Mais um bocejo de hora e meia made in Sporting.
Se parecia que Paulo Bento viria trazer para o Sporting uma liderança que permitisse voltar a ver futebol de jeito a ser praticado pela equipa, cada vez mais penso que isso terá sido apenas uma ilusão. Estamos a falar de uma sequência bastante larga de jogos onde o Sporting pouco ou nada jogou. Este foi apenas mais um.
Se até se aceita o onze inicial, face às limitações do plantel, já não se compreende a total falta de fio de jogo daquela equipa. Até se consegue ver empenho nos jogadores, mas a descoordenação é total, dando quase a ideia de que nem toda a gente sabe o que anda ali a fazer.
Há depois um aspecto que ultimamente não tem sido falado que tem a ver com a forma física da equipa, aliás, com a falta de forma física da equipa. O Sporting apresenta-se como uma equipa de apenas uma parte. Se em partidas anteriores demos uma parte de avanço, desta vez até se viu a equipa a tentar assumir o jogo desde início. Resultado: na segunda parte os jogadores do Sporting só não recuaram mais porque não cabiam todos na baliza do Ricardo.
Esse recuo é aliás uma das características mais irritantes do Sporting de Paulo Bento. Não é que antes houvesse uma pressão muito intensa, mas pelo menos havia alguma intenção de povoar o meio campo com jogadores, de forma a poder haver alguma troca de bola. Com Paulo Bento a equipa nem sequer tenta pressionar e vê-se que os lances ofensivos são quase sempre conduzidos por pouquíssimos jogadores. Como que de forma pessimista, os jogadores de meio-campo ficam ali na expectativa de que algo corra mal para impedirem o adversário de contra-atacar. O problema é que acabam por não fazer mais do que um serviço de acompanhamento dos atacantes adversários até à área, sem sequer lhes dificultar grandemente a tarefa. Quase que adivinho Custódio a dizer “e aqui, caro colega, é a nossa área, sendo aquela a baliza para onde vocês terão de chut… é lá! Belo remate, caro colega!”…
Não consigo fazer grandes elogios individuais. Acima de mediocridade terá estado sobretudo Tonel (o meu MVP), Liedson que terá feito um jogo extremamente sacrificado na frente e Nani, o único que ainda remou contra a maré negra da segunda parte. Pol… Polg…argh… aquele brasileiro que dizem ter sido campeão do Mundo também não fez um mau jogo, podendo-se dizer o mesmo do outro tipo que havia rescindido o contrato com o Sporting e que agora voltou.
Quanto a Abel… começou bem, mas não gostei muito de o ver na segunda-parte. Há que dizer aos jogadores que chegam ao Sporting que não precisam de se adaptar à mediocridade dos colegas. Não quebrarão qualquer regra de etiqueta se começarem a jogar à bola. Aplica-se o mesmo a Romagnoli.
O último lamento dedico-o a Ricardo, jogador que me pareceu bem mais ansioso do que em jogos anteriores. Espero que os jogos que sofreu em Braga não o tenham traumatizado e que esta sequência de saídas em falso seja apenas acidental.
É realmente bom ganhar, mas se o futebol fosse isto, de certeza que não seria desporto que me interessasse.
p.s.: já me esquecia… ainda bem que o João Alves nem sequer entrou em campo… ou entrou?..