O bom momento que o SCP está a viver não acontece por acaso.
Acontece como resultado de 2 anos de uma gestão exemplar da atual direção do clube.
É importante perceber e não esquecer a situação em que o SCP se encontrava há 3 anos.
Era um clube arruinado desportiva e financeiramente.
E atenção que não era fácil sair daquela situação. Uma gestão “normal” não seria suficiente.
São conhecidas as armadilhas contratuais às quais o SCP estava preso.
Também é conhecida a pequena percentagem que o SCP detinha dos passes dos jogadores que interessava manter e valorizar. E foi pública a própria ameaça à sobrevivência do clube que dependeu da negociação da reestruturação financeira que aconteceu logo nos primeiros meses de mandato.
Como se isto não bastasse, esta direção teve ainda o azar de apanhar os rivais numa das fases em que se encontravam mais fortes nos últimos anos.
Pior contexto não podia existir para iniciar um trabalho de recuperação do SCP!
Para se ter uma noção do mérito daquilo que foi conseguido temos que observar as variáveis que, verdadeiramente, definem o sucesso ou insucesso da gestão de um clube.
Em termos financeiros:
Nos últimos 3 anos antes de Bruno de Carvalho, o SCP acumulou um prejuízo de 134ME à velocidade de 44,7ME por ano.
Foi um verdadeiro cataclismo financeiro!
Nos primeiros 2 anos de Bruno de Carvalho, o SCP acumulou um lucro de 20ME!
Incrível tanta evolução em tão pouco tempo!
É importante que as pessoas percebam que isto não foi normal…
Quem pergunta donde é que vem o dinheiro para isto ou para aquilo, deve encontrar aqui a sua resposta.
Em termos desportivos:
Nos últimos 3 anos antes de Bruno de Carvalho, apesar de termos perdido uma fortuna, não ganhámos nada e no campeonato conquistámos um 3º, um 4º e um 7ºlugar, conquistando 53%, 66% e 47% dos pontos. Nos jogos contra os rivais (tão importantes para o amor próprio de qualquer adepto) apenas conquistámos 15% dos pontos em disputa.
Algo humilhante.
Com Bruno de Carvalho, tendo lucro, já ganhámos uma Taça de Portugal, uma Supertaça e no campeonato conquistámos um 2º e um 3ºlugares, conquistando das 2 vezes, 75% dos pontos.
Nos jogos contra os rivais conquistámos 51% dos pontos em disputa.
Passámos de uma situação humilhante para uma situação em que temos saldo positivo nos clássicos…
Nesta época, até ao momento, estamos em 1ºlugar, tendo conquistado 84% dos pontos.
A diferença é colossal tanto em termos financeiros como em termos desportivos.
E a tendência não é para piorar.
O plantel está cada vez mais valorizado sendo de esperar sucessos desportivos e um aumento das receitas extraordinárias com a venda de jogadores.
E mesmo as próprias receitas ordinárias vão aumentar numa tendência de recuperação e de convergência com as receitas dos rivais após a renegociação dos direitos televisivos. Aliás, este tema que era mais uma ameaça ao futuro do clube, foi transformado por esta direção numa oportunidade para reforçarmos ainda mais a nossa confiança no futuro.
Mas as melhorias não se ficam por aqui.
O problema do Pavilhão que se arrastava há mais de 10 anos sem perspetivas de resolução estará resolvido dentro de 1 ano.
Será o maior Pavilhão de clube em Portugal para orgulho de todos os Sportinguistas!
Meus senhores, isto é obra!
Não conheço a história do SCP de forma suficientemente profunda para arriscar dizer que é o melhor presidente de sempre. Mas tendo acompanhado o clube a partir do final do mandato de João Rocha, afirmo sem grandes reservas que é o melhor presidente que já conheci.
Estamos numa tendência de crescimento acelerado e estamos mais fortes de ano para ano.
Se, com muito menos meios do que os rivais já começámos a lutar por títulos, pergunto-me o que conseguirá esta direção daqui para a frente com meios mais equilibrados.
Penso sinceramente que há razões para acreditarmos num bom futuro!
… E os nossos rivais percebem isso!
Isso irrita-os! É normal que tenham saudades dos tempos em que perdíamos fortunas, caminhávamos para a falência e não ganhávamos nada!
É por isso que acho tão reconfortante ver um rival falar mal desta direção.
Diria mesmo que é música para os meus ouvidos…
Isso só me mostra o quão acertado e assustador para eles é o nosso rumo!
Difícil de compreender é ver Sportinguistas (será que são mesmo?) aproveitarem cada pequeno revés (estes existirão sempre), muitas vezes conjuntural e de pormenor, para atacar quem, realmente, naquilo que interessa, fez a diferença e, verdadeiramente, salvou o clube.
Burrice profunda ou pura má fé com intenções inconfessáveis?
Seja uma ou seja outra, podem contar com a oposição veemente dos verdadeiros Sportinguistas!
Sabemos que o clube está bem entregue e somos gratos a quem tem obra feita.
Acima de tudo, não voltaremos a permitir que quem quase nos destruiu, conspire para expulsar do clube quem o está a recuperar perante o pânico dos nossos adversários!
Eu estarei sempre do lado certo!
OBRIGADO BRUNO DE CARVALHO!
O FUTURO É NOSSO!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!