Hoje gostei de Portugal,bastante personalizada mesmo com os 2 golos da Suíça quase seguidos soube dar a volta.
Agora a Holanda nos quartos de final,e provavelmente a Itália nas meias finais.
n se admite num campeonato deste calibre um arbitro assinalar golo ao lance do Ricardo Oliveira. o jogo foi o esperado… uma vitoria gorda sem grandes percalços.
Inacreditável mesmo,vá lá que foi num jogo destes sem “história”…
E “confesso” que também não percebo muito porque há quartos de final nesta competição com apenas 2 grupos,mais valia 1 dia de descanso e depois ia-se para meias finais… :
[1º] Portugal 7 - 0 Inglaterra
[2º] Portugal 4 - 1 Alemanha
[3º] Portugal 6 - 3 Suíça
[4º] Portugal 10 - 1 Holanda
Tem sido 1 excelente percurso até agora, temos o melhor ataque da prova [27] e creio que temos qualidade suficiente para bater o nosso próximo adversário [Itália]. A Espanha [detentora do título] continua a ser a maior potência Europeia mas já ficava satisfeito com uma ida à final depois das recentes participações. É importante que depois da aparente “renovação” a selecção continue a demonstrar a sua qualidade.
Não partilho de todo esse “negativismo” porque se é verdade que não temos a mesma qualidade, até conseguimos vencer 1 Mundial “recentemente” [2003] e a glória final num campeonato da europa já foge há muito tempo [1998]. Muito se deve à falta de apoio económico a esta modalidade e o constante desinteresse público, porque no fundo, continuamos na mesma.
eu tenho fé na nossa equipa, mas tudo o resto são dados estatísticos… o grupo da espanha era bem mais complicado que o nosso, porque a Inglaterra e a Alemanha eram equipas muito fraquinhas ao nivel da Holanda, já o grupo da espanha era bem mais complicado, França e Itália, são equipas já bem estructuradas, a França hoje em dia já está ao nível da Suiça nos ultimos anos. E a Itália foi durante muitos anos uma selecção que ombreou com a Espanha e Portugal. A suiça é uma boa selecçao mas apenas apareceu nos últimos anos lembro-me desta equipa da Suíça ficar em 3º lugar no campeonato da Europa de Júniores em 2003 que se realizou em Vale de Cambra, eles que foram a surpresa da Prova, nesse ano Portugal foi campeão Europeu de Júniores e Campeão do Mundo em séniores.
Desde então a suíça foi vice-campeã da Europa e vice-campeã do mundo, 2006 e 2007.
Mas sinceramente… a Espanha é dominadora da modalidade… tal como é no futsal, basket, andebol e agora… futebol e tenis.
reparem que este ano… a final four da liga dos campeões foi composta por 4 equipas espanholas: Reus, Barcelona, Liceo Corunha e Vic. Na catalunha as pessoas vibram com a modalidade e tem sido aposta forte, isso tem melhorado o hóquei em espanha e reflexo disso a Espanha está neste momento a destronar os antigos reis da modalidade, nós os Portugueses.
A Espanha neste momento é melhor em tudo que nós e dificilmente vamos ganhar este campeonato. Portugal joga com apenas um defesa/medio de raiz, o Valter Neves, enquanto que os espanhóis jogam com 3 defesas/medio e um avançado eles tendem a errar muito menos que nós, não são tão espectaculares mas são eficazes e isso no fim é que conta.
Para o titulo infelizmente nao tenho fé nenhuma, considero que a Espanha só por algo de muito anormal nao será campea da europa.
No entanto devemos enquadrar este campeonato da maneira correcta e ela é, em minha opiniao perceber se estamos em evoluçao e mais perto dos espanhois. Depois do descalabro da ultima participação internacional se formos finalistas é um bom resultado,alias essa foi a meta apontada pelo Selecionador Nacional.
O facto de espanha dominar em clubes é devido ao poder economico mas hj em dia tb estao a colher os frutos da aposta que fizeram nos escaloes de formaçao.
A Espanha fez um grande investimento aquando dos JO de Barcelona, fez um grande trabalho a nivel de varias modalidades recrutando treinadores estrangeiros,naturalizando alguns atletas, enfim fez um grande planeamento desportivo e hj colhe os frutos dessa visao a medio/longo prazo.
PS-Gostaria de saber a vossa opiniao sobre a presença de ateltas estrangeiros em Portugal.
Benéfico ou Prejudicial?
Acho que é uma boa discussão.
Sou do tempo em que só jogavamos com Portugueses e eramos dominadores a nivel Mundial.
O grupo apenas era + forte porque tinha a Itália. A França tem qualidade mas considero-a inferior à Suiça [6-3] e basta recordar que no ano passado vencemos sem qualquer dificuldade no nosso jogo de estreia [4-1]. A Holanda está no mesmo patamar de Inglaterra e Alemanha, pertencendo aquele lote de equipas que apenas fecham “contrato”. Para além disso, esta nossa prestação já merece destaque pela “vingança” à Suiça, que nos tirou prematuramente do Mundial [quartos de final]. Portugal não conseguiu manter o ritmo da década de 90, em que foi Campeão da Europa [4x] e Campeão do Mundo [2x]. É uma pena, mas o apoio financeiro que é dado a esta modalidade é declaradamente inferior aquela que é dado em Espanha.
Não concordo em nada com a análise ao hóquei da Espanha, considero-os bem + espectaculares e agradáveis de se ver do que qualquer outra selecção. Têm um estilo muito matreiro e exploram muito bem os erros dos adversários, é uma equipa que utiliza um estilo de jogo apoiado no “ataque rápido” mas se tiverem em desvantagem, não têm problema em assumir o encontro. A qualidade individual é elevada e o espírito de equipa acentuado, mas isto sou eu, que não vejo beleza nenhum em ataques organizados no hóquei [demasiado monótono]. Recorrendo a uma comparação, esta Espanha é +/- a Rússia do Europeu.
Parece-me que estás a exagerar no domínio dos nuestros hermanos. No Andebol nunca venceram nenhuma competição e nos últimos 4 Europeus [7º; 10º; 2º; 9º] só conseguiram uma ida à final e em Mundiais [Campeões 2005] só têm uma medalha em toda a sua história. Dizer que dominam quando temos Suécia, Alemanha, Dinamarca e Croácia cujas prestações têm sido muito melhores ao longo dos tempos é absurdo. Nunca venceram nenhum Eurobasket [nem em 2007 a jogar em casa] e só tem uma medalha [Campeões do Mundo 2006] em Mundiais. Se nos Europeus conseguem estar sempre nas decisões embora nunca tenham vencido nada, nos Mundiais só por uma vez entraram no pódio. Alguém que me explique onde é que isto é “dominar”? Já para não falar em futebol, cujo teu “dominar” se remete basicamente ao último Europeu conquistado porque de resto, ficam sempre parados na fase de grupos ou quartos de final.
quando digo dominar, falo em ter uma selecçao que lute por titulos e ter ligas competitivas, no caso do andebol são uma selecçao forte, e teem o campeonato mais competitivo do mundo e mais bem organizado.
No futebol foram campeoes europeus, e teem o melhor campeonato do mundo. No basket perderam em casa na final, com a Russia, mas ganharam o campeonato do Mundo, o Pau Gasol já é um simbolo da NBA ao nivel do Iao Ming, ou do Steve Nash (jogadores estrangeiros), outra coisa a Espanha tem tudo muito bem organizado em termos de Campeonato Interno, veja-se o Real Madrid e o Barcelona são das melhores equipas da Euroliga.
Quanto à presença de Estrangeiros em Portugal acho que se formos a ver por este ano:
Edo Bosch, FC Porto (espanhol)
Emanuel Garcia, FC Porto (argentino)
Albert Balagué, Benfica (espanhol)
Mariano Velasquez (argentino)
Didi, Juv.Viana (brasileiro)
Maximiliano Oliva, Oliveirense (argentino)
Mauro Fernandez, Candelária (argentino)
Bruno Matos, Candelária (brasileiro)
Cláudio Filho “Cacau”, OC Barcelos (brasileiro)
Leandro Wada, Gulpilhares (brasileiro)
German Dates, Portosantense (argentino)
eram todos os estrangeiros da nossa liga, pessoalmente acho que tirando o Edo Bosch, Emanuel Garcia, Mariano Velasquez, Didi, Claudio Filho, todos os outros apesar de serem bons jogadores não trazem nada de novo ao nosso hoquei, com muita pena minha o Cacau e o Mariano estao de saida para o Follonica de Italia, acho que bons jogadores estrangeiros no nosso campeonato nós so temos a ganhar, alias no hoquei só é permitido 2 estrangeiros por equipa.
Lembro-me de ha uns anos para cá o HA Cambra ter sempre 2 estrangeiros na equipa, com excepçao das ultimas duas epocas, e realmente era outra louça, mas são jogadores que se revelam muito caros e a longo prazo para as equipas pequenas pode resultar em falencia.
Lembro-me dos tempos em que tinhamos em portugal no Infante de Sagres, Pedro Gil e Miquel Masoliver, dois anos depois o Infante faliu… e desceu de divisao. Ou o OC Barcelos dos Bertolucci e mais tarde de Martin Payero e Leonardo Tomba, eram equipas muito mais competitivas, e era um hoquei fabuloso, mas não havendo capital para estes jogadores o melhor mesmo é não trazer argentinos e brasileiros de baixo custo que nada vem trazer às equipas, bom mesmo era todos os clubes pensarem como o Paço d’Arcos, que aposta forte na formação, o problema é que os jogadores são mesmo bons e todos os anos saem 3 ou 4 da equipa, e a equipa foi-se afundando por n poder competir a nivel financeiro com esses clubes. No entando veja-se o caso do Gulpilhares tem uma excelente formação (Candido Oliveira, Caio, Jorge Silva, Vitor Pinto, Daniel Oliveira etc…) os melhores vão saindo mas vão apanhando os não tao bons e este ano conseguiram ficar em 7º lugar e vão à taça CERS. Acho que acaba por ser a melhor opção, alias, se um clube tiver boa formaçao e conseguir segurar os jogadores tem tudo para ser um papa-titulos.
Então não escolheste o termo certo porque “dominar” sem títulos é um bocado complicado. No andebol, têm uma boa selecção mas as suas prestações recentes estão muito longe de ser exemplares e apenas conseguiram uma única medalhar num mundial [isto não é “dominar”]. Não concordo rigorosamente nada com o “melhor campeonato do mundo”, para mim, é o Inglês [de longe] e a sua Selecção já não passava dos quartos há 44 anos [isto não é “dominar”]. Duvido que me vás ensinar alguma coisa no que compete a basket [muito menos NBA], é como te digo, têm uma excelente selecção [para mim a melhor europeia] mas nunca conseguiram vencer 1 único europeu e só têm uma medalha em Mundiais [isto não é “dominar”].
Percebi a tua ideia mas escolheste mal a palavra, a Espanha é 1 país que conseguiu desenvolver de forma sustentada praticamente todas as modalidades, embora não domine nenhuma [excepto o hoquei]. De qualquer das formas, é de salutar a dos seus intervenientes nas + variadas áreas do desporto.
Excelente vitória [5-0] a superar completamente as minhas expectativas.
Peguei no teu comentário porque aparentemente “não estás convencido”, oh pessoal, vamos lá ser honestos. A Espanha tem melhores jogadores, melhores infra-estruturas, maior apoio financeiro e 1 dos melhores campeonatos do Mundo. É claro que todos queremos vencer esta competição [é possível] mas nós estamos no “nosso” lugar. Eu não posso “exigir” uma vitória frente à Espanha quando eles lutam com outras armas e é de mau gosto dizer que não estão convencidos com vitórias categóricas a todos os adversários que nos passaram pela frente [incluindo Suiça e Itália].
O nosso principal objectivo é a ida à final, espero que dêm tudo em campo e consigam trazer o caneco. :arrow:
Vai ser um sábado “em cheio”: Portugal vai ganhar ao Brasil no Futebol de Praia (16h25); CRI no final da Volta a França; final do Europeu de Hóquei (20h); jogo de preparação do Sporting. 8)