/j10ccl/images/stories/noticias/2017/zona_verde.pdf
Como disse optamos pelos parque em Ferragudo, com praia do Pintadinho a 12 minutos a pé ou 5 de carro mas as vezes dificil estacionar.
Tambem já fizemos antes em Albufeira, mas parque muito mais caro, mas gostamos bastante do parque e com piscinas grátis, ou Vila Nova de Milfontes.

A minha tenda é a XL 6.2 dá para 6 pessoas e tem uma sala grande onde costumo guardar a topcase que uso no carro na ida de ferias. https://www.decathlon.pt/tenda-t62-xl-air-id_8171137.html
Depois de varias compras e vendas, consegui encontrar a tenda que necessitava, espaço para dormir à larga, espaço para guardar as coisas e altura suficiente.

A primeira tenda era baixinha e pequena sem avançado, foi comprada por desafio de um amigo para ir comprar, depois das ferias vendi-a e comprei uma maior com avançado , mas continuava a nao dar para andarmos em pé lá dentro, até que vendi e aproveitei uma promoção da decathlone comprei a tenda que referia acima, 2 quartos que dá para dormir 6 pessoas, e uma sala grande e com altura tambem para andar em pé.

Quanto a material:
Quadro eletrico, para nao ter de pagar o aluguer e principalmente o tempo de espera que algum fique livre no parque como referi acima.
Colchoes de encher de 20 cm de altura
bomba para encher os colchoes
mesa dobravel
cadeiras
fogareiro e material necessario, grelhas, tenazes, acendalhas etc…
geleira eletrica
pá e vassoura
corda e molas da roupa
almofadas de encher, mas normalmente ate levamos as proprias de casa
sacos cama e lencois
martelo para espetar as espias da tenda
gambiarra e extensao eletrica

1 Curtiu

Pois assim é complicado :mrgreen: :lol:

Parques de campismo, estive num em Milfontes e gostei bastante

Acampei durante vários anos, não por gostar particularmente mas por questões €€. Actualmente, já não é viável com a família mais numerosa.
Tentei sempre evitar o Algarve no verão porque os parques estão normalmente sobre lotados.
Em termos de beleza e qualidade das instalações os parques que recomendo são:
Praia - Sitava, VN Milfontes
Campo - Cerdeira, Gerês
Barragem/campo - Montargil

Enviado de meu Redmi Note 4 usando Tapatalk

Pelo menos no Parque em Ferragudo cada vez ha menos campistas, a avaliar pelos 4 ultimos anos em que la tenho acampado.

Esse parque do Geres, acampamos la no ano seguitne à inaguracao 1993, e nao era mau, fomos 12 amigos/as em 4 tendas, foi excelente, atualmente pelo que tenho visto tem uns preços altissimos.

Já alguém experimentou o parque de Montargil, estava a pensar ir lá no próximo fim de semana.

Enviado do meu ALE-L21 através do Tapatalk

Eu.

Já acampei e já fiquei nos bungalows.
É fixe, mas tem alguns contras:

• Supermercado é muito pobre
  • Tens de sair pela “entrada” para poderes acederes a barragem. ???

Positivos:

É calmo, não tem muita confusão.
O café é porreiro, assim como a piscina.
É limpinho, e bem organizado.

Thanks, vou acampar com os miúdos.
Se é calmo e limpo e a piscina boa é o que interessa, eles não devem sair da piscina, o resto logo nos desenrascamos, aliás essa é a minha parte favorita no campismo os imprevistos e o improvisar e os miúdos adoram.

Se quiseres ir à um restaurante sai do parque.
Ali à volta tens muita coisa boa.

O Panelas não tem uma secção de Campismo?

Existem árbitros no campismo?

O campismo é verde, é natureza, é campo duvido.

Vendi este fim de semana a minha tenda e estou indeciso sobre uma nova compra.
Ou compro uma igual ou o modelo acima, ambas versão Fresh & Black
Somos 2 adultos + o miúdo de 5 anos.

Opção 1 custa 170€: https://www.decathlon.pt/tenda-campismo-arpenaz-41-fb-id_8492957.html

Opção 2 custa 300€: https://www.decathlon.pt/tenda-campismo-arpenaz-52-fb-id_8500620.html

Alguém com opinião formada sobre esta ultima ?

@Nightwish76 acho que depende muito daquilo que queiras fazer, do teu estilo de campista, etc…

Dado que tens um miúdo, com 2 quartos parece-me melhor, mas isso digo eu que não conheço as vossas rotinas enquanto campistas e até mesmo enquanto casal/família.

Eu como faço montanhismo pela europa (Alpes principalmente), tenho a 1ª como tenda base pois o quarto é enorme (somos 2) e a sala dá para ter o equipamento de montanha, malas, mesa, PC’s, etc… e como em montanha pode chover de 1 hora para a outra, essa “sala” dá imenso jeito. Também me agrada o facto de se montar muito rápido.
Aliás, esta tenda é mesmo um “must” por toda a Europa, basta ver que é porventura a tenda que mais vejo em qualquer parque de campismo da Europa.

O ano passado comprei mais esta: https://www.decathlon.pt/tenda-trekking-trek-100-2p--id_8556121.html para uso em alta montanha, porque faço vários dias com ela às costas (tem de ser leve) e porque possui uma resistência incrível às intempéries mantendo algum conforto (espaço livre).
No geral a Decathlon faz equipamentos muito bons por preços extremamente acessíveis.

Edit: na 1ª opção para combater as mudanças de temperatura (frequente em montanha, mas em praia também pode acontecer para combater o calor extremo) e mesmo para reduzir a luminosidade, por cima do quarto, estendo uma manta térmica de sobrevivência (daquelas de alumínio) pois não ocupam espaço nenhum e têm um efeito brutal. Quando não tenho mantas térmicas à mão, uso o para-sol do carro… o que interessa é desenrascar :laughing:

2 Curtiram

Boas, obrigado pela resposta.

O puto por agora não há problema em dormir no mesmo quarto que nós, até está habituado a isso.
Eu adoro a Arpenaz 4.1 (era a que eu tinha) , só a vendi para comprar a versão Fresh & Black.
Hoje ao navegar pelo site é que fiquei tentado a comprar uma maior ja a pensar no futuro.

Normalmente faço sempre 15 dias de campismo anuais mas não tenho parque fixo, é onde calhar.

Eu tenho a 5.2 F&B adoro, somos 2+2 e fica tudo num quarto a dormir o outro é para arrumar as tralhas, na parte da frente consegues jantar à vontade dentro da tenda em dias mais ventosos ou fresquinhos.

1 Curtiu

Muito obrigado.
Tambem acho que vou seguir essa opção.