Bruno de Carvalho – Melhor Presidente do SCP da Era Moderna?

O bom momento que o SCP está a viver não acontece por acaso.
Acontece como resultado de 2 anos de uma gestão exemplar da atual direção do clube.

É importante perceber e não esquecer a situação em que o SCP se encontrava há 3 anos.
Era um clube arruinado desportiva e financeiramente.

E atenção que não era fácil sair daquela situação. Uma gestão “normal” não seria suficiente.
São conhecidas as armadilhas contratuais às quais o SCP estava preso.
Também é conhecida a pequena percentagem que o SCP detinha dos passes dos jogadores que interessava manter e valorizar. E foi pública a própria ameaça à sobrevivência do clube que dependeu da negociação da reestruturação financeira que aconteceu logo nos primeiros meses de mandato.

Como se isto não bastasse, esta direção teve ainda o azar de apanhar os rivais numa das fases em que se encontravam mais fortes nos últimos anos.

Pior contexto não podia existir para iniciar um trabalho de recuperação do SCP!

Para se ter uma noção do mérito daquilo que foi conseguido temos que observar as variáveis que, verdadeiramente, definem o sucesso ou insucesso da gestão de um clube.

Em termos financeiros:

Nos últimos 3 anos antes de Bruno de Carvalho, o SCP acumulou um prejuízo de 134ME à velocidade de 44,7ME por ano.
Foi um verdadeiro cataclismo financeiro!

Nos primeiros 2 anos de Bruno de Carvalho, o SCP acumulou um lucro de 20ME!
Incrível tanta evolução em tão pouco tempo!
É importante que as pessoas percebam que isto não foi normal…

Quem pergunta donde é que vem o dinheiro para isto ou para aquilo, deve encontrar aqui a sua resposta.

Em termos desportivos:

Nos últimos 3 anos antes de Bruno de Carvalho, apesar de termos perdido uma fortuna, não ganhámos nada e no campeonato conquistámos um 3º, um 4º e um 7ºlugar, conquistando 53%, 66% e 47% dos pontos. Nos jogos contra os rivais (tão importantes para o amor próprio de qualquer adepto) apenas conquistámos 15% dos pontos em disputa.
Algo humilhante.

Com Bruno de Carvalho, tendo lucro, já ganhámos uma Taça de Portugal, uma Supertaça e no campeonato conquistámos um 2º e um 3ºlugares, conquistando das 2 vezes, 75% dos pontos.
Nos jogos contra os rivais conquistámos 51% dos pontos em disputa.
Passámos de uma situação humilhante para uma situação em que temos saldo positivo nos clássicos…

Nesta época, até ao momento, estamos em 1ºlugar, tendo conquistado 84% dos pontos.

A diferença é colossal tanto em termos financeiros como em termos desportivos.
E a tendência não é para piorar.

O plantel está cada vez mais valorizado sendo de esperar sucessos desportivos e um aumento das receitas extraordinárias com a venda de jogadores.
E mesmo as próprias receitas ordinárias vão aumentar numa tendência de recuperação e de convergência com as receitas dos rivais após a renegociação dos direitos televisivos. Aliás, este tema que era mais uma ameaça ao futuro do clube, foi transformado por esta direção numa oportunidade para reforçarmos ainda mais a nossa confiança no futuro.

Mas as melhorias não se ficam por aqui.
O problema do Pavilhão que se arrastava há mais de 10 anos sem perspetivas de resolução estará resolvido dentro de 1 ano.
Será o maior Pavilhão de clube em Portugal para orgulho de todos os Sportinguistas!

Meus senhores, isto é obra!

Não conheço a história do SCP de forma suficientemente profunda para arriscar dizer que é o melhor presidente de sempre. Mas tendo acompanhado o clube a partir do final do mandato de João Rocha, afirmo sem grandes reservas que é o melhor presidente que já conheci.

Estamos numa tendência de crescimento acelerado e estamos mais fortes de ano para ano.
Se, com muito menos meios do que os rivais já começámos a lutar por títulos, pergunto-me o que conseguirá esta direção daqui para a frente com meios mais equilibrados.
Penso sinceramente que há razões para acreditarmos num bom futuro!

… E os nossos rivais percebem isso!
Isso irrita-os! É normal que tenham saudades dos tempos em que perdíamos fortunas, caminhávamos para a falência e não ganhávamos nada!
É por isso que acho tão reconfortante ver um rival falar mal desta direção.
Diria mesmo que é música para os meus ouvidos…
Isso só me mostra o quão acertado e assustador para eles é o nosso rumo!

Difícil de compreender é ver Sportinguistas (será que são mesmo?) aproveitarem cada pequeno revés (estes existirão sempre), muitas vezes conjuntural e de pormenor, para atacar quem, realmente, naquilo que interessa, fez a diferença e, verdadeiramente, salvou o clube.
Burrice profunda ou pura má fé com intenções inconfessáveis?

Seja uma ou seja outra, podem contar com a oposição veemente dos verdadeiros Sportinguistas!
Sabemos que o clube está bem entregue e somos gratos a quem tem obra feita.
Acima de tudo, não voltaremos a permitir que quem quase nos destruiu, conspire para expulsar do clube quem o está a recuperar perante o pânico dos nossos adversários!

Eu estarei sempre do lado certo!

OBRIGADO BRUNO DE CARVALHO!
O FUTURO É NOSSO!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

Um tópico destes, a ser aberto, teria de ser no Orgulho Leonino a meu ver.
Para mim até já se justifica, apesar de compreender quem achar ser cedo demais.

Haverá gente que diz que há um seguidismo ao BdC. Eu sou um deles, não nego. Porque eu apoiarei sempre quem trabalha e mostra obra feita pelo clube que eu amo. O meu seguidismo ao Bruno resume-se a isso. Tal como seguiria igualmente o Manel ou Zé se mostrassem este trabalho e entusiasmo para colocar o clube no seu lugar que é no topo.
Isto foi só um pequeno desabafo, porque vejo nessa blogosfera e até em conversas pessoais essas acusações de seguidismo cego ao nosso Presidente. Meus amigos, ele tem feito muito por isso!

Bora Bruno, continua a trabalhar desta forma! Nós, sócios e adeptos, estaremos do teu lado!

Força Sporting! Força Presidente!

Na reportagem que a Sporting tv fez no dia do jogo no comboio leonino, entrevistaram 3 senhoras todas equipadad que tinham vindo do norte de Portugal, e uma delas disse mais ou menos que o presidente tinha despertado o sportinguismo dela e agora tinha vontade em vir aos jogos.

É isto.

Eu tambem ja tinha sido socio por duas vezes e uma deisti quando a inteligencia sntana lopes lancou a quota extraordinaria e mais tarde quando casei e tive de cortar despesas. Entretanto tinha tido gamebox adepto e antes socio, e depois de andar a ver jogos com bilhetes comprados jogo a jogo ou de patrocinadores, fiz-me socio e tambem a minha filha.

Presidente - Seguimos juntos.

Sempre fui contra qualquer tipo de seguidismo seja deste, seja de qualquer outro stakeholder ligado ao SCP.
Aliás, sempre que tenho algo a reparar ao atual Presidente, faço-o de uma forma construtiva pensando naquilo que considero que seriam os melhores interesses do clube.

Ninguém pensa 100% igual a ninguém.
Agora…
Quem quiser que a sua estratégia seja seguida a 100%, tem que se dar ao trabalho de se candidatar a Presidência e tentar fazer melhor. Dá trabalho e tem custos…

Dou-me por muito satisfeito pelo facto do SCP ter neste momento um Presidente e uma direção com a qual estou, quase sempre, em acordo. Aliás, naquilo que é estrutural, o acordo ronda os 100%.

Este tópico não tem nada a ver com seguidismo.
Repito: Sou contra isso!
Este tópico tem a ver com o reconhecimento da importância estratégica do trabalho que já foi feito.
Tem a ver com gratidão!

E desenganem-se aqueles que acham que é tão óbvio o bom trabalho desta direção que já nem é preciso preocuparmo-nos em reconhecer algo tão evidente.

A verdade é que a oposição negativa e mesquinha existe e tem aproveitado todas as oportunidades para tentar desencaminhar a opinião pública Sportinguista. Ora, as coisas não vão correr sempre bem…

Temos que estar atentos e proteger incansávelmente quem merece proteção.

É que nem tenho palavras para exprimir o ridículo que seria, depois de décadas de gestão ruinosa e depois de finalmente encontramos uma direção competente, sermos privados dela por burrice…

[member=3466]Strikerr plenamente de acordo! :great:

Outro topico para falar de BdC? lol porque não esperar até ao fim do mandato para avaliar melhor o seu trabalho?

:clap: :clap: :clap:

És um exemplo.

Nós somos muitos mais do que parecemos, foram quase 20 anos a afastar as pessoas do clube, com os elitismos, com os Sportinguistas de primeira categoria, com os senhores doutores, com os credíveis. Nada me dá mais prazer do que ver um comboio a caminho de Lisboa com essa toada, da Delfina do café da Esquina, ao engenheiro Alberto, ao Taxista Rodrigo, ao Médico Fernando. Não ter vergonha dos Sportinguistas, da sua situação social, da forma como falam, vestem, escrevem, pensam. E o Sporting, liderado pela linhagem do Roquette, tinha vergonha dos Sportinguistas.

Quanto ao Presidente, sempre com ele enquanto mantiver esta atitude e não vejo motivos para a alterar. Nada é perfeito, existem defeitos, vão existir discordâncias, aliás, já existiram, mas isso não altera o essencial. Capacidade de trabalho, Sportinguismo de base, cru, nu, sem complexos, agressividade, má educação…Tudo o que o Sporting precisava. O Bruno não se limita a trabalhar muito e bem, sodomiza tudo e todos os que se atravessam no caminho do Sporting enquanto o faz.

Muita saúde para passar muitos e bons anos na liderança do Sporting… em frente!!! :clap: :clap:

Um argumento é incontestável (assim como o significado que o Sportinguista comum deve extrair dele): jamais na história do SCP - e o Sporting não é propriamente um clube recente e habituado a uma vida sem sobressaltos - um líder do clube venceu tantos desafios e enfrentou tantos e tão nocivos e traiçoeiros adversários.

Ele é verdadeiro um Herói da causa Sporting.
Devemos admirar a sua paixão pelo SCP, prezar o seu trabalho, louvar a coragem e a audácia que revela todas as semanas em defesa do SCP e de um futebol digno, e desejar que continue firme no cargo que actualmente ocupa.

Eu bem sei que sou um velho pateta, parvo, burro e estúpido, mas o certo é que nasci em 1965 e como tal sei um bocadinho mesmo que muito pequenino aquilo que digo.

Vá com coragem e isto com respeito por todos vós, mudem o nome do tópico e assumam com clareza de uma vez por todas estamos perante o melhor Presidente da nossa história, antes de 1965 concordo com o titulo, depois nem pensar.

Da minha parte continua a ser o melhor Presidente da nossa história, mas nem tem comparação possível com nenhum outro, mas como disse respeito muito a vossa opinião, talvez o tempo vos demonstre a todos que o é, não quero ter razão em relação a vós, pois que eu perca sempre e o Sporting vença, acreditem o medir de coisinhas não me interessa para nada, sempre por aqui participei e participo por vos ver como uma família, nada mais que isto, sofri desgostos com uns, alegrias com outros, mas continuo a ver-vos como uma família, acredito que mais tarde ou mais cedo a minha família vai reconhecer que é o melhor da nossa história.

Até lá com dificuldades continuo sócio, tenho a enorme alegria ao fim de 35 anos de ver finalmente um LEÃO ao comando do meu clube do coração.

Já aqui disse muitas vezes, vou apenas repetir, o Presidente tinha o sonho de ser Presidente do Sporting Clube de Portugal, eu desde miúdo que tinha o sonho de ver alguém assim como Presidente do meu clube do coração.

Nada paga o que este homem é, nada, não existe vitória nem campeonato que seja maior que este enorme LEÃO.

Seguimos Juntos Presidente do mais profundo do meu coração, muitíssimo obrigado! :clap: :clap: :clap:

:arrow: :arrow: :arrow:

[member=17862]ShadowCitizen, olha desculpa as setinhas e desculpa citar-te, mas essa é a verdade, o Presidente deveria ser um orgulho para todos nós, porque se cada um de nós analisar bem é isso que nós somos para ele, um orgulho, nós somos o SPORTING, nunca ninguém o disse nem o demonstrou com todas as letras e com todas as palavras e com tanta clareza como ele o faz, ninguém!

Obrigado Bruno por fazeres do Sporting o clube mais odiado neste momento em Portugal!

A sério, já tinha Saudades! :mrgreen:

[member=11197]chuck_Norris, nem sabes, penso que talvez nem imagines, mas olha ás vezes até penso que voltei há 4ª classe. :great:

Não há palavras para este senhor!

Tendo em conta a reviravolta, revolução que fez no nosso Sporting, contra tudo e contra todos (menos os sportinguistas), e encontrando o clube no pior momento da sua história, para mim está no top 3 e com todas as possibilidades de mais uns anos poder ser o melhor Presidente de sempre.

Mesmo que erre, e vai errar, estarei sempre a apoiá-lo, como sempre o fiz pelo Sporting Clube de Portugal.

Terei se Deus mo permitir 46 anos em Abril proximo, sigo o SCP ha mais de 40 anos (o primeiro jogo que vi foi no velho Alvalade levado pelo meu querido padrasto, nas competicoes Europeias contra o Magdeburgo, era praticamente um bebe de colo ainda, mas lembro-me que chovia a cantaros). O presidente na altura era Joao Rocha, sempre gostei dele e habituei-me a te-lo no SCP, era um presidente que nao admitia que se metessem com o SCP (a Manuela boca guedes que o diga), mas tirando isso, no que diz respeito realmente a gestao (eram outros tempos ha que realcar isso) nao era nada do outro Mundo, apetrechou o clube de um patrimonio simplesmente brutal, mas pouco mais, cometeu erros crassos, como Paulo Futre, ou a contratacao aos porcos de Sousa e Jaime Pacheco que nao fizeram mais que chular e nao produzir um cu em campo (salvo raras excepcoes, como o Atletico Bilbao). Quando abandonou o SCP por motivos de saude, disse ele, eu sempre achei que estava farto e ja sabia o que ai vinha, deixou-nos um patrimonio monstruoso mas um passivo tambem de peso e quase zero em tesouraria… Como tal, criou-se o mito Joao Rocha devido a todos os que vieram a seguir, quanto a mim apenas Sousa Cintra foi razoavel, fartou-se de meter dinheiro no clube para cobrir a burrada que Jorge Goncalves fez (ao contrario do que se diz o falecido JG nao roubou o SCP, apenas nao tinha dinheiro suficiente na sua fortuna pessoal para cobrir o que era necessario e acabou por levar as suas proprias empresas a falencia no processo), mas quando se foi embora retirou de la o dinheiro que tinha metido e cobrou 20% (mais coisa menos coisa) de juros ao clube, o que levou entao a que aparecesse a croquetada com os resultados que se ve.
Assim sendo, e ate agora, repito, ate agora, Bruno de Carvalho e o melhor presidente que vi a frente do clube, sera ainda muito cedo para o inserir na seccao do orgulho, mas tudo o que precisa de fazer e continuar assim.
Desde muito cedo neste seculo, quando eu e outros apelidados de Talibans aqui comecamos a alertar para o que se estava a passar, eu sempre escrevi que a unica caracteristica que o SCP precisava num presidente era que fosse alguem que sentisse o clube como nos, tao simples, no entanto tao complicado… Apos quase 16 anos o tempo mostra-me correcto, nunca pensei que os socios do SCP fossem tao idiotas de deixar as coisas chegarem ao ponto a que chegaram…
Diz-se que somos diferentes… E somos, para o bem e infelizmente para o mal…
Seguimos juntos… :arrow:

Caríssimo,
Passou-me pela cabeça esse título.
Mas seria uma imprudência da minha parte.

Não sou suficientemente conhecedor do trabalho dos Presidentes do clube antes dos anos 80 para arriscar um título desses.

E atenção que, pelo SCP, passou gente muito nobre e com muitos resultados, nomeadamente, nas décadas de 30, 40 e 50 em que dominámos o desporto português.

E não se pense que, mesmo nessa altura, não houve problemas graves para resolver.

Recordo-vos as seguintes palavras carregadas de pessimismo escritas pelo próprio presidente do SCP, Júlio de Araújo, em 1926, a propósito da grave situação financeira em que o clube se encontrava:
“Está doente o Sporting. Muito doente mesmo. Não é a sua doença um passageiro achaque curável com um campeonato de futebol que ganhe. O mal é maior e de piores efeitos. Não o levará à morte imediata, mas transformá-lo-á num corpo arruinado, sombra do que é, vegetando pobremente, sem forças ou possibilidades de recuperar o antigo vigor que o impôs como primeiro entre tantos.”

Como é sabido, o SCP viria a recuperar e, poucos anos depois, iniciaria um longo período de hegemonia no desporto nacional. Imagino que para assim ter sido, alguém fez boa gestão e não quero e nem posso faltar ao respeito à nossa história.

Optei por isso por ser cauteloso.
Para mim, uma coisa é já certa mesmo sem títulos nacionais, desde João Rocha, ninguém se equipara a Bruno de Carvalho e isso, posso desde já arriscar afirmar de forma categórica. Ninguém nos salvou de tantos perigos e operou uma revolução positiva tão pronunciada.

Não há palavras para o magnifico trabalho que tem feito. :venia:

[center]

http://www.ionline.pt/492086[/center]

Este presidente foi o melhor de entre todos aqueles que me lembro… Não me lembro bem do tempo de João rocha mas sempre ouvi dizer que foi um bom presidente… Foi com tristeza que eu vi estes ultimos anos… Roquette, dias da cunha, Soares franco, Bettencourt, godinho… Todos foram incapazes de inverter o ciclo descendente que o clube levava, tendo os ate agravado, sob o lema " servir se do clube " … Mas eis que finalmente apareceu… Aquele de devolveu o orgulho a todos os sócios e adeptos e o salvou das garras daqueles que o queriam " domado"…

Nestes ultimos anos ele foi o obreiro de varios sucessos… Salvou o clube e o devolveu aos seus sócios, pavilhão a construir, gestão rigorosa e eficiente…aquilo que prometeu têm estado a cumprir…deu lhe uma alma nova que muitos julgavam já não ser possível… OBRIGADO PRESIDENTE BRUNO DE CARVALHO !!! :venia: :venia: