O contrato assinado com a Somague foi à posteriori alterado pela mesma, querendo a construtora que o Sporting pagasse a mais por trabalhos que, legalmente, tinham que estar incluídos no preço “chave na mão”, conforme o acordado.
MS foi uma aposta que se revelou errada, essencialmente pela total falta de compromisso com a direcção e pela falta de solidariedade para com a entidade patronal.
O “caso” Carrillo chegou a este impasse porque não temos dinheiro para sustentar vícios de empresários habituados a ter as mãos untadas e para comprar o restante dos 50% do passe, nas mãos do Zahavi. Noutros tempos abririamos as pernas, gastávamos o que não podiamos e estava “tudo bem”.
Se achas que postura belicista é defender intransigentemente os superiores interesses do clube… tudo bem.
Com isto não digo que o trabalho efectuado tem sido perfeito e isento de erros. Obviamente que não. A crítica construtiva é saudável e necessária, baseando-se numa cultura de exigência que o próprio BdC fez questão de afirmar como matriz da sua presidência.
As minhas perguntas entroncavam no que escreveste.
Esse é o ponto essencial, muitas coisas boas , algumas más, siga a gestão positiva. :arrow:
O que não devemos fazer é, sob a bandeira da defesa da Direção, branquear opções
que não foram as melhores. Que sejam usadas como património de experiência
para negociações futuras.
Desculpa? Porque razão não haveria de acreditar? É um jogo como outro qualquer e se não acreditasse não daria os mais de 20 euros que me vão pedir pelo bilhete. Eu até fui um daqueles “malucos” que pagou a viagem a Londres porque acreditava que o Sporting vencesse o Chelsea. Porque não haveria de acreditar que pode vencer o terceiro classificado nacional em igualdade pontual com o quarto e quinto?
Eu compreendo. Muitos sofrem do Síndrome de Estocolmo.
Outros, como disse atrás, perderam a sua ração de carniça.
Mas, quero acreditar que a grande maioria está a 100% com o presidente.
1- As sucessivas mudanças a nível técnico resumem-se a… Marco Silva. Que Jardim saiu pelo próprio pé, encadeado pelos milhões do principado e que resultou na primeira venda do Sporting de um treinador seu. Eu não nego hipotéticas responsabilidade do presidente no caso Marco Silva, mas não posso desconsiderar também a manifesta falta de solidariedade e lealdade do treinador, manifesta publicamente desde Agosto, 2 meses após ter sido contratado.
2- Só quem não ouviu Manuel Fernandes e a sua azia e o ressabiamento pelo despedimento pode ter ficado surpreendido com o conflito que se gerou. Aqui, BdC, mais uma vez e no seu estilo de elefante em loja de porcelana, exponenciou os efeitos desse conflito, mas foi homenzinho suficiente para inverter a situação e fazer as pazes com a velha glória do clube, bem antes de ter aparecido JJ.
3- A tua referência a contas manipuladas quando o Sporting assumiu desde sempre que não provisionaria o caso Doyen, inclusivamente há registo em vídeo e em imagens de entrevistas ao director financeiro do clube, que afirmou que o Sporting teria que criar uma almofada financeira nos resultados de exploração para fazer face à perda do processo, deitam por terra a tua auto intitulada luta por factos, antes são juízos de valor que desconsideram esses mesmos factos e a posição TRANSPARENTE do clube, quer na elaboração dos diferentes R&C, quer na informação aos sportinguistas da actuação do Sporting no mercado de transferências, pela divulgação dos custos envolvidos e moldes de pagamento ( aguardo a informação relativamente a este último defeso ), QUER ainda na posição oficial e pública de uma opção contabilística.
4- A situação financeira, desportiva e patrimonial do Sporting há 2,5 anos, traduzia-se em custos totais por volta dos 90M para receitas de 40M, créditos cedidos à banca, receitas antecipadas, activos nas mãos de terceiros, contratos armadilhados e com cláusulas lesivas para o Sporting ( Rojo, Dier e Carrillo ), salários milionários para a generalidade do plantel, jovens talentos que foram lançados sem verem a sua situação contratual resolvida, total incumprimento das regras do fair play financeiro, processos judiciais por se armadilharem árbitros, modalidades em declínio, formação esvaziada de recursos humanos, o domínio dos rivais, cada vez mais distantes de um Sporting decadente, por um muito maior peso nos órgãos de decisão, por muito maior capacidade financeira, num futebol português em que não há espaço para um terceiro candidato ao título, sem que isso coloque em perigo o acesso dos outros à liga dos milhões.
Tudo isto foi e está a ser revertido, enquanto andas tão preocupado com as provisões do caso Doyen e com o salário de um treinador titulado, quando tivemos 19M de lucro, quando temos resultados operacionais positivos ( sem os valores de Rojo ), com as contratações dos Rabias e Slavchevs, enquanto o clube vende apenas um dos titulares, mantendo os seus melhores jogadores, com as posições conflituosas do presidente em cenários de guerra aberta, num mercado concorrencial onde nos batemos com menos meios por um espaço que os inimigos têm todo o interesse em não nos dar.
Posso ir buscar e trazer à discussão comentários teus que defendiam para o clube alguém com coragem para combater os poderes instalados que reduziam o clube a um mero fantoche.
A longa intervenção que o Presidente teve na AG mostra o nível de desgaste/pressão a que está sujeito, onde centrou mais a conversa nele do que no Clube. A única coisa que temo é que pela intensidade com que vive os assuntos (por vezes exagerada), pode afetá-lo a nível psicológico.
A mensagem foi clara. Ele precisa de um braço armado para aguentar isto tudo e esse braço armado somos nós. Cansa sermos enxovalhados todos os dias, mas a luta que travamos é uma questão de identidade Sportinguista (que se pauta pela lealdade, desportivismo e paixão pelo desporto no sentido mais puro). Vale realmente a pena lutar por ela…ou aceitamos afinal que nada disso nos interessa e apenas nos clamamos porque fica bem?
E digo isto mesmo não estando de acordo com a postura utilizada muitas vezes…de guerrilha e conflito até em assuntos que considero menores. Mas temos de compreender que é o preço a pagar por levantarmos um Clube que estava nos escombros e que se mexe no lodo que é o futebol português. O sucesso do Sporting, não depende só do Presidente (ao estilo “Liedson resolve”) mas sobretudo de nós. Foi isso que ele tentou passar na AG, mentalizem-se disso.
O ataque cerrado que é feito diariamente ao Sporting, principalmente desde que o JJ se mudou para Alvalade, é uma coisa nunca vista em Portugal.
Sinceramente não sei como o Presidente aguenta.
Eu pela minha parte confesso o meu desencanto e cansaço com tudo isto. Acho que este país não merece ter um clube como o Sporting que já fez tanto pelo desporto nacional, e muito sportinguista não merece este presidente.
A conversa dos contratos “rasgados” ainda continua… lol
Já foi dito pelo BdC que nunca houve contrato assinado com a somague. O unico contrato que foi assinado foi com a Ferreira Build Power que é quem está a tratar agora do Pavilhão.
O caso da Doyen ou o raio que os parta… houve uma quebra nas regras da parte deles quando tentaram nos lixar com o Rojo. Quem continar a defender esses tipos não pode ser Sportinguista. Lamento mas é a realidade. Se gostam de baixar as calças e dar o rabo a qualquer um só para não “extremar as posições” isso é com voçes. Eu espero não voltar a ver um Sporting com esse tipo atitude.
O Marco Silva… epá a sério? Vamos continuar a fingir que não se soube de nada do que ele andou a fazer internamente no Sporting? Com o Carrillo a mesma coisa?
Eu não vejo os adeptos dos nossos rivais a andarem ai a criticar os presidentes deles por tudo e por nada, porque que nós havemos de o fazer constantemente? Agora os “artistas” do governo-sombra andam a dizer que não sabem de nada… como se tudo o que se faz na internet não deixasse rasto… lol
Sinceramente, para mim o mais preocupante já não é o sistemático ataque cerrado. É a forma como esse ataque sistemático está a conseguir contaminar muitas pessoas (depois alguns ainda dizem que os facebooks e blogs não contam para nada…) com os mitos dos “contratos rasgados” etc etc.
Também não percebo como o Bruno aguenta: desinformação escabrosa, difamações vergonhosas. Diariamente, sistematicamente. Resolve-se um Bruma, aparece depois um Carrillo. Tudo piora quando os resultados desportivos não ajudam. E anda-se nisto.
E sinceramente, já começo a ficar farto daqueles - lá está, porque o cansaço e a desinformação também começa a poluir a mente dos mais sensatos apoiantes - que aparecem agora com a tese “não se deve apoiar tanto, isso roça o fanatismo, ele é o deus-sol e não pode ser…” e tretas semelhantes.
Comigo vão-se lixar com essa. O Sporting para mim está acima de todos. Mas eu não tenho memória curta. Bruno de Carvalho será para mim dispensável no momento em que eu não vir que ele esteja a fazer o seu melhor para defender os interesses do Sporting. Que está. Ou que alguém me mostre uma alternativa, mais capaz, e mais conhecedora do Sporting (good luck!) que o Bruno de Carvalho. Até lá, levam com o meu apoio e defesa em prol do actual Presidente do meu Clube.
Só pode dizer isso quem não conhece o homem que é Bruno de Carvalho ao longo destes 2 anos e meio, que não precisa que alguém fale por ele. Ainda mais tratando-se do delegado ao jogo pelo Sporting que acabara de ser injustamente expulso, que certamente desejava falar. Não é por aí.
O [member=11692]Lion73 já te respondeu, mas eu vou insistir, para que não fiquem dúvidas (aos outros, claro!)
Vamos então lá a esse chorrilho de “problemas graves que foram criados nos dois primeiros anos”:
mudanças na área técnica do futebol
Só houve uma. A de um treinador refractário e inaceitavelmente desrespeitoso para com o clube.
O outro, foi transferido por sua vontade - queria melhorar a sua situação, o Mónaco pagou a transferência, nada a dizer.
Recordo que nas 4 épocas anteriores a BdC, tivemos 11 treinadores!!! Quase 3 por época!!!
Agora, (até o mariquito!!!) fazem a época inteira!
Está a melhorar drasticamente, não?
a caça às bruxas que se instalou no clube
Não há caça às bruxas. Houve uma auditoria de gestão, conforme promessa eleitoral sufragada(!!!), que apurou o que se passou desde 1995 e os sócios e adeptos queriam saber. Normal, e em rigor obrigatório (!!!) como em qualquer empresa séria! Se há quem se sinta bruxa…
Eu também me sentiria se andasse a testemunhar contra o meu próprio clube!
com episódios tristes como o do Manuel Fernandes
Tristes, quando atacamos o nosso próprio clube por ficarmos amuados por não nos proporem os €€€ que queremos.
Ainda assim… não só está resolvido, como MF regressou e está em casa! Problema??
os ataques constantes a todos os intervenientes do futebol que rodeiam o clube
Quando se lida com máfias e estruturas de comunicação cujo principal objectivo é o nosso afundamento ou, desaparecimento definitivo do topo, e que manipulam a justiça, a disciplina, a arbitragem e controlam as instituições a seu favor (já ouviste falar de Apitos?) há que fazer o quê? Crochet? Rendas de bilros?
Vives neste país?
a manipulação feita nas contas do clube
Esta, só com uma cadeira pela cabeça abaixo. Estás a gozar connosco, ou és completamente tapado?
no caso do último relatório de contas, não ter sido feito aprovisionamento para uma eventual derrota no caso Rojo
Primeiro, eventual, só é definitiva para quem não sabe o que diz ou anda a fazer!
Segundo, clube é uma coisa, SAD é outra, e esse caso é com a SAD!
Terceiro, já ouviste falar de 19M€ de lucro?
Quarto, a AG da SAD ainda não aconteceu - sabes quanto vai transitar para o exercício deste ano?
Quinto, só um perfeito imbecil é que tinha a estratégia de defender a sua razão num tribunal e depois ter nas contas uma reserva com a designação “derrota no processo”. Isso era quando estavamos entregues a estúpidos, Agora, já não acontece!
com a desproporcionalidade do salário do treinador face à realidade do clube
Primeiro, é totalmente proporcional com a valia técnico-profissional
Segundo, custa o mesmo que Capel + Boularouz (isso é que era a solução, não é?)
Terceiro, pela primeira vez, desde Bobby Robson (em 20 anos!), temos um treinador de topo e não um “jeitoso que há-de safar a coisa” ou uma melancia que quando abrir, logo se vê se é doce, com as consequências todas que isso tem!
Qualidade custa dinheiro. A ti o que te custa é haver aposta na qualidade, não é?
politica de renovações/face à politica de contratações.
Esta, nem tu sabes o que quer dizer, não é?
Resumindo:
Não sei se és completamente tanso, se és lampião (o que é igual!), ou se és apenas mais um papagaio-das-sombras a tentar inquinar isto de má-fé. Dá igual.
Mas uma coisa é certa: se um dia acordares para a vida, vais ter muito para resolver com o que a personagem que vês no espelho andou a fazer!
Boa sorte!
Aliás, até são necessários e importantíssimos. Cruciais, mesmo!
Desde início que percebemos que não ia ser fácil.
Mas,
com a evolução brutal que o clube teve nestes dois anos;
com o sucesso de uma reestruturação brilhante;
com o franco desenvolvimento e afirmação de todas as modalidades (futebol incluído);
com o regresso estruturante das modalidades ditas amadoras, que deixaram de ser dispensáveis
com a frequência do primeiro lugar e a conquista de títulos a voltar a ser habitual;
com o património do clube a voltar a crescer depois de décadas;
com uma massa de sócios a crescer a cada dia;
com uma TV própria, um site competente e um jornal moderno, atrativo e capaz;
com a desparasitagem de atletas ao serviço de outros interesses em curso e perto de concluída;
etc, etc… (porque a lista começa a ser interminável!!!)
,haveria o risco de nos deixarmos embalar pelos cantos de Morfeu, e adormecer à sombra duma aparencia de estabilidade, perdendo a noção de que os escarretas vão continuar cornos, são vingativos, continuam à espreita dos buracos onde se foram esconder e do perigo real que são para o Sporting Clube de Portugal.
Muito mais agora, quando o principal do trabalho de sapa está feito e se reconstruiu uma base consistente, que os deixa a babarem-se para se servirem e desbaratarem de novo, porque não resistem.
Sonham com o regresso dos tempos “gloriosos”, em que abraços fraternos distribuiam lugares e posições importantes; em que o mérito se media pelo apelido e a competência pelo preço do fato; em que a qualidade do croquete selava as estratégias que melhor lhes serviam; em que as flutes de champanhe brindavam à maralha que pagava aquilo tudo e a quem bastava atirar um punhado qualquer de rapazes fardados às riscas como quem atira amendoins aos animais, para se manterem iludidos que tinham alimento.
Era essa a verdadeira glória do lema e o Sporting era mesmo diferente - um clube de elite, ou mais correctamente… da elite - em que aqueles poucos milhões de plebeus miseráveis existiam para servir uma imensa estirpe de alguns nobres, coadjuvados por uma guarda de wannabe’s submissos e sôfregos de com eles privarem, como aliás devia ser, no seu entendimento, a sociedade toda! “Como é possível estarem a fazer o que estão a fazer ao tio Salgado, pessoa tão fina e sublime?
Não é de uma pessoa se indignar?”
Felizmente esse Sporting anacrónico, vergonhoso, patético e obsoleto, para já acabou!
Para ser para sempre, é preciso continuar atentos, porque a memória é curta e a facilidade com que tanta gente aceita que lhes metam o dedo no cú é inexplicável.
E a única forma de impedir que isso aconteça é continuarmos atentos e despertos. Não bastam as evidências de boa gestão da nossa direcção e os feitos e avanços consecutivos, A cada pedra no caminho, a cada erro, a cada momento menos bom, a susceptibilidade aparece e o espaço ser explorado pelos escarretas torna-se evidente.
Agora imaginem que eles não “andavem aí” e nós ficávamos todos a dormir!!
Imaginem o perigo!!!
É por isso que agradeço a existência desta estirpe langonhosa e subterrânea.
Agradeço aos veddies, aos ceptros e a todos os demais gosmas com perfis falsos ou verdadeiros (tanto se me dá!), porque tornam evidente de que o perigo de o Sporting voltar a ser aquele ranho que foi durante dias décadas é bem real.
Isso mantêm-nos atentos e despertos!
Estou agradecido aos escarretas.
O meu bem hajam e… apareçam sempre à sombra ou à luz (cuidado, para não derreterem!):
é a melhor forma de termos a certeza que continuarão no buraco imundo de onde nunca deveriam ter saído!
Caraças… ver se nos entendemos, mas onde é que digo o contrário?! Acho que é ponto assente, que todos estávamos fartos da politica do descalabro financeiro do Godinho Lopes ou da politica da “serventia” do Bettencourt.
Agora, para defender os interesses do clube não deveria ser necessário estar constantemente em guerra com tudo e todos!! ( Para ser mais concreto, que ganhamos em criticar constantemente jogadores, treinadores, ex-dirigentes como o Manuel Fernandes, árbitros no geral, com a comunicação social, etc).
Há guerras que temos que ter, como com os fundos de origem incerta na qual estavam muitos jogadores do Sporting, com a introdução de tecnologia no futebol, com os rivais, etc. Mas nestas guerras temos que ser um pouco mais inteligentes, para evitar situações recentes como a com o presidente do maritimo, ou em relação ao Cervi. Pois somos facilmente refutados com provas e tornamos-nos presas fáceis, como foi nestes dois casos.
Por isso não, não gosto de extremos, nem vejo qualquer vantagem estratégica em extremar algumas posições como tem sido feito em alguns casos. Goste-se ou não, isso leva a um desgaste demasiado grande da imagem do Sporting na sociedade e faz com que o clube seja mais facilmente atacado e se torne mais apelativo atacar o Sporting. Ou achas por exemplo que os contratos que vieram hoje a publico, sobre os vencimentos de empregados do Sporting, vieram a publico por acaso e não é um consequência da guerra aberta do Sporting com o benfica, com o porto, com a comunicação social ou com a apaf, etc?!
Pergunte-te muito honestamente, irá o Sporting ganhar alguma coisa com esta forma de guerra? Achas que é assim, que iremos conseguir ter pessoas/capacidade de decisão nos meios e nos poderes que controlam o futebol português?