Fim de época ontem, com final para encontrar o campeão desta época (2013/2014) jogada em Viseu entre o Freamunde e o Oriental, na qual o Freamunde venceu por 3-2, sendo assim o campeão. E no fim de semana passado, acabou por subir à 2ª Liga a equipa b do Vitória de Guimarães, vencendo em duas mãos o Benfica de Castelo Branco.
Subindo assim à 2ª Liga duas equipas, Freamunde e Vitória B, que tinham descido na época anterior.
Uma das criticas que se apontavam a este novo formato competitivo seria a diferença entre as equipas que militavam na anterior 2ª Divisão B para as equipas que subiam da extinta 3ª Divisão e principalmente para as equipas que vinham das Distritais, acabou por não se notar assim de uma forma tão clara a diferença de nível competitivo, não se viu goleadas, não se viu essas equipas a fazer figura de corpo presente durante boa parte dos jogos.
Porém, a nível de curiosidade estatística das 19 equipas que subiram das Distritais 8 conseguiram a manutenção, número até bastante aceitável quando se prognosticava bem pior. Fazendo o mesmo exercício para as equipas que subiram da 3ª Divisão, das 19 que subiram 14 conseguiram a manutenção, da mesma forma das 39 equipas que transitaram da 2ª Divisão B, 35 alcançaram a manutenção.
Mais que as equipas que vinham das Distritais ou da 3ª Divisão, a principal diferença e isso já vinha das épocas anteriores mesmo no anterior formato da 2ª Divisão B, é a diferença de qualidade entre as equipas do Norte e Sul, sendo o Norte muito mais forte, como se pode ver de forma fácil pelas duas equipas que subiram da Zona Norte e por nenhuma equipa da Zona Norte que foi disputar o play-off para a manutenção no Campeonato Nacional de Seniores contras as equipas a Zona Sul desceu aos Distritais.
Acabei por fazer um apanhado dos 10 melhores marcadores desta época no CNS:
- João Vieira, 26 golos, 22 anos, Torrense;
- Marocas, 24 golos, 26 anos, Benfica Castelo Branco;
- Nuno Gomes, 22 golos, 34 anos, Pinhalnovense;
- Rafael Silveira, 21 golos, 24 anos, Sertanense;
- Bobô, 18 golos, 32 anos, Boavista;
- Luisinho, 18 golos, 24 anos, 1º Dezembro;
- Fábio Gomes, 18 golos, 25 anos, Bragança;
- Ansumane, 17 golos, 22 anos, Freamunde;
- Patrick Edema. 16 golos, 21 anos, Águias do Moradal;
- Ivan, 16 golos, 22 anos, Pampilhosa.
Para a próxima as equipas que sobem ao CNS são (já que na 2ª Liga não houve despromoções):
Cerveira (A.F. Viana do Castelo), Santa Eulália e Vieira (A.F. Braga), Vila Real (A.F. Vila Real), Sobrado e Pedras Rubras (A.F. Porto), Torre de Moncorvo (A.F. Bragança), Gouveia (A.F. Guarda), Sanjoanense e Gafanha (A.F. Aveiro), Moimenta da Beira (A.F. Viseu), Oliveira do Hospital (A.F. Coimbra), Sporting de Pombal (A.F. Leiria), Vitória de Sernache (A.F. Castelo Branco), Atlético Ouriense (A.F. Santarém), Eléctrico (A.F. Portalegre), Fabril (A.F. Setúbal), Malveira e Sacavenense (A.F. Lisboa), Aljustrelense (A.F. Beja), Reguengos (A.F. Évora), Lusitano VRSA (A.F. Algarve), Pontassolense (A.F. Madeira) e Angrense (A.F. Açores).