Os jogadores são mimados, o presidente não.
Os jogadores têm um ego brutal, o presidente não.
Os jogadores têm uma falta de profissionalismo gritante o presidente não.
Os jogadores trouxeram os problemas do clube para a praça pública, o presidente não.
Os jogadores têm que aguentar a crítica toda, justa ou injusta, o presidente não.
Os jogadores têm que saber ouvir e calar, o presidente não.
Porque os jogadores são pagos pelo Sporting, mas o presidente não.
Não me lembro, e é obra com quem temos tido à frente do clube, dum momento tão inenarrável como este. Roquete, Bettencourt, Soares Franco, la piece de resistance Godinho Lopes… e Bruno de Carvalho consegue a pena no panacho de ter um momento desportivamente mais inenarrável que as outras ricas peças que acabei de enunciar.
Houve um momento em que Bruno de Carvalho fez o que quis e lhe apeteceu com os jogadores e com as carreiras dos jogadores… todos os argumentos foram usados, mais ou menos legais, mais ou menos éticos, para remover do clube jogadores que estavam a mais… fechámos os olhos, sabíamos/confiávamos que era necessário, era para bem do clube, tínhamos um homem com um plano e assinávamos por baixo e em branco. Mesmo a saber que não era correcto. Pelo bem maior.
Esse tempo passou. Qualquer confiança que tinha no presidente morreu. É um homem sem rumo, sem plano, completamente irracional e reaccionário, destemperado e desbregado, a bater em tudo o que mexe. Mesmo quando tem razão, em 5 segundos consegue perdê-la.
Um gajo com coragem fala nos sítios certos e à hora certa. Um gajo com coragem fazia ultimatos agora, não quando íamos em primeiro e basicamente no início do desnorte da equipa.
Nunca, em momento algum, posso tolerar que os incêndios venham de cima e seja um gajo como o Jesus - o Jesus!!! - a servir de capacete azul no campo de minas de Alvalade.
Neste momento, e sem querer reescrever a história porque Bruno de Carvalho ainda é o melhor presidente que conheci ao Sporting, o seu tempo acabou. Não há condições para continuar a crescer, qualquer crescimento desportivo pela mão do presidente fica provado que é um objectivo impossível precisamente pelo temperamento dele. Quem acreditar que o que aconteceu desde 5F alguma vez pode ser a base de trabalho de uma equipa ou um clube que se quer ganhador… só pode estar a sonhar.
Podemos estar aqui a falar de vouchers, toupeiras e jogos combinados… ok, quando quiserem, à hora que quiserem. E quando começamos a olhar para dentro? Quando começamos a chamar à pedra quem manda?
Ele que faça uma Assembleia-Geral na pré-época e que peça os mesmos 75%.
Os jogadores passam e o clube fica? Ora essa, os presidentes também. E se não há jogadores maiores que o clube, a menos que te chames Pinto da Costa, também não há presidentes maiores que o clube.
O presidente colocou o Sporting em condições que lhe permitem sonhar com o sucesso desportivo. E por isso agradeço-lhe. E se ele quer ser campeão tanto como eu quero, então ele que se demita e passe a pasta a alguém com reais capacidades para lá chegar.
Não basta querer, é preciso saber. Se alguém acha que o actual clima vai passar com o verão e em Julho estes mesmos jogadores vão voltar cheios de vontade para jogar por este presidente… think again.
Por mim, desde 5F que não houve um segundo, um segundo nestes dias todos, em que me passasse pela cabeça a ideia de que este presidente sabe o que está a fazer, que agora é que vamos lá. E como eu milhares, milhares que estão outra vez desencantados, em que esse desencanto se vai materializar em menos bilhetes, menos camisolas, menos sócios, menos tudo.
Tudo aquilo que ele construiu, ele mesmo vai destruir. A menos que saia a tempo, a tempo de permitir manter a esperança de que isto foi um percalço.
Essa coisa da entidade patronal poder fazer o que quer e lhe apetece é muito linda. A entidade patronal do presidente é o clube cujos sócios ele bloqueia nas redes sociais quando é enfrentado com críticas. Para quem tanto gosta de criticar, é sintomático o quão aversão é à crítica.
A partir daqui, a partir de hoje, é altura de constatar factos: o Sporting tem tantos obstáculos ao seu sucesso fora do clube como dentro dele. Não é sintomático que sejamos bem sucedidos em todas as modalidades menos naquela em que a intervenção do presidente é mais directa?
As cartas em branco subiram-lhe à cabeça, mas mesmo assim cometeu um erro ainda mais clamoroso: os adeptos do Sporting sempre o protegeram da oposição interna e dos adversários externos, mas já ninguém tem paciência para o proteger do seu maior inimigo… ele próprio.
E não tenho nada que justificar nada a ninguém, mas sou sócio do clube desde Agosto de 2013, desde o dia em que ele iniciou um campeonato pela primeira vez, com 5-1 ao Arouca em casa. E sou e fiz-me sócio porque acreditava nele. Disto isto, há já largos meses que tenho bastantes dúvidas sobre a sua capacidade de liderança e pelo menos desde 5F que tenho toda a certeza que não é com ele, e nem vai ser, que o Sporting vai ser o clube com que ele e eu sonhámos.
Preferia que ele saísse por ele antes que o ponham na rua, mas se tiver que ser, será. O clube está acima de todos, o próprio incluído, por muito que ele não se aperceba.