Campeonato da Europa Hóquei em Patins-Oviedo 2008

De 21 a 26 de Julho

-Grupo A
Espanha
Itália
França
Holanda

-Grupo B
Suíça
Portugal
Alemanha
Inglaterra

Calendário:

-Segunda Feira 1ª Jornada
Suíça - Alemanha, 14.45h

Itália - França, 16.30h

Portugal - Inglaterra, 18.15h em directo na RTP 2

Espanha - Holanda, 20h
-Terça Feira 2ª Jornada
Inglaterra - Suíça, 14.45h

Holanda - Itália, 16.30h

Alemanha - Portugal, 18.15h em directo na RTP 2

França - Espanha, 20h
-Quarta Feira 3ª Jornada
Holanda - França, 14.45h

Inglaterra - Alemanha, 16.30h

Portugal - Suíça, 18.15h em directo na RTP 2

Espanha - Itália, 20h

Quartos de final:
24/07
13:2º A-3ªb
14:2ªB-3ªA
15:4ªA-1ªB
16:4ªB-1ªA

Meias finais:
25/07
13-15
14-16

Final e 3º/4º lugares:
26/07

Portugal
10 Ricardo Silva - AJ Viana
1 João Miguel - CD Portosantense

4 Tiago Rafael - OC Barcelos
6 Pedro Moreira - FC Porto
2 Valter Neves - SL Benfica
9 Luís Viana - Bassano H54 (Ita)
3 Ricardo Pereira - Bassano H54 (Ita)
5 Reinaldo Ventura - FC Porto
8 Caio - FC Porto
7 Ricardo Barreiros - SL Benfica

Treinador: Luís Sénica

A última vitória foi em 1998 num Europeu em Paços de Ferreira,agora há voltar aos tempos gloriosos do passado.Depois do péssimo resultado na última grande competição,alguns resultados animadores em jogos de preparação fazem com que haja esperança em conseguir um bom resultado que só pode passar pela vitória tal como os nossos “pergaminhos” assim o exigem.
Hoje já há jogo frente à Inglaterra.

Portugal tem decaído muito nos últimos anos, acho que a Suiça está prestes a passar à nossa frente.

Claramente a selecção sofre com a ausencia do SCP na modalidade.Esperemos melhores dias!!!

SL

Olha que já são várias pessoas a dizer que podemos bem ganhar,que só a Espanha pode estar melhor que nós pois segundo dizem a Itália não deve conseguir intrometer-se na luta pelo título.Vale o que vale obviamente mas por exemplo Vítor Hugo(grande jogador de hóquei) acredita perfeitamente que chegaremos ao título.Logo se verá.

O selecionador aponta como grande objectivo a chegada á final.

Sinceramente tb penso que a Espanha está muito acima de nós,mas no resto acho possivel atingir a final.

SL

Começamos bem,7 a 0 à Inglaterra,resultado “normal” tal a diferença de qualidade entre as duas selecções.Ricardo Barreiros marcou 3,Reinaldo Ventura 2 e Pedro Moreira e Ricardo Pereira 1.
Sobre o jogo pode-se dizer(vi até meio da 2ª parte) só custou até ao 1º golo. :slight_smile:

Isto do campeonato da europa em hóquei em patins, são convites que fazem as selecções ou há qualificação?

Como são sempre as mesmas…E eu nunca vi, ou ouvi falar da selecção realizar qualquer tipo de jogo de apuramento para este e anteriores campeonatos.

Será que não há mais selecções de hóquei em patins?

Penso que só os piores classificados têm que fazer qualificação,os que ficam pelas fases iniciais da prova,mas não tenho a certeza.
Creio que no basket funciona também assim,por exemplo Portugal com o brilhante resultado o ano passado no Europeu já tem assegurada a participação no próximo.

Lá está… 7-0 parece-me pouco, não vi o jogo,mas num passado não muito longíquo estes jogos iam para as 2 dezenas de golos.
Portugal anda a perder qualidades, e isso é óbvio.

Esses tempos acabaram,os adversários evoluem,não é só no futebol,não é por acaso que surge a expressão “goleada das antigas”. :slight_smile:

Aí é que está… é que não sei se foram os adversárioas que evoluiram ou se foi Portugal que regrediu. Estou mais inclinado para a 2ª hipótese.

Já agora, o treinador da Inglaterra não é português?

Sim,é Carlos Amaral acho.

Eu não posso ter a certeza mas penso que mesmo os nossos maiores adversários Espanha e Itália também já não goleiam essas equipas mais fracas como antigamente logo penso que talvez seja mesmo a natural evolução dos adversários…

eu pelo que vejo é evoluçao dos mais fracos que tem apostado em treinadores de paises mais forte e com formaçao

do estilo do futbol de praia em que numa altura todos tinham brasucas como seleccionadores

Sinceramente em minha opiniao acho que Portugal regrediu.

Ontem aqueles Ingleses eram meninos para levar que contar daquelas grandes equipas lusas.

SL

Vitória por 4 a 1 à Alemanha,resultado um pouco “curto” que nem as pelo menos 6 bolas ao ferro desculpam,não foi uma exibição muito bem conseguida a meu ver,a ver vamos contra a Suíça no próximo jogo.
Golos de Ricardo Barreiros,Luís Viana de penalti,auto golo e de Caio.

Jogo muito fraquinho.

Valeu a vitória, é preciso fazer melhor nos jogos que se avizinham.

SL

Não quero ser o profeta da desgraça, mas de novo um resultado muito fraquinho. Só com muita sorte chegamos à final e só com um milagre ganhamos à Espanha.
Não sei se conseguimos ganhar à Suiça, cheira-me que vai ser um jogo muito renhido, de tripla.

Portugal não regrediu, nos outros países é que não se dorme, pq na holanda, alemanha, suiça, frança, inglaterra etc… criaram-se federações competentes e com objectivos, e pressionaram o CERH, comite europeu ring hoquei, para criar competições europeias abertas a todos, e assim a liga dos campeoes em x de ser 8 equipas, 3 portuguesas, 3 espanholas e 2 italias, abriu ao resto do pessoal e ja quase todos os paises teem representaçao na liga dos campeoes, em Portugal devido à hegemonia Portista nos ultimos anos, as equipas preferem abdicar das competiçoes europeias e apostarem exclusivamente no campeonato nacional para poderem destronar o Porto tal não tem acontecido… (Casos do Benfica e Oliveirense).

Este ano apenas o Porto e o Hoquei de Barcelos irão à liga dos campeões, visto que não há retorno financeiro… e apenas estas equipas teem ambições para vencer a liga dos campeões facto alcançado apenas por 3 equipas em Portugal… estas duas e mais o nosso Sporting.

de resto este ano vão 4 equipas à taça CERS, Braga, Gulpilhares, Candelária e Oliveirense (que regressou à Europa).

Benfica e Juventude de Viana abdicaram das competições europeias.

Pessoalmente considero a nossa selecção muito fraca mesmo, há jogadores que não se entende o pq de não entrarem nas contas, só por serem “velhos”, o caso de Paulo Almeida, Filipe Santos, Paulo Matos, sinceramente o Ricardo Barreiros pode ate ter marcado muitos golos, mas foi contra estas amostras de selecções, acho este jogador muito fraquinho, demasiado lento e sem garra, e digo isto n pelos jogos que tem feito, mas pelas exibições do campeonato.

Mas acredito que em poucos anos teremos uma grande selecção, há jogadores jovens que podem vir a tornar-se grandes jogadores, veja-se a equipa de sub-23, existe muita qualidade apenas falta experiência internacional.

Diogo Silva, Barcelos
Hugo Costa, Barcelos
Gonçalo Suiças, Juv.Viana
Tiago Ferraz, Gulpilhares
Diogo Rafael, Benfica
Marcio Fonseca, Valongo

são alguns dos jogadores que num futuro proximo eu acredito que sejam craques na modalidade.

Continuo na minha e francamente a minha opinião é que Portugal regrediu, claro que respeito as opiniões contrárias.

Digo que regrediu pq sinceramente pelo que tenho visto nas ultimas provas internacionais nao me pareçe que os outros paises tenham evoluido, pontualmente um ou outro como a Suiça no ultimo mundial mais isso sempre houve e lembro-me de a Holanda ter chegado a uma final contra nós no Rosa Mota.
Aliás nao foi só Portugal que regrediu a Itália regrediu.

Ontem a ver o jogo pensava para mim, muito mal estamos nós quando consideram o jogador fundamental o Reinaldo Ventura e dei comigo a fazer contas e cheguei á conclusão que nenhum destes 10 tinha lugar por exemplo na nossa ultima selecção vencedora de uma competição. Aliás a qualidade individual da nossa equipa é francamente baixa, aprecio o Valter Neves pela entrega e alguma qualidade técnica e o Caio por achar que é um talento.

Quanto ao futuro , sinceramente nao conheço pq nao tenho acompanhado mas pode ser que voltemos a patamares mais elevados, aliás a vitória na ultima Taça Latina pode indicar isso mesmo.

SL

Uma coisa é certa que falta faz a formação do Sporting à selecção Portuguesa. Durante a minha vida, vi muitos jogos de hoquei em patins… e uma coisa vos digo Pedro Alves, Paulo Almeida e Tó Neves foram os melhores jogadores que vi de hóquei em patins, portugueses.

E o Pedro e o Paulo foram formados no nosso grande clube.