[ Campeonato ] fcporto vs SPORTING C.P.

[Antevisão e Análise]

Dia 26 de Agosto de 2007, Domingo , Futebol Clube do porto e Sporting Clube de Portugal vão disputar no Estádio do dragão a segunda jornada do Campeonato Nacional de 2007/2008.

Depois de ter derrotado o porto na Supertaça, o Sporting reencontra-se com o FCP num jogo que se espera de grande emoção.
Ambas as equipas ambicionam ganhar, depois de uma jornada inaugural vitoriosa. Sporting venceu 4-1 a Académica em casa, e o FCP venceu o Braga fora.

Espera-se um casa bem lotada no dragão, com os adeptos sportinguistas a aparecerem em força.

No final do encontro todos nós esperamos que o Jesualdinho tenha que comprar uma pasta dentifrica nova.

Quanto á equipa:

Stojkovic é obviamente titular, na defesa iremos ter Abel, Polga , Tonel e Ronny(ou Had…). Parece-me seguro arriscar nestes jogadores.

No meio campo teremos Veloso a trinco, Moutinho e Izmailov a médios interiores e Pipi a 10. Também me parece o mais provável, só se o Izmailov não tiver apto ou não for convocado, poderá ser substituido no 11 por Vukcevic. (Ainda não saiu a lista de convocados, portanto ainda não se sabe se Purovic e Izmailov estarão aptos para jogar. Mesmo que Purovic esteja apto não vai ser titular, o mesmo não se pode dizer do 7 que provavelmente irá sentar Vukcevic no banco depois de este ter feito uma excelente exibição contra a Académica. Romagnoli apesar da má exibição no último jogo, é uma pedra basilar do losango… Mas pode deixar de ser.)

Na frente de ataque, Liedson e Derlei irão massacrar a defesa portista.

Teremos que ter cuidado com o Quaresma nas bolas paradas. Anda com o mijo todo, contra nós no último jogo mandou uma ao poste, no jogo contra o Braga marcou dois golos de livre… O mijo há-de acabar, mas é melhor prevenir que remediar.

[Plantéis e Treinadores]

Sporting Clube de Portugal

1 Rui Patrício
16 Tiago
34 Stojkovic
78 Abel
2 Pedro Silva
4 Polga
13 Tonel
26 Gladstone
44 Paulo Renato
8 Ronny
3 Marian Had
5 Paredes
24 Miguel Veloso
6 Adrien Silva
28 João Moutinho
10 Vukcevic
7 Izmailov
21 Farnerud
25 Bruno Pereirinha
30 Romagnoli
9 Purovic
11 Derlei
20 Djaló
31 Liedson

Treinador: Paulo Bento

Futebol Clube do porto:

1 Helton
33 Nuno
2 Bruno Aves
3 Pedro Emanuel
5 Marek Cech
12 Bosingwa
13 Fucile
14 João Paulo
6 Paulo Assunção
11 Mariano González
16 Raul Meireles
18 Bolatti
20 Leandro Lima
25 Kazmierczak
7 Ricardo Quaresma
9 Lisandro López
17 Sektioui
28 Adriano
29 Edgar

Treinador: Jesualdo Ferreira

[Estádio]

Estádio do dragão


[Transmissão Televisiva]

A partida será transmitida em directo e em exclusivo na Sporttv 1 , no Domingo, dia 26 de Agosto ás 20:45 da noite.

[Arbitragem]

Pedro Proença no FC Porto-Sporting

O lisboeta Pedro Proença foi o árbitro designado para dirigir o FC Porto-Sporting, da segunda jornada da Bwin Liga (domingo, às 20.45 horas), naquele que vai ser o primeiro «clássico» do campeonato.

Nomeações da 2.ª jornada:

Domingo
FC Porto-Sporting, Pedro Proença (Lisboa)

abola.pt

[Jogo da época passada - Penúltimo jogo entre Sporting e Porto]

Na época 2006/2007 , o jogo entre o Sporting e o porto no cubo de gelo acabou com uma vitória merecido dos leões por 0-1, golo do prodígio chileno, Rodrigo Tello que no final da época foi jogar para a Turquia. Foi uma boa partida de futebol com oportunidades para ambos os lados mas com um Sporting dominador e controlador durante quase todo o encontro.

O jogo ficou resolvido através de uma bola parada(livre) espectacularmente executada por Tello, batendo de forma inequivoca o desamparado Helton. Meteu a bola na gaveta, no ângulo superior esquerdo… Ou pelo menos ficou lá perto.

Foi um jogo quase perfeito do Sporting e muito mau do porto. Nani fez um grande jogo, combinando muitas vezes com Tello e Romagnoli criando muito perigo na área de Helton que por acaso nem teve muito trabalho. Alecsandro e Veloso foram outras boas exibições.

O futebol clube do porto criou uma ou outra situação por Quaresma e alan que iam desperdiçando.

A vitória deu um novo alento á equipa de Paulo Bento, que apartir daí fez um campeonato espectacular.

Resumo do jogo :

[youtube=425,350]wc4biwvORdg[/youtube]

[Jogo da Supertaça - Último jogo entre Sporting e Porto]

Há pouco mais de uma semana o Sporting derrotou o FCP arrecadando a SuperTaça Cândido de Oliveira no Municipal de Leiria.

Num jogo mau, o Sporting levou a melhor num momento de génio da equipa, uma sequência de passes no meio campo adversário deu a oportunidade a Izmailov para testar o seu excelente remate fazendo um golo de levantar o estádio. Helton não teve hipóteses.

Em termos de oportunidades de golo o FCP esteve melhor tendo enviado duas bolas aos ferros.

As equipas demonstraram pouco, mas também se percebe devido a ainda estarem na pré-época.

Os melhores jogadores do Sporting foram Izmailov(pelas tarefas defensivas) e Polga(imperial). No FCP destacou-se Bosingwa que apesar de inconsequente lá ia tentando rasgar.

Resumo do jogo :

[youtube=425,350]Wfy22HIMjXc[/youtube]

[Onzes Prováveis]

Sporting

           Stojkovic

Abel Tonel Polga Ronny

          Miguel Veloso

Moutinho Izmailov

          Romagnoli

    Derlei         Liedson

F.C.porto

             Helton

Bosingwa B. Alves P. Emanuel Fucile

            Assunção    

    Lucho           Meireles

Lisandro Quaresma

              Postiga

                                                                              [b]Força Sporting![/b]

Ps: dmalmeida, utilizei algumas partes do teu tópico referente á Supertaça. Para ajudar um bocadinho. :wink:

Ps2: Jardax, cola o outro tópico neste. Já fiz a minha obrigação, agora faz a tua. :twisted:

Ps3: Deve ter também uns erros, mas também se percebe(já não é cedo…). :whistle:

Como o post está excelente, vou deixar passar, mas olha que continuo de olho em ti :twisted:

Era mesmo para “picar”. :twisted:

Não consigo por os vídeos do Youtube… ::slight_smile:

[Edit] Já consegui. :slight_smile:

Excelente.
Óptimo post, Johnny

Preferem o Had que não conhecem e que nunca viram jogar em vez do Ronny que entrou Bem na Supertaça contra o Porto que fez um Bom jogo contra a Académica, um jogador com 21 anos com excelentes caracteristicas e margem de progressão, há apenas um ano no SPORTING e que demonstra uma clara subida de rendimento…

Sinceramente não entendo…

Vi o Had jogar uma vez e não tenho dúvidas (até prova em contrário) de afirmar que é melhor que Ronny.
Para um Clube com a dimensão do Sporting, Ronny é um jogador banal, sem qualidade especial no desempenho da função de DE. Tem dois defeitos enormes: é (muito) lento e não tem posicionamento defensivo. Tem uma grande qualidade: remate.

Na Supertaça não sei se reparaste mas foi o Moutinho muitas vezes a cair em cima do Quaresma, ficando o Ronny para as dobras. Practicamente Ronny não subiu e Moutinho esteve muito mais contido, para compensar a fraca qualidade defensiva de Ronny.
Contra a academica, lembro-me bem da tremideira da primeira parte em que ia perdendo a bola várias vezes. Quando sobe, não defende. Quando defende, notam-se as enormes dificuldades que tem para o fazer correctamente. É, de longe e com distinção, o elo mais fraco da equipa do Sporting.

No dragonhe, a pressão será muito maior e, no limite, até preferia ver Adrien a DE…

Na Supertaça não sei se reparaste mas o Quaresma jogou no lado esquerdo do ataque do FCP e provavelmente nem viu a cara feia do Ronny :arrow:

Não viste o quaresma do lado direito?

Acredito que tenha passado por lá, mas jogou no lado contrário e nem sequer se pode dizer que trocou muitas vezes de flanco porque não o fez.

Mas a questão aqui é a má vontade em relação ao Ronny, tudo serve para bater até se inventa

Também acho que os forenses estão a ser algo injustos com o Ronny. É verdade que entrou nervoso no jogo contra a Académica, mas acertou e fez uma exibição regular. Na Supertaça também não comprometeu. Acho que deve continuar a merecer confiança. Se tiver motivação, sendo ainda jovem, pode progredir bastante. Ainda não vi o Had jogar, por isso não sei se poderá desempenhar melhor a tarefa de defesa esquerdo.

Em relação ao árbitro, devemos reconhecer que é dos pouquíssimos honestos que temos em Portugal. Apesar de ser assumidademente benfiquista é um bom profissional, ao contrário, por exemplo, do também benfiquista Paixão.

Não querendo entrar em euforias, parece-me que neste momento, atento o facto de o Porto ainda não ter engrenado, o Sporting tem boas hipóteses de obter um resultado positivo.

Mal o P.Silva saiu e o quaresma passou imediatamente para a direita… Teve várias jogadas, pela direita, em que foi Ronny… a dobrar Moutinho.

Eu acho que não serve pelas razões que acima referi e repito: é muito lento e defende mal, o que sendo ele defesa complica as coisas. Se não concordas podes sempre dizer o contrário.

Eu já expressei aqui várias vezes a minha opinião sobre o Ronny, mas quando a conversa é “ele não presta e ponto final” mesmo quando cumpre, chateia.

Sinceramente parece-me que o Quaresma raramente foi ao lado direito.

O problema é que a gente precisa de um defesa esquerdo, e por melhor que o ronny possa ser (ou não), ele não preenche os requisitos necessários para ocupar essa posição. Em relação ao Had, apenas vi um jogo dele, e pessoalmente não gostei. Aquele que foi para leiria (acho eu), penso que seria uma opção válida.

Pelo que vi do Had contra o Betis, acho que no Dragão o gajo não chegaria ao fim do jogo. Era expulso antes.

Portanto confio no Ronny e na idiotice do Jesualdo em não apostar o jogo todo no Quaresma sobre o nosso lado mais fraco.

Para travar o Quaresma, também vi mais vezes o Izmailov a ajudar o Abel do que o Moutinho a ajudar o Ronny.

O Ronny não começou mal a época, não por ter deslumbrado, mas por não ter comprometido. Acho que o voto de confiança dado pelo Paulo Bento até estará a ser aproveitado pelo brasileiro. E, tendo em conta que o Had me assustou um bocado no jogo que fez na pré-época (um penalty cometido e uma entrada para vermelho), não posso dizer que lamente esta aposta no Ronny.

By the way, o Tello não imigrou, mas sim emigrou.
Mesmo assim, acho que o termo nem é correcto porque ele já não estava no seu país de origem.

O FCP para mim continua a ser o principal favorito e a vitória na Supertaça não mudou isso em nada, até pelo contrário, acho que não se recordam bem desse jogo, levamos com 2 bolas nos postes e marcamos num remate (e que remate!) quase de meio campo. O Jesualdo tem claramente um trauma frente ao PB, aqui discordo do Incitatus, acho que ele vai jogar novmente em 442 marcando o Veloso, até porque isso funcionou plenamente na Supertaça.

Depois dese jogo nós fizémos um excelente jogo com a Académica, mas o FCP venceu num dos campos mais complicados do campeonato, estarão bem moralizados com esse feito.

Vantagem para nós: esta semana tivémos 8 dos titulares para treinar, eles não. Só não estiveram o GR, Moutinho e Veloso. Com a vantagem suplementar de não terem estado a jogar. Fisicamente deveremos estar melhor.

Mas a maior vantagem, não vamos esquecer, é não termos complexos com o árbitro! Há quantos anos não iamos às Antas sem pensar na arbitragem? Quantas vezes não fomos roubados lá? Ainda hoje li um episódio de que já nem me lembrava, um jogo em que empatamos lá 2-2 e acabamos o jogo com 8! Foram expulsos Barbosa, Paulo Bento e Jardel!

ATENÇÃO ao título do tópico, está ao contrário, é FCporco X SPORTING

Já agora a minha previsão é 1-2 ( Quaresma, LIEDSON E DERLEI)

Sobre a questão do Lateral esquerdo que também se discutia no outro tópico:

Alguns preferem o Had que não conhecem e que nunca viram jogar em vez do Ronny que entrou Bem na Supertaça contra o Porto que fez um Bom jogo contra a Académica, um jogador com 21 anos com excelentes caracteristicas e margem de progressão, há apenas um ano no SPORTING e que demonstra uma clara subida de rendimento…

Sinceramente não entendo…

Se ficas mais feliz, já “corrigi”.

Isto foi uma desatenção minha e peço desculpa. :wall: Mas os mods já corrigiram, obrigado.

Quanto ao jogo da Supertaça eu também não vi o Quaresma do lado direito enquanto o Ronny lá esteve. O QUaresma iniciou o jogo no lado direito tendo pela frente o P.Slva que se lesionou, mas depois passou para o lado esquerdo, tendo o Izmailov ajudado o Abel nas tarefas defensivas.

Este jogo pode ser um pau de dois bicos, como se costuma dizer.

Por um lado, uma vitória poderia colocar-nos em posição de vantagem frente aos outros candidatos a uma boa classificação esta época (Porto, Braga e Belenenses :lol:). Por outro, há sempre a questão da euforia, tão inimiga que tem sido de muitas equipas, principalmente de alguns piriquitos. Não sei até que ponto a equipa não se iria deslumbrar em demasia com uma vitória no Túnel de Vento mas… acho que prefiro arriscar ! ;D

Mais a sério… Acho que o Porto não vai fazer uma marcação tão serrada ao Veloso. Isto é, não vai precisar de mudar de táctica para o fazer. Lucho Gonzaléz (ainda tenho esperanças que o Valência o leve… lol) é um atleta de inegável qualidade e muito acima de qualquer outro que tenha jogado na Supertaça, pelo que, pelo seu posicionamento natural em campo, fica logo em choque com o Veloso. E isto funciona para ambos, pois ambos terão de se preocupar em marcar-se.

É com base nisto que estou confiante num grande jogo do Moutinho. E ainda estou esperançado em ver Izmailov e Vukcevic a titulares…